Agua com pó


Recommended Posts

Boas,

aqui fica a minha primeira questao de iniciado:

 

Comprei um aquario em kit. 60x30x38 quem vem com um filtro aquapor 300l/h, um termostato scuba 100W e lampada 15W.

Comprei o areão, lavei-o, coloquei-o no aquario....... e 40 litros de água deitados devagarinho......

 

Deitei o "produto" para "criar" as bacterias e liguei tudo para iniciar o cliclo do azoto. Acho qué assim quem se chama.

ah, e liguei o tubinho das bolhas... :P

Já la vao 2 dias a agua continua com particulas de pó a "nadar".

 

Isto é normal? Tenho visto aqui pelo forum que normalmente ao fim de 2 ou 3 dias a agua fica cristalina. Eu nao tenho notado melhorias na lucidez da água.

 

Será o filtro mto fraco?

Se desligar as bolhas, parece que o po desaparece pois no o vejo a boiar à superficie, mas com as bolhas anda a "nadar". Será que estou a puxar o po do ar para dentro do aquario?

 

Obrigado

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso e normal...eu tbm tenho disso...penso que sejam as bacterias :P

Editado por William
quote desnecessário

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como o aquario é novo vais ficar pelo menos mais alguns dias com a agua "branca", que matéria filtrante tens no filtro? se tiveres so esponja grossa vais ter de colocar uma mais fina depois dessa.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem um espoja com malha larga, e um saquinho por cima que penso que seja o carvao. parece terra preta.

Editado por William
quote desnecessário

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o carvão não é necessário para já, só se deve utilizar depois da utilização de algum tratamento ou para agua "amarelada", aconcelho-te a arranjar esponja mais fina para colocares a seguir á grossa.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem um espoja com malha larga, e um saquinho por cima que penso que seja o carvao. parece terra preta.

 

tira esse sakinho, so te vai remover os nutrientes na agua....isso so é utilizado depois de tratamentos...

usa massas filtrantes (ceramicas) e lã filtrante super barata e da para meses

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pó? hummmm . . . se estiver mesmo a tona da agua são bactérias anaérobias, é normal que isso apareça.

 

se for mesmo dentro da agua então é do areão. mete uma esponja mais fina e tenta aumentar a litragem / hora. se conseguires mete lã de vidro que é mesmo muito fino e filtrate isso tudo 5estrelas. se isso for carvão na minha opinião é melhor tirares porque o carvão activo mata - te todas as bacterias da agua. tenta ver o que tras o filtro e se for isso tira o carvão e mete lã de vidro.

 

vai dando noticias

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção djmanu, o carvão não mata bactérias nenhumas, O carvão activado tem a capacidade de colectar selectivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.

 

Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigênio de certas madeiras, a uma temperatura de 800°C a 1000°C, tomando-se o cuidado de evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade.

 

Os usos mais comuns para o carvão activado são a adsorção de gases (na forma de filtros) e no tratamento de águas, onde o carvão se destaca por reter nos seus poros impurezas e elementos poluentes. tirado da Wikipédia.

o que seria de nós se o carvão mata-se as bacterias.

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado a todos pelas ajudas. Mas os principiantes sao assim mesmo... so perguntas parvas e uma ansiedade enorme de ver os primeiros resultados ;)

A agua ao fim de 3 dias esta cristalina, quase apetece beber....

 

usa massas filtrantes (ceramicas) e lã filtrante super barata e da para meses

 

Isso vende-se nas lojas de animais?

O meu filtro tem cerca de 6 dedos de altura. Os 4 de baixo tem a esponja preta de malha larga e os 2 de cima o carvao. Este espaco é suficiente para trocar por ceramica e la filtrante?

O ciclo esta quase no final. Caso seja possivel esta troca, estava a pensar primeiro trocar o carvao pela lã, para manter as bacterias que esta nao outra esponja, e so umas semanas depois trocar a esponja preta pela ceramica, uma vez que ja teria alguma colonias na lã.

Estou a pensar bem , ou é preferivel trocar todo o material do filtro de uma vez so?

 

Obrigado

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

não removas o carvão, é bastante util.

Lê este Artigo: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=1619

Deves tambem acrescentar algumas ceramicas para ajudar na filtragem biologica.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso é para agua salgada onde o uso do carvão activado é diferente, em agua doce ao utiliza-lo, se por exemplo usares macros e micros para fertilização ele vai retira-los da coluna de agua, como disse só se deve utilizar a seguir a tratamento com medicamentos.

as cerâmicas só se devem utilizar se tiveres espaço.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não concordo, e o que dizes não está provado.

O Carvão retira uma parte dos nutrientes, mas quem faz TPA e fertilização regulares não nota essa diferença.

Todos os aquarios tem tendencia a ter uma carga biologica bem mais elevada do que o habitat natural.

Remover uma parte dos nutrientes das plantas não faz mal nenhum, se pensares que tambem remove substancias prejudiciais como metais pesados etc.

O Carvão é uma excelente matéria filtrante e deve ser utilizado com regularidade.

É claro que esta é apenas a minha opinião.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo com a utilização regular do carvão, alias, se o utilizei foi só no inicio e nunca mais usei, existem diversos materiais filtrantes menos prejudiciais ao ecossistema do nosso aquário que o carvão, acho este material demasiado radical, principalmente na iniciação de um aquário... e creio que depois com o tempo é-nos totalmente desnecessário...

Quando filtramos o aquário não é apenas para a água ficar cristalina, nisso o carvão é bom, mas não sou muito apologista, pode alterar os niveis da água, caso a manuteção não seja muito regular etc...

 

 

EDIT: além do mais, nem tudo o que é favorável na água salgada o é na água doce, na maioria tudo se inverte...

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não concordo, e o que dizes não está provado.

O Carvão retira uma parte dos nutrientes, mas quem faz TPA e fertilização regulares não nota essa diferença.

Todos os aquarios tem tendencia a ter uma carga biologica bem mais elevada do que o habitat natural.

Remover uma parte dos nutrientes das plantas não faz mal nenhum, se pensares que tambem remove substancias prejudiciais como metais pesados etc.

O Carvão é uma excelente matéria filtrante e deve ser utilizado com regularidade.

É claro que esta é apenas a minha opinião.

 

Cumps

 

julgo que estás a subestimar o carvão activado, eu trabalho na industria açucareira e um dos materias utilizados para remoção da cor da matéria em bruto é o carvão activado, digo-te já que remove á volta de 85% da cor inicial e restantes compostos, ao estares a utiliza-lo regularmente em aquario e fertilizares é mandar dinheiro fora.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.