Apresentação


lapis46

Recommended Posts

Olá, não sei se será aqui o local aconselhado para me apresentar, mas as minhas desculpas se não for é que não encontrei outro.

 

Sou o António (o nick foi Lapis46 porque não dava Antonio) com idade de já ter juizo 48 anos e com muito gosto por animais.

 

Já tive 2 aquarios de 60 x 40 x 40 á alguns anos e como a quem não sabe moriam uns e compravam-se outros.

 

Agora onde moro estou a montar de novo um aquario de 120x55x45 , e tenho uma dúvida já procurei no forum e não encontrei;

 

Será que posso colocar no fundo Areia do Rio ? (aquela das obras)

Num outro aquario que tive fiz uma grande asneira (mas ainda não havia net nem foruns para nos explicar) tinha pedra marmore em cascalho (talvez por isso iam morrendo).

 

A minha outra duvida é se não se pode colocar por debaixo da areia (ou areão) terra (normal barrenta de onde tenho a horta, talvez fosse boa para as plantas não sei)

 

O aquario será para peixes de água fria, quais aconselham?

 

POr enquanto são as minhas duvidas, de resto tenho lido e encontrado as respostas, quando não souber ou encontrar as respostas cá estou a chatear.

Cumprimentos

António

Editado por lapis46
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António, bem vindo ao Fórum

O aquário de água quente é bem mais divertido, tens opções deslumbrantes e a única coisa que tens de comprar a mais é um termoestato.

A areia das obras, se for do rio serve, a areia da praia é que não dá, por causa do sal, dás uma lavagem primária, ferves durante 20 minutos e depois passas por diversas águas até ficar sem sujidade.

A terra da horta não, nas lojas de animais há substracto próprio, bom para as plantas e sem elementos prejudiciais para os peixes.

Dá uma vista de olhos nos aquários doces tropicais, acho que vale a pena pensares bem nisso, se te preparares para peixes de água fria é bem possivel que passado pouco tempo decidas optar pelos tropicais e depois ficas "agarrado" com os que já tens, a menos que conheças alguém que tenha um lago para os receber.

Não te esqueças de ler bem os tópicos de iniciação para fazeres o ciclo como deve de ser... estás bem a tempo de evitar dissabores, sejam eles de água fria ou quente.

 

Que te corra tudo bem, vai postando as tuas dúvidas

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Podes usar a "terra da horta" para meter debaixo do areão. Se usas "produtos quimicos" na horta, aí não.

 

Os peixes de agua fria são muito activos, remexendo o substracto. Não aconselho o uso de substracto fertil (qualquer marca ou modelo) com peixes de agua fria.

 

Se isso foçê meu, era agua quente com substracto fertil (terra da horta). Peixes pequenos para não remexerem o substrato.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela rápida resposta.

 

Por acaso até tenho termostato e termometros, o problema será o preço dos peixes (a vida está dificil) e como dantes morriam muito!!!!

Mas está bem vou tentar com agua quente e seguir os vossos conselhos.

 

O cascalho de pedra marmore está fora de questão, certo?

 

O substrato das plantas é igual ao que se cloca no vaso das flores?

Quer seja esse ou outro devo colocar por debaixo do areão, Certo?

 

As duvidas agora só estão aqui, pois o resto de colocar a agua em condições já entendi como fazer (muito obrigado pelas explicações que estão no forum)

 

Cumprimentos

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo António.

 

Apoiando tudo aquilo que já se disse, vou apenas contestar a água fria. Há peixes de água fria bem interessantes, com a condicionante de não terem muito colorido. Tem sempre piada manter espécies endémicas, mas também há as introduzidas, com um pouco mais de cor, como Cichlasoma facetum e Lepomis gibbosus. Todos estes têm a vantagem de poderem ser apanhados na natureza e com isso poupar uns trocos.

 

Se acabares por optar por peixes tropicais (os que referí também o são mas dão-se em água "fria"), podes e deves utilizar pedra calcária se os peixes pelos quais optaste preferirem água dura e alcalina. Vai à secção das plantas e pergunta por lá que tipo de adubos alternativos aconselham.

 

Boa Sorte,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apoio a ideia da água quente, tens muitas mais opções e se gostares muito mesmo de peixes de água fria também os podes meter em água quente desde que não passe os 25 graus.

 

 

Boa sorte

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António,se quiseres mudar para o teu nome pessoal podes contactar qualquer administrador e ele vê o disponível e altera isso mas só dá para o teu nome verdadeiro.

Já leste tudo sobre o ciclo do azoto?Percebeste tudo?

Eu não aconselho terra da horta porque quase de certeza que já levou com adubos e afins.Aposta antes em areia do rio.Não vejo nada a referir de filtro,não tens?Sobre as medidas do aquário não dá para ter antes 50 de base?Seria bastante melhor largura a altura.Aposta antes em peixes de água quente devido ao tamanho que atingem os de água fria,se tivesses um valente aquário podias optar bem por uns poucos de água fria mas que dão mais trabalho a cuidar.

Se tiveres alguma dúvida avisa que nós todos ajudamos :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.