3 nemos diferentes num nano: foi má ideia, ou não?


peixesandra

Recommended Posts

Boas tardes,

 

Vou ver muito breve e tentar descrever a situação sem nomes técnicos (perdoem-me os aquariofilistas mais dedicados, mas prefiro dar nomes mais simples aos seres vivos da áqua salgada porque é com cada nome...:) :

 

Temos um nano reef com cerca de 40lts de água, de 40x30cm, com muita rocha viva, mto coral mole (qd tiver mais tempo coloco fotos), ou seja, mtos esconderijos. De peixes temos:

 

-duas donzelas (de raças diferentes, que passado 1 mês de estadia conjunta já andam à "batatada" entre elas);

 

-um amarelinho "banana" (é o melhor nome técnico que conheço :D );

 

-um "peixe-palhaço" branco, laranja e preto, um "peixe-palhaço" vermelho, branco e preto, e outro "peixe-palhaço" preto, branco e cabeça laranja (todos juvenis, `sendo que o maiorzito é o laranja, que foi o 1º peixe adquirido;

 

Temos este conjunto de peixes à cerca de um mês e aparentemente davam-se todos bem (todos separados, cada um no seu cantinho escolhido( à excepção do branco e preto que insistia em partilhar o espaço com o laranjita, talvez na tentativa também de formar casal (?).

 

Acontece que, ( e ao contrário do que nos disseram na Aquaplante quando comprámos os nemos vermelho e o preto, que só não se podiam era juntar dois nemos vermelhos) desde 2ªfeira que os "nemos" começaram a rivalizar ferozmente entre eles, de tal maneira que o vermelhito apareceu com a cauda traseira roída, e o preto e branco começou-se a esconder, e nem aparece para comer..Conclusão: vamos ficar sem nemo B&W... :cry4: Snif....

 

Será que é mesmo impossível manter "nemos" diferentes num nano, ou é uma questão de sorte?

 

Podem opinar , mas por favor tentem não "bater muito no ceguinho" com comentários do género:"nunca deviam ter posto os nemos juntos" porque nós, mais do que qualquer pessoa lamentamos o sucedido.. :(

 

Agradecida,

 

Sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É lamentável ler o que acabei de ler e estranho a informação dada na Aquaplante, uma das melhores/maiores lojas do país...estranho mesmo, mas vou dizer que foi uma má informação.

 

Todos os peixes que tens no aquário, excepto o "banana", que deve ser um Halichoeres, são donzelas que por natureza tendem a ser agressivas entre si.

Teres dois ou três Amphiprion ocellaris, não é problema, mas teres 2 ou três palhaços diferentes e ainda mais outras donzelas...é uma má escolha.

 

Tal como o Luis disse, vais ter porrada até sobrar só um, e ainda te digo que provavelmente vão morrer, não das agressões, mas sim da provação de alimento e stress, que é o que acontece. Entram em stress e deixam de comer.

Lamento o sucedido, e no teu lugar, retomava alguns dos peixes à loja, falando primeiro com eles explicando o sucedido, e chamava à atenção a quem deu essa informação que deve ter cuidado quando faz uma venda dessas, pois tem deve de perguntar as condições do aquário e aconselhar a pessoa, fazendo uma venda responsável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Penso que deverias por os nemos da mesma especie, pois tem tendencia de andar a pancada ate ficar o mais forte.

O palhço branco e preto e muito territorial.

Um abraço.

 

Snif...O B&W desapareceu de vez...nem rasto dele..Agora o laranja(que é maior) não larga o vermelhito..Mas que está a resistir bem..Pelo menos por enquanto... :thumbup3:

 

Mas o que faço? Não queria ficar sem nenhum, mas a ficar sem um preferia que fosse o laranja..Mauzão! :?:

 

Será que eles na Aquaplante aceitam um de volta e devolvem o $? Era fixe!

 

Ficavam tão lindos todos juntos... :cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Muito obrigada pelo comentário, mas é verdade, foi mesmo na dita loja, onde aliás temos comprado praticamente todos os peixes e informámos o que tínhamos em casa) que nos "descansou" a Sra. de serviço afirmando que não havia problema nenhum, e que apenas os vermelhos não se podiam juntar...

 

Tudo bem, eles querem é vender, e nós queríamos era povoar e colorir o nosso nano reef, mas...enfim, para a próxima informamo-nos melhor antes de comprar, e não pedimos opinião a vendedores..

 

Vamos fazer os possíveis para lá ir amanhã de manhã devolver um nemo e uma donzela..O pior é se não os aceitam! Depois dou notícias!

 

Aqui fica a lição para a posteridade...Moral da história: É triste ver os peixes adquiridos morrerem por ignorância daqueles que apenas pensaram em si próprios (nós, os compradores impulsivos!) :D ...

 

 

Cumps,

 

Sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, a ignorância neste fórum não é desculpa, pois o que não falta aqui é informação para ajudar os nossos pequenos hóspedes aquáticos... :character0050:

 

E já agora... se o aquário tem 40x30x30 são 36 litros brutos de água... colocando rochas (que disseram que estava cheio delas) e corais... a quantidade real de água diminui muito mesmo... portanto deve ter uns 20 litros de água... e 20 litros de água é muito bom... para 1 ou 2 camarões... agora para peixes, mesmo que seja 1 único peixe, acho isso uma maldade mesmo... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às medidas que dei do aquário ontem, não foram precisas: são exactamente 50x40x40.

 

"Maldade"?! Maldade era nem sequer termos pedido opinião na loja onde comprámos os peixes ( onde supunhamos que os vendedores tivessem, eles também, a preocupação pelo habitat/vizinhança de destino dos peixes vendidos e o devido aconselhamento) e comprarmos os peixes todos que nos apetecesse sem querer saber das consequências. Maldade tinha era se nem me desse ao trabalho de estar aqui a perder tempo útil no fórum a tentar informar-me melhor, ou se não verificasse regularmente níveis de sal, ph, e etc..Ou se não lhes desse comida e os deixasse a comerem-se uns aos outros..

 

Mas pode ficar descansado, Sr.Ricardo Santos Luís, pois os peixes encontram-se de boa saúde: os dois nemos, as duas donzelas e o bananita! ;)

 

O único que desapareceu foi afinal o "mais territorial", o B&W,( e por por acaso o meu preferido ;) , paz à sua alminha :D ) segundo a opinião aqui partilhada aqui por várias pessoas, mas que me fazem levantar a questão: Sendo territorial, não deveria ser mais agressivo e resistente? E a resposta em que acredito é seguinte: Na vida nem tudo se pode definir com regras do tipo "A x B = Y" (como por exemplo a que muitos aquariofilistas usam para definir o nº de peixes permitido por cada x de litros de água num aquário) :thumbup3:

 

E o facto de ter rochas, algas e corais não significa que tenha menos espaço, tem até mais refúgios que dão mais hipóteses aos peixes de se safarem melhor do que num aquário com muito espaço..Mas hey, todas as opiniões são válidas e cada um tem a sua! :eusathink:

 

Entretanto vou ver se arranjo maneira de colocar as fotos do nosso nano reef ( que é, na minha opinião, LIIIIIIIIIINDO ;) ), mas perdi o id do yahoo para entrar na página do flick'r que tinha criado... ;)

 

Vídeos do salgado até agora tenho 2 no youtube, mas dadas as políticas deste site até nem sei se aqui posso colocar o link... Mas não custa experimentar ;) :

 

www.youtube/miiiauuu

 

Bye,

 

Sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às medidas que dei do aquário ontem, não foram precisas: são exactamente 50x40x40.

 

"Maldade"?! Maldade era nem sequer termos pedido opinião na loja onde comprámos os peixes ( onde supunhamos que os vendedores tivessem, eles também, a preocupação pelo habitat/vizinhança de destino dos peixes vendidos e o devido aconselhamento) e comprarmos os peixes todos que nos apetecesse sem querer saber das consequências. Maldade tinha era se nem me desse ao trabalho de estar aqui a perder tempo útil no fórum a tentar informar-me melhor, ou se não verificasse regularmente níveis de sal, ph, e etc..Ou se não lhes desse comida e os deixasse a comerem-se uns aos outros..

 

Mas pode ficar descansado, Sr.Ricardo Santos Luís, pois os peixes encontram-se de boa saúde: os dois nemos, as duas donzelas e o bananita! :thumbup3:

 

O único que desapareceu foi afinal o "mais territorial", o B&W,( e por por acaso o meu preferido :cry4: , paz à sua alminha :priere: ) segundo a opinião aqui partilhada aqui por várias pessoas, mas que me fazem levantar a questão: Sendo territorial, não deveria ser mais agressivo e resistente? E a resposta em que acredito é seguinte: Na vida nem tudo se pode definir com regras do tipo "A x B = Y" (como por exemplo a que muitos aquariofilistas usam para definir o nº de peixes permitido por cada x de litros de água num aquário) :animal_fish:

 

E o facto de ter rochas, algas e corais não significa que tenha menos espaço, tem até mais refúgios que dão mais hipóteses aos peixes de se safarem melhor do que num aquário com muito espaço..Mas hey, todas as opiniões são válidas e cada um tem a sua! :thumbup3:

 

Entretanto vou ver se arranjo maneira de colocar as fotos do nosso nano reef ( que é, na minha opinião, LIIIIIIIIIINDO :yahoo: ), mas perdi o id do yahoo para entrar na página do flick'r que tinha criado... :sad2:

 

Vídeos do salgado até agora tenho 2 no youtube, mas dadas as políticas deste site até nem sei se aqui posso colocar o link... Mas não custa experimentar :whocares: :

 

www.youtube/miiiauuu

 

Bye,

 

Sandra

 

Viva Sandra,

 

Não vale a pena ficar chateada por alguém ter uma opinião diferente da sua.:)

 

Quando se pede a opinião num fórum "arriscamo-nos" a ouvir opiniões contrarias as nossas e também temos de ter a humildade para aceitar conselhos de quem tem mais experiência que nós (certamente que concorda comigo, aliás como o já fez notar num post seu).

 

Vou-lhe dar a minha opinião (note que já fiz, assim como todos , muitas asneiras neste hobby):

 

1 - Convém sempre ler um pouco sobre a especie que vamos adquirir e aprender os seus comportamentos e compatibilidades. Vou-lhe dar um exemplo: se a Sandra mistura no seu aquario um Amphiprion Ocellaris com um Amphiprion Clarkii ou uma Premnas biaculeatus vai ter uma autêntica "guerra mundial", provavelmente so com um sobrevivente.

 

2 - A beleza deste hoby e precisamente estudar as especies cuidadosamente antes de as comprarmos, e existem alguns sites onde a Sandra até pode consultar quais os peixes aconselhados para um nano reef como o seu (ex:http://www.liveaquaria.com/product/aquarium-fish-supplies.cfm?c=15+2124)

 

3 - Concordo com tudo o que foi referido (aliás eu até nem aprecio colocar donzelas misturadas com outras especies em Nanos porque elas têm um feitio "arraçado":) )

 

Em concreto na casa que referiu (eu sou cliente dessa casa a muitos anos ), se por algum acaso se sente lesada fale com um dos responsaveis e explique a situação).

 

Na pratica a Sandra tem 80 litros brutos no seu aquario e pode com essa litragem colocar 2-3 especies de pequena dimensão sem qualquer conflito.

 

Eu tenho duvida em relação ao B&W (duvido que seja um Clarkii) porque na prática pode-se tratar de um Amphiprion Ocellaris B&W o que pode expicar a sua morte porque é um peixe tão territorial como um Amphiprion Ocellaris "normal".

 

Boa sorte !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às medidas que dei do aquário ontem, não foram precisas: são exactamente 50x40x40.

 

Realmente assim as coisas mudam um pouco de figura... pois sempre são mais 44 litros brutos em relação ao volume dado anteriormente... é mais do dobro, embora os peixes dados cresçam a tamanhos que em adultos se tornarão demasiadamente grandes para o aquário em questão (não só a nível de tamanho, como também a nível de evolução de agressividade/territoriedade).

 

 

"Maldade"?! Maldade era nem sequer termos pedido opinião na loja onde comprámos os peixes ( onde supunhamos que os vendedores tivessem, eles também, a preocupação pelo habitat/vizinhança de destino dos peixes vendidos e o devido aconselhamento) e comprarmos os peixes todos que nos apetecesse sem querer saber das consequências. Maldade tinha era se nem me desse ao trabalho de estar aqui a perder tempo útil no fórum a tentar informar-me melhor, ou se não verificasse regularmente níveis de sal, ph, e etc..Ou se não lhes desse comida e os deixasse a comerem-se uns aos outros..

Maldade é ir-se desinformado para a compra de mais peixes, quando não se tem informação àcerca daquilo que podemos (atenção que eu não disse "queremos") e/ou daquilo que os nossos hóspedes necessitam. Quanto a ??perder?? tempo "útil" no fórum depende da perspectiva de cada um. Para mim nunca é tempo perdido, pois estou a aprender cada vez mais em como tratar e dar as melhores condições possíveis aos seres que mantenho nos meus aquários... mas tal como disse, isso depende da maneira de ver de cada um. Além deste fórum existem muitos mais, assim como sites especializados em características físicas, comportamentais e de necessidades de cada um dos peixes... aqui no fórum esxistem "n" menções a vários sites desse género.

 

 

Mas pode ficar descansado, Sr.Ricardo Santos Luís, pois os peixes encontram-se de boa saúde: os dois nemos, as duas donzelas e o bananita! :thumbup3:

Se me quer tratar por você, mesmo com a pouca diferença de idades, pode tratar à vontade, agora se é para manter a distância, eu aqui não sou nada a mais que a senhora (ou senhorita), pois embora possa ter um pouquinho mais de experiência, não sou nada mais que um eterno aprendiz na aquariofilia. E já agora... a boa saúde dos peixes não se resume a andarem a nadar sem terem olhos baços, ou manchas no corpo, ou problema nas escamas... os peixes também sofrem de stress, sabia? Tente procurar algures em volta do aquário, provavelmente o BW pode ter saltado durante a noite, stressado a fugir de algum outro peixe.

 

 

O único que desapareceu foi afinal o "mais territorial", o B&W,( e por por acaso o meu preferido :cry4: , paz à sua alminha :priere: ) segundo a opinião aqui partilhada aqui por várias pessoas, mas que me fazem levantar a questão: Sendo territorial, não deveria ser mais agressivo e resistente? E a resposta em que acredito é seguinte: Na vida nem tudo se pode definir com regras do tipo "A x B = Y" (como por exemplo a que muitos aquariofilistas usam para definir o nº de peixes permitido por cada x de litros de água num aquário) :)

Ler a minha citação anterior...

 

E o facto de ter rochas, algas e corais não significa que tenha menos espaço, tem até mais refúgios que dão mais hipóteses aos peixes de se safarem melhor do que num aquário com muito espaço..Mas hey, todas as opiniões são válidas e cada um tem a sua! :surrender:

O facto de ter rochas e corais significa menos volume de água, que foi o que eu falei no meu post anterior. Faça um teste, se não achar que é perda de tempo útil... encha um balde de água anotando a quantidade de litros, depois vá colocando rochas lá dentro até achar que existe espaço suficiente para peixes... depois retire as rochas e veja quantos litros de água ficaram dentro do balde... e se o fizer, coloque aqui os resultados... se quiser...

 

Entretanto vou ver se arranjo maneira de colocar as fotos do nosso nano reef ( que é, na minha opinião, LIIIIIIIIIINDO :yahoo: ), mas perdi o id do yahoo para entrar na página do flick'r que tinha criado... :sad2:

Pode utilizar a galeria aqui do fórum para alojar fotos do seu nano, todos nós gostamos de ver vários exemplos e layouts de aquários... o gosto é que pode mudar de pessoa para pessoa... portanto espero que não se ofenda com possíveis opiniões contrárias à sua... pois são apenas isso... opiniões...

 

Vídeos do salgado até agora tenho 2 no youtube, mas dadas as políticas deste site até nem sei se aqui posso colocar o link... Mas não custa experimentar :whocares: :

www.youtube/miiiauuu

 

Pode colocar videos directamente nos seus posts à vontade, para isso basta quando está a escrever um post, no topo esquerdo tem um campo em que está escrito "Inserir item especial". basta escolher a ultima opção (youtube) e colocar o URL dos videos que deseja inserir. ;)

 

 

Quanto ao post do lionman só tenho a apontar uma coisa... Hiperbolicamente falando, quando ele menciona a colocação de 2 ou 3 espécies... penso que seria 2 ou 3 peixes... pois colocar 5 chromis, 4 anthias e 4 cardinais não se passa das 2 ou 3 espécies, mas a nível de população é algo descabido para um aquário de 80 litros (tomando como exemplo o aquário deste tópico)

 

----

Em suma, em relação ao título do seu tópico... se foi má ideia ou não... na minha humilde opinião, foi má ideia sim senhor. Até você sabe disso inconscientemente... caso contrário, o título teria sido: "3 nemos diferentes num nano: foi boa ideia ou não?"

 

De qualquer forma, se não concorda ocm o que digo/disse, é esperar mais opiniões e adaptar-se àquelas que vão de encontro à sua forma de pensar... é fácil. Boa sorte e as maiores felicidades possiveis para o seu nano reef.

Editado por Ricardo Santos Luis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao post do lionman só tenho a apontar uma coisa... Hiperbolicamente falando, quando ele menciona a colocação de 2 ou 3 espécies... penso que seria 2 ou 3 peixes...

 

Correctissimo, seriam 2 ou 3 peixes de 2 ou 3 especies diferentes. Obrigado pela correcção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://s656.photobucket.com/albums/uu284/AcquaShow/

 

Muito obrigada, pessoal, pela atenção, preocupação dispensada, e até ensinamentos partilhados!

 

A sério, estou mesmo agradecida, e nem fiquei assim tão "ofendida" com uma ou outra opinião como aliás demonstraram as respostas ao meu último post...Mas enfim, vocês têem todos razão, informam-se mais e melhor do que eu, e o meu maior erro foi ter vindo para aqui colocar posts sobre burrices cometidas sem antes me ter informado melhor nos inúmeros sites de aquariofilia que existem antes de comprar os peixes. :alberteinstein:

 

Vim apenas dar novidades: o nemo laranja e o vermelho estão-se a dar melhor! Acho que até se estão a dar bem demais, quem sabe a querer formar casal, daí também a agressividade anterior em relação ao B&W? De facto, 3 não foi um nº acertado de "nemos" a trazer para o aquário.

 

Obrigada pela informação sobre a opção "inserir item especial", já a utilizei para colocar o link da página nova que criei para colocar as fotos do nosso nano reef (aqui em cima). :)

 

Hasta,

 

Sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://s656.photobucket.com/albums/uu284/AcquaShow/

 

Muito obrigada, pessoal, pela atenção, preocupação dispensada, e até ensinamentos partilhados!

 

A sério, estou mesmo agradecida, e nem fiquei assim tão "ofendida" com uma ou outra opinião como aliás demonstraram as respostas ao meu último post...Mas enfim, vocês têem todos razão, informam-se mais e melhor do que eu, e o meu maior erro foi ter vindo para aqui colocar posts sobre burrices cometidas sem antes me ter informado melhor nos inúmeros sites de aquariofilia que existem antes de comprar os peixes. ;)

 

Vim apenas dar novidades: o nemo laranja e o vermelho estão-se a dar melhor! Acho que até se estão a dar bem demais, quem sabe a querer formar casal, daí também a agressividade anterior em relação ao B&W? De facto, 3 não foi um nº acertado de "nemos" a trazer para o aquário.

 

Obrigada pela informação sobre a opção "inserir item especial", já a utilizei para colocar o link da página nova que criei para colocar as fotos do nosso nano reef (aqui em cima). :)

 

Hasta,

 

Sandra

 

De nada Sandra !

 

So para informação, o palhaço que refere como vermelho é um Premnas biaculeatus que pode atingir dimensões bastante grandes e tem também um feitio que se lhe diga ! :)

 

Não se espante se um dia der com ele a transportar pequenas pedras na boca :)

 

Boa sorte e bonito aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.