[FICHA-Malawi] Metriaclima estherae "Minos Reef"


Recommended Posts

Macho:

 

mestmal2.jpg

 

Femea:

 

mestfem2.jpg

 

 

Descrição

 

Biótopo:

Lago Malawi - Mbunas

 

Nome da espécie/População:

Metriaclima estherae "Minos Reef" - Minos reef

 

Características da água:

PH: 7.8 a 8.6

 

Temperatura: 24º a 26ºC

 

Alimentação:

No seu meio natural eles alimentam-se à base de algas e microrganismos que têm estas como seu refúgio (Aufwuchs) mas também já se têm observado a nadar em águas abertas alimentando-se de plâncton.

No aquário, como acontece com os outros M’bunas, pode-se dar qualquer alimento (granulado, flocos e até camarões de tartaruga) à venda em qualquer loja, desde que com baixo teor em proteínas animais.

 

Dimorfismo Sexual:

Esta é a variante “Minos reef” que é a mais comum na aquariofilia, devido à cor azul celeste muito bonita dos machos e principalmente à cor laranja viva das fêmeas.

 

Tamanho Médio:

O tamanho varia entre os 10 e 12 cm, um pouco menos para as fêmeas.

 

Comportamento:

O seu comportamento é idêntico à maior parte dos M’bunas, o que quer dizer que se tornam agressivos entre os da mesma espécie e outros com padrões de cor parecidos, tolerando bem os de outras espécies.

 

Reprodução:

Acasalamento em T; posteriormente a fêmea irá incubar os seus ovos durante um período que varia entre as 3 e 4 semanas. Durante a incubação a fêmea quase que não come, apenas apanhando pequenas partículas de comida que passam perto delas, mantendo-se praticamente todo o tempo escondidas nas rochas.

 

A minha opinião:

 

Comportamentos

Verifica-se a necessidade de cada macho ter o seu harém de fêmeas de numero igual ou superior a 4 fêmeas. Passo a acrescentar que o aquário deve ter muitas grutas e buracos, e se no caso da população ser elevada, eles vão andando a roubar o território uns aos outros. Verifica-se na presença de 1 Auratos macho de tamanho levemente superior, que a população de 14 indivíduos Metriaclima estherae se preocupa mais com o auratos, mantendo uma postura de defesa e refugio, e o Auratus de perseguição, mas no meio de tantos não sabe para onde se virar... Resultado não há mortes nem feridos, nem sequer barbatanas tocadas... muito coloridos e bonitos todos eles que vivem se perseguindo uns aos outros resultando apenas em corridinhas pelo aquario nunca resultando em mordeduras ou espancamentos, o que é de admirar visto o Auratos serem os terrores quando se fala em ciclideos africanos... corrijam-me, se estiver errado.

 

 

Reprodução vs Natalidade

Se se pretender controlar a natalidade destes peixes e querer safar a maior quantidade possível de indivíduos nascidos na boca da mãe, basta extrair esta para um recipiente à parte com agua com temperatura igual ou próxima à da agua do aquário. Agarrando-a com a mão esquerda pondo o polegar (dedo gordo) por baixo da boca dela para a poder segurar melhor, abre-se a boca colocando um palito de lado e levemente força-se para baixo forçando esta a abrir bem a bocarra e deixar cair os filhotes, que por sua vez iram tentar voltar para a boca da mãe para obter refugio, como tal deve-se indo tirando os filhotes pouco a pouco e colocando-os num recipiente a parte daquele que se usa para a extracção. Se suceder abrir a boca e cair um casulo castanho é pq os ovos ainda não eclodiram e deve-se devolver a fêmea ao aquário, nesta espécie em particular, devido à coloração alaranjada das fêmeas é possível notar um 'papo' volumoso e com manchas pretas no 'papo' do peixe o que indica que já se deu a eclosão e que se pode extrair os indivíduos.

 

O Meu Aquario:

 

Foto a colocar

 

Os meus primeiros filhotes tirados a uma fêmea:

 

Foto a colocar

 

Eu a roubar os filhotes á Mama:

 

Vídeo A colocar

 

Tamanho mínimo do aquário:

150 - 200 Litros

 

Aconselhável: 200 Litros

Editado por ricost89

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais