Flourish Excel


Jorge Oliveira

Recommended Posts

Boas.

Eu comprei agora o Flourish Excel a ver se finalmente extermino as BBA.Mas não percebi bem a dosagem,quantos ml devo meter para os 300L e em que dias?Quanto ml a seguir a TPA?Peço desculpa pela pergunta de n00b.

 

obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquarios ja montados, 5 ml "uma tampa" para cada 200 litros, todos os dias ou dia sim dia não. Isto é o que diz na embalagem.

Se a Tpa for superior a 40% da agua do aquario, é 5 ml por cada 40l litros.

Espero ter ajudado.

Editado por bpetrucci
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7.5ml por 300lt.

 

Mesmo que seja um TPA > 40% usa essa dose 7.5ml, afim de evitares excesso de CO2.(Já tive um problema de sobredosagem de excel num aqua em que os peixes estavam a tona da agua a tentar respirar(tive baixas) por excesso de CO2,tive de fazer um TPA de urgencia).

 

Por isso faz 7.5ml por 300lt. diarios ou dia sim, dia não.

 

Doses de 5ml por 40lt, pessoalmente acho que deve ser usado para arranque de plantados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.Vou então guardar isto banana rock

BBA here I go :medieval_mace: a ver se é desta que as expulso do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há uns tempos estive a pesquisar sobre o Excel e neste tópico o Luís Fortunato dizia para parar os filtros e seringar o Excel em cima das algas, comigo resultou.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Presumo que te refiras a Black Brush Algae.

 

Por experiência própria digo-te que o Excel de pouco ou nada serve contra esta alga, especialmente se já estiver num estado muito avançado.

A melhor forma que arranjei para me livrar dela foi com SAE´s e o corte das folhas mais afectadas. No meu caso só tinha nas Anubias.

Pelo que reparei os SAE comem essa alga quando ainda está num estado inicial, depois disso não lhe tocam.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Presumo que te refiras a Black Brush Algae.

 

Por experiência própria digo-te que o Excel de pouco ou nada serve contra esta alga, especialmente se já estiver num estado muito avançado.

A melhor forma que arranjei para me livrar dela foi com SAE´s e o corte das folhas mais afectadas. No meu caso só tinha nas Anubias.

Pelo que reparei os SAE comem essa alga quando ainda está num estado inicial, depois disso não lhe tocam.

 

1 Abraço

 

 

Olá,

 

Mário, deves ser dos poucos que afirma tal coisa (baseando-me nos relatos aqui no fórum pois nunca utilizei tal produto). Claro que a utilização de Excel para exterminar as BBA's será diferente do normal. (filtros parados, colocado directamente sobre a alga, concentração deverá ser mais elevada do que o normal).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Presumo que te refiras a Black Brush Algae.

 

Por experiência própria digo-te que o Excel de pouco ou nada serve contra esta alga, especialmente se já estiver num estado muito avançado.

A melhor forma que arranjei para me livrar dela foi com SAE´s e o corte das folhas mais afectadas. No meu caso só tinha nas Anubias.

Pelo que reparei os SAE comem essa alga quando ainda está num estado inicial, depois disso não lhe tocam.

Desculpa, mas a par do Hugo, tenho de discordar por completo desta tua afirmação...

 

O Excel remove a BBA de maneira eficaz... se queres provas, vai ao tópico aqui colocado pelo Hugo no post acima.

 

Nesse meu aquário, só tinha neons e otocinclus... não precisei de SAE's nem outros bicharocos quaisquer para me remover as BBA.

A aplicação do Excel, aliada a uma fertilização rigorosa, é mais do que suficiente para eliminar as BBA...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só falo daquilo a que assiti no meu aquário.

Apesar de não usar o Excel, mas o EasylifeCarbo, presumo que sejam identicos.

 

Apliquei por várias vezes com seringa, com os filtros desligados, 2/3x aquilo aconselhado e vi poucos ou nenhuns resultados.

 

Como referi, a melhor maneira que descobri para eliminar a BBA foi retirar as folhas afectadas.O pouco que vai surgindo é prontamente devorado pelo meu SAE, mas apenas nessa fase inicial.

 

Faço o plano de fertilização diário da Seachem e tenho os valores nos niveis "aconselhados" NO3 - 10ppm ,PO4 - 1ppm, CO2 - 30ppm, etc...

 

Também já li muitos casos de sucesso com a utilização do Excel e não digo que sejam mentira, mas comigo não resultou. A não ser que o Excel seja diferente do EasyCarbo, mas já li em vários sitios que a base é a mesma.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário.

 

Só falo daquilo a que assiti no meu aquário.

Me too... aliás, coloquei fotos que o comprovam :sorry: A menos que não acreditem em mim.

 

Apesar de não usar o Excel, mas o EasylifeCarbo, presumo que sejam identicos.

Tanto quanto sei, não são exactamente iguais...

 

Apliquei por várias vezes com seringa, com os filtros desligados, 2/3x aquilo aconselhado e vi poucos ou nenhuns resultados.

 

Como referi, a melhor maneira que descobri para eliminar a BBA foi retirar as folhas afectadas.O pouco que vai surgindo é prontamente devorado pelo meu SAE, mas apenas nessa fase inicial.

 

Faço o plano de fertilização diário da Seachem e tenho os valores nos niveis "aconselhados" NO3 - 10ppm ,PO4 - 1ppm, CO2 - 30ppm, etc...

Pois... não sei. Comigo funcionou, e continua a funcionar...

 

Eu uso cerca de 1 mL por dia de Flourish Excel, por cada 20 litros de água. A fertilizar todos os dias, tanto Macros como Micros, com uma TPA semanal ou quinzenal de 75% ou maior.

 

Também já li muitos casos de sucesso com a utilização do Excel e não digo que sejam mentira, mas comigo não resultou. A não ser que o Excel seja diferente do EasyCarbo, mas já li em vários sitios que a base é a mesma.

 

1 Abraço

Sobre o Easy Carbo não posso opinar, uma vez que nunca o usei. Sobre o Excel não funcionar, lá está... não digo que seja o teu caso, mas até pelo Fórum já vi relatos de pessoas a dizer que aquilo não serve de nada. Não podemos pensar que o Excel é um anti-algas e que as mata a todas. Não... o Excel pode ter benefícios como algicida, mas por si só não faz grande coisa. Se o queremos utilizar devidamente, há que o aliar a uma boa fertilização.

 

Como diria o banner de um dos nossos Patrocinadores aqui do Fórum: "Não há milagres..."

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário,

 

Se usaste o EasylifeCarbo, não usaste o Seachem Excel, logo não podes afirmar que não funciona.

Deve existir alguma diferença na composição.

 

Muitas vezes duplica-se a dose recomendada ou triplica-se...mas isto pode ter consequencias se tiveres fauna sensivel isto porque podes presenciar um genucidio de invertebrados ou peixes(Corydoras panda por exemplo).

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas já tendo a BBA num estado avançado que devo fazer?O meu problema é que tenho a BBA por todo o lado,plantas,xistos,troncos :? eu já nem sei que fazer,comecei á 3 dias com o Excel mas se é preciso fertilizar com algo mais fico a apanhar do ar :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Milton

 

De facto tinha ideia que os produtos eram pelo menos semelhantes na sua composição e que a sua utilização como algicida teria os mesmos resultados.

 

Por outro lado, tive bons resultados com o EasyCarbo em pequenos surtos de Staghorn Algae que tive no meu 54L. Nesse aquário não tinha BBA ao contrario do meu 135L.

Em 2/3 dias as algas mudavam de cor gradualmente até ficarem brancas e definhavam.

Esse facto levou-me ainda mais a ficar com a ideia da semelhança dos 2 produtos.

 

Estou a par dos perigos da sobre-dosagem, especialmente nos invertebrados e fui aumentando gradualmente a dose e ficando atento à reacção dos peixes. Sinceramente nunca notei nada de anormal.

 

Julgo que o assunto das algas, é mais complexo do que fazem dele e muitas vezes as pessoas tentam reduzi-lo à aplicação do produto X ou do Algueiro Y.

Claro que todos nós temos fauna algueira, claro que todos nós usamos este e aquele produto para ajudar a combater as algas, mas como o banner dizia e o nosso amigo Luís bem relembrou "Não há milagres..."

 

Se tiveres um aquário destabilizado a nivel de parametros e nutrientes, não há fauna ou produto milagroso que te valha.

 

Por exemplo, o meu 135L só tinha 1 tipo de alga (Green Spot) em quantidades minimas, fiquei sem KCl durante umas 2 semanas e morreu-me o unico SAE que tinha, pimba, surto de BBA nas Anubias, resultado Green Spot desapareceram, Fosfatos subiram.

 

Comecai a fertilizar novamente com K, introduzi 1 SAE e retirei as folhas mais afectadas, passado uma semana xau BBA, Green Spot começaram a aparecer e os Fosfatos a diminuir.

 

Por outro lado , por vezes as soluções são mais simples do que pensamos, bastou começar a alimentar 2/3x semana com comida congelada para as Green Spot praticamente desaparecerem.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas já tendo a BBA num estado avançado que devo fazer?O meu problema é que tenho a BBA por todo o lado,plantas,xistos,troncos :? eu já nem sei que fazer,comecei á 3 dias com o Excel mas se é preciso fertilizar com algo mais fico a apanhar do ar :?

 

Já fizeste os testes à água, especialmente Nitratos e fosfatos?

Fazes algum tipo de fertilização?

 

Mete o resto do setup que é mais facil de perceber o que se passa.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estive agora a ver o tópico que criaste.

 

Logo à partida tens um problema com a água da rede. Nitratos a 40 :puppydogeyes:

Se esse problema se mantiver, tens de pensar numa solução para isso. não conheces nenhuma fonte ou poço de confinça aí na zona onde possas ir buscar água?

Porque se continuas com esses valores de nitratos e fosfatos, não acredito que a simples adição de Excel te vá dar grandes resultados.

Tenta introduzir plantas de crescimento rápido e uns SAE´s para ver se te vão dando uma ajudinha enquanto estabilizas os parametros da água.

Se as plantas estão assim tão mal como dizes, optava por retirar as folhas mais afectadas e até eventualmente trocar algumas.

 

Provavelmente começava também a fertilizar com K e P e seguia atentamente os valores para ver se havia alterações.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ir todos os dias buscar 80L de água é dose :) mas que quantidade de K e P ?Já agora K é :) o P penso que seja Potássio?Isso acho que tenho por aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os valores não estiverem estáveis pouco te vai servir o excel....

 

Tens de arranjar solução para baixar os nitratos... apesar de achar estranho nitratos a 40 da rede é muita fruta.. será que o teste não tá estragado... ou alguém do forum que viva perto de ti te possa dar uma ideia do valor de NO3 da torneira dele?

 

O excel é usado directamente nas algas para ajudar a erradicar as mesmas... tipo 5ml todos os dias (desligas tudo o que faça agitação na água e injectas aos poucos o excel em cima das algas e passado 5min ligas novamente os equipamentos) mas com esses parametros é do tipo exterminas umas quantas algas no dia seguinte aparecem novamente.... e no teu caso mesmo que consigas estabilizar o NO3 vai ser muito complicado de erradicar BBA, era mais facil remontar o aquario!

 

Cumps e boa sorte nessa guerra :thumbdown2:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá 40 de nitratos na água de rede não me espanta nada, o Ricardo Diogo tem 50 de nitratos na água da rede dele por isso acho que começa a ser "normal" nalgumas zonas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu também tenho!

Ao inicio é uma dor de cabeça, mas depois de engrenar com as fertilizações, até dá para poupar nos fertilizantes de nitratos :kissroadkill:

 

Exacto

 

Mas só depois de as condições estarem estabilizadas e de muitos testes, se pode chegar a um equilibrio. Tem de se perceber a quantidade certa de àgua a mudar para manter os Nitratos em valores aceitáveis.

 

Pelo que percebi no outro tópico criado pelo Jorge, os valores que ele tem no aquário são:

 

NO3 - 120ppm biggrin

PO4 - 0.2ppm

 

Ou seja, estar a fazer TPA´s de 80L/dia com 40 ppm de nitratos de pouco ou nada serve.

 

Se fosse eu fazia o seguinte:

 

Arranjava plantas (muitas) para te consumir esses nutrientes. Se não queres andar com plantações, arranja plantas flutuantes.

 

Arranjava água de uma fonte ou um poço com NO3 - 0 e começava a fazer TPA´s granditas (50%) até os valores de NO3 descerem ai para os 10/20 ppm

Tentava manter os Fosfatos a 1ppm com fertilização.

Começava a fertilizar com K tipo 5ppm diários e mantinha os restantes valores debaixo de olho para estar atento às alterações.

 

Depois de os valores estarem estabilizados, começava gradualmente a utilizar a água da rede com TPA´s pequenas (10/20%) mantendo sempre os testes à água.

 

Depois de chegar a um ponto em que já me permitisse chegar a algumas conclusões, elaborava um plano de fertilização diária com a introdução gradual de Micros e Ferro tentando manter sempre os Nitratos e Fosfatos dentro de limites aceitáveis.

 

Se algumas pedras e plantas estão assim tão afectadas, julgo que a melhor solução é mesmo troca-las.

 

Mais uma vez repito, com esses valores não é o Excel que te vai ajudar.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ir á fonte é complicado mesmo e para estes litros diários :? e o teste é novo da JBL bang e eu já desmontei o aqua todo e voltei a montar com novo substrato (agora akadama) e novas plantas e voltei ao mesmo.Limpo o fundo nas TPA's,limpo os filtros todos os 15 dias a 3 semanas e não saio disto.É o meu desespero :smilecolros: agora já tenho umas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratoides ou lá como se chama,a ver se elas + o flourish e K diário ajudam em algo,senão não sei mesmo.Talvez mudar de casa :kissroadkill: é que já cheguei a ponderar vender tudo biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ir á fonte é complicado mesmo e para estes litros diários :? e o teste é novo da JBL bang e eu já desmontei o aqua todo e voltei a montar com novo substrato (agora akadama) e novas plantas e voltei ao mesmo.Limpo o fundo nas TPA's,limpo os filtros todos os 15 dias a 3 semanas e não saio disto.É o meu desespero :puppydogeyes: agora já tenho umas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratoides ou lá como se chama,a ver se elas + o flourish e K diário ajudam em algo,senão não sei mesmo.Talvez mudar de casa :transport027: é que já cheguei a ponderar vender tudo ;)

 

 

O problema da água da rede pública começa alastrar por todo o País.

Em Vila do Conde / Póvoa de Varzim é frequente esses níveis de nitratos(>= 40).

A unica solução que encontrei para os controlar, e mesmo assim, sem resultados excelentes foi

adiconando Prime e colocando resinas nos filtros...

 

 

minimizo os estragos, mas não resolvo o problema !

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais