calha LED DIY


Ciprinus Koi

Recommended Posts

já gastei dinheiro, mas para futura referência, quanto custa um rele ou reles?

 

Já nao compro reles há muitos anos, mas penso que devem andar na casa dos 2 ou 3 €.

Acho que os micro reles aguentam na boa 1A, que é a corrente max que o teu tranformador pode debitar.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, kknd

aqui está um post a seguir, fiquei impresionado pela qualidade de luz, que ai tem, e fiquei tambem com um bichinho de por mão a obra..........

um duvida o meu proximo aquario vai ter 50cm de altura, a minha intenção era fazer uma calha para pendurar e ficar uns 15Cm do topo do Aquario, qual será o rendimento desses leds, nesta situação? quando exprementou os seus leds, achou que os mesmos davam uma luz suficiente para o que eu pretendo? tendo em conta a iluminação no fundo do aquario ser alguma.......lol

 

Obrigado

Pic_17210_2.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É se ligavas aos Painéis solares de 8 a 10W? Que achas?

 

Painel Solar

 

No catalogo do IZI vinham uns painéis fotovoltaicos, não me lembro e do preço mas podem ver no catalogo em pdf que eles tem no site.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questao:

 

Os leds têm um angulo de incidencia.

Colocando as duas calhas paralelas ao chao na frente e na traseira do aquario, nao vais perder parte da luz para fora do aquario,

deixando a parte central com menos luz?

 

Vista lateral:

leds.jpg

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questao:

 

Os leds têm um angulo de incidencia.

Colocando as duas calhas paralelas ao chao na frente e na traseira do aquario, nao vais perder parte da luz para fora do aquario,

deixando a parte central com menos luz?

 

Também concordo com esta teoria!

A meu ver as calhas deveriam estar mais proximas e mais ao centro, de modo a optimizar o aproveitamente de luz.

 

Não acham?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questao:

 

Os leds têm um angulo de incidencia.

Colocando as duas calhas paralelas ao chao na frente e na traseira do aquario, nao vais perder parte da luz para fora do aquario,

deixando a parte central com menos luz?

 

Vista lateral:

leds.jpg

 

concordo com vocês. mas de facto as calhas de leds têm um angulo de difusão de 150º pelo que não estando totalmente em paralelo com o rebordo da tampa, mas ligeiramente inclinadas para o centro do aquário, a luz parece-me chegar a todo o aquário. a imagem que apresento a seguir ainda peca porque um ângulo de 150º não é o que desenhei (desculpem lá a qualidade - feito no paint, o que queriam.... :o

angulos.JPG

 

mas foi uma opção, apenas para não ter tampas a mais e quando tiro os vidros de cima, fico com total acesso sem me preocupar com a iluminação. se tivesse uma tampa (peça única), com "dobradiças", possivelmente colocaria as calhas mais centradas ao longo da tampa.

 

P.S. Até agora os verdes estão dar-se muito bem. Penso no entanto adquirir mais umas peças de leds isolados (aqueles de conjuntos de 3), para juntar 3 ou quatro unidades de cada cor, para abranger mais o espectro das cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra questão essas calhas teem um consumo de 4W cada led ou a calha na totalidade.... 4W cada led será um gasto de energia alto na mesma......

 

 

se multiplicares 4w x 48 LEDS = 192W - vês logo que não seria possível um consumo destes, muito menos ao ser ligado a um transformador de 12v como foi explicado anteriormente.

 

mas estás à vontade para pesquisares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se multiplicares 4w x 48 LEDS = 192W - vês logo que não seria possível um consumo destes, muito menos ao ser ligado a um transformador de 12v como foi explicado anteriormente.

 

mas estás à vontade para pesquisares

 

Entao os leds sao de 4W cada e a calha na totalidade consome 4W, é isso??

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como nao me lembro de ter visto nenhuma observacao sobre o facto de teres deixado a calha inclunada, pensei que tivesse escapado esse promenor.

Já vi que nao :o

 

Os verdes que tens sao dos exigentes em termos de luz?

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a possibilidade de 12v teres 192W não nada de anormal, nos carros tens baterias de 12v e tenho 4 lampdas de xenon cada uma com 55W em funcionamento..... quanto as pesquisas que tenho feito tenho obtido resultados bastante dispares uns dizia q compensa outros não....

 

Ainda n tenho opinião formada sinceramente, depois tenho medo dos resultados nas plantas mais exigentes neste momento tenho 320W de t5 daria muito jeito reduzir, e o que tenho visto em leds n me parece que a calha de 48 leds tenha um consumo de 4W

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao os leds sao de 4W cada e a calha na totalidade consome 4W, é isso??

 

 

bem, como referi no post - cada calha consome no total 4 watts, como também é referido em:

 

1 e 2

 

são leds de alto rendimento "...Destinée à une intégration spécifique pour les aquarium d'eau de Mer, nous vous proposons ce Néon à Led qui ne consomme que 4w..."

 

tenho as duas calhas (cada com 48 leds) ligadas a um transformador de 12v e está a funcionar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente acho que ainda não compensa estar a gastar dinheiro em led's.

vou responder aqui com o que respondi aqui noutro topico.

 

Há ja a venda lampadas tipo fluorescentes mas feitas com led's , são proprias para trocar pelas normais flurescentes , é só enciaxar no sitio das outras e dá para aproveitar as actuais calhas, é preciso é tirar os balastros pois estas ligam directo aos 220.

podem ver aqui:

http://radiosantigos.com/?page=pro_det&idp=262

 

 

Led_Fluorescent_Lamp_Led_Fluorescent_tube_Led_light.jpg

 

A questão é que quem vende só fala das vantagens do consumo e mais não sei o quê .....!

E os lumens , que é a medida que realmente reflecte a quantidade de luz emitida, ???

Uma lampada destas de 120cm que tem 294led's, que é o equivalente as lampadas de 36W em t8 tem 1200 Lumens e uma flurescente normal que pode custar só 5€ tem 2500lm é só o dobro !

 

As caracteristicas da lampada do 1º link:

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS:

Lampadas a Ledes em tubos T8 de 60Cms.

Tubo de 60Cms.

Contem 164 Ledes na cor branca

Consumo 10W

Potencia de luz: 570lm

Dimensões: 26x600mm

Alimentação 100-230VAC

Angulo de iluminação: 120º

Estes tubos substituem as velhas lampadas fluorescentes

 

Não é dificil perceber que se com 10W temos 570lm, com 36W de consumo em led's teriamos +- 2052lm , ora.. a lampada da minha cozinha consome 36W e que custou 3€ tem 2500lm....

 

Penso que os led's realmente vão ser o futuro ..mas ainda não são estes que encontramos a venda.

Quando começar-mos a ver os farois dos carros com os medios e os maximos feitos com led's talvez esteja na altura.

....e estes farois ja existem, a Visteon tem farois feitos com 14led's, mas penso que ainda não são comercializados.

Já não falta muito, com a rapidez que hoje em dia evoluimos, não vai faltar muito.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente acho que ainda não compensa estar a gastar dinheiro em led's.

vou responder aqui com o que respondi aqui noutro topico.

 

Há ja a venda lampadas tipo fluorescentes mas feitas com led's , são proprias para trocar pelas normais flurescentes , é só enciaxar no sitio das outras e dá para aproveitar as actuais calhas, é preciso é tirar os balastros pois estas ligam directo aos 220.

podem ver aqui:

http://radiosantigos.com/?page=pro_det&idp=262

 

 

Led_Fluorescent_Lamp_Led_Fluorescent_tube_Led_light.jpg

 

A questão é que quem vende só fala das vantagens do consumo e mais não sei o quê .....!

E os lumens , que é a medida que realmente reflecte a quantidade de luz emitida, ???

Uma lampada destas de 120cm que tem 294led's, que é o equivalente as lampadas de 36W em t8 tem 1200 Lumens e uma flurescente normal que pode custar só 5€ tem 2500lm é só o dobro !

 

As caracteristicas da lampada do 1º link:

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS:

Lampadas a Ledes em tubos T8 de 60Cms.

Tubo de 60Cms.

Contem 164 Ledes na cor branca

Consumo 10W

Potencia de luz: 570lm

Dimensões: 26x600mm

Alimentação 100-230VAC

Angulo de iluminação: 120º

Estes tubos substituem as velhas lampadas fluorescentes

 

Não é dificil perceber que se com 10W temos 570lm, com 36W de consumo em led's teriamos +- 2052lm , ora.. a lampada da minha cozinha consome 36W e que custou 3€ tem 2500lm....

 

Penso que os led's realmente vão ser o futuro ..mas ainda não são estes que encontramos a venda.

Quando começar-mos a ver os farois dos carros com os medios e os maximos feitos com led's talvez esteja na altura.

....e estes farois ja existem, a Visteon tem farois feitos com 14led's, mas penso que ainda não são comercializados.

Já não falta muito, com a rapidez que hoje em dia evoluímos, não vai faltar muito.

 

 

é de seguir. boa resposta. continuamos todos a seguir este post.

 

só um aparte: estes leds, segunda a publicidade, "...até são leds soldados ao contrário dos restantes que andam por aí que são só furados..." - é assim, esta conversa cheira-me a pura publicidade, porque pelo aspecto isto é uma régua de leds soldados, e este género de leds já começa a ficar ultrapassado. o que começar a dar são os leds de alto rendimento, em que olhas e nem parecem leds enquanto estão sem energia, mas logo que ligas uma fonte de energia, aquilo mostra logo a potência.

 

é preciso estar atento a estes pormenores.

Editado por kknd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o preço e consumos são muito bons, é de desconfiar... :music_singguitar:

 

Os leds de 5mm de alto brilho...

ww05A3.jpg

são óptimos para moonlight e até para iluminação de aquas pouco profundos, tipo 20 a 30 cm, porém para fazer 1W são precisos uns 10 ou 20, acho...

 

Estes Spider LED já são mais intensos e segundo percebi adequados para profundidades de 30 a 50cm...

supflux.jpg

Além disso, cada led destes consegue entre 0.3 a 1W, e portanto um destes substitui praí 20 dos de 5mm.

 

Actualmente, estes leds Cree Q5 são os mais populares, como podem ver em fóruns americanos...

633216292416250000.jpg

Têm uma intensidade luminosa excepcional e uma potência entre 1W a 3W, com média de 80 lumens/watt. São estes os leds mais indicados. Necessitam é de cuidados ao instalar, nomeadamente proporcionar uma boa dissipação de calor com alumínio e possivelmente ventoínhas PC. Cada led destes ronda os 5 a 7 euros. Nos nossos aquários, sendo a iluminação T5 recomendada de 1W/litro, assim por alto, com estes leds consegue-se a mesma eficiência com apenas 0.5W/litro.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença entre os led's com patas e os que soldam directamente nas placas é mesmo só essa, uns chamam-se tecnologia Radial "tem terminais compridos que atravesao as placas e soldam do lado oposto" Os outros chamam-se tecnologia SMS "são componentes de montagem superficial" ou seja os terminais soldam na mesma superficie do componente, mas no interior tem a mesma coisa.

Esta diferença é importante apenas para a industria electronica onde ha fornos preparados para soldar apenas componentes SMD que são colocados sobre pasta de solda e passados num forno, e ha maquinas que soldam atravez de uma onda de solda liquida que dá um banho as placas no lado oposto aos componentes e solda as patas, não ha maquinas preparadas para soldar os dois tipos de componentes ao mesmo tempo.

Os fabricantes tem que comprar os componentes consuante as maquinas de soldar que tem.

 

Quanto as potencias estes led's brancos como disse o Arty77 rondam os 0,2 - 0,3W nos mais vulgares, indo depois por ai a cima.

Mas atenção que estes led's brancos "mesmo os mais vulgares" não funcionão com 1,5V como vejo ai algumas contas.... é raro o led que da uma boa luz com esses volt's, geralmente precisão de +- 2,3 v, alguns de alto rendimento acendem apartir de 1,8v "isto para led's verdes ou vermelhos.

Os Brancos para terem um bom funcionamento geralmente usão 4,5 ou 5v e não consomem 20 ou 30mA mas sim 50mA, dai os 0,2 ou 0,3W.

5Vx0,05A=0.25W

 

Se esses tais Cree Q5 conseguirem fornecer 80 l/w , já é muito bom.

Voltando a lampada curriqueira da minha cozinha que tem 2500lumens com 36W 2500/36=69.44l/w, já temos um Led com mais rendimento.

Mesmo assim para termos os 2500lumens seria preciso 31 led's, o que ia consumir 30 e tal W .....

....Onde está a poupança ??...e o baixo consumo..?

 

Resumindo essa intensidade luminosa excepcional.......pode ser excepcional para um led, mas em termos de rendimento luminoso..não tem nada de excepcional

A minha lampada é uma Philips 840 e custou 3€ !

 

Eu tambem compreendo que se tivesse um blog e fosse patrocinado por alguem que venda esses produtos e até me ofreça um para tirar umas fotos não ia dizer mal...

O que não quero dizer com isto que quem diz maravilhas das calhas de led's não esteja realmente satisfeito...mas quanto muito se usarem esses Led's suprasum's podem ter um desempenho semelhante as vulgares lampadas fluorescentes.

E não é um led com um uma temperatura de cor de 10 000K ou 12 000K que reflecte melhor o espectro solar ! 10 000k deve ser a temperatura de cor é alguns metros abaixo de agua "limpa"

è por isso que por norma as lampadas para iluminação tem temperaturas de 6500 5400 e 4500K é esta a variação de cor que mais se assemelha a luz solar ao longo do dia.

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

provavelmente alguem já com muitos anos de aquariofilia deve ter feito este teste, mas como sou novato, nao encontro nada aqui, e acho que as minha ideias sao inovadoras (que ilusão), aqui vai.

 

Que tal medir com um fotometro a luz que chega ao fundo do aquario com uma calha "normal" e a calha de leds?

Tiram-se logo todas as duvidas relativamente aos Lumens/Litro a diferentes alturas de agua com diferentes iluminacoes.

 

Não há niguem que tenha um fotometro digital que se consiga isolar?

Pessoal da fotografia cheguem-se lá à frente.......

:)

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja viram isto ??

 

Só falta é saber os lumes no meio de tanta conversa esqueceram-se, perguntei la na loja mas tambem não souberam dizer...

 

http://www.ilumina.pt/LEDT8.pdf

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja viram isto ??

 

Só falta é saber os lumes no meio de tanta conversa esqueceram-se, perguntei la na loja mas tambem não souberam dizer...

 

http://www.ilumina.pt/LEDT8.pdf

 

O formato é muito interessante! Em termos de potência acho pouca, pois são 8W para 60cm, ..., 20W para 150cm, ou seja, para aquários seria necessário combinar várias lâmpadas. O espectro de luz parece adequado, tem a versão daylight de 6000K, acho bom para plantas. Falta saber os lumens... mas pelos watts não devem ser grande coisa... E os leds utilizados são os de 5mm, por isso só adequado para aquários pouco profundos, tipo altura < 30cm.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal

 

Para que anda a procura dos valores dos Lumens

 

As lampadas TL 36W (120cm) tem + ou - 2600 Lumens (consumo b.n.56w)

As lampadas Led 18W (120cm) tem + ou - 1300 Lumens (consumo 18w)

 

O que eu estou a montar é fita de leds mas ligado a 1 bateria de 12v 14ah e esta ligada a um painel solar (pequeno)

(em testes)

 

Cumps.

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja viram isto ??

 

Só falta é saber os lumes no meio de tanta conversa esqueceram-se, perguntei la na loja mas tambem não souberam dizer...

 

http://www.ilumina.pt/LEDT8.pdf

 

Boas.

Eu testei 1 destas lampadas de leds comparando a sua intensidade de luz com uma lampada fluorescente normal (58w/840).

A intensidade de luz a +/- 3M de distancia eram sensivelmente iguais. Por volta de 1300 Luxs

Editado por José Marcelino Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem depois de seguir este post e fazer algumas perguntas ao senhor Francisco, tenho um aqua de 70x30x40 , as calhas existentes são de 80cm e 40cm portanto, que kelvins me aconselhariam? quantas calhas de 24 leds neste caso pois as de 48 leds sao de 80 cm..

 

Gostava de saber que material hei-de adquirir para poder encomendar, os resultados são bons ? São os mesmos que lâmpadas fluroscentes?

 

 

Obrigado desde já aguardo resposta, para começar a montar o meu aqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais