A Aquariofilia No Mundo


Recommended Posts

Entrei neste mundo a relativamente pouco tempo, mas logo percebi que a aquariofilia não se resume apenas a ter um peixe num aquário redondo e dar-lhe de comer porque gostamos de vê-lo comer, a aquariofilia é ter um pedaço de uma parte do mundo em nossa casa, é poder observar a natureza que ainda não foi destruída pelo homem. Quando finalmente entendi o significado da palavra aquariofilia dirigi-me a uma loja, e deparei-me com peixes pintados, piranhas já com 10 cm em aquários de 50 L , os vendedores e dizerem disparates para venderem os peixes, etc. Fui pesquisar á net e descobri que as leis sobre a aquariofilia eram muito poucas e a maior parte delas não eram cumpridas. Acho que todos devemos lutar para que a aquariofilia seja mais do que 90% das pessoas pensa que é, acho que devemos lutar pela preservação da natureza, acho que devemos lutar contra modificações que façam os peixes sofrer, acho que devemos lutar para a aquariofilia seja para quem sabe, para quem quer e para quem gosta. Sei que se tornássemos a aquariofilia no que todos desejamos haveria menos pessoas no mundo com aquários, mas as que tinham sabiam que tinham uma pérola em casa...........

 

Desculpem mas tive de desabafar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou-te a conclusão que em função da aquariofilia muitos ecossitemas são destruidos pela colheita desenfreada de especies para venda. Pesquisa mais um pouco e vais ver que o grande mal da aquariofilia não se limita aos peixes pintados ou mal acondicionados. Antes pelo contrário, há outras questões mais profundas e muito mais horríveis neste mundo aquático.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

Tou totalmente de acordo com tigo, as , leis da aquarioiflia são pouco restritas e só se limitam a termos de exportações, ainda agora estava a ver o não á crise e vi uma cena de um pixe dourado num saquinho e chega lá um putu e fura o saco que se começa a esvaziar, o peixe morre axficçiado, tudo gravado, que vergonha.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se existisse fundos de incentivo para os criadores tentarem reproduzir especies em vias de extinsão com a finalidade de repor as necessidades do mercado e de forma a salvaguardar os habitats, isso sim era uma mais valia...

 

A culpa é de todos nós... praticamente todos nós compramos cardinais. Esta especie encontra-se em risco à algum tempo e ninguém se importa.. tantos os vendedores como os compradores.. pois se alguma das partes intervisse de forma correcta... das duas uma... ou não havia peixes para vender ou então não existia pessoas para os comprar!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser uma ideia disparatada ou até repetida mas podia ser interessante criar um topico onde se referia especies que compramos que estão em vias de extinção porque há quem compre especies dessas e desconheça o facto. que dizem???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ideal mesmo seria a reprodução deles.

 

Hoje em dia alguem vais buscar guppys á natureza?

porquê?

Porque são criados em grande escala em tanques em cativeiro.

 

porque é que não se faz o mesmo com os tetras?

porque para eles é mais facil atirar uma rede e capturar aos milhares...

 

o que hoje se captura falando em discus e o que se capturava á alguns anos, de certeza que já é muito menos...

e é de elogiar a quem se dedica de corpo e alma á reprodução destes maravilhosos bichos...

 

eu tou a fazer a minha parte...

... montei recentemente um aqua de propósito para tentar a reprodução de narizes-de-Bêbado

se conseguir relato tudo tintim por tintim para o fórum para que o pessoal também começe a fazer e assim reduzindo a prócura nas lojas.

 

tou a tentar fazer o mesmo em relação aos caridinas japónica, mas não consigo encontrar fémeas ovadas(se alguem tiver ou souber de alguem que tenha, pesso que me contactem o mais urgente possivel por MP)

 

vamos a ver como vão correr as coisas...

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser uma ideia disparatada ou até repetida mas podia ser interessante criar um topico onde se referia especies que compramos que estão em vias de extinção porque há quem compre especies dessas e desconheça o facto. que dizem???

 

Já existe um tópico, criado pelo membro lmsalgado, que tem como função divulgar os peixes que estão em vias de extinção ou em risco.

 

Deixo aqui o link: Tópico sobre espécies em via de extinção ou ameaçadas

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

 

Concordo plenamente, pois reproduzido podemos diminuir a captura dessa espécie.

 

Eu também recentemente construí dois aquários próprios para reprodução, tudo a baixo custo, pois não serão aquário para ambiente mas sim para reprodução.

 

Eu sei que há muitos que os fazem nos seus aquários, mas será o suficiente?

 

Penso que não. É claro que não estou a dizer para todos arranjarem um aquário para reproduzir uma espécie, pois é óbvio que nem todos nem capacidade financeira ou tempo para tal.

 

Mas acho que mesmo assim todos nós podemos pegar na nossa cota de responsabilidade e fazer a nossa parte, reproduzindo as nossas espécies, em vez de comprar mais para ter mais espécies e encher o aquário.

 

Reproduzir em casa e vendendo, é melhor que capturar e vender. As pessoas que fazem isso, fazem pois sai mais barato e é mais fácil. Mas esquecem-se de um pequeno pormenor mas grande ditado, passo a citar: "As vezes o barato sai caro". Tornando este ditado mais especifico ao assunto em causa: "Capturar para alimentar a procura leva a nunca mais haver resposta para essa procura".

 

Cumprimentos

Editado por Octávio Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OFF-TOPIC

 

Baixinho, as caridinas para eclodirem os ovos necessitam de água salobra..

 

Cumps

 

 

Tenho caridinas no meu plantado vai para 3 anos, dizem que eles têm um limite de vida de um a dois anos. Tenho mais do que os que tinha...nunca me lembro de ter metido lá sal...mas também nunca os reproduzí :confused4:

 

Relativamente a espécies ameaçadas....

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/pages/home.php tem sempre alguns temas interessantes sobre este assunto

 

http://www.nationalgeographic.com/ com uma boa pesquisa, aprendesse muito do que se passa neste mundo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OFF-TOPIC

 

Baixinho, as caridinas para eclodirem os ovos necessitam de água salobra..

 

Cumps

 

 

eu sei

 

tenho tudo o que preciso para os reproduzir

 

só me falta mesmo é a fémea ovada, mais nada.

 

sabes de alguem Godlike?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caridinas japonicas não têm aqueles ovinhos amarelos como os red cherrys ou outros camarões, os ovos são muito pequenos e dificeis de ver a olho nú. Mas julgo que em qualquer colónia é fácil encontrar femeas "ovadas"...mas este não era o tema do tópico...

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu sei

são em muito maiores quantidades...

 

peço desculpa por estar a dissipar o tema original do tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caridinas japonicas não têm aqueles ovinhos amarelos como os red cherrys ou outros camarões, os ovos são muito pequenos e dificeis de ver a olho nú. Mas julgo que em qualquer colónia é fácil encontrar femeas "ovadas"...mas este não era o tema do tópico...

 

Sim, apesar de ser uma espécie e de estarem a falar da sua "manutenção" e reprodução, o assunto está a fugir.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que o pessoal fez com os discus e com os guppys ( criação ) é um exemplo do que nós podemos fazer. Neste momento, ninguém vai buscar discus á natureza pois os preços são sempre para cima dos 150 enquanto criado em cativeiro encontramos discus a 15, ou seja, um discu capturado, custa o mesmo que 10 discus criados em cativeiro..

 

Uma das medidas que devemos tomar é tentar comprar o menos possível em lojas, e tentar comprar mais aqui no forum... quanto menos procura as lojas tiverem mais caros os preços ficam, logo as pessoas já não vao olhar para os peixes como um animal que se morrer compra-se outro a 2 euros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo para não comprar em lojas, pois irá levar várias empresas à falência. Podemos é, criar os nossos animais e vendê-los ás lojas, a particulares, etc. Assim, abrimos os olhos às pessoas que os apanham no seu habitat, fazendo com que percebam que cria-los é fácil e mais rentável para o ambiente.

 

Já existe cada vez mais pessoas a criar os seus próprios peixes. Ainda há pouco tempo notou-se um número maior de pessoas que reproduzem corydoras, outros a reproduzir bettas, escalares, entre outro.

 

É isso que deve ser feito. Não devemos abrir os olhos aos próximos aquariofilistas fazendo as lojas aumentar o preço para que eles vejam os peixes como preços altos sendo mais caro repor caso morram, pois isso não é ser aquariofilista mas sim investidor.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que o pessoal fez com os discus e com os guppys ( criação ) é um exemplo do que nós podemos fazer. Neste momento, ninguém vai buscar discus á natureza pois os preços são sempre para cima dos 150 enquanto criado em cativeiro encontramos discus a 15, ou seja, um discu capturado, custa o mesmo que 10 discus criados em cativeiro..

 

isso não é bem assim

 

existem várias empresas que capturam discus, agora a quantidade que é capturada é que tem vindo a diminuir...

 

agora, porque é que ainda se capturam na natureza?

porque há criadores que procura boas linhagens, linhagens puras, é por isso... e isso compensa o dinheiro gasto...

 

eu digo-vos com sinceridade. Eu não sou contra a captura de peixes selvagens...

se formos a ver bem, os nativos também os caçam para a sua alimentação, nós pescamos para comer...

 

agora a questão é se a sua captura é sustentavel...

 

è a mesma questão do bacalháu...

devido a ser pescado de uma forma não sustentavel, ele agora encontra-se em grande perigo de extinção...

Hà que aprender dos nossos amigos bosquimanos na austrália.

se nós(europeus e não só) estivessemos no lugar deles e vissemos um ninho de avestruz com 6 ovos grandes e com um aspécto delicioso, de certeza que os levava-mos todos. Os bosquimanos não, eles tiram no máx 3 para poder dár continuidade á espécie.

 

O mesmo se aplica a nós. Se tivermos uma recolha sustentável, a espécie vais perdurar, e é isso que se quer...

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ainda acreditas que as pessoas fazem uma recolha sustentável??? o que elas querem é dinheiro.... se podemos criar os peixes em cativeiro e os preços ainda serem mais baratos que se os peixes fossem capturados, então qual o interesse de capturar? na pesca começa-se a fazer a mesma coisa, chama-se aquicultura............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ainda acreditas que as pessoas fazem uma recolha sustentável??? o que elas querem é dinheiro.... se podemos criar os peixes em cativeiro e os preços ainda serem mais baratos que se os peixes fossem capturados, então qual o interesse de capturar? na pesca começa-se a fazer a mesma coisa, chama-se aquicultura............

 

 

é exactamente o que eu disse

que o ideal éra que se fize-se uma recolha sustentável

não disse que eles a fazem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu penso que a solução mais sustentável é mesmo a criação em cativeiro.

 

Cumprimentos

 

 

exactamente

acho que todos sabemos isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais