Ancistrus


iixus

Recommended Posts

Viva pessoal....

 

Iniciei hoje mesmo o meu registo apesar de frequentar o site à mt tempo.

Ando no aquarismo à cerca de 6 anos (tenho 33 blá blá blá blá...). O meu 1º aquário foi de 20 ltrs, o 2º de 60 e à 2 anos construí um de 120.

A minha "paixão" sempre foram a classe tetras, mas a bem do equilibrio do biótopo não dispenso os denominados "peixes de fundo"

Resumindo , e para que os administradores não me expulsem logo no meu 1º post e as pessoas não se cansarem no 1º parágrafo, convivem alegremente no meu aquário: 3 Pristelas (2 anos), 3 Stas Filomenas (2 anos), 2 Fying Fox´s (3 anos e já aproximadamente com 10-12 cm), 2 Camarões Takashi Amano (3 anos), 2 Coridoras Sarapintadas (Uma com 3 anos e outra com 2), 1 Tubarão Cauda Vermelha ( 1 ano e meio com o tamanho das flying fox´s), 2 Rásbora Arlequim (2 anos), 7 (Néons, cobres, rosa) e finalmente 2 Ancistrus dolichopterus. O macho, já bem adulto, com cerca de 4 anos e quase no seu tamanho máximo e fêmea bem mais pequena com cerca de 1 ano e meio.

Este macho tem acompanhado as minhas mudanças de aquários e nunca lhe mudei a "toca" (vamos lhe chamar assim), foi adoptada por ele ainda muito novo. O macho agora bem desenvolvido apresenta os espinhos ou cerdas bastante grandes. A denominada toca, é um búzio , que está em constantes cuidados, arrasta areia do fundo para fora, limpa, tira areão, vira as pequenas pedras dentro do búzio para manter um aspecto limpo, enfim, faz aquilo que todos nós fazemos com uma casa, arrumamos e limpamos. Tudo isto vem contrariar um pouco aquilo que tenho lido por aí acerca desta espécie, que é "porca", agressiva e até desajeitada.

Ao lado deste búzio, tem uma pedra vulcânica, por detrás uma granítica e por cima dois potes. sem saída. Comprei-os numa loja porque gostei e como peça de decoração são minimamente atractivos.

Ora bem, vamos ao busílis da questão. À cerca de 3 meses, portanto em Dezembro (meados) notei uma alteração radical no comportamento do macho (eu peço desculpa pelo exagero na descrição mas não há hipótese de resumir, além de achar interessante), passou a ocupar muito mais tempo no pote, na cavidade mais próxima à sua toca, entrava e saía muitas vezes, e não se alimentava muito. Como ando sempre muito atento ao comportamento dos animais, decidi aprofundar o que se passava. Como não poderia de forma alguma observar durante o dia decidi improvisar uma "câmara escura". Através de um saco de compras que tem cores vermelhas no logo, fiz incidir a lanterna por forma a criar um espectro de cor vermelha que não é tão agressiva e assim passei algumas horas em claro a "ver" no escuro.

O que se passava então?

Passou-se que, o macho deu início a todo um processo de corte e acasalamento, que não é muito demorado, 1 semana no máximo. O facto de passar muito tempo no pote e naquela cavidade específica tinha um propósito. Frequentemente "sofria inspecções" da fêmea para averiguar as condições do local. O macho limita-se a esperar na parte de fora enquanto a fêmea inspecciona. Se não está bem, a fêmea dispara de lá dentro, como se estivesse chateada e o macho entra, limpa, limpa e areja o local com o 2º par de barbatanas peitorais. Fica com metade do corpo de fora e areja durante algum tempo, depois sai e espera por nova inspecção. De frisar que este processo tem mais frequência durante a noite do que durante o dia. Requer locais sossegados (em casa)

O processo não demora muito tempo mais tempo, 1 semana no máximo. Pelo que se traduz num "corre corre" entre a toca e o futuro local de reprodução.

Após várias inspecções e e vistorias a fêmea não acede deliberadamente ao acasalamento, apenas fica lá mais tempo, dando a entender as suas intenções. O macho tenta entrar para consumar o acasalamento, pelo que lhe é negado, após inúmeras tentativas a fêmea lá acede e o acasalamento dá-se. Rápido. A fêmea depois dispara de lá dentro o macho também e recolhe ao seu refúgio.

Passados 2 dias é visível uma mancha no ventre da fêmea sem aumento de volume, enquanto que o macho prossegue com a limpeza e arejamento (entenda-se fazer circular água vinda do exterior do pote) do local de nidificação (eu confesso a minha ignorância mas eu não sei o termo mas deduzo que é nidificação)

A postura:

Não assisti. Devia estar a dormir. Mas quando acordei os ovos já se encontravam todos depositados. Como inadvertidamente fiz barulho o macho saiu e espreitei para o interior do pote, surpresa! Tinha-se dado a postura durante a noite. Estava depositados no fundo, a formar uma espécie de cama. todos juntinhos, cobertos por uma espécie de película aderente. Dum tom vermelho bem vivo. Fazendo a diferença entre as horas que me deitei e as horas que acordei deveriam ter umas 6h.

Comportamento:

O comportamento do macho altera, na medida em que, tem outras preocupações.

Existem algumas alterações ante postura e pós postura. Por exemplo, antes da postura quando sentia ruído ou a minha presença fugía para a toca de uma vez só sem hesitações, agora com a postura parental e de protecção o comportamento alterou, quando pressente ruído a primeira atitude é deixar de abanar a barbatana caudal que permanece bem aberta em sinal de aviso, mas não as peitorais, não interrompendo assim o ciclo de renovação de água. Se a presença/ruido pressistir refugia-se todo dentro do próprio ninho, já com a cabeça virada para a entrada, passando a um estado mais alerta, continuando, a próxima atitude é sair para não chamar as atenções para o ninho, visto que todo o aquário mudou-se para as imediações, mas não abandona na totalidade, fica nas próximidades, mas fora. Só depois foge. Não deixa de ser impressionante que para uma espécie aclamada de desajeitada consegue tratar de ovos de 2mm no máximo. Durante todo este tempo de incubação o macho encarrega-se de retirar os ovos não fertilizados (selecção natural), dedicando muito pouco tempo ou mesmo nenhum a alimentar-se. A fêmea em nada altera o seu comportamento regular. Alimenta-se normalmente e repousa no seu local habitual. É incrível que com aquele tamanho consiga fazer coisas tão delicadas (e sem mãos), faz lembrar aquelas imagens do crocodilo fêmea a pegar em todas as suas crias, com metade do tamanho de uma das suas patas, com a boca para leva-las para segurança da água. Natureza no seu melhor.

 

Os ovos:

 

Permenecem sempre no fundo do ninho e com o passar dos dias vão adquirindo um tom mais alaranjado. Para o fim do tempo aumentam o volume o que me parece natural.

 

Nascimento:

 

Também não assisti. Aconteceu na madrugada de Domingo para 2ª (dia 2 para 3 de Fevereiro). Após o nascimento todas as crias movem-se instintivamente para o topo do pote. Colados à parede levam consigo ainda o que sobra da película que os protegeu durante estes 3 ou 4 dias (entre o dia 26/01/09 e 02/02/09). Neste momento o comportamento do macho nada altera com relação ao comportamento do período de incubação. Mantém sempre a metade posterior do corpo de fora, a barbatana caudal bem aberta para avisar os predadores, que duvido que queiram tentar entrar por ali.

 

 

Agora, resta esperar e tentar cuidar da ninhada

 

As condições da água são, neste momento, o mais vigiadas possível. Fiz uma média do PH das espécies do aquário (6,5; 7), 6,8 para ser mais exacto. Temp da água 25ºC. Luz: Daylight e Azul 8h/dia

 

 

Os Níveis de CL, KH, Gh e NH estão normais, Tenho um filtro externo e um interno à superfície só para fazer circular água

 

Todos os equipamentos são média gama e não tenho nada de especial. Apenas os cuidados normais que um aquarista que se preze deve ter.

 

Obrigado por chegarem ao fim do texto. Abraços e evidentemente que estou disponível para ajudar quem precise e para ser ajudado (que é mais isso porque ainda não percebo nada disto)

 

Queria fazer o upload de fotos, só que devido a minha ignorância não sei como se faz. Alguém me ajuda?

Editado por iixus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Muito obrigado pela descrição exaustiva desse momento único.

 

Já ando há quase um ano à procura de um macho compatível com a minha fêmea Ancistrus e até agora nada.

Graças a ti, pelo menos, fiquei com uma ideia do que me espera.

 

Agradecendo novamente pela descrição, e pela estima que demonstras ter, na forma pormenorizada como a descreves, deixo-te aqui um pequeno guia para que descubras como fazer esse upload para todos podermos desfrutar dessas imagens.

 

Fico a aguardar.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabéns e espero que corra tudo bem com os pequenotes, e muito obrigado pelo testamento(loool), que ajuda em muito, a quem como eu gostava muito de ter ancistrus, e assim, ja ficam a saber como os reproduzir...cumprr..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 Pristelas (2 anos), 3 Stas Filomenas (2 anos), 2 Fying Fox´s (3 anos e já aproximadamente com 10-12 cm), 2 Camarões Takashi Amano (3 anos), 2 Coridoras Sarapintadas (Uma com 3 anos e outra com 2), 1 Tubarão Cauda Vermelha ( 1 ano e meio com o tamanho das flying fox´s), 2 Rásbora Arlequim (2 anos), 7 (Néons, cobres, rosa) e finalmente 2 Ancistrus dolichopterus.

 

 

Boas.....

 

Primeiro, desculpa a "invasão" do tópico.....

 

Mas é no sentido de ajudar na informação.....

 

 

 

Atenção ás Flying Fox..... quando os pequenotes começarem a "passear" pelo aquário..... provavelmente vão servir de petisco.....

 

O melhor é separares os bichos para um aqua á parte e só para eles...... mas isso agora deve ser quase impossível por já terem nascido.... Tem de ser quando ainda são ovos..... ;)

 

No meu caso, tiro cerca de 200 Ancistrus por mês..... apanho os ovos 48h depois de depositados ( os ovos não podem apanhar ar) e deixo-os nascer já num aqua que tenho só com ancistrus juvenis, dentro de uma maternidade flutuante..... onde ficam cerca de 5 dias, que é +- o tempo que demoram a absorver o saco vitelino.....

Depois disso solto-os para o aqua porque já nadam bem e começam a procurar comida......

 

Em 200 de cada vez, tenho uma média de 5~6 perdas........

 

ou seja, tenho isto minado deles.... :discuss_gathering:

 

EDIT: Colocação de Fotos

 

Desculpem a qualidade..... biggrin

 

Alguns que tenho nascidos a 02-02-2009

P2040012.jpg

P2040013.jpg

 

E alguns na hora da refeição... estes mais crescidos... entre 2 e 6 semanas....

P2040020.jpg

P2040022.jpg

Abraço....

Editado por Gimbras

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas , eu também sou um apreciador desta espécie e considero-me cheio de sorte, visto que adquiri 2 muito jovens e tive a felicidade de serem macho e fêmea.

Ontem deu-se a postura dos ovos e o cuidado parental é espectacular, sempre a proteger os ovos e a oxigenar-los. :P

Agora tenho uma dúvida sobre a alimentação das crias pois não sei qual a sua dieta nos primeiros dias após eclodirem, alguém tem dicas? :D

Como é a primeira vez que aconteceu-me isto com esta espécie gostava de conseguir criar alguns jovens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os pequenos nascem com saco vitelino e é o que consomem durante os primeiros dias. Passados esses dias já são umas miniaturas dos pais. Comem tudo desde flocos a pastilhas para fundo, passando pelas algas claro. Quanto mais variada melhor.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais