Amazónia Dream


William

Recommended Posts

William, o que não te falta aí é espaço... tomara certas pessoas terem tanto espaço para discos como tens actualmente... Se calhar era preferivel teres 3 plantas, 1 tronco e 8 discos em 100x60x50...

Mas se achares que o espaço é pouco... podes sempre colocar 10 cardinais e 20 invertebrados, mas não metas muitos... pois podem ficar uns em cima dos outros!

 

[/font]

 

Para um aquário de 750 litros meter 8 discus, enfim e quem tem 3 plantas provavelmente foi para poupar em plantas e como foi á escolha e conselho de alguém, esse alguem que se acuse. Quanto aos 8 está errado, são 6 e estão muito bem. Quanto aos invertebrados, depende que tipo de invertebrado, há alguns que não cabem nisso. Além disso não sei porquê tanta explicação a quem não percebe nada de Discus.

 

 

Grande Antonio! o que se pensa é o que se deve dizer! é lógico que o aquário perdeu um pouco de "area livre" para os peixes mas para o que pretendo chega e sobra! :mrgreen:

 

William, conhecendo o teu projecto de uma coisa eu tenho a certeza, quanto mais espaço melhor.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 256
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Para um aquário de 750 litros meter 8 discus, enfim e quem tem 3 plantas provavelmente foi para poupar em plantas e como foi á escolha e conselho de alguém, esse alguem que se acuse. Quanto aos 8 está errado, são 6 e estão muito bem. Quanto aos invertebrados, depende que tipo de invertebrado, há alguns que não cabem nisso. Além disso não sei porquê tanta explicação a quem não percebe nada de Discus.

Se calhar percebi mal... ou será que me está a querer dizer que estão melhores os seus 6 em 100x50x60 que os 8 que possivelmente o William colocará em 180x35x60, isto sem contar com as zonas plantadas e com inertes cobertas de sombra com área util de 180x25x40??

Pelas minhas contas... dá uma média de 500lt, mesmo retirando os 5cm da coluna de água ao topo do vidro, dará qualquer coisa como 450lt... não chega para 8 discos? Até pode meter 10... não vejo motivos para problemas em relação á quantidade de discos vs aquário vs plantado! :mrgreen:

Será que o problema é de não gostarem de troncos ou de sombra? Zona ampla existe... locais de refugio também... simplesmente não percebo! ;)

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que o problema é de não gostarem de troncos ou de sombra? Zona ampla existe... locais de refugio também... simplesmente não percebo! :mrgreen:

[/font]

Tambem fiquei um pouco sem perceber essa, ter Discus num Iwugami e que axo errado, conheco alguem com um aqua de 700 litros que tem 14 discus num Iguwami sem sombras nenhumas, tem muito por onde nadar mas nao tem um habitate confortavel pra eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar percebi mal... ou será que me está a querer dizer que estão melhores os seus 6 em 100x50x60 que os 8 que possivelmente o William colocará em 180x35x60, isto sem contar com as zonas plantadas e com inertes cobertas de sombra com área util de 180x25x40??

Pelas minhas contas... dá uma média de 500lt, mesmo retirando os 5cm da coluna de água ao topo do vidro, dará qualquer coisa como 450lt... não chega para 8 discos? Até pode meter 10... não vejo motivos para problemas em relação á quantidade de discos vs aquário vs plantado! :mrgreen:

Será que o problema é de não gostarem de troncos ou de sombra? Zona ampla existe... locais de refugio também... simplesmente não percebo! ;)

Contas erradas, 180x35x60 dá exactamente 378 litros e 180x25x40 dá exactamente 180 litros, poe é, isto da matemática é lixado mesmo.

Sempre como diz o outro, você é que sabe !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Contas erradas, 180x35x60 dá exactamente 378 litros e 180x25x40 dá exactamente 180 litros, poe é, isto da matemática é lixado mesmo.

Sempre como diz o outro, você é que sabe !

:mrgreen:

Oh meu amigo... isso deve ser da idade... ou então você tirou o dia para me chatear, só pode!

180x35x60 dão exactamente 378, sim dão 378lt, mas existe uma fina camada de areia... eu descontei essa camada de areia!

180x25x40 dão exactamente 180, sim 180lt, mas considerando que existem alguns inertes maiores que outros eu dei o respectivo desconto... e mais, até descontei 5cm de água no topo do áqua para que não ficasse cheio até cima...

 

Mas eu nunca deveria ter dado um desconto á areia, inertes ou mesmo da superficie... devia era dar-lhe um desconto a si... isso sim, seria mais bem empregue!! Haja paciência... dasss!!!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:mrgreen:

Oh meu amigo... isso deve ser da idade... ou então você tirou o dia para me chatear, só pode!

180x35x60 dão exactamente 378, sim dão 378lt, mas existe uma fina camada de areia... eu descontei essa camada de areia!

180x25x40 dão exactamente 180, sim 180lt, mas considerando que existem alguns inertes maiores que outros eu dei o respectivo desconto... e mais, até descontei 5cm de água no topo do áqua para que não ficasse cheio até cima...

 

Mas eu nunca deveria ter dado um desconto á areia, inertes ou mesmo da superficie... devia era dar-lhe um desconto a si... isso sim, seria mais bem empregue!! Haja paciência... dasss!!!

 

Não lhe pedi nem tem que dar explicações nenhumas e muito menos dar descontos, afinal eu comentei o que me pareceu do aquário do William e não do Mister EGO e continuo a dizer, para o meu gosto e gostos não se discutem, esse aquário está demasiado cheio e não digo que não caibam os peixes, mas, respito, está demasiado atulhado, ficava muito melhor, repito, para o meu gosto, só com duas ilhas, assim lhe chamo aos montes de pedras com as plantas.

 

Já agora e mudando de tema porque este não me interessa, parabéns William por esses bolbites, aqui deixo a reserva de umas quando estiverem prontas a podar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está um espanto, muito bonito mesmo ....

 

PS. Não acho próprio esta discussão entre o Filipe e o António e complentamente impróprias algumas referencias subtis mas perceptiveis que foram feitas... Não há necessidade porque afinal cada qual é dono do seu aquario e quem expõe o seu tem que aceitar as críticas dos outros mesmo que as ache injustas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Olha o aqua está excelente!

Quanto ao numero de peixes, pelo pouco que conheço de Discos...está excelente!

Alias se não fossem as plantas diria que estava perto do ideal em termos de layout! biggrin

Já estou a ver 3 casais um em cada ilha! :discuss_gathering:

Só vejo um incoveniente...a altura do aqua, não vai ser facil manter isso limpo se bem que a configuração com a areia ajuda a que os restos levem a direcção dos filtros...foi pensado! Mas não vai ser canja...ou cabidela.

De resto deixa crescer que a montagem vai ficar imponente.

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não resisto a meter a minha colherada, para dizer que esta discussão em roda da água disponível com base nas superfície livre é um rematado disparate.

As contas são absolutamente falaciosas.

Não se trata de saber qual a água disponível para os peixes nadarem à vontade, mas do volume de água disponível para que o ecossistema se mantenha saudável e equilibrado em função do tamanho dos peixes e da quantidade de poluição gerada com a sua presença, quer com dejectos, quer com a alimentação.

É irrelevante considerar a medida da área absolutamente livre de elementos decorativos, porque o que tem de se contabilizar é apenas o volume da água disponível.

A regra ideal para discus adultos é de 50 litros por peixe adulto.

Considerando que, face ao grande volume ocupado por substrato, pedras, madeiras e plantas 35% do volume bruto total estará preenchido, sobram cerca de 500l, o que dá perfeitamente para manter 10 discus adultos.

Sem qualquer hesitação ou problema.

Aliás, o aquário ideal para a manutenção de discus, seria algo absolutamente preenchido com madeira e plantas, de modo a ter um ambiente sossegado, com o menor contacto visual possível com o ambiente exterior ao aqua.

Isto de criar espaços abertos, sem vegetação, é um egoísmo nosso, que queremos ver os peixes e interagir com eles.

Mas ninguém diga que os peixes gostam de espaços abertos.

Os meus, coitados, não têm outro remédio senão gostar, mas se lhes derem um cantinho sossegado, com sombra e recato, é lá que eles passam a maior parte do tempo.

Este aqua e a sua configuração são (vão ser) ideais para manter entre 8 a 10 peixes adultos ou mesmo 12, se for dotado de uma filtragem muito potente e o William estiver disposto a TPA's duas vezes por semana.

Acho que ninguém com alguma experiência nestes peixes e alguma sensatez pode contrariar isto.

Abraços

Pedro

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que seja tanto assim... Eu conheço o fórum inglês, estou lá registado (embora não participe) e não me parece que a qualidade seja inferior, acho sim que tem um menor numero de aficionados.

Eu ja vi o teu nick por la tambem, mas como nunca participaste nao sabia se eras mesmo tu ou alguem que registou o nick :P

 

George Farmer é um aquascaper muito bom, estás a ver como chegaste lá? Por isso disse que terias aí tão bom ou melhor que aqui em PT.

O George percebe muito do assunto apenas nao sao os meus hardscapes preferidos, mas foi um dos aquas deles que me levou a voltar aos plantados a cerca de um ano atras ;) Ja andava afastado disto, e o que faz ter a casa em obras 6 meses!

 

ehehheh Combinado!

Agora so me falta a Aquasoil, um filtro novo, mais hardscape, tu trazes as plantas haha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Este projecto é de louvar.Há que dar os parabéns a todos os que fizeram parte dele.Muito bem projectado desde o inicio o resultado só podia ser o que está à vista.A única coisa que tenho a apontar, que é o único defeito que vejo é o aquário não ser meu. :) E sim estou cheio de inveja.Mas ao menos eu admito com todas as letras :puppydogeyes:

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não lhe pedi nem tem que dar explicações nenhumas e muito menos dar descontos, afinal eu comentei o que me pareceu do aquário do William e não do Mister EGO e continuo a dizer, para o meu gosto e gostos não se discutem, esse aquário está demasiado cheio e não digo que não caibam os peixes, mas, respito, está demasiado atulhado , ficava muito melhor, repito, para o meu gosto, só com duas ilhas, assim lhe chamo aos montes de pedras com as plantas.

 

Já agora e mudando de tema porque este não me interessa, parabéns William por esses bolbites, aqui deixo a reserva de umas quando estiverem prontas a podar.

 

 

 

LOOOOOL

Só pode estar a gozar...

:puppydogeyes:

 

 

Aproveito para dar os parabéns ao William e ao FAAO pela montagem

O "tanque" tá fantástico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de pegar na Nikon e tentar umas fotos, a água continua turva :puppydogeyes: por isso as fotos são as possiveis...

 

Ontem à noite adicionei uns 50 red cherrys, 12 cardinais que tinha no aquário dos camarões e dois otocinclus affinis que por lá andavam.

 

É impressionante o power das hqi, estiveram ligadas apenas por 15m para ajudar nas fotos e as plantas começaram quase de imediato a fazer pearling.

 

Seguem as fotos:

 

_DSC3805.jpg

 

_DSC3827.jpg

 

_DSC3813.jpg

 

_DSC3796.jpg

 

_DSC3773.jpg

 

_DSC3767.jpg

 

_DSC3794.jpg

 

_DSC3795.jpg

 

_DSC3818.jpg

 

_DSC3741.jpg

 

_DSC3759.jpg

 

_DSC3816.jpg

 

_DSC3717.jpg

 

 

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me canso de olhar para este aquário.

Temos de combinar um dia para o ver ao vivo.

Continuo na minha quanto ao lado esquerdo, mas já gosto das pedras, às quais torci o nariz à primeira vista.

Vê lá se isso limpa.

Ainda demoram, os filtros?

Tenta meter um velho só com lã de vidro ou arranja um daqueles filtros de água com um cartucho de 20 microns, como o que eu usava na minha montagem anterior.

Se quiseres posso emprestar-te o meu, que está encostado.

Só mais uma nota e uma pergunta.

A nota: acho que devias tentar o WB em incandescente. As fotografias estão um pouco amarelas.

A pergunta: tiveste otos com discus? Eu vou experimentar, mas tenho visto alguns relatos de que os tipos teimam em colar-se aos discus. Aconteceu contigo?

Abraço.

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por alguma razão a ADA desenvolveu o Aquasoil amazonia II. Parece que o Aquasoil da gama normal é eficaz.. em turvar a àgua.

 

William, conta lá quais são os planos para arranjar Discus à altura do aqua. Não ias montar um hotel desta qualidade para agora arranjares uns peixecos quaisquer para meter aí dentro. Certo?

 

Sem ofensa, nos meus termos isto só significa que tens aí um grande aqua.

 

Faz lá o favor à malta e começa a revelar os planos.

 

Cumprimentos

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por alguma razão a ADA desenvolveu o Aquasoil amazonia II. Parece que o Aquasoil da gama normal é eficaz.. em turvar a àgua.

Por acaso, foi a primeira coisa em que pensei.

Aconteceu comigo na minha anterior montagem.

Mas só ao fim de mais de um ano.

Aquilo às vezes apodrece.

Não pode acontecer logo no princípio.

Espero eu.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta: tiveste otos com discus? Eu vou experimentar, mas tenho visto alguns relatos de que os tipos teimam em colar-se aos discus. Aconteceu contigo?

Abraço.

P.

Olá Pedro,

Eu tenho otos com discos há muito tempo e mesmo quando os discos estão com bastante muco eles não se chegam perto!

Num plantado com discos os otos têm muito que comer e não precisam do muco dos discos para nada :twisted:

 

Coloca á vontade que não terás qualquer problema. Pelo menos comigo nunca aconteceu...

Também existem relatos de discos suicidas, a velha história que é impossivel fazer criação de discos em comunitários... serão mitos?

Tu já comprovaste que afinal sempre é possivel criar num comunitário desde que lhes dês o espaço necessário e as condições ideais.

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom William :) Esses 50 cherries mal se devem ver ai no aqua haha

 

 

Oi Paulo! Entretanto ja levou outros tantos, os gajos passam a vida de um lado para o outro com tanto espaço só pra eles ;)

 

Não me canso de olhar para este aquário.

Temos de combinar um dia para o ver ao vivo.

 

Oi Pedro! Quando quiseres é so combinarmos! ;)

 

Continuo na minha quanto ao lado esquerdo, mas já gosto das pedras, às quais torci o nariz à primeira vista.

Vê lá se isso limpa.

Ainda demoram, os filtros?

Tenta meter um velho só com lã de vidro ou arranja um daqueles filtros de água com um cartucho de 20 microns, como o que eu usava na minha montagem anterior.

 

Hoje ja vou plantar a cyperus helferi que consegui arranjar vamos ver se fica mais composto

Os filtros ainda devem demorar uns 15 dias, é uma história complicada essa... ;) Ontem coloquei um filtro de cascata que o chivas me emprestou, enchi-o só com lã de vidro, vamos ver se ajuda.

 

Se quiseres posso emprestar-te o meu, que está encostado.

 

Se vir que isto demora muito se calhar ainda aceito! :mrgreen: mas hoje vou fazer mais uma tpa a ver se melhora tb

 

A nota: acho que devias tentar o WB em incandescente. As fotografias estão um pouco amarelas.

 

Pois, eu só notei isso quando passei as fotos pro pc, na altura não reparei e nem sequer me lembrei de alterar isso que ainda estava configurado para o aqua antigo!!! lol obrigado pela dica!!!

 

A pergunta: tiveste otos com discus? Eu vou experimentar, mas tenho visto alguns relatos de que os tipos teimam em colar-se aos discus. Aconteceu contigo?

 

Sim no outro aquário já tinha e nunca reparei que isso acontecesse, tinha 15, entretanto quando o desmanchei dei a maior parte pois não tinha onde os colocar, ficaram só estes dois, os otos são os melhores que conheço pra dar cabo das greenspot, já para filamentosas e bba são os saes, encomendei 20 otos e 5 saes, a ver se pra semana já os tenho.

 

Abraço e quando quiseres aparece!

 

Por alguma razão a ADA desenvolveu o Aquasoil amazonia II. Parece que o Aquasoil da gama normal é eficaz.. em turvar a àgua.

 

Eu quando encomendei este por acaso bem tentei encomendar o II mas em Pt ainda não havia disponivel, mas ainda bem! pelos reviews que depois li em alguns foruns estrangeiros a coisa não não é bem assim, alias é mais o contrário ;) foi o Paulo (LondonDragon) o primeiro a falar-me nisso e quando fui investigar confirmava-se, na prática o Amazónia II desfaz-me muito mais rapidamente que o normal, no meu aqua o que turvou o Ada não foi o Ada mas sim a areia branca... :twisted:

 

William, conta lá quais são os planos para arranjar Discus à altura do aqua. Não ias montar um hotel desta qualidade para agora arranjares uns peixecos quaisquer para meter aí dentro. Certo?

Sem ofensa, nos meus termos isto só significa que tens aí um grande aqua.

Faz lá o favor à malta e começa a revelar os planos.

 

Ofensa nenhuma! ;)

Depois da desilusão que foram os Stendker à partida vou optar por selvagens (todos da mesma estirpe) já os podia ter encomendado mas com este atraso dos filtros terei que aguardar, quando os colocar quero ter o aquário já bem estabilizado pra não haver surpresas.

Vêm directamente do estrangeiro porque cá é raro haver estas estirpes e quando há o preço é de fugir!!!

 

Por acaso, foi a primeira coisa em que pensei.

Aconteceu comigo na minha anterior montagem.

Mas só ao fim de mais de um ano.

Aquilo às vezes apodrece.

Não pode acontecer logo no princípio.

Espero eu.

 

Aqui o problema da água turva acho que foi mesmo da areia branca mas nada como esperar pra ver :)

 

 

Essas lampadas consomem muito?

 

Tanto as t5 como as hqi têm balastros electrónicos o que ajuda bastante a reduzir os consumos (dizem que pode chegar aos 40/50% menos que os ferromagnéticos) é aguardar pela conta da electricidade mas por enquanto mantenho apenas as t5 ligadas 9h diárias.

 

 

 

 

 

Abraço

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.