Flourish Excel


Jorge Oliveira

Recommended Posts

Para ir á fonte é complicado mesmo e para estes litros diários :? e o teste é novo da JBL bang e eu já desmontei o aqua todo e voltei a montar com novo substrato (agora akadama) e novas plantas e voltei ao mesmo.Limpo o fundo nas TPA's,limpo os filtros todos os 15 dias a 3 semanas e não saio disto.É o meu desespero :puppydogeyes: agora já tenho umas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratoides ou lá como se chama,a ver se elas + o flourish e K diário ajudam em algo,senão não sei mesmo.Talvez mudar de casa :transport027: é que já cheguei a ponderar vender tudo ::D:

 

Boas Noites

 

Não sei se ajudará mas cá vai a minha experiência com nitratos e fosfatos elevadíssimos na água da rede :

 

A água da rede na zona onde resido (Almada) tb tem nitratos e fosfatos em valores elevadíssimos a ponto de ficar sempre nos valores máximos dos testes da Sera. Isto para além de um Ph de 8.4. Claro que as algas eram uma praga dentro do aquário :puppydogeyes:

Ainda andei uns tempos a fazer TPA's com água de garrafão mas não é nada prático para além de tb ter custos elevados. Então optei por arranjar um recipiente suficientemente grande onde coloco a água que vai servir para a TPA semanal.

Como o aquário é de 100l arranjei um recipiente que leva 30l. Nesse recipiente coloquei uma bomba de água para agitar ( e que tb utilizo para automatizar a TPA) e lá dentro meto turfa, BioNitratex e Fosex. Ao fim de uma semana a água está prontinha para o aqua já com o Ph a 6.8 e Nitratos e Fosfatos a 0.

Em termos de custos exigiu algum investimento inicial no recipiente e na bomba de água mas depois tem compensado largamente em relação ao custo da água em garrafão, para além de que é bem mais prático e fácil de fazer a TPA apartir do recipiente com a ajuda da bomba de água.

A turfa mudo mais ou menos de 3 em 3 meses (se fôr de boa qualidade) e o Bionitratex e o Fosex já estão a trabalhar à cerca de 6 meses sem darem sinal de "cansaço".

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua ajuda mas isso para mim irá ser impossível,visto mudar cerca de 50 a 80L pelo menos a cada 2 dias,ou pelo menos 4 a 5 vezes por semana.Mas obrigado na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens sempre a hipótese de utilizar produtos como resinas e afins para retirar os nitratos ou ainda plantas que sejam excelentes a retirar os nitratos da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens sempre a hipótese de utilizar produtos como resinas e afins para retirar os nitratos ou ainda plantas que sejam excelentes a retirar os nitratos da água.

 

Boas!

 

O Hugo Silva tem toda a razão! Eu antes de optar por colocar o BioNitratex e o Fosex no tal recipiente onde preparo a água das TPA's experimentei em primeiro lugar colocar ambos no filtro e tb resultava mas o problema é que assim tinha os nitratos e fosfatos sempre a zero dentro do aqua o que tb era demais pois tenho muitas plantas e assim elas ficavam sem nutrientes.

Em relação ao Fosex e ao BioNitratex não são bem resinas e são bem mais eficientes e duradouros que a maioria das resinas que aí andam (pelo menos experimentei algumas e não obtive os resultados que obtive com estes 2 produtos). No caso do BioNitratex são umas saquetas que formam uma colónia de bactérias que vão consumir os nitratos. Vai ao site da JBL e lê a informação que lá está!

No teu caso com TPA's tão frequentes é natural que mesmo que coloques estes produtos no filtro não consigas colocar os nitratos e fosfatos perto do zero mas talvez conseguisses reduzir bastante.

 

Boa sorte!

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais