Chá como "amendoeira da índia"


Fisherman

Recommended Posts

Boa noite,

 

Já tenho vindo a pensar nisto há algum tempo e, mesmo que possa parecer estúpido, cá vai: Há alguma razão pela qual as folhas de chá não possam servir para o mesmo propósito que as folhas de amendoeira-da-índia?

 

Penso que causa nos humanos os mesmos benificios que causam as folhas de amendoeira nos peixes, ou estou errado?

 

P.s.: Os edits ao longo deste tópico devem-se à substituição do termo "figueira da índia" por "amendoeira da índia".

Editado por Fisherman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Já tenho vindo a pensar nisto há algum tempo e, mesmo que possa parecer estúpido, cá vai: Há alguma razão pela qual as folhas de chá não possam servir para o mesmo propósito que as folhas de figueira-da-índia?

 

Penso que causa nos humanos os mesmos benificios que causam as folhas de figueira nos peixes, ou estou errado?

 

As folhas que o pessoal usa nos aquários são de amendoeira-da-india (embora o raio da árvore tenha tantos nomes que não me admiraria que lhe chamassem também figueira). Quanto a ser em folha ou em pacotes de chã, não creio que fizessem diferença. Aliá´s já vi no ebay a venderem as amendoeira-da-india nas duas maneiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Peço desculpa se me expliquei mal, mas ao dizer chá, queria dizer chá de beber (como chá verde, chá preto, branco, etc...).

Acham que também terá os mesmos efeitos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, antes de mais há muitos tipos de chás, cada um com suas propriedades, por isso o seu efeito será também variável.

 

Dito isto, já li num fórum de Singapura que o pessoal de lá por vezes usava um certo tipo de chá (não sei qual) que segundo alguns teria um efeito positivo, segundo outros, não teria efeito.

Também já li sobre utilizarem chá verde. Quanto a este não creio que tenha qualquer efeito negativo (embora nunca o tenha testado pessoalmente), embora também não possa dar-te a certeza de efeitos positivos. Quanto mais não seja, irá largar taninos (ou semelhantes) na água o que para muitos peixes será agradável.

Quanto a propriedades antisépticas, o mais apregoado que vi em todo o mundo aquarófilo é mesmo a amendoeira-da-india. Muito embora nunca tenha conseguido encontrar qualquer referência a estudos rigorosos quanto aos efeitos desta folha ou de outras.

 

Já agora: também há quem use folhas de bananeira, ou mesmo folhas de carvalho (bastante mais abundantes no nosso pais). Embora não veja o mesmo entusiasmo exagerado que se vê nos defensores da amendoeira da india, creio que estas não terão um efeito inferior ao chá.... :mrgreen:

 

Porque não experimentas e depois nos contas os resultados? É o tipo de experiência que poderá ser útil a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já tinha pensado em avançar com essa ideia, mas depois lembrei-me que é preciso ter cuidado com a seiva das plantas (mesmo que estejam secas, suponho eu).

 

Portanto, vou começar com doses muito pequenas no meu aquário de camarões, porque só tenho dois aquários (de momento ;) ) e não queria fazer grandes experiências com os meus discus, que ainda são pequeninos.

 

Dito isto, vou começar pelo chá verde num aquário com 15 litros, ocupado por reds.

 

Vou actualizando, mas tenho alguns testes da escola que me vão ocupar muito tempo com estudo.

 

E obrigado pela informação! ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Os dois red cherry que coloquei num pequeno recipiente aquecido (parcialmente imerso num aquário) não pareceram sofrer qualquer malefício do efeito de chá verde em saco (um minuto de diluição em cerca de um litro de água).

 

Vou experimentar no aquário todo. A tonalidade dada à agua é em tudo semelhante à da amendoeira-da-índia.

Editado por Fisherman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Usei hoje uma saqueta de chá no aquário dos reds, que tem ~ 15 litros. Demorou algum tempo até diluir, mas deu uma boa tonalidade à água. Os camarões não se incomodam.

 

Preparei também algum chá, aquecido em água. Esperei que arrefecesse à temperatura ambiente e misturei com a água da TPA. Dá, realmente, uma boa cor. :shocked028:

 

A seguir às férias do carnaval hei de experimentar com chá preto, que tem uma cor mais escura.

De seguida, tentarei também deixar a saqueta de chá no filtro (para ver a duração das folhas, e a tonalidade máxima que a água obtém).

 

Cumprimentos!

Editado por Fisherman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Peço desde já desculpa por ter estado tanto tempo sem dar notícias, mas fui passar o carnaval fora, com a família.

 

Godlike, estou a tentar usar o chá para escurecer a água (como as folhas de amendoeira da índia, mas mais viável em termos de preço), mas também a testar alguns benefícios que possa partilhar com os (supostos) da folha de figueira.

 

Hoje decidi ir em frente a "todo o brio", agora que sei que o chá não é tóxico para os reds; deixei lá uma saqueta (ainda lá está), e vou verificar qual é o tom que a a´gua adquire com uma saqueta. Qual não é a minha surpresa quando, ao deixar a saqueta a boiar na água, vejo uns 4 ou 5 reds a "correrem" para aquilo!

 

Tenho duas hipóteses para explicar isto:

 

1 - Estão-se a alimentar de infusórios presentes na saqueta de chá (acho extremamente improvável, pois a saqueta já tinha sido usada para preparar chá)

 

2 - Foram investigar a proveniência de químicos/odores novos na água?

 

De momento pus o chá no filtro (para desilusão dos camarões, suponho! :wink: ), mas o próximo passo será testar as folhas de chá (em saqueta ou intactas) para fazer um fundo de folhas.

 

Quaisquer reparos, críticas e opiniões serão apreciadas e tidas em conta! :scarerun:

 

EDIT: Depois posto algumas fotos! :)

EDIT2: Fui agora verificar o aquário, e há uns dois ou três reds a nadar em frente à saída do filtro, como que a tentar chegar ao chá. Pelos vistos eles gostam muito!

Editado por Fisherman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixar a água com outro cor não haveria duvida disso, só quem nunca fez/bebeu chá não saberia tal coisa, não consigo entender é como vais saber se faz algum bem ou traz algum beneficio à fauna!?!?!?

 

Podes explicar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena pá, reparei agora que tenho vindo a usar "figueira" em vez de "amendoeira". Peço desculpa pela confusão que isto possa ter causado.

 

Agora, quanto a saber se faz bem ao não, vai demorar mais tempo. Mas vou começar com folhas de amendoeira no aquário de discus (que estão a recuperar de parasitas intestinais), e vou tentar mudar para chá (para ver se também tem os efeitos da amendoeira). A parte de saber se acarreta benefícios vai demorar alguns anos, mas por alguma pesquisa que fiz em fóruns estrangeiros, acho que há algum consenso no "sim".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixar a água com outro cor não haveria duvida disso, só quem nunca fez/bebeu chá não saberia tal coisa, não consigo entender é como vais saber se faz algum bem ou traz algum beneficio à fauna!?!?!?

 

Podes explicar?

 

 

Penso que o que se quer é fazer uma experiência se considerarmos que por exemplo o chá verde (obrigado google) tem: carotenóides (fonte natural de vitamina A), tanino, vitamina C, cálcio, potássio, fósforo, flúor e vitaminas do complexo B, parece-me que mal nenhum virá à fauna e à flora nomeadamente se pensarmos nos taninos e nos complexos de vitaminas que o chá contém....

 

Eu por exemplo fervo sempre uma folha de amendoeira da india várias vezes (é mesmo usada como chá para os humanos e para banhos de infusão) e depois de arrefecer coloco no aqua e nunca experimentei qualquer tipo de problemas.... (PS. Atenção ao PH do chá mais ou menos 5.5. portanto cuidado com a quantidade de chá que põem)

 

Por acaso acho que é uma excelente experiência ... afinal se alguém descobriu a amendoeira da india (partido do pressuposto -como eu faço que mal não faz e o que vier por acrescimo é bom) quem sabe daqui não vem uma novidade para o mundo da aquariofilia :wink:

 

 

Off topic: Hugo (a planta que me oferecestes está linda :scarerun:)

Editado por Dragaostki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o que se quer é fazer uma experiência se considerarmos que por exemplo o chá verde (obrigado google) tem: carotenóides (fonte natural de vitamina A), tanino, vitamina C, cálcio, potássio, fósforo, flúor e vitaminas do complexo B, parece-me que mal nenhum virá à fauna e à flora nomeadamente se pensarmos nos taninos e nos complexos de vitaminas que o chá contém....

 

Eu por exemplo fervo sempre uma folha de amendoeira da india várias vezes (é mesmo usada como chá para os humanos e para banhos de infusão) e depois de arrefecer coloco no aqua e nunca experimentei qualquer tipo de problemas.... (PS. Atenção ao PH do chá mais ou menos 5.5. portanto cuidado com a quantidade de chá que põem)

 

Por acaso acho que é uma excelente experiência ... afinal se alguém descobriu a amendoeira da india (partido do pressuposto -como eu faço que mal não faz e o que vier por acrescimo é bom) quem sabe daqui não vem uma novidade para o mundo da aquariofilia :)

 

 

Off topic: Hugo (a planta que me oferecestes está linda :))

 

Eu não disse que fazia mal, tal como muito pelo contrário as folhas de amendoeira da índia, só fazem é bem, a minha dúvida é como pretende comprovar que aquilo faz bem sem ser largar a cor....

 

Uma coisa é o chá fazer-nos bem pois é ingerido, nos peixes e demais não será bem assim que poderá ser (ou não) assimilado.

 

P.S. Ainda bem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se "goglarem" mais um pouco iram ver que as folhas de amendoeira da india tambem servem para chá para consumo humano.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

vou comprar numa vasta loja de plantas e árvores designada de" nursery " é para os lados do oeiras parque se pelo caminho virem ou viram um regador gigante a dizer " nursery " vou lá hoje se tiver dou uma apitadela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tinha !!! Ele pediu-me para ir na segunda-feira falar com o " senhor Dr. engenheiro agronomo " mas não tenho pachorra para isso !!!

E afinal em portugal chama-se Viplant se alguem quiser passear é em :

 

Qt Quintã Vila Fria, PORTO SALVO, LISBOA 2740-000

Tel: 214431163

Cumprimentos

hugo feio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais