Ajuda nos parametros da agua


ze_p

Recommended Posts

Boa noite.

tou com uma grande confusão na cabeça sobre PH KH e GH

 

Bom é o seguinte infelizmente aconteceu uma desgraça.fiz uma tpa de 50% no meu aqua pq tava com uns 45 a 50 ppm de nitratos mas o pior é que a agua da torneira decidiu, sem avisar ninguém, mudar os parametros (antes Ph 6.8 kh 4 ou 5 e gh +-3) agora ( ph 6 ou menos o teste so tem ate 6; kh a 2.5 ou 3 e gh 4) e no dia seguinte vi que morreram os camaroes todos menos +-3 (tinha uns 30); 3neons falsos 4 tretas silvers 3neons;

dps BUM amonia subio bue( ainda por cima tinha lavado a ceramica, com agua do aqua). Agora só tenho 2 cardinais 1 octo e 2 discos que tinha comprado á menos de 5 dias e agr nem sei se vão sobreviver :) não comem e um anda a rodopiar de vez em quando e ate salta do aqua ( o que vale é que é fechado se não..

Agr vou fzr tpa tds os dias 10% com bacteria viva para baixar a amonia.

 

aqua de 60l

Ph (Hj de manha 6.5 a noite 7.1)

Kh 3

Gh 4 ou 5

tem co2 com teste a indicar ok

nitratos 25 (sai da torneira a 20 e 25 ppm)

2trocos pequenos e muitas plantas

 

 

Agr a minha duvida é o seguinte já tive pesquisar e ando baralhado com ph e kh

Queria iniciarme com discos e gostava que a agua andasse nos 6.5 e 6.8 de ph

É que antigamente o meu aqua andava sempre nos +-7.1 e não baixava por nada só se metesse muito co2 o que dps fazia mal aos peixes;

tipo qd acabava de fzr tpa baixava para os 6.9+- mas no dia seguinte ja tava nos 7 e o kh andava sp nos 6

 

O que posso fazer para que o kh seja alto(7) pra manter o ph estavel e que o aqua tenha ph de 6.5 (é possivel)?

 

Outro promenor quando faço teste de ph ele marca 6.8 nos primeiros segundos dps passado um minuto fica nos +-7.1 e dps de umas horas passa par uns 8 e tal isso acontesse porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup que falta

areao chisto preto e silica branca

 

plantas:

"cuba"

musgo java

feto java

anubia

2 tipos de relva

1 vermelha

1 de crescimento +- rapido

 

peixes

1octo

2 discos

2 cardinais

+-3 reds

 

temp a +-30º

 

filto

espoja

lã da sera

ceramica da sera

 

co2 caseiro

 

iluminação +-45w 9hrs por dia

 

aqua com 1 ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então imagina a minha sorte que me sai 50ppm de nitratos da torneira.Acho que mataste a colónia de bactérias,digo isso devido ao pico de amónia ou então ciclo mal feito.É que não dizes á quanto tempo tens o aquário montado.Essa variação brusca,aliás brutal mesmo de 6.8 para <6 no pH pode muito bem ter sido a causa dessas mortes todas mas não explica a subida da amónia que é isso que me está a preocupar.Fizeste a TPA com água directa da torneira,com ou sem condicionador?A que temperatura tens o aquário?A que temperatura meteste a água?Os discos além da brusca variação do pH podem ter bem sentido essa mudança de temperatura.Em discus isso é fundamental esses 2 factores,pH e temperatura aquando a TPA.Se gostas de discus tenta andar com o pH perto dos 6 ou 6 e pouco.Fiquei algo confundido com esses testes ao pH.Fizeste após a TPA ?Não se deve fazer após a TPA mas sim passado umas 3h ou então no dia seguinte.Se sai na torneira a <6 como pode ir aos 8?Só se tiveres algo calcário no aquário,é que com troncos e CO2 não devia acontecer isso.Eu tirava era o CO2 e oxigenava bem a água com uma bomba de ar a ver se os discus melhoram.

Assim que respondas a isso tudo tanto eu como qualquer outra pessoa pode ajudar-te melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois diz-me só se acrescentas os discus ou algo mais.É que eles são uns verdadeiros "porcalhões" e o filtro (que filtro??) podia não estar preparado para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então imagina a minha sorte que me sai 50ppm de nitratos da torneira.Acho que mataste a colónia de bactérias,digo isso devido ao pico de amónia ou então ciclo mal feito.É que não dizes á quanto tempo tens o aquário montado.Essa variação brusca,aliás brutal mesmo de 6.8 para <6 no pH pode muito bem ter sido a causa dessas mortes todas mas não explica a subida da amónia que é isso que me está a preocupar.Fizeste a TPA com água directa da torneira,com ou sem condicionador?A que temperatura tens o aquário?A que temperatura meteste a água?Os discos além da brusca variação do pH podem ter bem sentido essa mudança de temperatura.Em discus isso é fundamental esses 2 factores,pH e temperatura aquando a TPA.Se gostas de discus tenta andar com o pH perto dos 6 ou 6 e pouco.Fiquei algo confundido com esses testes ao pH.Fizeste após a TPA ?Não se deve fazer após a TPA mas sim passado umas 3h ou então no dia seguinte.Se sai na torneira a <6 como pode ir aos 8?Só se tiveres algo calcário no aquário,é que com troncos e CO2 não devia acontecer isso.Eu tirava era o CO2 e oxigenava bem a água com uma bomba de ar a ver se os discus melhoram.

Assim que respondas a isso tudo tanto eu como qualquer outra pessoa pode ajudar-te melhor.

 

Temp 30º

aqua montado a um ano

tpa com condicionador da sera

meti a agua +- á mesma temp

 

na questao dos ph vou explicar mlhr

 

antigamente no aqua tinha 7.1 e na torneira saia a 6.8

 

ontem na torneira 6 ou menos

Fiz tpa ontem as 16hr medi o ph hj as 9hr (no momento em que vi uma data de mortes) e medi 6.5 dps as 19hr e tava +-7.1

Tive a uns 8 meses atras areao calcario mas tive de o tirar por causa que o ph do aqua andava nos 7.5 a 8 agr nao tenho nada calcario

axam que metendo trufa me baixava o ph sem fzr mal as plantas ou ao kh?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois diz-me só se acrescentas os discus ou algo mais.É que eles são uns verdadeiros "porcalhões" e o filtro (que filtro??) podia não estar preparado para eles.

o filtro é o que trazia o aqua agarrado ao vidro detrás; marca do aqua "aquatlantis

se meter bomba de agua nao me vai subir muito o ph?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

certeza que meteste a agua e ficou a mesma temperatura que estava? o ph desceu muito logo poderá ser um dos factores mas se a amónia voltou terás que fazer de novo o ciclo como o Jorge disse o filtro terá que ter bactérias etc... sei que há agora um produto que em 24horas fica o ciclo feito mas não me lembro o nome vou pesquisar e se achar meto aqui o nome;) Esperares muito tempo poderá levar a morte de outros e não queremos isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temp 30º

aqua montado a um ano

tpa com condicionador da sera

meti a agua +- á mesma temp

 

na questao dos ph vou explicar mlhr

 

antigamente no aqua tinha 7.1 e na torneira saia a 6.8

 

Obviamente tens algo calcário no aquário.Se com troncos e CO2 como te pode subir o pH ?Ele tem tendência a descer mesmo sem o CO2 e troncos,pouco mas desce e não sobe como te acontece.Mais ou menos á mesma temperatura como assim?Verificaste no aquário se desceu dos 30 para 27 ou 26º por exemplo ou se se manteve nos 30º ?

 

ontem na torneira 6 ou menos

Fiz tpa ontem as 16hr medi o ph hj as 9hr (no momento em que vi uma data de mortes) e medi 6.5 dps as 19hr e tava +-7.1

Tive a uns 8 meses atras areao calcario mas tive de o tirar por causa que o ph do aqua andava nos 7.5 a 8 agr nao tenho nada calcario

axam que metendo trufa me baixava o ph sem fzr mal as plantas ou ao kh?

Novamente o pH a subir,o que é sinal que tens ai algo calcário.Eu para já parava o CO2,já tens os peixes mal e o CO2 não os deve ajudar em nada.Mete antes uma bomba de ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente tens algo calcário no aquário.Se com troncos e CO2 como te pode subir o pH ?Ele tem tendência a descer mesmo sem o CO2 e troncos,pouco mas desce e não sobe como te acontece.Mais ou menos á mesma temperatura como assim?Verificaste no aquário se desceu dos 30 para 27 ou 26º por exemplo ou se se manteve nos 30º ?

 

 

Novamente o pH a subir,o que é sinal que tens ai algo calcário.Eu para já parava o CO2,já tens os peixes mal e o CO2 não os deve ajudar em nada.Mete antes uma bomba de ar.

 

A temp nao saiu dos 30º

 

Hj a situação de manha foi ph +-7.1 e +-0.5 de amonia

agr ph +-7.6 e amonia +-0.5 mas a caminhar mais pro 0.25

 

isto de subir o ph é que é uma porra porque tirei td o que tinha de calcario no aqua nao faço ideia como pode subir tanto ate fiz o teste de vinagre no areao que tinha e nao acusou calcario

vou agr fzr tpa de 10% e meto http://www.aquariumpharm.com/Products/Prod...px?ProductID=44

 

 

Dps vou fazer uma esperiencia que é ver se a agua da torneira muda o ph passado algumas hrs como faz o meu aqua (ou é uma esperiencia parva)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

fiz a esperiencia e aconteceu o que eu esperava

agua da torneira com 1 minuto em repouso o ph mede 6 com 1 hr mede 6.5 com 5hr mede 7,1 e com 14 hr mede +-7,8

logo penso que a agua que sai da torneira é calcaria, como posso baixar o ph da torneira para meter a agua por volta dos 6.5 ?

Editado por ze_p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja fiz isso uma vez e nao sei se poupo gastava 10euros por mês ;) e da um bocado de trabalho tar a ir sp comprar garrafoes. :P

Não existe outra maneira?

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me uma coisa que eu não estou a perceber.Como é possivel o pH subir sem qualquer influência ?Pela tua lógica anda pelos tubos da casa com 6 e depois metes no copo e sobe ?Desculpa mas existe algo de errado ai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH pode alterar quando alguns gases dissolvidos escapam ou sao absorvidos pela agua.

Embora ache estranho, pode acontecer. Quimicamente é possível. (lembra-te do efeito que o CO2 tem no pH da água)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas há muito calcário na agua só que nem todo esta dissolvido é por isso que passado de umas horas a agua sobe o ph. em muitos sítios de Portugal a água que chega a casa não presta como por exemplo a minha aqui de Lisboa vieram cá fazer os testes e a água tinha muito calcário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tirar as duvidas do ph eu fiz o seguinte: tirei agua da torneira para um copo dps da agua desse copo fui medindo o ph (marca tetrateste e tb usei o API aquarium pharmaceutic qq coisa assim parecida e os 2 deram o mesmo resultado)

 

Tipo a cor do calcário é azul? é que a minha casa tem as torneiras quase todas com azul no sitio onde sai a agua e ate no ralo da banheira é azul?

Acham que eu devia analisar a agua mesmo sendo da companhia?

 

Os discos ainda não morreram :twisted:.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> mas um ta muito escuro e o outro parece que as barbatanas em baixo desapareceram e não os vejo a comer

tou com bomba de ar ligada mas as plantas ja sentem falta de co2 será que é possível usar o co2 mesmo tando a usar a bomba?ou o oxigenio anula o co2?

 

usei http://www.sera.de/index.php?id=298&L=5 que é parecido com o que o Piteu me aconselhou axo!

agr ando a meter agua do garrafão

Editado por ze_p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora ....ele quer subir o ph e não descer pelos vistos, logo para o PH subir comvem que haja calcário.

 

Errado,ele quer é o pH para perto dos 6 e pouco.Se o tem a 7.1

Discus escuros + sem comer = problemas

Ter o CO2 e o O2 isso anula um ao outro.Convém é teres em atenção os discus,essa variação de pH não é nada boa.Podem suportar o pH mas não é o ideal e para o mais essa variação brusca em nada ajuda :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.