Reef 430l


Hugo Duarte

Recommended Posts

Olá Hugo,

 

Em relação ao Balling:

 

- Quais as dosagens de cada solução?

 

- Qual a densidade do aquário?

 

- Essa discrepância deve-se ao consumo dos corais ou houve alterações noutros parâmetros?

 

 

Se se deve ao consumo dos corais, à excepção do kH, não é com as TPAs que consegues repor os valores de Ca e Mg. Nesse caso, tens de fazer aumentos mínimos nas dosagens dos respectivos até chegares aos valores pretendidos.

 

Não sei qual o kH que costumas ter mas 10 parece-me um pouco elevado para quem está a dosear Vodka e bactérias...

Pode ser que o Ricardo ou o Nelson apareçam para dar uma achega sobre este assunto, visto terem implementado o mesmo método para os sistemas deles.

 

 

Abraço,

André

 

Olá André,

 

nem sempre corre bem por aqui mas hei-de lá chegar!

 

Para já e como as medições dos parâmetros estavam a dar bem (Kh=7, Ca=420, Mg=1280), estava a dosear (inicialmente) diariamente 15ml de cada solução e pretendia ir controlando os parametros de forma a ajustar individualmente as dosagens de cada. Este fim de semana quando fiz novas medições dei com esta desgraça...

 

As soluções foram feitas a partir desta página Balling Method Plus.

 

Não notei diferença nos restantes parâmetros da água, o que pode parecer ser apenas consumo dos corais. O que mais estranho é o facto do magnésio estar assim tão baixo. Já verifiquei os termostatos e não notei que houvesse sintomas de precipitação de cálcio.

 

 

No que diz respeito ao Kh, sempre o tive a 7. Não percebo...

Vou tentar ajustar os valores das soluções, fazendo medições diárias, a ver que evolução possam ter.

 

Os corais até agora têm-se mantido bem, principalmente os duros. A partir do momento em que comecei a adicionar vodka, bactérias e AA, as montiporas ficaram com uma cor mais viva e deixei de notar zonas mais escuras. As Euphylias e a Acropora até agora estão impecáveis.

 

 

Entretanto estou à espera que chegue um aquário para poder transferir os corais e peixes e remodelar este. Quero montar uma coluna seca para esconder os tubos, substituir o papel de fundo e a ver se consigo alterar o layout para algo mais jeitoso.

 

Abç

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 80
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Hugo,

 

Tendo em conta que o pH está a 8.2 e o Ca também está baixo, aparentemente, não houve precipitação, embora as precipitações não afectem só os termostatos mas também as bombas. Nestes dias de calor, provavelmente os teus termostatos mal ligam mas as bombas estão sempre a funcionar... Pelo sim, pelo não, eu verificava as bombas, quanto mais para não haver a hipótese de o material se danificar.

 

Pode realmente ter a ver com os consumos e o facto de estares a dosear demasiados Carbonatos relativamente ao Cálcio, dosagens essas que são excessivas para os consumos dos corais. Corrige apenas o Ca e Mg mas começa pelo Mg e em incrementos mínimos, evitando assim a precipitação do Ca que irás corrigir posteriormente.

 

Em relação ao kH, ou diminuis ligeiramente as dosagens ( reduzias 2ml por semana) ou então manténs e esperas que os consumos dos corais aumentem para que este desça gradualmente até aos 7, compensando ligeiramente se necessário. Tudo isto sempre monitorizado por testes, obviamente. :)

 

Em relação aos corais, é bom saber isso.

Agora com menos peixes concerteza que também tens menos carga orgânica, indo facilitar as coisas para equilibrares o aquário.

 

Se quiseres alguma ajuda com o layout, apita.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Tendo em conta que o pH está a 8.2 e o Ca também está baixo, aparentemente, não houve precipitação, embora as precipitações não afectem só os termostatos mas também as bombas. Nestes dias de calor, provavelmente os teus termostatos mal ligam mas as bombas estão sempre a funcionar... Pelo sim, pelo não, eu verificava as bombas, quanto mais para não haver a hipótese de o material se danificar.

 

Pode realmente ter a ver com os consumos e o facto de estares a dosear demasiados Carbonatos relativamente ao Cálcio, dosagens essas que são excessivas para os consumos dos corais. Corrige apenas o Ca e Mg mas começa pelo Mg e em incrementos mínimos, evitando assim a precipitação do Ca que irás corrigir posteriormente.

 

Em relação ao kH, ou diminuis ligeiramente as dosagens ( reduzias 2ml por semana) ou então manténs e esperas que os consumos dos corais aumentem para que este desça gradualmente até aos 7, compensando ligeiramente se necessário. Tudo isto sempre monitorizado por testes, obviamente. ;)

 

Em relação aos corais, é bom saber isso.

Agora com menos peixes concerteza que também tens menos carga orgânica, indo facilitar as coisas para equilibrares o aquário.

 

Se quiseres alguma ajuda com o layout, apita.

 

 

Abraço,

André

 

Boas,

 

o problema que tive com os peixes acabou por vir resolver a maior dificuldade que ali estava. Excesso de carga orgânica...

Após o último incidente com o escumador, as diatomáceas voltaram à carga e como nunca antes visto. A areia estava totalmente coberta, só se via castanho.

Nestas últimas 2 semanas acabei por fazer 3 TPAs. E diatomáceas nem vê-las!

 

Agora estou a ter uma consequência da adição de vodka: começou a aparecer no areão e nalgumas rochas um pouco de cianos. Deixei de dosear vodka e durante esta semana vou manter apenas o ZeoBak e aspirar diariamente para ver se desaparecem de vez.

Mesmo com o aparecimento de cianos e que espero facilmente controlá-las, estou bastante contente com este método. Quando o comecei tinha NO3=25mg/l e agora tenho medido valores bastante baixos.

 

Tenho andado a controlar Kh, Mg e Ca e alterei as dosagens com calma para não ter demasiadas variações . Para já tenho medido os seguintes valores e aos poucos isto vai ao sítio.

Ca=360mg/l

Kh=9

Mg=1140mg/l

 

Este fim de semana vão entrar novidades de corais. Qdo estiverem no sítio tiro fotos para se ver a evolução do aqua.

 

Abç

Hugo

Editado por Hugo Duarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

após o surto de crypto apenas ficaram os peixes que se veêm na foto. Até agora estão impecáveis e já introduzi o primeiro peixe, um six-line, e provavelmente um dos últimos que irá entrar.

 

A carga orgânica diminuiu bastante e tem sido muito mais fácil controlar. No entanto, falta-me ainda acabar de limpar os vidros todos para que fique bem melhor. Estive bastante tempo sem querer mexer no aquário para não criar ainda mais stress nos peixes e para evitar mais mortes. Este fds já fica limpinho...

 

Quanto aos corais, introduzi umas montiporas e uma acropora. Até agora parece estar tudo bem... Ricordeas, a ver pela foto, crescem aqui como ervas daninhas no meu quintal :girlhitboy:.gif' class='bbc_emoticon' alt='cabecadura' /> Quero ver se tiro quase todas e as vendo. Se alguém estiver interessado...

 

 

Entretanto voltei a reactivar o reactor kalk. Estava a notar flutuações grandes de PH entre noite e dia. Experimentei e agora durante a noite tenho o PH mais alto e portanto mais estável...

Agora só me falta arranjar forma de manter Kh/Ca/MG estáveis sem estar todos os dias a inventar com a seringa....

 

 

d.jpg

 

a.jpg

 

 

Abç

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem percebi, mesmo com as algas que vais tendo no aquario e sem estarem controladas, vais continuando a introduzir vivos? Não deverias fazer uma pausa nos vivos até estabilizar o sistema e acabar com as algas?!

 

Ja agora, como resolveste o problema das diatomaceas?

 

cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem percebi, mesmo com as algas que vais tendo no aquario e sem estarem controladas, vais continuando a introduzir vivos? Não deverias fazer uma pausa nos vivos até estabilizar o sistema e acabar com as algas?!

 

Ja agora, como resolveste o problema das diatomaceas?

 

cumps

 

 

Boas,

 

a quantidade de peixes que tinha era muito superior à que tenho agora e portanto a carga orgânica também. Apenas introduzi o six line e acabou.

O verde que se encontra nos vidros já é resultado de algumas semanas em que não limpei nada para não criar condições de stress.

Mas naturalmente que agora é para deixar o sistema estabilizar e acabar com as algas. Já estou fartinho de ver relvados de futebol nos vidros :P.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

No entanto e embora não pareça pelas fotos, as algas surgem com muito menor intensidade.

 

As diatomáceas foram desaparecendo com o diminuir da carga orgânica e com manutenção bastante rigorosa. TPAs frequentes, limpeza profunda da sump para remover todos os detritos e aspiração do areão e RV. Por outro lado, iniciei também há algumas semanas a introdução de vodka e bactérias. Os nutrientes baixaram bastante, o que acredito que também tenha ajudado. Acho eu...

Mas ainda existe por lá alguma coisa mas já está muito melhor!

 

Abç

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Isso parece estar finalmente a entrar no bom caminho.

Só o facto da areia estar limpa dá logo outro aspecto ao aquário.

 

Ainda assim, gostava de ver outra foto com os vidros mais limpos de modo a apreciar melhor o aquário.

 

Noto que ainda tens a tubagem à mostra...

Ainda estás a pensar dar uma volta a isso?

 

Para automatizares o Balling e promoveres a estabilidade, sugiro ou o novo módulo de bombas da GHL ( Profilux II) com computador integrado e 4 bombas individuais ou o já conhecido módulo da Grotech, igualmente com computador integrado e 3 bombas individuais. São ambos bons sistemas e dispensam a compra de kits mais dispendiosos.

 

Os sps estão porreiros?

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Isso parece estar finalmente a entrar no bom caminho.

Só o facto da areia estar limpa dá logo outro aspecto ao aquário.

 

Ainda assim, gostava de ver outra foto com os vidros mais limpos de modo a apreciar melhor o aquário.

 

Noto que ainda tens a tubagem à mostra...

Ainda estás a pensar dar uma volta a isso?

 

Para automatizares o Balling e promoveres a estabilidade, sugiro ou o novo módulo de bombas da GHL ( Profilux II) com computador integrado e 4 bombas individuais ou o já conhecido módulo da Grotech, igualmente com computador integrado e 3 bombas individuais. São ambos bons sistemas e dispensam a compra de kits mais dispendiosos.

 

Os sps estão porreiros?

 

 

 

Abraço,

André

 

Boas,

 

isto aos poucos e com muita paciência tem ido ao sítio!

 

A remodelação do layout e do aquário só vai acontecer no fim das férias, últimas semana de agosto. Até lá tenho que acabar um curso que estou a fazer.

Mas a idéia principal é de criar um layout mais leve e que permita melhor circulação para evitar zonas mortas. Um dos problemas que tenho no momento é de estar demasiado compacto e isso faz disparar os nutrientes...

Por outro lado, os tubos também vão ficar escondidos com a colocação de vidros (ou acrílico).

 

 

Os vidros já estão limpinhos, inclusive o do fundo. Não foi tarefa fácil mas dá um aspecto muito melhor. Nem parece o mesmo aquário! Fotos devo colocar nos próximos dias.

 

Os SPS têm-se aguentado bem, à excepção da acropora que já passou por algumas das más fases deste aquário e não tem aguentado.

Mas onde noto maior diferença é nas montipora capricornis (acho que seja este o nome) onde o crescimento tem sido enorme.

De resto preciso mesmo de comprar o kit da grotech ou ghl e garantir o máximo de estabilidade, para ver se finalmente consigo ter o aquário no bom caminho.

 

Abç

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aqui vão algumas fotos.

 

Os vidros já estão mais limpos mas ainda não terminei, falta a zona atrás dos tubos e também limpar as bombas.

E claro, falta mantê-los. Alterei um raspador da kent e colei uma lâmina de x-acto na ponta. Consegui limpar o vidro muito rapidamente e agora não custa nada. E compensa....

 

De resto as diatomáceas apareceram mas bem mais fraquinhas, principalmente nas rochas.

A RM que introduzi é que ainda está muito verde mas já começa a ficar cheia de coralina. Acho que mais algum tempo e fica no ponto.

Os SPS é que espero estarem a aguentar!

 

 

9.jpg

 

5.jpg

 

6.jpg

 

7.jpg

 

Abç

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com um ar mais limpo e agradavel, pena as partes veres ainda em algumas rochas.

 

As bombas limpas com uma escova de dentes velha, mesmo com elas no aquario, nao precisa alterares a circulação...

 

Força!

cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Boas,

 

 

Finalmente tenho tempo para começar a fazer as alterações no aquário.

 

A idéia que tenho passa pelos seguintes passos:

- Retirar os peixes e corais para um aquário ou recipiente qualquer que ainda tenho que arranjar. No limite vão para a sump.

- Retirar a RV e lavá-la na água do balde onde vai ficar. A RV poderá ter que sair primeiro para conseguir apanhar os peixes.

- Retirar o máximo de água para conseguir colar os vidros da coluna seca ( não sei se dará com areia ainda lá dentro. Que acham? Há que ter em atenção para não matar a bicharada que está na areia.

- Depois de colado, encher um pouco e colocar a RV. Aqui pretendo colocar bem menos do que tenho. Não gosto nada de ver aquela parede de calhaus. Quero algo bem mais simples, tipo 1 ilha do lado direito que se estenderá até 60% do comprimento do aqua. Algumas dicas para esta parte?

- Depois disto, só fica a restar fazer o resto ehehe

 

Não sei se será a melhor forma de fazer isto. Ainda tenho bastantes dúvidas. Não quero mexer e perder peixeis/corais.

Que dizem?

 

Abaço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Finalmente tenho tempo para começar a fazer as alterações no aquário.

 

A idéia que tenho passa pelos seguintes passos:

- Retirar os peixes e corais para um aquário ou recipiente qualquer que ainda tenho que arranjar. No limite vão para a sump.

- Retirar a RV e lavá-la na água do balde onde vai ficar. A RV poderá ter que sair primeiro para conseguir apanhar os peixes.

- Retirar o máximo de água para conseguir colar os vidros da coluna seca ( não sei se dará com areia ainda lá dentro. Que acham? Há que ter em atenção para não matar a bicharada que está na areia.

- Depois de colado, encher um pouco e colocar a RV. Aqui pretendo colocar bem menos do que tenho. Não gosto nada de ver aquela parede de calhaus. Quero algo bem mais simples, tipo 1 ilha do lado direito que se estenderá até 60% do comprimento do aqua. Algumas dicas para esta parte?

- Depois disto, só fica a restar fazer o resto ehehe

 

Não sei se será a melhor forma de fazer isto. Ainda tenho bastantes dúvidas. Não quero mexer e perder peixeis/corais.

Que dizem?

 

Abaço

Hugo

 

 

Boas acho que sem retirares tudo do aquario não conseguiras colar os vidros da coluna seca ao aquario.Agora que finalmente estas a estabilizar o aquario ires mexer é uma asneira.

Se fosse eu tentava disfarçar os tubos com rocha(nem que fosse sintetica ),ou senão tenta arranjar um recipiente grande onde consigas meter os vivos todos (rocha e areia incluido)para haver o minimo de perdas possivel.Se optares pela segunda solução isso vai-te dar uma trabalheira desgraçada.

Boa sorte :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas acho que sem retirares tudo do aquario não conseguiras colar os vidros da coluna seca ao aquario.Agora que finalmente estas a estabilizar o aquario ires mexer é uma asneira.

Se fosse eu tentava disfarçar os tubos com rocha(nem que fosse sintetica ),ou senão tenta arranjar um recipiente grande onde consigas meter os vivos todos (rocha e areia incluido)para haver o minimo de perdas possivel.Se optares pela segunda solução isso vai-te dar uma trabalheira desgraçada.

Boa sorte :discuss_gathering:

 

Embora o aquário esteja bem melhor, com menos algas, sinto que devo reformular o layout. Para além de ser uma verdadeira parede, acumula muitos detritos. Queria algo mais simples e com mais espaço.

O problema é que nunca estamos contentes com o que temos...

A 2ª opção,para colocar a coluna, deve dar para um fds inteiro... Vamos a ver!

 

 

Já pensaste arranjar tubos transparentes....fica bonito!

Tens é de limpar de vez em quando os tubos, para ficar mesmo bonito.

 

Inicialmente este aquário vinha com tubos de vidro. O problema é que chegaram muito mais tarde e já o aquário estava assim montado. É o que dá a pressa inicial!

São bem mais bonitos mas mais frágeis. Nada de RV por perto!

Mas aqui talvez funcionasse, pois quero "arrastar" a parte direita da RV para o lado esquerdo.

Mas continuo com 2 problemas: para mudar os tubos tenho que os descolar dos passa-muros e por outro lado se mexer só na RV, convém retirar na mesma os vivos?

 

Agora pensando, eventualmente poderia baixar bastante o nível de água e cortar os tubos quase rente ao fundo. Nem precisava de tirar a água toda, bastava fechar as válvulas que tenho à saida. Depois colocava uma peça de PVC, tipo união ou lá como se chama. Bastava encaixar os vidros nessa peça e esconder a uniao com areia, por ex. Que acham?

 

Abç

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora o aquário esteja bem melhor, com menos algas, sinto que devo reformular o layout. Para além de ser uma verdadeira parede, acumula muitos detritos. Queria algo mais simples e com mais espaço.

O problema é que nunca estamos contentes com o que temos...

A 2ª opção,para colocar a coluna, deve dar para um fds inteiro... Vamos a ver!

 

Inicialmente este aquário vinha com tubos de vidro. O problema é que chegaram muito mais tarde e já o aquário estava assim montado. É o que dá a pressa inicial!

São bem mais bonitos mas mais frágeis. Nada de RV por perto!

Mas aqui talvez funcionasse, pois quero "arrastar" a parte direita da RV para o lado esquerdo.

Mas continuo com 2 problemas: para mudar os tubos tenho que os descolar dos passa-muros e por outro lado se mexer só na RV, convém retirar na mesma os vivos?

 

Agora pensando, eventualmente poderia baixar bastante o nível de água e cortar os tubos quase rente ao fundo. Nem precisava de tirar a água toda, bastava fechar as válvulas que tenho à saida. Depois colocava uma peça de PVC, tipo união ou lá como se chama. Bastava encaixar os vidros nessa peça e esconder a uniao com areia, por ex. Que acham?

 

Abç

Hugo

Embora o aquário esteja bem melhor, com menos algas, sinto que devo reformular o layout. Para além de ser uma verdadeira parede, acumula muitos detritos. Queria algo mais simples e com mais espaço.

O problema é que nunca estamos contentes com o que temos...

A 2ª opção,para colocar a coluna, deve dar para um fds inteiro... Vamos a ver!

 

Boas mais uma vez,um fds não chega por causa do silicone secar,mas ficavas com o problema resolvido duma vez por todas

Aproveitando a ideia Do Pedro podes comprar tubos em acrilico transparente (não é vidro) e fazeres uma união a um palmo do fundo do aquario para não o vazares todo.

Se for só para mudar o layout não é preciso tirares os vivos ,convinha era fazeres depois uma boa muda de agua .

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora o aquário esteja bem melhor, com menos algas, sinto que devo reformular o layout. Para além de ser uma verdadeira parede, acumula muitos detritos. Queria algo mais simples e com mais espaço.

O problema é que nunca estamos contentes com o que temos...

A 2ª opção,para colocar a coluna, deve dar para um fds inteiro... Vamos a ver!

 

Boas mais uma vez,um fds não chega por causa do silicone secar,mas ficavas com o problema resolvido duma vez por todas

Aproveitando a ideia Do Pedro podes comprar tubos em acrilico transparente (não é vidro) e fazeres uma união a um palmo do fundo do aquario para não o vazares todo.

Se for só para mudar o layout não é preciso tirares os vivos ,convinha era fazeres depois uma boa muda de agua .

Fica bem

 

 

E onde é que poderei encontrar tubo acrilico transparente à venda? Aqui na zona não conheço nenhum sítio.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....

Em relação à tubagem dentro do aquário, eu optaria por fazer um " L" em acrílico da cor do teu " background" e que se extendesse da areia à superfície da água, unindo o vidro posterior e o vidro lateral. Como se fosse uma coluna seca. Podias prender a mesma com ímans ou ventosas, por dentro de modo a ficar tudo escondido, vendo-se apenas a coluna.

....

 

Abraço,

André

 

Boas,

 

Estive a ver melhor o aquário e a idéia do "L" parece ser bastante fácil de implementar.

Bastava colar ímans com silicone no acrílico, para ficarem bem protegidos da água, e utilizava o mesmo método das bombas de circulação (1 iman de cada lado)

É fácil e não preciso de desmontar nada, o que me agrada visto que não tem de stressar os peixes.

 

Está já programada para este fds a mudança de layout. Quero fazer apenas uma ilha do lado dos tubos. A idéia é ganhar bastante espaço e não ter tanto sítio morto como está neste momento.

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

Tenho estado a acompanhar as modificaçoes que estas a fazer no teu aqua. Eu tenho os meus tubos a vista e, ao fim de algum tempo,estao completamente cobertos de coralina,ja fazendo parte do layuot.

Ainda te sobram Ricordeas?

A mim o que se vtem desenvilvido mais sao as Palythoas,que sao quase uma praga no aqua.

Vai dando noticias,para ver como fica no fim destas modificaçoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

Tenho estado a acompanhar as modificaçoes que estas a fazer no teu aqua. Eu tenho os meus tubos a vista e, ao fim de algum tempo,estao completamente cobertos de coralina,ja fazendo parte do layuot.

Ainda te sobram Ricordeas?

A mim o que se vtem desenvilvido mais sao as Palythoas,que sao quase uma praga no aqua.

Vai dando noticias,para ver como fica no fim destas modificaçoes.

 

Olá António,

 

Os tubos do meu estão cheios de coralina mas não gosto de ver aquilo. Já tenho o "L" em acrílico preto e este fds já vou alterar tanto o layout como a colocação do L.

Ricordeas tenho neste momento 7 já com bom tamanho. Ando a ver se consigo arranjar com outras cores.

Assim que houver novidades coloco fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

 

 

Estou a pensar remodelar o meu aquário para tentar resolver de vez alguns dos problemas que tanto me têm dado trabalho para resolver, muitas das vezes sem sucesso dando vontade de desistir dos salgados por vezes.

 

Os problemas que ocorreram e que ainda acontecem:

- Excesso de nitratos por mais que utilize métodos para contrariar esta tendência (vodka, refúgio, etc...);

- Excesso de algas verdes nos vidros, diatomáceas e ciclamente cianobactérias;

- Excesso de porcaria acumulada na RV;

- Descontrolo da população de aptásias e asterinas (estas agarram-se aos pólipos dos corais e vão limpando os mesmos);

 

E como nem tudo pode ser mau, os SPS e LPS (que já tenho vindo a vender) têm-se portado muito bem com bom crescimento e cores. O balling light tem resultado bem!

Os peixes andam impecáveis e sem ponta de doença.

 

Para tentar resolver as chatices estava a pensar em avançar com algumas medidas mais drásticas, só não sei é a melhor forma. A ver se me podem dar umas dicas!

 

- Lavar a areia e RV com água doce matando toda a bicharada boa e má, mesmo que antes tenha que por tudo ao sol a secar :P ;

- Lavar o aquário com água doce para eliminar restante bicharada. Entretanto monto a coluna seca da melhor forma.

- Montar tudo e ciclar com adição de bactérias e utilização da água retirada do aquário;

- Substituição do Deltec APF 600 por uma máquina mais ajustada ao aquário;

-Posteriomente pretendo melhorar a circulação.

 

Entretanto teria que por a peixeirada num aqua à parte. O problema é que só tenho 1 com 100l. Para estes "pequenos" poderá ser arriscado...

 

Espero que me possam ajudar a planear este reset ao aqua para recomeçar com mais força.

 

Abraço

Hugo

Editado por Hugo Duarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

 

Em relação às medidas que pensas aplicar, eu não o faria. E não o faria porque estamos a falar de acumulação de carga orgânica e suas consequências ( algas, cianobactérias, Nitratos altos), não de um parasita ou algo mais sério. As minhas sugestões são:

 

- no 1º dia, alojar os peixes em condições decentes durante a mudança; o aquário de 100L, como já mencionaste, é insuficiente para essa peixarada toda por isso ou tentava arranjar um aquário de igual ou maior litragem e repartir os peixes pelo de 100L, por esse aquário adicional e pela Sump ou levá-los para uma loja de confiança. Em relação ao aquário adicional, também não precisa de ser um aquário propriamente dito. Tens aqueles recipientes de plástico nas lojas de bricolage ou supermercados que facilmente levam 200L ou mais onde podes colocar alguns peixes. É só colocares um termostato apropriado e manteres a oxigenação através da circulação da água. Isolas os mais territoriais ( cirurgiões) em cada recipiente e junta-los com os peixes mais pequenos.

 

- ainda no 1º dia, tirar a água toda, tirar a rocha toda, alterar o que tem de ser alterado a nível de coluna seca sem tirar a areia (basta fazer espaço para a área da coluna). Manter a rocha dentro dos recipientes dos peixes para refúgio enquanto se fazem as alterações no aquário.

 

- no 2º dia, depois das alterações feitas, voltar a colocar a rocha e fazer o layout a seco, sem água; para manteres a rocha húmida, cobres a mesma com panos molhados ou vais pulverizando com um borrifador à medida que vais colocando a rocha a teu gosto ou ambos. Uma vez que já tens os peixes e sendo peixes maioritariamente de grande porte, aponta para um layout que tenha espaços abertos para eles nadarem à vontade mas que ao mesmo tempo, na zona da rocha, hajam muitos refúgios com separação adequada para que os peixes delimitem o seu espaço quando se abrigarem em situações de stress ou à noite. Aponta também para algo fluído a nível de colocação de rocha, sem pontos mortos de modo a que a água circule o melhor possível à volta e entre a rocha, mantendo assim os detritos em suspensão para virem parar à Sump. Tenta rentabilizar o tempo para ficar algo como deve ser. Não te contentes com a primeira configuração de rocha que faças. Experimenta várias posições para ficar algo a teu gosto, funcional e que se mantenha a longo prazo.

 

- ainda no 2º dia, depois do layout feito, encher com água; filtrar a água com um saco filtrante de 100 microns ou menos para captar tudo o que seja detritos e algas em suspensão. Deixar os parâmetros da água estabilizar no que diz respeito a temperatura, densidade e pH de modo a coincidir com os parâmetros da água onde os peixes estão.

 

- ao final do 3º dia, colocar os peixes no aquário.

 

- apartir daí, para minimizar picos de amónia nas primeiras semanas com a peixarada a entrar toda ao mesmo tempo e eventualmente haver compromisso da flora bacteriana, podes adicionar bactérias para esse efeito durante esse período. Sugiro Microbacter7 da Brightwell, Bio Digest da Prodibio, Rb10 da ELOS ou Zeo Bak da Korallen-Zucht. Acima de tudo, convém que nessa altura já tenhas feito um upgrade ao escumador para poder estar à altura de todo este processo sem problemas para os vivos. TPAs nas primeiras duas semanas de 3 em 3 dias também serão uma grande ajuda para remover a acumulação de orgânicos na água provenientes da própria rocha ( já para não falar dos peixes e do que morreu a nível de microfauna) e diluir os compostos azotados.

 

Tenta fazer um programa que englobe todos os pormenores da mudança. Eu dei-te algumas luzes gerais de como faria se estivesse no teu lugar mas, mesmo assim, há sempre passos mais pormenorizados que só quem vai meter a mão na massa é que tem noção. Acima de tudo, tentava não ultrapassar os 3-4 dias na mudança por causa dos peixes.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.