Escalar com hexamita


Caipiro

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou muito preocupado com o meu escalar.

 

À algum tempo vi um buraco pequenino entre o olho e a narina, e andei a pesquisar, e as conclusões a que cheguei foi que era hexamita.

Aqui está a foto:

DSC04551.jpg

 

Comprei o Sera Flagellol para tratar o hexamita. Separei o escalar e tratei-o conforme o folheto durante 3 dias. Após isto, voltei a colocá-lo no aquário.

Depois, deixei passar 2 dias e coloquei 1/4 pastilha Flagyl no aquário, não sei se fiz mal aos outros peixes, mas não queria estar a stressar ainda mais o escalar por tirá-lo outra vez de lá, e também mata algum parasita que ande à solta no aquário.

 

Mas desde quando tirei o escalar do aquário da 1ª vez que ele não come, e já lá vão 10 dias!! :?

Deito flocos, já deitei larvas de mosquito congeladas, artémia congelada, e mesmo passando a frente da boca não come. Apenas bicou uma larva de mosquito, mas mastigou e depois jogou fora.

 

Então na sexta-feira (8º dia de greve de fome) decidi comprar Sera Fishtamin, para ele ao menos ter vitaminas para ir "vivendo", e também comecei a usar Decalcit, e também já aproveito e trato também as ampulárias.

 

Já não sei o que faço mais, daqui a uns dias ele morre mas é de fome.

 

Será que alguém tem alguma sugestão?

 

Ah, o setup do aquário é:

90L reais

ph - 7.6

gh - 3dH

kh - 4dH

Amonia - 0 mg/l

Nitritos - 0 mg/l

Nitratos - 20 mg/l

Flora diversa, Fauna 4 corydoras, 1 pleco, 3 colisas, 1 gourami, 1 escalar pequeno + este doente, 1 ramirezi, 1 CAE, 1 botia, 4 danios

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas antes de fazeres esse tratamento ao hexamina ele já não comia?

 

A desparasitação com flayl não faz mal nenhum aos outros peixes mas da maneira que a fizeste não vai ter qualquer efeito

 

Flagyl na água é um comprimido para cada 50l de água durante 12h, depois fazer uma tpa de 30% e voltar adicionar o flagyl, tens de fazer isto de 5 a 8 dias

 

Se preferires podes utilizar fluvermal, dá menos trabalho mas não é aconselhável a peixes muito debilitados, 1ml para cada 10l de água, ao final de 24h tpa de 40% e repetir o processo novamente passado 8 dias

 

Vê se baixas esses nitratos e já agora o ph tb :?

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto aos nitratos acho que estão um bocado altos penso eu, não tenho a certeza, até sou capaz de estar a dizer um disparate

Esse pH é muito alto para o escalar. eles gostam de ácido até neutro.

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas antes de fazeres esse tratamento ao hexamina ele já não comia?

Só 2 dias antes de retirá-lo ele já nao comia. E ele ficava louco com as larvas de mosquito, agora nem lhes toca

A desparasitação com flayl não faz mal nenhum aos outros peixes mas da maneira que a fizeste não vai ter qualquer efeito

 

Flagyl na água é um comprimido para cada 50l de água durante 12h, depois fazer uma tpa de 30% e voltar adicionar o flagyl, tens de fazer isto de 5 a 8 dias

Confesso que não sabia da metodologia deste tratamento, sendo assim vou começar a fazê-lo correctamente.

Se preferires podes utilizar fluvermal, dá menos trabalho mas não é aconselhável a peixes muito debilitados, 1ml para cada 10l de água, ao final de 24h tpa de 40% e repetir o processo novamente passado 8 dias

 

Vê se baixas esses nitratos e já agora o ph tb :?

Os nitratos, vou tentar baixá-los, mas o ph não é muito fácil.

Editado por Caipiro

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem já comecei a fazer o tratamento com Flagyl como deve ser.

E quanto à alimentação do bixinho? Será que ele não vai morrer por não comer nada? Os escalares aguentam muito tempo sem comer?

Alguém sabe alguma maneira de "obrigar" o escalar a comer?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente todos os peixes aguentam ainda largos periodos de tempo sem comer penso eu.

Ja deixei os meus, e sao de pequeno porte 1 semana e picos sem comer, e nem a cor se perdeu e muito menos se notou que tavam mais magros.

E não paravam quietos na mesma. Parecia que tinham comido todos os dias.

Penso que nao morrerá.

Mas mais opinioes devem aparecer, talvez a minha teja errada.

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após o 1º dia do tratamento de Flagyl, fiz a TPA e depois apliquei novamente a dose.

O escalar mantém-se sereno, continua a não comer, a respiração continua ligeiramente acelerada, mas notei uma respiração ligeiramente mais ofegante, isto é, abre mais a boca para respirar, e por vezes (vi 2 vezes) abre a boca toda e mantem aberta por uns 2 segundos, até parece que tem dificuldades em respirar. Não sei se será mau indício.

 

O que acham?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois, deixei passar 2 dias e coloquei 1/4 pastilha Flagyl no aquário, não sei se fiz mal aos outros peixes, mas não queria estar a stressar ainda mais o escalar por tirá-lo outra vez de lá, e também mata algum parasita que ande à solta no aquário.

 

 

 

Então na sexta-feira (8º dia de greve de fome) decidi comprar Sera Fishtamin, para ele ao menos ter vitaminas para ir "vivendo", e também comecei a usar Decalcit, e também já aproveito e trato também as ampulárias.

 

Boas

 

Ao deitares flagyl nesta quantidade fizeste com que os parasitas ficassem resistentes ao metronidazol.

 

 

Se preferires podes utilizar fluvermal, dá menos trabalho mas não é aconselhável a peixes muito debilitados, 1ml para cada 10l de água, ao final de 24h tpa de 40% e repetir o processo novamente passado 8 dias

 

Boas

 

Fluvermal para tratar hexamita? Hexamita é um flagelado intestinal e o fluvermal não serve para matar flagelados.

 

 

 

Ontem já comecei a fazer o tratamento com Flagyl como deve ser.

 

Sinceramente acho que ja vai tarde mas eu optava por aumentar a dosagem para o quadruplo.

 

 

Após o 1º dia do tratamento de Flagyl, fiz a TPA e depois apliquei novamente a dose.

O escalar mantém-se sereno, continua a não comer, a respiração continua ligeiramente acelerada, mas notei uma respiração ligeiramente mais ofegante, isto é, abre mais a boca para respirar, e por vezes (vi 2 vezes) abre a boca toda e mantem aberta por uns 2 segundos, até parece que tem dificuldades em respirar. Não sei se será mau indício.

 

O que acham?

 

Boa sorte...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fluvermal para tratar hexamita? Hexamita é um flagelado intestinal e o fluvermal não serve para matar flagelados.

 

O tratamento ao hexamina ele disse já o ter concluído com Sera Flagellol conforme as indicações no folheto

 

Comprei o Sera Flagellol para tratar o hexamita. Separei o escalar e tratei-o conforme o folheto durante 3 dias. Após isto, voltei a colocá-lo no aquário.

Depois, deixei passar 2 dias e coloquei 1/4 pastilha Flagyl no aquário, não sei se fiz mal aos outros peixes, mas não queria estar a stressar ainda mais o escalar por tirá-lo outra vez de lá, e também mata algum parasita que ande à solta no aquário.

 

Se leres bem o que eu escrevi verás que foi referente á desparasitação que ele disse ter feito com apenas 1/4 de comprimido de flagyl

 

A desparasitação com flagyl não faz mal nenhum aos outros peixes mas da maneira que a fizeste não vai ter qualquer efeito

 

Flagyl na água é um comprimido para cada 50l de água durante 12h, depois fazer uma tpa de 30% e voltar adicionar o flagyl, tens de fazer isto de 5 a 8 dias

 

Se preferires podes utilizar fluvermal, dá menos trabalho mas não é aconselhável a peixes muito debilitados, 1ml para cada 10l de água, ao final de 24h tpa de 40% e repetir o processo novamente passado 8 dias

 

 

cumprimentos

 

:medieval_mace:

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ao deitares flagyl nesta quantidade fizeste com que os parasitas ficassem resistentes ao metronidazol.

 

Quer dizer que por apenas eu ter deitado 1/4 da pastilha na 1ª vez, o resto do tratamento fica sem efeito? Não creio, mas os melhor entendidos no assunto, devem confirmar isso... ou não!

 

Sinceramente acho que ja vai tarde mas eu optava por aumentar a dosagem para o quadruplo.

 

Para o QUADRUPLO??? Os meus peixes não são "drogados", queres dizer que eu devia passar a usar 8 pastilhas no tratamento?? Acho que vou continuar a fazê-lo direitinho conforme o william indicou. Até porque o escalar esta manhã quando apliquei a dose, já retomou a respiração que tinha antes, ainda que ligeiramente acelerada.

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tratamento ao hexamina ele disse já o ter concluído com Sera Flagellol conforme as indicações no folheto

 

 

 

Se leres bem o que eu escrevi verás que foi referente á desparasitação que ele disse ter feito com apenas 1/4 de comprimido de flagyl

 

 

 

 

cumprimentos

 

:discuss_gathering:

 

Sim disse já ter usado o Sera flagellol e não ter tido resultados e pediu a opinião sobre tratamentos alternativos para o hexamita por isso alertei.

 

Quanto ao facto de se ter usado 1/4 de comprimido eu reparei que eras contra essa situação.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Quer dizer que por apenas eu ter deitado 1/4 da pastilha na 1ª vez, o resto do tratamento fica sem efeito? Não creio, mas os melhor entendidos no assunto, devem confirmar isso... ou não!"

Para o QUADRUPLO??? Os meus peixes não são "drogados", queres dizer que eu devia passar a usar 8 pastilhas no tratamento?? Acho que vou continuar a fazê-lo direitinho conforme o william indicou. Até porque o escalar esta manhã quando apliquei a dose, já retomou a respiração que tinha antes, ainda que ligeiramente acelerada."

 

Sim porque isto de medicação tem uma lógica, não é andar a atirar medicamentos para a agua a torto e a direito que vai haver milagres.RIDÍCULO. "Melhores entendidos"???Não é preciso ser entendido no assunto para se saber que aplicar 1/4 de comprimido quando se devem usar 2 comprimidos para o tratamento é um perfeito disparate e ainda responder "Não creio" baseado em absolutamente nada ainda torna tudo mais absurdo.

 

Até podia continuar com 1/4 por dia que a mim não faz diferença absolutamente nenhuma.Aqui as pessoas pedem ajuda, sempre tentei ajudar, cometem erros, sempre tentei ajudar a corrigir mas não entendo o que procura no fórum quando aplica dosagem de medicamentos baseando-se em menos que o senso comum, quando a dosagem já foi testada, e comprovada.Mas se sabe do assunto força, faça isso também consigo a ver como resulta, quando o medico passar uma receita, tome menos que o medicado, afinal será o medico o "melhor entendido" no assunto ou será o senhor?

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim porque isto de medicação tem uma lógica, não é andar a atirar medicamentos para a agua a torto e a direito que vai haver milagres.RIDÍCULO. "Melhores entendidos"???Não é preciso ser entendido no assunto para se saber que aplicar 1/4 de comprimido quando se devem usar 2 comprimidos para o tratamento é um perfeito disparate e ainda responder "Não creio" baseado em absolutamente nada ainda torna tudo mais absurdo.

 

Até podia continuar com 1/4 por dia que a mim não faz diferença absolutamente nenhuma.Aqui as pessoas pedem ajuda, sempre tentei ajudar, cometem erros, sempre tentei ajudar a corrigir mas não entendo o que procura no fórum quando aplica dosagem de medicamentos baseando-se em menos que o senso comum, quando a dosagem já foi testada, e comprovada.Mas se sabe do assunto força, faça isso também consigo a ver como resulta, quando o medico passar uma receita, tome menos que o medicado, afinal será o medico o "melhor entendido" no assunto ou será o senhor?

 

Eu abri este tópico no sentido de obter ajuda, e aceito a sua ajuda inclusive, mas peço desculpa por tê-lo ofendido, não era de todo essa a minha intenção. Apenas da maneira como escreveu, pareceu estar a exagerar.

 

Mas pareceu-me um exagero quadriplicar a medicação. Ou seja, passar a deitar 8 pastilhas em 90L? Digamos que funcionava com o escalar (que até precisa), mas os restantes peixes não estarão a ser sobredosados com um medicamento que (em princípio) não necessitam? Ou será melhor retirar o escalar e tratá-lo sozinho?

 

Se eu continuar a fazer o tratamento normal com 2 pastilhas, acha que há possibilidades de tratar as parasitas, apesar do erro que cometi no 1º dia? Ou necessito de tomar outra medida (mesmo a de quadriplicar a medicação)?

Editado por Caipiro

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim disse já ter usado o Sera flagellol e não ter tido resultados e pediu a opinião sobre tratamentos alternativos para o hexamita por isso alertei.

Quanto ao facto de se ter usado 1/4 de comprimido eu reparei que eras contra essa situação.

 

Mais uma vez não leste o que foi escrito, o que ele disse que foi o escalar deixou de comer quando ele o retirou do aquário principal, que depois o tinha tentado desparasitar e foi a essa questão que eu respondi e tentei ajudar.

 

Mas desde quando tirei o escalar do aquário da 1ª vez que ele não come, e já lá vão 10 dias!! :sad2:

Deito flocos, já deitei larvas de mosquito congeladas, artémia congelada, e mesmo passando a frente da boca não come. Apenas bicou uma larva de mosquito, mas mastigou e depois jogou fora.

 

Quanto ao tratamento do hexamina se foi bem feito já não o precisa repetir, mas os buracos causados provavelmente nunca mais saem, tive dicus que os buracos nunca mais desapareceram.

 

Quanto ao escalar não comer é teres paciencia, faz a desparasitação correctamente e aguarda, pouco mais podes fazer.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu abri este tópico no sentido de obter ajuda, e aceito a sua ajuda inclusive, mas peço desculpa por tê-lo ofendido, não era de todo essa a minha intenção. Apenas da maneira como escreveu, pareceu estar a exagerar.

 

Mas pareceu-me um exagero quadriplicar a medicação. Ou seja, passar a deitar 8 pastilhas em 90L? Digamos que funcionava com o escalar (que até precisa), mas os restantes peixes não estarão a ser sobredosados com um medicamento que (em princípio) não necessitam? Ou será melhor retirar o escalar e tratá-lo sozinho?

 

Se eu continuar a fazer o tratamento normal com 2 pastilhas, acha que há possibilidades de tratar as parasitas, apesar do erro que cometi no 1º dia? Ou necessito de tomar outra medida (mesmo a de quadriplicar a medicação)?

 

 

este tópico com muita atenção, tens aí tudo muito bem explicado.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tratamento do hexamina se foi bem feito já não o precisa repetir, mas os buracos causados provavelmente nunca mais saem, tive dicus que os buracos nunca mais desapareceram.

 

 

Quanto ao escalar não comer é teres paciencia, faz a desparasitação correctamente e aguarda, pouco mais podes fazer.

 

abraço

 

Pois, realmente já tinha lido sobre o buraco ficar, mas não é isso que me preocupa, o que me preocupa agora é mesmo a sua alimentação, mas hoje já tenho náuplios de artémia eclodidos e à noite vou ver se ele se "engraça" com umas coisinhas vivas. Entretanto, vou tentando colocar outro tipo de comida à frente dos olhos dele para ver se lhe chega o "cheiro".

 

Relativamente à desparatização, vou no 2º dia de tratamento com 2 pastilhas por dose, esta é a forma correcta segundo o que disseste, não é?

Ou devo, como diz o varez, aplicar uma dose quadriplicada?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim do 3º dia do tratamento, o escalar voltou a não comer, continua igual como antes, com a respiração ligeiramente acelerada. Fiz a TPA do costume e apliquei a respectiva dose.

 

Hoje de manhã ao aplicar a dose matinal, reparei que ele estava com a mesma respiração acelerada, mas agora a respirar à borda de água. Será melhor bombar oxigénio no aquário? Ou será o efeito da fotosintese nocturna que o aquário fica com menos oxigénio?

 

Outra situação: Quando o escalar tava com a hexamita, também reparei em 2 "espinhos" numa das sondas, e agora essa ferida já sarou, mas ficou com um furinho pequeno. O escalar já não tem total controlo da sonda, já que ela quando se encosta em alguma coisa, a sonda dobra. E também está a ficar mais escura do que a outra.

Se ele eventualmente perder parte da sonda, será problemático?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes aumentar o oxigénio para ver se a respiração normaliza, quanto ao resto tens de ter paciencia e acabar o tratamento com o flagyl.

 

Estás a fazer tudo bem agora é teres paciência.

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero agradecer imenso aos foristas que me ajudaram, mas infelizmente foi em vão.

 

Hoje cheguei a casa e deparei-me com o escalar morto. :)

 

Fica aqui o meu Obrigado!

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais