Euphyllia parancora doente?


Rui Feliciano

Recommended Posts

Olá,

 

Aquário com 3 meses de montagem:

 

300 litros uteis + sump 75 litros

ATI BM 200

 

PH - 8.1

KH - 8

Nitratos - 5

Fosfatos - 0

Salinidade - 1024

Calcio - 370

Magnesio - não sei

 

Coloquei uma Euphyllia parancora adquirida na naturline sensivelmente há 3 semanas. Inicialmente trazia 8 cabeças em que uma delas trazia já os polipos pequenos, retraídos e de cor manifestamente mais escuros do qeu as restantes cabeças. Como era a primeira vez qeu estava a ver uma Euphyllua parancora julguei qeu aquela cabeça estivesse a nascer. Mas não, estava em estado terminal tal como tenho vindo a descobrir ao longo destas ultimas 3 semanas em que em cada semana que passa tenho vindo a perder uma cabeça sempre com os mesmos sintomas, polipos extremamente retraídos e de cor bastante mais escura. Os polipos vão-se encolhendo ao longo dos dias para dentro da cabeça para de lá nunca mais sair.

Enquanto isto acontece em uma das cabeças, as outars exibem um comportamento que classifico de normal com os polipos extremamente dilatados quando na presença de luz e inclusive a nascerem novos polipos.

Não tem havido relação na forma como as cabeças vão desaparecendo, ou seja, não são todas de um unico lado a seguir umas às outras..acontece num lado e depois pode "pular" uma ou duas cabeças e ir "devorar" outra cabeça.

 

O aspecto da cabeça em estado semi-terminal é este:

 

euphyllia_parancora.jpg

 

Estou farto de olhar em redor a ver se descubro algo que por ali ande aparentemente a comer os polipos ou a incomodá-los mas a unica coisa qeu descobri de mais estranho foi isto:

 

coisa.jpg

 

E basicamente está estático há varios dias e não se desloca dali para fora.

 

 

Alguém tem ideia do qeu possa causar estas mortes nas cabeças de Euphyllia? Aconselham-me a fragar as cabeças que me sobram (5) de modo a aumentar a probabilidade de sobrevivencia ads mesmas?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais