Escalares com comportamento estranho


johns_ports

Recommended Posts

Bem,

 

Há cerca de duas semanas adquiri 10 escalares juvenis (cerca de 3 cm sem as barbatanas) a um membro aqui do forum. Tiveram uma optima adaptação ao aquario só queriam comer e seguiam-me de um lado para o outro. Mas, há cerca de 3 dias começaram a tomar um comportamento muitissimo estranho. Estão sempre escondidos e quando se mostram ficam muito perto do fundo e frenquentemente raspam-se na plantas, não consigo perceber se com os olhos ou com as guelras e barbatanas e quando me aproximo fogem o que não é nada comum. Penso que quase de certeza que se passa qualquer coisa com eles, mas aparentemente não apresentam nenhuma anomalia fisica.

 

Que acham que devo fazer? Muito provavelmente é um parasita qualquer, mas nem faço ideia com que é que hei de os tratar.

 

Quem souber alguma coisa peço que me diga, pois penso que não aguentam muito mais dias assim, ja que praticamente não comem.

 

Desde ja obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então?? ng me sabe dizer nada??

Boas, infelizmente aconteceu-me mais ou menos o mesmo á cerca de 3/4 semanas. Repara se as barbatanas estão inteiras ou se tem algumas partes do corpo e/ou barbatanas com manchas brancas.

Se os sintomas corresponderem com alguns dos que eu citei, tens um ataque de fungos ou bacteriológico; isola-os num outro aqua, não lhes de de comer, desliga o filtro e põe uma bomba de ar no aqua para fazer circular a água, iluminação também não é necessária; e põe a temperatura da água entre 28/30 graus. Adiciona medicamento apropriado e pode ser que escapem alguns; o que não foi o meu caso, pois a doença já se encontrava numa fase adiantada. Ainda não recuperei bem, e não quero ouvir falar em escalares nos próximos tempos, porque fiquei desiludido como os meus escalares morreram sem que eu tivesse tempo de os salvar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda agora estive a isolar alguns e eles não têm rigorasmente nada.

hoje morreu-me mais um...

O mais estranho é que os outros peixes do aquario parecem estar a ter um comportamento normal. os escalares passam a vida escondidos, por favor sugiram me alguma coisa. Não queria nada que eles morressem, pelo menos sem eu tentar fazer nada. é que nem sei se o problema é bateriolágico ou fungico.

Nunca ninguém teve escalares com este comportamento????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o esha2000 é para parasitas externos

os teus escalares axo que têm parasitas internos,

s for o caso usa Flagyl (farmacias) 1 comprimido pa cada 40L de agua de 12 em 12H durante 4 ou 5 dias

 

ps: sou noob na materia, mas do que tenho lido:

coçarem-se = externos, usa o esha

nao comer e fezes brancas = internos, usa o flagyl

e axo, repito, axo

1º o tratamento de flagyl, depois o esha, s tiverem graves faz os 2 ao mesmo tempo

mas do qye tenho lido,

1º flagyl, para rebentar ta bicharada interna e enfraquecer a externa, depois o esha pa tratar dos externos

Editado por Olaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais