Sulawesi a caminho...


hdf

Recommended Posts

Pois é... Tenho andado há já algum tempo a estudar o habitat dos seres aquáticos destas ilhas e decidi finalmente preparar um aquário para harlequins e cardinais!

 

Comecei por tentar inspirar-me num layout que ficasse do agrado deles e não propriamente ou necessariamente agradável apenas à vista. Vi alguns vídeos e fotos e decidi criar um biótopo com base em algumas destas fotos:

 

image14.jpg

 

image48.jpg

 

image34.jpg

 

image35.jpg

 

 

A minha preocupação é que todos os parâmetros fiquem o mais parecidos possível aos que estes camarões têm no seu habitat natural. Assim sendo, e tirando o areão preto (usado exclusivamente para realçar as suas cores), usei rocha calcária que, embora possa não ser tão estética, é pelo menos bastante eficaz, pois ajuda imenso a subir e estabilizar o Ph, evitando assim a adição de suplementos químicos.

 

Para já, enquanto está a ciclar, tenho areia de coral para ajudar a subir o ph mais rapidamente e assim estabilizar os valores de uma forma mais célere. Coloquei bastantes pedaços de raízes para simular também o habitat natural...

 

No que diz respeito à flora, tenho provisoriamente anúbias e uma Eleocharis parvula, mas brevemente ficarão apenas algumas Eleocharis parvula (que estou à espera que cheguem), de modo a que fique mais ou menos como está nas imagens...

 

Para além dos Harlequin e dos Cardinal vou também pôr um Tylomelania patriarchalis e um Tylomelania sp. Super Yellow.

 

Muito em breve ponho aqui fotos do desenrolar deste Sulawesi.

 

 

Abraços!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem 40 cm de altura.

 

De qualquer das formas, a altura para camarões como estes nem é muito importante, pelo que me apercebi.

É importante é que tenha espaço na "horizontal".

 

O aquário é de 60L, por isso e tendo em conta o que vi até agora, chega perfeitamente...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo novo projecto,

 

 

 

O aqua tem 40 cm de altura.

 

De qualquer das formas, a altura para camarões como estes nem é muito importante, pelo que me apercebi.

É importante é que tenha espaço na "horizontal".

 

O aquário é de 60L, por isso e tendo em conta o que vi até agora, chega perfeitamente...

 

Abraços!

 

A altura é relativamente menos importante assim como existir maior espaço horizontal, não é só para esses camarões, mas sim para todos.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo, e obrigado pela resposta.

 

Sim, eu sei que a altura tem importância, o quis dizer foi que em termos comparativos, e pelo que tenho "ouvido", o espaço horizontal é um pouco mais importante.

 

De qualquer das formas penso que para estas espécies o aqua tem dimensões razoáveis. De qualquer das formas, e como a minha mulher decidiu que quer um aqua embutido na parede da sala, pode ser que sobre espaço em casa para depois fazer um maior para eles :P . Vamos ver...

 

Continuo a tentar resolver o problema com a máquina. Ponho aqui fotos assim que conseguir.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não é desta que ponho aqui as fotos... Desculpem mas a minha máquina está com problemas na bateria e só amanhã vou resolver esse problema...

 

De qualquer das formas estou contente, pois os parâmetros da água estão muito bons, estando assim preparado para receber os novos habitantes quando vierem.

 

Para já, e para irem "limpando" o aqua, vou colocar algumas caridina propinqua.

 

Prometo que amanhã ponho as fotos!

 

Abraços!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema resolvido com as máquina...

 

Agora estou com outro problema... a estética (que embora não seja ponto fundamental neste aqua, tb interessa)!

 

Pois é, neste momento o aqua está como podem ver nas fotos em baixo, mas neste preciso momento vou tentar algumas modificações nos layout utilizando mais umas pedras...

 

Vamos ver como fica... Assim que tiver novidades ponho aqui mais algumas fotos.

 

DSC02775.jpg

 

http://i718.photobucket.com/albums/ww182/h...ta/DSC02778.jpg

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

É só esperares um ou dois meses e essas pedras ficaram cobertas com algas e não será tão grande o choque.

 

A paciência aqui é vencedora.

 

Boa sorte e abraços

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricardo.

 

Desde já agradeço a tua resposta ao tópico.

 

Por acaso estava a pensar pôr um post com o interregno neste projecto...

 

Pois é, por questões de gestão de espaço este projecto está em águas de bacalhau à espera que surja uma nova oportunidade...

 

Mas que vou fazer um Sulawesi vou! Tenho lido bastante e adoro-os.

 

Mais uma vez obrigado!

 

Abraços!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar das pedras serem claras que se ve pouco em este tipo de aquarios esta muito giro e imita muito bem as fotos do habitat deles eu metia ainda mais troncos que iriam proporcionar mais enconderjos assim nao vejo muitos esconderijos para eles mais um terço dos troncos que metes te pelo menos

 

´´e uma sugestao só

 

mas ficou muito fixe na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...