aquario plantado


Maçarico

Recommended Posts

Boas pessoal...

 

Vou iniciar-me neste mundo que é a aquariofilia, espero ter o sucesso de muitos de vós.

 

Adquiri recentemente um aquario de 1500 x 450 x 600, e basicamete foi só, tirando o termostato de 300w e mais uns acessórios, nada de importância.

Tenho lido um pouco dos tópicos que o pessoal vai colocando, para tentar fazer o melhor.

Para um iniciante como eu, sei que devem pensar que é um aqua um pouco grande, mas sempre me disseram quanto maior menos trabalhoso. Espero que sim. No fundo o que pretendia era um conselho dos sábios na matéria.

 

Estava a pensar em comprar este Filtro EHEIM Professionel 3 - 2075

 

Caracteristicas:

Volume do aquário: 240-350L

Débito da bomba: 1250L/h

Altura de elevação: 1,8m

Potência: 16W

Volume do filtro: 6,5L + 0,5L(pré-filtro)

Dimensões: 453x244x244mm

 

Acham suficiente?

 

Quanto a iluminação estava a pensar nesta Calha T5 HAILEA 1500

 

Caracteristicas:

Calha de alumínio na côr preto com protecção em policarbonato. Topos em plástico. Interruptor individual de 2 + 2 lâmpadas

Balastros Duplos electrónicos

Inclui apoios laterais

Dimensões: 1500 x 180 x 60mm Alt.

Potência: 320W

 

Acham suficiente também?

 

Teem algumas alternativas caseiras quanto à callha de iluminacão ainda custa uma nota preta?

 

Queria um aqua plantado com algumas plantas e uns peixes pequenos pelo menos para inicio, uns neons, tetras, etc, etc.

 

Para decoração tenho umas rochas que apanhei no litoral, que no fundo é nada mais nada menos que arvores fossilizadas, de cor negra, que acho que ressaltaria bastante no aqua plantado, acham que posso utilizar?

 

Quanto ao substrato não sei o que colocar, gostaria que me ajudassem, os substratos que tenho visto são caros, tenho não em muita quantidade um genero de cascalho preto de 0,5mm a 0,8mm que gostaria colocar na camada inicial para deixar o fundo preto, mas por baixo para as plantes não sei o que utilizar. no inicio não estava a pensar em comprar co2, se necessitar tentarei faze caseiro, pois os custos vão ser elevados de inicio.

Bom acho que já me alrguei demasiado, mas é a vontade de iniciar o quanto antes o meu aqua.

 

Aguardo os vossos comentários e ajudas que possam prestar.

 

obrigado

 

NF - Nuno Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Penso que o filtro seja suficiente,mas penso que a calha seja fraca para esse aquário,tens esta calha diy podes faze-la com as medidas desse aquário mas acho-a um pouco cara. Acho que e preciso 1 ou 2 watts por cada litro de água.

Editado por HMN$
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Até á data as plantas teem estado a evoluir bem, não fosse eu ter que ter mudado um pouco o layout porque tive que retirar todas as pedras por causa do pH, que estava nos 7.8.

 

Ao fim de uma semana e pouco já tinham bastantes raízes o que é sinal de algum crescimento.

 

Quanto à calha vou aguardar mais um pouco, julgo que é suficiente, não será o ideal, mas deve chegar.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à calha, acho que mais do que suficiente, 320w para 400l de água.

O filtro é que podia ser melhor, ou colocares 2 filtros, para teres cerca de 2000l/h de caudal.

Tudo depende do que lá queiras meter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais