Tratamento de um tronco

Recommended Posts

Boas este tronco de laranjeira foi tratado em apenas algumas horas desde a hora de apanha directamente da árvore até à hora de colocar no aqua, demorou mais ou menos 3 horas a ficar pronto.

Quando o coloquei dentro do aquário....

2iaqys8.jpg

Depois de levar musgo...

jv5h02.jpg

Aproveitando o tópico, venho perguntar como se trata um tronco? Pelo que me tenho apercebido tem de se secar primeiro, e depois ferver antes de colocar no aquário, mas no processo de secargem tem de se fazer algo em especial ou basta deixar secar uns tempos?

Obrigado.....

Sim já sabemos que esse tronco teve um tratamento especial, acho que a ideia do tópico era saber-se qual seria não?

Tanto suspense......

Estava à espera que alguém perguntasse........ :lol:

Depois de descascado foi cozido no forno até começar a ficar castanho escuro e voilá....

Acho que é uma óptima maneira de arranjar-mos troncos para nanos, e com o aspecto que queremos...

Estava à espera que alguém perguntasse........ :lol:

Depois de descascado foi cozido no forno até começar a ficar castanho escuro e voilá....

Acho que é uma óptima maneira de arranjar-mos troncos para nanos, e com o aspecto que queremos...

Essa "ideia" já foi debatida aqui algumas vezes! Esse processo acelera a secagem mas não concordo muito em que numa tarde seques o tronco todo. Acho que se o cozesses 2 ou 3 vezes deixando o tronco ir à temperatura normal entre as cozeduras ficava melhor que assim. E depois do forno ele deve ir na mesma à água antes de ir para o aqua! Há coisas que a água limpa que a temperatura do forno não!!

Eu normalmente aos troncos que apanho faço o seguinte:

- primeiro tento saber se já está seco ou não. Se não o estiver ponho-o de lado (ao sol, à chuva, ao tempo..) à espera que seque enquanto trato outros.

- depois coloco-os um ou dois dias dentro de água com sal! (quando são grandes)

- Depois fervo-os para aí 30/60min.

É preciso ter cuidado com o que se põe dentro do aqua! Ainda por cima em nanos que a concentração de qualquer coisa contimável para os peixes é maior!

Abraço e continua a dizer como está o tronco, se ganhou fungos ou não.

André Guimarães

Viva,

Eu continuo a achar que a melhor forma de secar troncos é a de ficarem na rua, ainda que demore mais tempo!

E tive uma experiência que me mostrou isso mesmo. Tive um tronco cerca de 1 ou 2 meses na rua, depois cozi, descasquei, ficou em água e nunca parou de fungar, até que foi para o lixo. Recolhi outro de uma vinha que foi arrancada há 1 ano e pouco, fiz o mesmo e nunca tive problema. Eram ambos de videira.

E segundo me informaram, esses troncos de laranjeira, por serem de citrinos, largam umas substâncias tóxicas na água. Era bom manteres-te atento nas TPA's. :lol:

Abraço

O tronco está há um mês no aquário e não tenho problema nenhum...nem fungos nem peixes mortos, nada....

Quanto ao ser de laranjeira....é como digo não larga nada........

Até agora só experimentei laranjeira.....

Esse processo acelera a secagem mas não concordo muito em que numa tarde seques o tronco todo.

Tens razão não foi numa terde... foi em 3 horas + -, completamente seco por dentro!

NOTA: O tronco tem no máximo 2cm de diâmetro.

Eu normalmente aos troncos que apanho faço o seguinte:

- primeiro tento saber se já está seco ou não. Se não o estiver ponho-o de lado (ao sol, à chuva, ao tempo..) à espera que seque enquanto trato outros.

- depois coloco-os um ou dois dias dentro de água com sal! (quando são grandes)

- Depois fervo-os para aí 30/60min.

Isso é que todos fazemos, mas ao procurar uma alternativa experimentei esta e dei-me, bem. :mrgreen:

É preciso ter cuidado com o que se põe dentro do aqua! Ainda por cima em nanos que a concentração de qualquer coisa contimável para os peixes é maior!

Tens toda a razão, não foi à toa que o fiz. :unsure:

Edited by alcaide

• 2 years later...

Boas,

Para começar é só para dizer que ainda não percebo nada de aquarios, mas se resultou vou experimentar...

É uma boa forma para contornar o sistema :)

Abraço e parabéns ao forum, porque sou novato e aqui tem tudo de forma muito organizada...

André de Vilhena

• 10 years later...

Boa noite, foi-me dito que não é boa ideia utilizar troncos de árvores cítricas no aquário,  mas não tenho propriamente experiência no assunto e gostaria de ter a vossa opinião se possível. 

Obrigada 

Boas TâniaFilipa

Bem vinda ao Fórum.

Não sei se já reparastes abristes um poste de ah 10 anos.

Na minha opinião não se deve utilizar troncos de árvores cítricas,nem pinheiros,nem eucaliptos,ou seija todas as árvores que tenham resina (Resinosas) podes usar troncos de carvalho,azinheira,cerejeira,videiras,amieiro,oliveira,e outras tantas,todos os troncos devem estar bem secos,depois descascar bem todo o tronco lavar bem,depois colocares o tronco dentro de água com sal grosso um semana,ao fim mais uma semana em água só,aqui mudar de água sempre que ela fique escura cor de chá,depois ferver o tronco durante 30 minutos a uma hora,ou ferveres duas ou três vezes,depois colocares dentro de água novamente ate ele afundar,esta pronto para ir para o aquário.

Saudações