aquário de tanganyika


ruioliveira

Recommended Posts

Estou a montar um aquário onde colocarei umas espécies do lago tanganyika. Gostava de saber a vossa opinião.

O aquário tem 120x60x65 cm.

Colocarei um rectangulo de 50x20 (aproximadamente) de valisnérias para servirem de filtro e também para darem algum verde. Também colocarei Salvinia natans com as mesmas funções, além de servirem de refúgio e de armazem de comida para eventuais alevins.

Colocarei uma pedra grande (34 kgs) calcária e mais um amontoado de pedras, dois montes de conchas e deixarei uma grande parte do fundo livre. O fundo será areia da praia.

A filtragem será assegurada por dois Eheim exteriores.

Estou a pensar meter um cardume de ciprychromis leptosomas (o número depende do preço e das minhas economias), Xenotilapia papilio (1casal, um trio...) e uns conchicolas (multis, simillis, ocellatus).

O que dizem? Sugestões?

abraços

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Parece-me uma escolha acertada... cheers

 

A acrescentar talvez uns "rock-dwellers", talvez uns lamprologus ou julidochromis para ocuparem as rochas.

Como só escolheste incubadores bucais (mais os conchicolas) não deve haver problemas... :D

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- Não te esqueças, quando encontrares Cyprichromis eu também quero! 8):P:P:P

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Rui excelente escolha pelo biotopo Tanganyika.

 

Em relão aos leptosomas, são faceis de arranjar, até existem criações nacionais deles. Eu no entanto recomendo sempre os Paracyprichromis nigripinnis que são "primos" dos leptsomas pois tem uma cora vermelha forte com umas listas suaves de azul. São também peixes de meia agua e de cardume, são um pouco mais dificil de arranjar e também um pouco mais caros, mas para mim são sem duvida dos mais bonitos do lago Tanganyika.

 

Quanto as Xenotilapias são sem duvida muito bonitas e existem diversas variantes da papilio. No entanto e apesar de so crescerem até cerca de 8cm tem por hábito andar pelo fundo do aquario o que poderá causar algumas guerras com os Shelldwellers.

 

Quanto ao layout do fundo eu se fosse a ti não pensava muito nisso pois os shellies dão a volta a isso tudo em dois tempos. Bem podes por doi montes de conchas que eles espalham-nas pelo substracto tudo e enterram-nas num apíce.

 

Como disse o Diesel_Car uns rock dwellers não ficariam mal, algo para habitar as rochas, e as escolhas são imensas.

 

Queria também felicitar-te por pores planta no biotopo, muita gente não as põe com medo que eles as comam, mas devem lá estar e as valisnérias são a escolha acertada.

 

Boa sorte com o teu projecto e depois vai mandando fotos.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou indeciso nessa questão dos "rock-dwellers". Jullies estão completamente postas de parte, leleupi é uma hipotese. Mas acho que qualquer que eu ponha vai comer demasiados alevins que por lá andem.

Também li que as xenotilapias, quando não estão em fase reprodutiva, costumam ficar nas rochas.

A dúvida entre nigripinnis e leptosomas foi ganha pelos segundos. Os nigripinnis exigem um aquário mais dedicado a eles (em termos de iluminação, algas) acho eu. Além disso acho os leptosomas mais bonitos (o preço ajuda).

Talvez haja algum lamprologus que me atraia, assim sempre fico com espaço para mais uma espécie.

Mas essa questão da reprodução tocou-me, realmente são quase todos encubadores bocais. Há algum "rock-dwellers" que ponha lá os ovos e que não me coma os alevins todos? Eu também gosto dos eretmodus, mas são encubadores bocais (quem é que pensava que isso era só para malawy?!).

Abraços

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vejo que estás bem informado sobre o tanganika, pensa nos tanganicodus para a zona das rochas, mas garante uma oxigenação 100%. Os cyprichromis que tenho visto no mercado não valem grande coisa...importação directa é mais segura, 2 machos 3 fêmeas é o mínimo, e compensa, pois passado 1 ano recuperas o capital em vendas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a lembrar-te os tanganikodus irsacae...Eu perdi os meus mas conto voltar a adquiri-los, ou melhor, no meu caso vou para os spathodus ou Eretmodus cyanostictus ( o meu predileto neste momento, dada a beleza e robustez)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais