A minha primeira vez...


c4m4l340

Recommended Posts

Boas,

fica aqui a partilha da minha primeira investida no mundo da aquariofilia.

 

KIT: Condominio comunitario de custos controlados. ;)

Aquario: 60x30x30

Filtro: Aquapor AQ300 - 300L/H

Termostato: 100W Scuba

Lampada 15W

 

Plantas:

Nymphea lotus

Fetos de java

Ceratophyllum demersum

Cryptocoryne willisi

Lemna minor

Rotalla rotundifolia

 

Condominos:

Ainda nao existe

 

Fotos:

DSCF5696.JPG
From Aqua

 

DSCF5699.JPG
From Aqua

 

Opinem.

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este mundo.

 

Quanto ao aquario deves trocar esse cascalho por algo mais rico e mais miudinho já que queres meter plantas, e arranja tambem umas pedras para lá meter.

 

Para já na minha opinião com calma a coisa vai.

 

Por vezes um pouco de paciencia e imaginação a obra nasce.

 

Força...

Cump's

HJSM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tópico movido para o Sub-Fórum correcto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Actualização:

 

Os primeiros habitantes.Um ottocinclus affinis e um guppy amarelo:

DSCF5722.JPG
From Aqua

 

Chegada de duas guppies femeas para fazer companhia

Uma das planta morreu. (Pouca luz, substrato inerte... e toma la bananas)

 

Já com a decoracao final. Uma rocha vulcanica e um tronco que encaixavam perfeitamente um no outro e mais uma plantas.

DSCF5735.JPG
From Aqua

 

Promenor do meu primeiro Oto. Já chegaram mais dois para ele nao se sentir sozinho...

DSCF5740.JPG
From Aqua

 

Entretanto vieram uma serie de ampularias gentilmente cedidas pelo membro Poiares, e perdi a cabeca e comprei mais um guppie macho.(Agora vou ter de equilibrar as femeas)

 

Foto de Familia:

DSCF5778.JPG
From Aqua

 

Fauna actual:

2 Casais de guppies (Tenho de arranjar mais 2 femeas)

3 Ottocinclus affinis

5 Alevins de guppie que descobri na semana passada a nadar la dentro. (ainda nao tenho fotos)

?? - ampularias.... perdi-me a meio da contagem.

?? - Physas que apareceram por la.

?? - Planarias em vias de extinção. É estranho, acho eu, mas vi uma ampularia a comer uma planaria.

 

Cps

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário tem potencial, eu tenho um exactamente do mesmo tamanho.

Já reparei que queres colocar algumas plantas e melhorar um pouco, assim sendo aqui deixo alguns toques que te poderão ajudar.

 

- Devias avaliar a hipotese de colocar outro tipo de substracto mais rico em nutrientes e minerais, em vez do areão de rio que tens.

- Coloca também um fundo liso em vez daquele que tens, por exemplo uma cartolina preta ou painel de vinil que dá logo outro aspecto ao aquário e acaba também por dar mais profundidade.

- Tenta fazer mais ou menos um projecto de como queres o aquário no futuro e vais trabalhando para isso :o

 

Boa sorte

Malibu

pc070082.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato penso que sera mais dificil de alterar uma vez que nao tenho outro aquario onde colocar a "bicharada" enquanto faco a mudanca.

Entretanto mandei vir um fertilizante para colocar junto as raizes.... vamos ver no que da. As plantas que estou a tentar colocar tb nao sao das mais exigentes.

 

Quanto ao fundo, ja tinha pensado tb em altera-lo mas primeiro acho que terei de alterar a iliminacao.

A luz já é fraca, com um fundo preto o aquario vai ficar mto escuro. Assim sempre vai havendo alguma refexao na traseira enquanto a iluminacao nova nao chega:)

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Mais um update:

 

Entretanto por andar a remexer no areao, devo ter libertado uma data de porcarias, e morreu uma serie de bicharada....

Outros aguentaram-se....

 

O filtro já passou de um internor para um externo. Tetratec EX400. Parece que tenho mais 1 metro de aquario sem o filtro interno la dentro.

Quanto ao papel de fundo, ainda nao consegui convencer a "patroa" de que fica melhor sem ele :)

 

De salientar a evolucao do feto de java na esquerda e da outra planta perto que ja têm bastantes folhas...

Coloquei algumas bolas 7Balls da JBL e Cryptocoryne wendtii comecou a mandar folhas que nem uma doida...

 

Ficam alguma fotos:

 

DSCF6040.JPG
From Aqua

 

Um dos reds

DSCF6367.JPG
From Aqua
Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O areão podia ser mais fino.

O termometro podia ir para uma lateral ao fundo.

O papel tira, se depois a Patroa não gostar podes voltar a colocar.

 

De resto a ilha está a ficar engraçada, continua assim que vais bem.

 

Eu não faria melhor :)

 

Cumps

Obrigado.

Se coloco o termometro na lateral nao vejo a temperatura.

O Aquario esta no meio de 2 moveis e tem a parede atras.

 

O proximo passo é mudar a iluminacao, e depois o substrato.

O filtro externo já ca canta:)

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora entao ca fica com a cartolina preta.

Na foto parece azul, mas é preta. O fotografo é que nao tem iluminacao de jeito e depois tem de andar a inventar para se conseguir ver alguma coisa....

 

DSCF6397.JPG
From Aqua

DSCF6403.JPG
From Aqua

A nova aquisicao:

DSCF6399.JPG
From Aqua

E outra nova aquisicao( o laranja):

DSCF6400.JPG
From Aqua

E estes que já perderam o medo de andar à mostra:

DSCF6406.JPG
From Aqua

 

Acreditem que ao vivo fica mais giro.

 

Proximos alteracoes, ainda nao sei bem qual a ordem:

- substrato fertil

- iluminacao. so tem 15W.

 

Opinem.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora entao ca fica com a cartolina preta.

Na foto parece azul, mas é preta. O fotografo é que nao tem iluminacao de jeito e depois tem de andar a inventar para se conseguir ver alguma coisa....

 

<table style="width:auto;"><tr><td>DSCF6397.JPG</td></tr><tr><td style="font-family:arial,sans-serif; font-size:11px; text-align:right">From Aqua</td></tr></table>

<table style="width:auto;"><tr><td>DSCF6403.JPG</td></tr><tr><td style="font-family:arial,sans-serif; font-size:11px; text-align:right">From Aqua</td></tr></table>

A nova aquisicao:

<table style="width:auto;"><tr><td>DSCF6399.JPG</td></tr><tr><td style="font-family:arial,sans-serif; font-size:11px; text-align:right">From Aqua</td></tr></table>

E outra nova aquisicao( o laranja):

<table style="width:auto;"><tr><td>DSCF6400.JPG</td></tr><tr><td style="font-family:arial,sans-serif; font-size:11px; text-align:right">From Aqua</td></tr></table>

E estes que já perderam o medo de andar à mostra:

<table style="width:auto;"><tr><td>DSCF6406.JPG</td></tr><tr><td style="font-family:arial,sans-serif; font-size:11px; text-align:right">From Aqua</td></tr></table>

 

Acreditem que ao vivo fica mais giro.

 

Proximos alteracoes, ainda nao sei bem qual a ordem:

- substrato fertil

- iluminacao. so tem 15W.

 

Opinem.

Tenta tirar fotos sem flash .....

Está a ficar giro apesar e ainda teres muitas alterações para fazer !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

ta a chegar a altura da remodelação.

Tendo em conta as dicas que foram dadas, o projecto passa pelo seguinte:

 

A iluminacao vao ser alterada para LEDs.(Vamos ver se resulta)

O Fundo mantem-se preto (nas fotos parece azul mas é preto)

Substrato fertil e akadama, e uma praia ou um rio de areia silica.

Uns calhaus, basalto e xistos principalmente.

 

Nao vai ter co2, pelo menos nos proximos tempos.

Plantas:

Tinha pensado pra a traseira:

Egeria densa, echinodorus bleheri, foxtail,

 

Um pequeno tapete de parvula ou riccia. Talvez parvula.

Fetos de java que ja la estao, umas anubias que ja la estao, e outras que nao sei o nome que tb ja la estao.

 

Acham que sao plantas a mais?

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que não devemos saturar com plantas um aqua devido à decomposição delas. Claro que com trabalho, fertilizantes, conseguimos ter as plantas saudáveis e um bom preenchimento é lindo!,Julgo que num aquário com menos de 100 litros, rapidamente a qualidade da água pode alterar.

Salreta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora depois de algum tempo ca fica a nova montagem:

Já sei, agora é moda o rio de areia, todos fazem um rio, bla bla. Eu como nao tenho imaginacao nenhuma, tentei juntar algumas ideas de alguns membros e saiu isto.

 

DSCF6847.JPG

 

Aceitam-se apostas sobre quanto tempo as plantas vao aguentrar, bem como os vivos.

 

Ora ca vai:

Subsrato fertil Tetra CompleteSubstrate.

Akadama

Areia Silica.

Xistos e Basaltos.

Plantas de baixa manutenção.

 

No processo apenas houve uma baixa. Um alevim de guppie que nao quiz ser apanhado e acabou por ficar no meio do areao que saiu. O resto ainda esta vivo.

 

Ainda nao fiz medicoes, mas estou a contar que o ph baixe.

 

Opiniem sff.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro contratempo:

O pH caiu de 7.6 para 6.8 de uma montagem para a outra.

 

Estou a pensar colocar uma pedra calcaria para tentar que fique pelos 7.0. O que acham?

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só dois comentarios à nova montagem.... (obrigado)

Ficou assim tão mal, ou ficou assim tão bem que não há nada a comentar? :eusathink:

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sendo a tua promeira investida na aquáriofilia... e portanto... o teu primeiro aquário... desde já te dou o valor pela constante procura da tua parte, em ires melhorando o aspecto do teu aquário.

É claro, que existem muitos aspectos a melhorar... mais isso ao inicio é irrelevante, o que interessa é que tu tenhas interesse e gosto por este "hobbie" e que vás procurando encontrar soluções para melhorar o teu aquário.

Interessa é que te divirtas e que utilizes este tópico, para mostrares ao pessoal o que vais fazendo. E claro, que vás aprendendo com os outros.

Desde já... te dou os meus Parabéns pelo teu primeiro aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que a maquina já tem pilhas, ficam as fotos quase com uma semana.

Já tenho um buraco na areia debaixo da pedra à conta dos Beaufortia que andam sempre a "porrada" na areia.

 

O lado esquedo:

Esquerda.jpg

 

O lado direito:

direita.jpg

 

Alguns habitantes:

oto.jpg

 

Este peixe é lindo.....

beaufortia.jpg

 

Os bebados... toda a festa tem o seu bebado:

bebados.jpg

 

Um Red:

red2.jpg

 

Outro Red:

RED.jpg

 

O efeito moonlight:

moonlight.jpg

 

Ate parece um aqua todo pró..... :mrgreen:

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)É claro, que existem muitos aspectos a melhorar... (...)

 

Diz ai alguns que aches importantes... não foi so para dizerem bem que coloquei as fotos. :)

O objectivo é ir melhorando, nem que seja na proxima montagem. Até porque esta montagem vai servir de teste para o projecto do proximo ano que é um aquario de 120cm.

 

Entretanto tive que colocar uma pedra calcaria, rosa muito gira parecida com essa que se ve nas fotos, porque o pH andava pelos 6.0 e em quero perto dos 7.0. Mesmo assim acho que ainda nao estabilizou....

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma actualização do dia em que as plantas bateram no topo da agua...

 

Inicio:

DSCF6847.JPG

 

Agora:

update.jpg

 

Nos locais onde há menos luz, nas laterais, as plantas estao praticamente na mesma....

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.