Luz UV no filtro


Recommended Posts

Vantagens:

 

Agua cristalina

Mata germes e bacterias hostil a fauna

Ajuda no combate as algas.

 

Desvantagens:

Caso tenhas um plantado deves fertilizar com o filtro desligado e nos periodos em que o UV esteja desligado.Porque também elimina os nutrientes que passem por lá.

 

Tenho 2 Exterilizadores UV em 2 aquarios diferentes, e recomendo vivamente desde que bem usado.

 

Tens que ter em atenção ao caudal da agua que passa no filtro, porque menor os Watt menor é o fluxo de agua.Ou seja se tiveres um filtro de forte caudal tens que ter um UV com mais Watts.

Mais logo posso dizer-te o ratio.

 

mais nada.... (tou a brincar)

 

efectivamente, estou a utilizar um de 9w para 120Litros e quando o ligo, costumo reduzir um pouco o caudal para que a àgua passe mais devagar (da primeira ves que o liguei (da Jebo) - como tem as ponteiras de plastico transparente/azulado, apesar da água aparentar estar limpa, quando olhei para o lado de entrada da água, parecia que eram só impurezas, enquanto que do lado de saída, era limpinha, nem dava para perceber se estava a sair água.

No meu caso, reduzo um pouco a torneira, mas nada de especial, há quem opte (e bem) por utilizar um T que tem o mesmo efeito, ao estrangular o caudal sem esforçar o rotor do filtro externo, mas como já estava curto de €€, e como só ligo o filtro UV uma ou 2 horas aos fins de semana, espero não estar a arriscar de mais.

 

Como disseste, o pimeiro impacto que comecei a ver foi logo a água cristalina - estava um pouco amarelada de utilizar turfa para baixar o PH e logo no primeiro dia que utilizei o filtro UV - água limpinha e cristalina.

2º impacto - ao fim de 4 dias - o ataque que tinha de algas - cabeludas enormes pretas - tinham desaparecido - a minha Maria estava maravilhada como é que eu tinha conseguido tal proeza... (um profissional nunca divulga o seu saber....)

 

P2144755.JPG

e como podes ver - a entrada está até mais escura que a saida, já pura

_P2144756.jpg

 

bem, espero ter ajudado.

 

P.S. - não sei se pesquisaram, mas há na secção DYU como fazer um filtro UV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 85
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

e como podes ver - a entrada está até mais escura que a saida,

 

é incrivel....

 

eu uso mangueiras transparentes, ainda se vê melhor este "fenomeno",

a mangueira de entrada no UV está..... castanha,

a de saída continua cristalina.

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o ratio é mais ou menos isto que vem no site da JBL:

 

http://www.jbl.de/factmanager/index.php?lang=en

 

jblUV-1.jpg

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Muita gente fala dos esterelizadores UV da marca jebo.

 

Reparei que agora existe uns filtros externos da sera já com uv.

 

fomwlc.jpg

 

 

 

sera fil bioactive 400 + UV -- 36 W / UV-C 5 W -- 1.100 l/h

 

sera fil bioactive 250 + UV -- 32 W / UV-C 5 W -- 750 l/h

 

sera fil bioactive 130 + UV -- 16 W / UV-C 5 W -- 300 l/h

 

Estou a pensar adquirir um para o meu aqua.

estava a pensar no Sera Fill Bioactive 400 + UV. Será que vale a pena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar adquirir um para o meu aqua.

estava a pensar no Sera Fill Bioactive 400 + UV. Será que vale a pena?

 

 

Se leres este topico desde inicio com alguma atenção vais ver que a maioria das pessoas é da opinião que não valem a pena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a ler este tópico e fiquei interessado em comprar um Filtro UV principalmente para reduzir o aparecimento de algas.

 

Eu tenho um Filtro externo da Eheim Modelo: 2213, existem os T's para por na saída de água do filtro?

 

Acho que este ja me chegava: http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....lizador-uv.html

 

Só tenho uma dúvida que pode parecer parva... mas prefiro perguntar. Este filtro que indico não tem nenhuma bomba para que possa funcionar sozinho sem que seja o filtro a puxar a agua para passar por lá até ao aquário, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro que falas, da JEBO, é o que está nas imagens acima indicadas, não tem sistema de bombagem, pelo que é intercalado na saída do filtro, mas como também se referiu, podes adquirir uma bomba só para o efeito.

 

quanto ao T - podes adquirir nas grandes superficies como AKI, BRICOmarché, MAxMat, etc..., ou nas drogarias

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem dar-me o exemplo de algumas dessas bombas e já agora preços?

 

Como acham que fica melhor, usar o filtro à saída do filtro ou usar uma bomba à parte?

 

Obrigado.

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem dar-me o exemplo de algumas dessas bombas e já agora preços?

 

Como acham que fica melhor, usar o filtro à saída do filtro ou usar uma bomba à parte?

 

Obrigado.

 

 

depende:

- se quiseres e puderes gastar dinheiro - podes investir numa solução separada e como tal, colocar um temporizador para ligar x tempo todos os dias, e/ou podes usar o mesmo em mais que um aquário, alternadamente;

- se colocares à saída do filtro, ou ficas limitado a esse aquário, ou adquires torneiras de desencaixe rápido para poderes desligar e usar noutro aquário.

 

há para todos os gostos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes investir numa solução separada e como tal, colocar um temporizador para ligar x tempo todos os dias, e/ou podes usar o mesmo em mais que um aquário, alternadamente;

 

 

Ligando em linha com um filtro tb consegues fazer isso, basta ligares a ficha do uv ao temporizador

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O inconveniente de colocar o UV em serie com o filtro externo é os L/h do filtro serem, normalmente, superiores ao aconselhado.

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se te guiares pela tabela da JBL, colocada pelo miltonleopoldo, vai ser difícil colocar um UV "compatível" com o filtro/Aquário.

 

No meu caso, tenho um aquário com 360L,

quero comprar um UV para a agua ficar mais cristalina,

consultando a tabela, aconselham uma UV de 9W com um caudal de 100 a 200L/h,

mas o meu filtro faz 1200L/h...... provavelmente teria de comprar um UV de 36W(???)...... €€€€€€€

 

A melhor solução seria um UV de 9W e uma bomba com o caudal apropriado.

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vi este tópico aprendi finalmente para que serve realmente o filtro UV.

 

Só tenho uma pergunta acham que para um a aquário tipo 80*30*40 ou 80*40*40, sem ser muito plantado com plantas fáceis e com peixes ditos mais fáceis de manter como escalar, colisa, betta, etc, compensa ter um filtro UV para reduzir as TPA's?

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando a boleia quem precisar de lampadas UV pode comprar no ebay também a metade do preço.

 

Comprei 2(5W e 9W) a semana passada na UK e em 4 dias estavam em Lisboa...e estão a funcionar lindamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:puppydogeyes: Aiiiixxxxxxx....... mas isso tem 46Cm de cumprimentos... pá... não me cabe no meu armário! ;)

 

 

:mrgreen:

hummm.... belo preço sim senhor, com portes fica em menos de 50€... um filtro de 36W. help

mais do que isto paguei eu pelo material para o meu de 15W DIY! ;)

 

 

Prontux... fiquei sem argumentos contra os filtros UV em serie com os filtros! :thumbup3:

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ligando em linha com um filtro tb consegues fazer isso, basta ligares a ficha de do uv ao temporizador

 

bem, não me tinha lembrado dessa... tens toda a razão.

 

bem, os preços desse ebay, fiquei de queixo caído, mesmo com os portes, fica num valor muito apetecível

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então para um filtro que faça 1000L/h o ideal seria um UV de 36W é isso?Sendo isso tenho que cravar alguém para me comprar isso ;) é que o ebay é um mundo que nunca explorei ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.