Projecto novo !!!


Psicadelic

Recommended Posts

Boa noite, um ano depois de meter iniciado na aquáriofilia, decidi mudar o meu aquário de água doce de 100 x 40 x 50 para o escritório e comprar um novo para a sala.

 

Em primeiro lugar gostaria de saber se é possivel ter um aquário de água salgada na sala, tenho medo que faça muito barulho devido a quantidade de equipamento.

 

Em segundo lugar se a resposta a minha primeira pergunta for o sim, gostaria de saber o que recomendavam a nível de medidas de aquário e sump, no máximo posso meter 1,50 x 45 x 60, estas são para mim as medidas máximas que posso meter na sala, a nível de sump não faço a minima que tamanho deve ter, e como deve ser se tiverem sugestões agradecia.

 

Em relação à coluna seca tb tive a ler no fórum e reparei que alguns utilizadores usam a coluna de água a meio do aquário enquanto outros usam a um canto, gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.

 

O aquário vai ser para ficar em cima de uma armação de ferro, (que tb vou fazer), enconstado de trás e do lado direito a uma parede, como vou começar tudo do 0 e com tempo e paciência e pelos vistos muitos €€€€ gostaria que me ajudassem a elaborar um bom projecto para não fazer asneira e não ter a mulher a perna, pois mesmo assim está dificil de convencer ;)

 

Obrigado

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´Boas

Tu de certeza que não te queres referir à coluna de água, mas sim á coluna seca 8)

A coluna de água é a água que há no aquário...

A coluna seca, é por onde vai a água para a sump...

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´Boas

Tu de certeza que não te queres referir à coluna de água, mas sim á coluna seca :)

A coluna de água é a água que há no aquário...

A coluna seca, é por onde vai a água para a sump...

Cumps, Daniel

 

 

Sim é isso, coluna seca digo bem ja corrigi ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A coluna seca funcionalmente podes colocar onde quiseres, esteticamente tem a ver com o layout que pretendes construir. Geralmente todos nós pretendemos esconder a coluna seca por isso como no teu caso o aquário vai ter a lateral esquerda visivel, aí NÃO seria um bom local para a colocares.

A minha modesta opinião, tenta ver o maior numero de aquários "caseiros" possivel. Vais aprender muita coisa e ter acesso a métodos e ideias que provavelmente ainda não te tinham ocorrido que te vão ajudar a melhorar o teu projecto.

 

Estou a assumir que os 45cms é de profundidade, se conseguires ir um pouco mais além, era optimo. 55-60cms de profundidade é uma medida razoável.

 

Já que moras aqui ao lado, se quiseres vir espreitar o meu estás à vontade, tem apenas 3 meses de montagem e podes seguir alguns dos passos de montagem aqui aqui

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A coluna seca funcionalmente podes colocar onde quiseres, esteticamente tem a ver com o layout que pretendes construir. Geralmente todos nós pretendemos esconder a coluna seca por isso como no teu caso o aquário vai ter a lateral esquerda visivel, aí NÃO seria um bom local para a colocares.

A minha modesta opinião, tenta ver o maior numero de aquários "caseiros" possivel. Vais aprender muita coisa e ter acesso a métodos e ideias que provavelmente ainda não te tinham ocorrido que te vão ajudar a melhorar o teu projecto.

 

Estou a assumir que os 45cms é de profundidade, se conseguires ir um pouco mais além, era optimo. 55-60cms de profundidade é uma medida razoável.

 

Já que moras aqui ao lado, se quiseres vir espreitar o meu estás à vontade, tem apenas 3 meses de montagem e podes seguir alguns dos passos de montagem aqui aqui

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

 

Boas Rui, por acaso tenho seguido o teu projecto com atenção e tenho tirado de lá umas ideias, uma questão que te estava para colocar era em relação a segurança, da coluna seca, só tens mesmo um tubo a sair do aquário certo ? Tenho visto ai montagens que fazem o chamado tubo "ladrão" vale a pena ?

 

Em relação ao tamanho no maximo posso tentar os 50cm e mesmo assim a mulher vai-me matar em relação ao tamanho ias para 1,20 ou 1,50 ?

 

Em relação ao convite será era muito bom se desse para ir dar uma espreitadela para tirar mais algumas dúvidas que me estão a ocorrer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O motivo pelo qual eu mandei fazer o furo de esgoto da coluna seca com 50mm foi com a intenção de este ter uma dupla função, esgoto e tubo ladrão. A função do tubo ladrão é a de ter um segundo esgoto caso o primeiro venha a entupir. Geralmente o tubo ladrão fica alguns centimetros mais elevado do que o esgoto e, em caso de entupimento do esgoto, a água dentro da coluna seca sobe mais um pouco e continua a escoar para a sump prevenindo uma suposta inundação que teria origem no transbordo de água do aquário.

Após conversas com outras pessoas que mantêm aquários há mais tempo e sem utilização de tubo ladrão, resolvi não o implementar e optei antes por ter um tubo de descarga bem mais largo do que o caudal da minha bomba de retorno exigiria.

Ora de onde vem a água para o aquário? Do compartimento da bomba de retorno da sump e esse compartimento na minha sump está dimensionado para trabalhar com 35 litros de água lá dentro. Mas como a entrada de água da minha bomba de retorno se situa a 5 cms abaixo desse nivel de água quer dizer que, uma vez interrompido a alimentação de água à sump (através do esgoto da coluna seca, a bomba apenas consegue bombear para o aquário sensivelmente 12 litros de água. Como a linha de água do aquário se situa a 5 cms do bordo do vidro do aquário, este tem capacidade para levar quase 40 litros de água além do que lá se encontra em normal funcionamento logo mesmo qeu apanhe com os 12 litros a mais no caso de um possivel entupimento, jamais dará origem a inundação, o pior que pode acontecer é a bomba de retorno ficar a trabalhar a seco, sem água.

E, convenhamos, entupir um tubo de esgoto de 50mm de diametro é dificil...

 

Em relação ao comprimento, no meu caso 150cms já implicaria custos que eu não estou neste momento disposto a manter visto que iluminar 150cms apenas com 2 HQIs penso não ser viável logo implicaria uma terceira lampada com os encargos de aquisição e manutenção mensal. Também implica maior volume de água a trocar, mais água de reposição, enfim, tudo aumenta com o aumento da litragem, do aquário. Cada um sabe do valor que quer investir :?:

 

Quando quiseres cá aparecer é só enviares MP e combinamos. Vê o mais que puderes porque se aprende muito, do que se deve e do que não se deve fazer ;)

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia do Rui é coerente, mas temos que ter em atenção a uma coisa também! Caso o escoamento entupa, a quantidade de água que sobe é pouca e não cria problema...e a bomba de retorno? Uma boa bomba de retorno custa cerca de €50 ou mais...a trabalhar em seco por umas horas....era uma vez uma bomba! Temos que ter em atenção isto também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E, convenhamos, entupir um tubo de esgoto de 50mm de diametro é dificil...

 

 

Eu concordo com essa parte, mas na parte da torneira dizes que está apenas aberta a 80%, será que ai poderá entupir ???

 

Em relação à altura do aquário recomendam 50cm 55 cm ou 60 cm ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Tal como o Pedro menciona no meu caso tenho de ter atenção à bomba a trabalhar em seco mas, entre a possibilidade de uma bomba estragada e uma casa inundada nem sequer penso duas vezes :mrgreen: (bom..se estivesse a usar uma red dragon de mais de 400 Euros era capaz de pensar duas vezes :mrgreen: )

E também se pode colocar um sensor cortando a alimentação da bomba de retorno caso a água no aquário ultrapasse a altura normal, etc.

Em caso de entupimento sim, de facto o tubo ladrão pode salvar a situação mas, no meu caso, considero que a possibilidade de entupimento é remota pelo que não o fiz.

Com um bom planeamento de toda a estrutura podemos dificultar imenso a vida ao senhor Murphy.

 

De facto mencionei que o tubo de esgoto estava apenas com 20% do seu diametro livre (tinha a valvula a estrangular o caudal) mas isso apenas aconteceu durante os primeiros dois meses (a ver se coloco essa alteração no meu topico). O motivo pelo qual o fiz era o barulho da queda que, estando o diametro estrangulado, diminuía bastante. Exactamente como me disseram que iría acontecer, ao fim de uns tempos com água a passar por lá, os tubos vão ganhando uma pelicula e deixa de fazer barulho. O meu tubo de esgoto encontra-se neste momento totalmente desimpedido (válvula totalmente aberta).

 

 

Em relação à altura penso que isso será mais pessoal e eventualmente a opção estetica terá maior peso. Pessoalmente prefiro ver aquários mais profundos do que altos mas no teu caso com os 50cms de profundidade maxima eu í apara os 55 ou mesmo 60 de altura. Não te podes esquecer que 3-5 cms vão estar ocupados com altura de areia e depois também vais ter de deixar alguns centimetros de aquário por encher.

 

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem deixo aqui o projecto da estrutura em ferro para o futuro aquário 130 x 50 x 55 a nível do tamanho das barras de ferro estou na dúvida se hei-de fazer com 40mm x 40mm ou 50mm x 50mm, parece-me que 50mm x 50mm seja já um exagero não acham ?

 

 

movelmp9.th.jpg

 

 

O que acham ?? posso começar a soldar :music_singguitar: ???

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas depois de algumas alterações aqui deixo o projecto e o móvel já pronto acabadinho de levar o primário ;)

 

 

movelnovo.th.jpg

 

pict5758.th.jpg

 

 

 

Agora gostaria de saber o que acham de comprar MDF de 19mm para meter em cima para levar o aquário ?

 

Abraços.

 

PS: Depois de ver a foto tive que ir limpar o rodapé se não a mulher matava-me se visse lá a tinta !!!! :(

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal tenho umas dúvidas para a continuação da montagem do meu móvel, em relação as tomadas gostaria de saber quantas tomadas em média voces usam nos vossos aquários, estou a pensar em meter 10 será pouco ???

Outra dúvida era em relação ao silicone para colar o aquário já que vou começar com a sump, para água salgada é diferente de para água doce ??

 

 

O móvel já está mais avançado, já está todo revestido com MDF e isolado com esferovite ;) agora ando a betumar e a lixar !!! :) mais logo meto fotos.

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tomadas eléctricas também já estão prontas omg agora estou com um dilema e agradecia que me pudessem ajudar, em relação a sump o tamanho máximo que posso meter e tirar do móvel é de 73 cm x 37 cm x 50 cm, tb posso meter superior o problema é que só a meto uma vez depois teria que desmontar o aquário em cima para a voltar a tirar, neste caso o que é que fariam ???

 

 

Mais logo posto fotos já com as tomadas eléctricas !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...