Calha para terrario DIY


college

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

 

Como alguns de vocês repararam a algum tempo que andava atrás de uma calha de iluminação para o terrario das minhas Hieroglyphicas. Como ainda não tinha encontrado uma que me resolvese o problema, após ler alguns topicos e ter puxado um pouco pela cabeça decidi fazer a minha propria calha, que passo a mostrar com muito orgulho.

Vou tentar descrever por passos as varias fazes e materiais utilizados neste processo.

 

 

 

 

 

 

A minha primeira fase foi a preparação, ou seja a idealização do projecto (maqueta) e sondagem de materiais e preços do mesmo.

 

 

 

 

 

gallery_30822_1212_12180.jpg

 

gallery_30822_1212_136028.jpg

 

 

 

 

 

 

A segunda fase foi a montagem. Dentro desta seguem-se os seguintes passos:

 

 

 

 

1º Corte e dobragem dos perfis de aluminio nas medidas pretendidas.

 

 

 

 

 

gallery_30822_1212_426257.jpg

 

 

gallery_30822_1212_471168.jpg

 

 

 

 

Em baixo o perfil central ja dobrado.

 

 

 

gallery_30822_1212_162820.jpg

 

 

 

 

 

 

2º Dobragem da chapa exterior.

 

 

 

 

gallery_30822_1212_327113.jpg

 

 

 

 

Em baixo a chapa exterior ja dobrada.

 

 

 

 

gallery_30822_1212_533677.jpg

 

 

 

 

 

3º Rebitar o perfil cental aos pés de apoio.

 

 

 

 

gallery_30822_1212_912472.jpg

 

 

 

 

 

4º Primeiro ensaio.

 

 

 

 

gallery_30822_1212_166108.jpg

 

 

 

 

 

5º Colocação dos apoios estanques e fazer ligaçoes de ensaio.

 

 

 

 

gallery_30822_1212_320566.jpg

 

 

 

 

 

6º Numa caixa a parte escondi, por uma questão estetica, o balastro e restante fiarada. Caixa essa que tive que furar pa colocar um interruptor e passar os fios.

 

 

 

 

gallery_30822_1212_189375.jpg

 

 

gallery_30822_1212_467359.jpg

 

 

 

 

 

7º Ensaio final ja com tudo montado.

 

 

 

 

gallery_30822_1212_699610.jpg

 

 

 

 

 

8º Resultado final ja com a calha no aquario.

 

 

 

 

gallery_30822_1212_583578.jpg

 

 

gallery_30822_1212_969863.jpg

 

 

 

 

 

 

Para estar concluido a 100% so falta o reflector que estou a espera que chegue.

 

 

 

Agora vamos a contas. Com muito espanto a conta final deu aproximadamente o valor de uma calha nova, mas o gozo que me deu montar foi bastante recompensante.

 

 

2 suportes estanques T8 = 4.79€

1 lampada Repti Glo 15W = 14.95€

1 reflector 45cm = 6.50€

1 chapa aço-inox e dois perfis de aluminio = 18.45€

1 balastro electronico = 5.00€

1 switch = 0.48€

Fios e ligadores ja tinha

 

Conta final = 50.17€

 

 

 

Espero que gostem e comentem.

Duvidas? É só perguntar.

 

Cumps e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom...

 

O primito anda a fazer umas coisas jeitosas... Apanha-me fora no fim de semana e toca a pôr mãos à obra.. Muito bem..

 

É claro que o verdadeiro efeito final será quando vier o reflector, mas de qualquer forma, bom trabalho

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está porreiro sim senhor! Essa grelha perfurada ajuda bastante no "arrefecimento" da lâmpada. Então depois de colocar o reflector fica impecável. Uma pequena pergunta! Na foto abaixo, os fios que ligam aos casquilhos das lâmpadas, são daqueles fios para ligar colunas. É fio adaptado para som. Foi só mesmo para testes, ou deixas-te ficar? Com o tempo esse fio vai trazer-te problemas, porque não é o apropriado para esse tipo de tensões. A foto a que me refiro é esta:

 

gallery_30822_1212_320566.jpg

 

 

De resto nada apontar! Depois do reflector na calha, mostra aí ao pessoal como ficou o produto final.

 

 

;)

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Fico mais descansado! Que fio(s) colocas-te? Dei de caras agora há dias com um fio que servia às mil maravilhas para isso! Redondo, cinzento, cerca de 4.5mm de diâmetro, com cinco condutores, preparado para 250Volts e em silicone! Pena e que não sei onde comprar esse tipo de fio. Já procurei por montes de casa e nada! Ninguém conhece esse tipo de cabo. Tenho de apanhar um Técnico da PT e perguntar-lhe, já que esse tipo de fios estava numa Torre de Feixes Hertzianos, no centro do país. Se entretanto descobrir, pode ser que se arranje uns metros.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Fico mais descansado! Que fio(s) colocas-te? Dei de caras agora há dias com um fio que servia às mil maravilhas para isso! Redondo, cinzento, cerca de 4.5mm de diâmetro, com cinco condutores, preparado para 250Volts e em silicone! Pena e que não sei onde comprar esse tipo de fio. Já procurei por montes de casa e nada! Ninguém conhece esse tipo de cabo. Tenho de apanhar um Técnico da PT e perguntar-lhe, já que esse tipo de fios estava numa Torre de Feixes Hertzianos, no centro do país. Se entretanto descobrir, pode ser que se arranje uns metros.

 

 

Cumps.

 

 

Boas David,

 

Esse fio é que era ideal. Eu utilizei fio normal mas tive que passar dois fios em vês de um só.

Eu vou procurar nas casas da especialidade aki no porto pode ser que arranje. Depois digo-te algo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais