Novo aquário...


Pereirinha

Recommended Posts

Pessoal agora algumas duvidas:

 

Quando é que poderei ligar novamente as 4 lampadas??? Quando já não houver algas??? e se houver sempre algas lol??? Podem-me explicar essa parte???

 

Mais uma duvida, o uso de Flourish Excel iria ajudar ao desvanecer destas algas que tenho ou é mais indicado para outras??? É que estou na duvida se devo comprar ou não...

 

Cumprimentos...

 

Boas.

Podes começar aos poucos a subir a iluminação .... exprimenta por ex .... começar a fazer 2 horas com as 4 lampadas ligadas ..... estilo 8 horas com 2 lampadas ligadas e pelo meio do fotoperiodo .... as 4 lampadas ligadas durante 2 horas.

Isto se a tua calha tiver 2 fichas de alimentação .... ;)

Duvido que o Flourish Excel .... seja a solução para o teu problema .... ;) ajudar .... ajuda ... mas ... não resolve .... :twisted:

Em relação a HZ .... a unica solução .... é mesmo ires podando as folhas velhas .... para manter a planta o mais saudavel possivel.

Se o glosso está a crescer bem .... então .... é porque existe "algo" que não seja do agrado da HZ.

Mantem-te calmo ..... ;) .... isto com calma .... fica resolvido ..... ;)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 113
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas.

Podes começar aos poucos a subir a iluminação .... exprimenta por ex .... começar a fazer 2 horas com as 4 lampadas ligadas ..... estilo 8 horas com 2 lampadas ligadas e pelo meio do fotoperiodo .... as 4 lampadas ligadas durante 2 horas.

Isto se a tua calha tiver 2 fichas de alimentação .... ;)

Duvido que o Flourish Excel .... seja a solução para o teu problema .... ;) ajudar .... ajuda ... mas ... não resolve .... ;)

Em relação a HZ .... a unica solução .... é mesmo ires podando as folhas velhas .... para manter a planta o mais saudavel possivel.

Se o glosso está a crescer bem .... então .... é porque existe "algo" que não seja do agrado da HZ.

Mantem-te calmo ..... ;) .... isto com calma .... fica resolvido ..... yikes

Abraço

 

 

ok Canito aos poucos vou aumentando os watts ao aqua...a minha calha não dá mas já falei com o Petty e ele faz-me isso na boa, parece o homem dos 7 instrumentos lol...

Então amanha vou-me entreter a tirar as folhas velhas da HZ, tipo espero que não fique depenada lol... e no sitio das folhas velhas nascem folhas novas, mesmo sendo eu a arranca-las???

 

Claro Canito já aprensi que o principal macro nutriente da aquariofilia é a paciencia lol...

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu diria que tinhas/tens aí um desiquilíbrio nitratos/fosfatos, mas pelos valores que apresentaste parece que não...

o facto de teres CO2 caseiro (níveis flutuantes) também não ajuda nada (e eu que o diga...!?!).

 

relativamente às plantas, esse lado direito vai ficar muito denso, não sei mesmo se demasiado denso.

a HZ quando cresce, cresce mesmo. além disso, ou podas isso com forma ou vai ficar feio porque ela lança raízes ao longo do caule e fica um emaranhado de fios. eu puxava essa moita de HZ do meio para o fundo do aqua e colocava uma outra planta à frente.

 

o tempo vai fazer bem a esta montagem. :flick_tongue:

 

edit: estive a ver melhor as fotos e fiquei agora sem a certeza se a HZ vem mesmo até o vidro da frente ou não... :flick_tongue:

Editado por acarloscc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu diria que tinhas/tens aí um desiquilíbrio nitratos/fosfatos, mas pelos valores que apresentaste parece que não...

o facto de teres CO2 caseiro (níveis flutuantes) também não ajuda nada (e eu que o diga...!?!).

 

relativamente às plantas, esse lado direito vai ficar muito denso, não sei mesmo se demasiado denso.

a HZ quando cresce, cresce mesmo. além disso, ou podas isso com forma ou vai ficar feio porque ela lança raízes ao longo do caule e fica um emaranhado de fios. eu puxava essa moita de HZ do meio para o fundo do aqua e colocava uma outra planta à frente.

 

o tempo vai fazer bem a esta montagem. ;)

 

edit: estive a ver melhor as fotos e fiquei agora sem a certeza se a HZ vem mesmo até o vidro da frente ou não... :P

 

 

Boas Carlos obrigado pela ajuda e sim já conhecia aquele site que me mandas-te mas já andei lá a ver e não me consigo responder ao facto da HZ estar assim...

 

Pois eu acho que o mal é mesmo do CO2 caseiro mas não tenho a certeza, é muito inconstante... daíi as greens e isso tudo...

 

A minha HZ é o que se vê, enquanto não enraiza fica com as folhas verdinhas mas a planta ainda está muito pequena, depois de enraizar cresce muito mas as folhas velhas ficam conforme se pode ver nas fotos... e sim tenho a HZ à frente, vou troca-la com a Sp Green que tenho entre a HZ e a Aromatica... Mas é uma planta que me está a deixar um bocadinho à quem... pensava que era mais bonita... e não desse tantos problemas...a stellata é bem mais bonita, está linda e não dá trabalho nenhum...

 

Sim Carlos a HZ vem mesmo até ao vidro da frente, é a primeira vez que tou a usar esta planta numa montagem minha e não a conhecia muito bem entendes???

 

Abraço e obrigado

 

 

PS: achas então que as folhas estriadas é desiquilibrio de macros???

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pessoal, digam-me lá uma coisa se arrancar as folhas velhas da HZ, voltam a nascer novas???

 

Abraço e obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pessoal, digam-me lá uma coisa se arrancar as folhas velhas da HZ, voltam a nascer novas???

 

Abraço e obrigado

 

 

Não, se cortares uma folha não te vai nascer outra no lugar da que cortas-te, fazes podas e voltas a enterrar o que cortas-te pelo menos era assim que eu o fazia, vais chegar a um ponto de começar a dar forma para aquilo que pretendes para já é podas e mais podas, desta forma vais fortalecer a planta e ela cresce mais farta, abraço

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, se cortares uma folha não te vai nascer outra no lugar da que cortas-te, fazes podas e voltas a enterrar o que cortas-te pelo menos era assim que eu o fazia, vais chegar a um ponto de começar a dar forma para aquilo que pretendes para já é podas e mais podas, desta forma vais fortalecer a planta e ela cresce mais farta, abraço

 

 

Petty

 

 

Boas Petty mas isso é o que eu tenho feito...tipo vou andar sempre a fazer o mesmo...é que se eu so aproveitar o que está bom a planta fica sem raiz novamente porque só a parte de cima (as folhas novas) é que se aproveitam entendes???estive a fazer uma pesquisa na net e os americanos dizem que a HZ é uma planta que requer muitos micros logo aí pode estar a minha explicação...tipo só tenho adicionado 2ml diarios de Flourish...vou subir isso gradualmente para ver no que dá o que acham???

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: achas então que as folhas estriadas é desiquilibrio de macros???

estava a dizer que as algas podem ter origem em baixos fosfatos (green spot) ou em desiquilibrios entre fosfatos e nitratos.

mas pelos valores que dizes, não será esse o caso.

 

relativamente à HZ, eu também diria que são falta de fosfatos... mas não sei. lá está, os teus valores não o indiciam...

comigo esse foi o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a dizer que as algas podem ter origem em baixos fosfatos (green spot) ou em desiquilibrios entre fosfatos e nitratos.

mas pelos valores que dizes, não será esse o caso.

 

relativamente à HZ, eu também diria que são falta de fosfatos... mas não sei. lá está, os teus valores não o indiciam...

comigo esse foi o problema.

 

 

Tipo fiz uma grande TPA aqui à dias (de 60%) e depois daí ainda não fiz testes, estava precisamente a pensar em faze-los hoje... depois posto aqui os resultados...

 

Abraço

 

e o que acham da teoria dos americanos, já alguem teve este problema com a HZ???

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tive esse problema na minha montagem anterior e realmente assim que comecei a fertilizar com o Step1 da ADA a HZ nunca mais teve stresses.

bem pelo contrário, estava lindíssima. coincidência...? não sei.

 

é uma planta muito bonita e com um verde incrível. cresce estupidamente rápido.

de 3 pés que comprei na altura, rapidamente tinha meio aquário com HZ. era a "cama" preferida dos meus barbos sumatra.

 

continua a ser uma das minhas plantas preferidas e tenho-a no meu "private lounge", só que escondida... tive um mega ataque de ciano antes de desmontar o aquário e consegui salvar 2 ou 3 pés que coloquei escondidos nesta nova montagem. não os queria perder. além disso se a rotala sp green não der o efeito que quero, recorro à HZ lá para trás... :D

Editado por acarloscc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pessoal, digam-me lá uma coisa se arrancar as folhas velhas da HZ, voltam a nascer novas???

 

Abraço e obrigado

 

boas pereira então mékié??

acho mesmo que se tu tirares as folhas velhas, novas vão crescer mas logicamente que na zona da velha não. até ficas com a planta + saudavél.

e como diz o petty, sempre que podares vais fortalecer bem a planta :music_singguitar:

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tive esse problema na minha montagem anterior e realmente assim que comecei a fertilizar com o Step1 da ADA a HZ nunca mais teve stresses.

bem pelo contrário, estava lindíssima. coincidência...? não sei.

 

é uma planta muito bonita e com um verde incrível. cresce estupidamente rápido.

de 3 pés que comprei na altura, rapidamente tinha meio aquário com HZ. era a "cama" preferida dos meus barbos sumatra.

 

continua a ser uma das minhas plantas preferidas e tenho-a no meu "private lounge", só que escondida... tive um mega ataque de ciano antes de desmontar o aquário e consegui salvar 2 ou 3 pés que coloquei escondidos nesta nova montagem. não os queria perder. além disso se a rotala sp green não der o efeito que quero, recorro à HZ lá para trás... ;)

 

Pois espero ter a mesma sorte que tu carlos... tipo eu não me estou a dar nada bem com a planta está plantada já fez um mês e é a tristeza que se vê...

Mas não vou desistir dela vamos indo e vamos vendo lol...

 

 

 

boas pereira então mékié??

acho mesmo que se tu tirares as folhas velhas, novas vão crescer mas logicamente que na zona da velha não. até ficas com a planta + saudavél.

e como diz o petty, sempre que podares vais fortalecer bem a planta :laugh:

 

abraço

 

 

Manu

 

Pois eu já arranquei as folhas velhas vamos lá ver no que dá mas não vou voltar a corta-la e plantar as folhas novas...vou deixar tudo como está e tentar acertar os macros...pois não estão lá muito correctos, ficam os resultados dos testes:

 

Ph - 6.2

Kh - 3/4

Gh - 6

Nh4/Nh3 - 0/0.5

No2 - 0

No3 - 0

Po4 - +2

Fe - 0

 

Não percebo nada disto até agora tinha excedente de No3 agora tenho carencia lol... a unica explicação que vejo é que possa já estar criada a chamada camada biofilme mas não sei o quê que vocês acham??? e como não tinha nitratos os fosfatos nao eram consumidos e dai a disparidade de resultadoos nao será??? Tenho que chegar ao consumo de No3 das plantas...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já que ninguém diz nada eu chateio à mesma lol...

 

As minhas ultimas aquisições

 

gallery_21175_1255_7071.jpg

 

6 lindos exemplares... pseudomugil furcatus

 

Bem agora só naquela não liguem à toalha...é mesmo só naquela lol...

 

gallery_21175_1255_209101.jpg

 

Espero que alguem me possa ajudar em relação às minhas questões...

 

Cumprimentos

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Acho que o teu problema em relação à falta de nitratos está resolvida.

Com a comida desses Pseudomugil já deves ter valores razoáveis.

 

Há quanto tempo não dás uma limpeza ao filtro?

Pode ser por aí...

 

Agora tens um monte de fosfatos e não tarda vão aparecer algas.

Por falar nisso, já tens novos resultados dos testes?

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Acho que o teu problema em relação à falta de nitratos está resolvida.

Com a comida desses Pseudomugil já deves ter valores razoáveis.

 

Há quanto tempo não dás uma limpeza ao filtro?

Pode ser por aí...

 

Agora tens um monte de fosfatos e não tarda vão aparecer algas.

Por falar nisso, já tens novos resultados dos testes?

 

 

 

Abraço

 

Pereirinha desculpa tar a usar o teu tópico, mas já que li isto faço só aqui uma pergunta ao babykhan:

Quando dizes para dar uma limpeza ao filtro, como se deve fazer?não vamos perder as bacterias?

 

Relativamente aos peixes, tão muito fiches parabéns pela aquisição ^^

 

 

Cumps ;)

Editado por João Azevedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pereira tudo bem??

 

bem já fui ver o teu aquario ao vivo e tá pintarola, 5**** mesmo eheh parabens. eu como e disse quando foste ter a casa do petty, a ausencia de nitratos pode ser devido á tpa de 60% que fizeste. eu fiz uma de 50% e fiquei com o no3 a 0 mesmo . portanto agora ele gradualmente vai aumentar acho eu.

 

mas pronto, se conseguires dar uso lá á planta que te ofereci depois posta a imagem eheh ;)

já agora esses peixes são mesmo altamente, mesmo minusculos mas porreiros :o

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...uma limpeza ao filtro, como se deve fazer?não vamos perder as bacterias

 

Mais importante que perder as bactérias, é retirar a matéria orgânica ou mesmo restos de substrato fértil, que possa ter sido sugado e agora esteja a 'fertilizar' por conta própria.

 

Um filtro com muito 'entulho' acumulado não é útil ao Aqua.

 

Quanto às perdas da colónia de bactérias, elas vão ser substituídas, desde que haja circulação e a perda não tenha sido total, evidentemente.

 

 

E umas fotos do Aqua Pereirinha, já saíam, não?

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais importante que perder as bactérias, é retirar a matéria orgânica ou mesmo restos de substrato fértil, que possa ter sido sugado e agora esteja a 'fertilizar' por conta própria.

 

Um filtro com muito 'entulho' acumulado não é útil ao Aqua.

 

Quanto às perdas da colónia de bactérias, elas vão ser substituídas, desde que haja circulação e a perda não tenha sido total, evidentemente.

 

 

E umas fotos do Aqua Pereirinha, já saíam, não?

 

 

 

Abraço

 

Então pode-se lavar "á vontade" ?

 

Cumps ;) desculpa mais uma vez Pereirinha por tar a usar o teu topico xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sempre que faças uma muda de agua superior a 50 % .... o mais importante ... é logo de seguida .... acertar os valores de macros.

Uma muda de agua dessa dimensão, é quase o equivalente a fazer um "reset" ao aquario .... e serve para retirar tudo o que possa eventualmente estar em excesso .... e possibilitar o equilibrio de nutrientes.

No meu caso, do meu aquario, sempre que faço uma muda de 50-60 % (é tipicamente a minha muda de agua semanal) ... a primeira coisa que faço é repor o valor de macros .... 10 ppm de nitratos e 2 ppm de fosfatos.

Estes valores .... conforme já foi diversas vezes dito, podem variar de aquario para aquario .

Com o tempo, e com a sucessão de testes que vais fazendo no aquario (po4 e no3) .... vai chegar o dia em que vais fazer isso "a olho".

Vejo que já tens o aquario mais repleto de plantas .... por isso é normal que os consumos começem a subir .... e talvez seja aconselhavél ires subindo a iluminação. Agora .... subindo a iluminaçao .... tens de fazer o respectivo acompanhamento com nutrientes .... co2 e fertilizações.

É sempre tudo a somar .... :)

.... Sempre com calma .... sem pressas .... ;)

O obectivo é de não dar qualquer tipo de hipoteses de as algas "competirem" com as plantas.

Plantas Saudáveis .... e a crescer a bom ritmo ..... ;)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eih pessoal como é que é??? o topico está animado lol... Ainda bem que assim aprendo lol...

 

 

Boas

 

 

 

Acho que o teu problema em relação à falta de nitratos está resolvida.

Com a comida desses Pseudomugil já deves ter valores razoáveis.

 

Há quanto tempo não dás uma limpeza ao filtro?

Pode ser por aí...

 

Agora tens um monte de fosfatos e não tarda vão aparecer algas.

Por falar nisso, já tens novos resultados dos testes?

 

 

 

Abraço

 

 

Achas que o problema dos Nitratos vai ser minimizado pela comida deles??? eu também não abuso eles são tão pequenos, até agora não dava comida a ninguem lol eles que comessem algas lol...agora vou começar a dar comida congelada para ver se crescem...

 

Tipo a sujidade no filtro não acho uma justificação valida porque a montagem só tem 1 mês e meio e já o limpei uma vez nesse mês e meio por isso...

 

Testes só amanha antes da TPA...

 

Abraço

 

Pereirinha desculpa tar a usar o teu tópico, mas já que li isto faço só aqui uma pergunta ao babykhan:

Quando dizes para dar uma limpeza ao filtro, como se deve fazer?não vamos perder as bacterias?

 

Relativamente aos peixes, tão muito fiches parabéns pela aquisição ^^

 

 

Cumps ;)

 

É na boa as perguntas...assim também aprendo lol...

 

boas pereira tudo bem??

 

bem já fui ver o teu aquario ao vivo e tá pintarola, 5**** mesmo eheh parabens. eu como e disse quando foste ter a casa do petty, a ausencia de nitratos pode ser devido á tpa de 60% que fizeste. eu fiz uma de 50% e fiquei com o no3 a 0 mesmo . portanto agora ele gradualmente vai aumentar acho eu.

 

mas pronto, se conseguires dar uso lá á planta que te ofereci depois posta a imagem eheh :eusathink:

 

 

já agora esses peixes são mesmo altamente, mesmo minusculos mas porreiros :laugh:

 

abraço

 

 

Manu

 

 

 

Obrigado eu também acho que está no bom caminho, eu tenho fertilizado com Nitratos, amanha é dias de testes e TPA e já vejo se estou a fazer bem ou mal...mas a ausencia de Nitratos foi sem duvida devido a TPA de 60% só a fiz porque raspei as algas todas na altura entendes??? E para não ficarem na coluna de agua fiz aquela TPA...

 

Ok a planta ainda está a ambientar-se lol... vamos com calma...

 

Muita fixes os peixes...pena o preço em relação ao tamanho lol...

 

Abraço

 

Mais importante que perder as bactérias, é retirar a matéria orgânica ou mesmo restos de substrato fértil, que possa ter sido sugado e agora esteja a 'fertilizar' por conta própria.

 

Um filtro com muito 'entulho' acumulado não é útil ao Aqua.

 

Quanto às perdas da colónia de bactérias, elas vão ser substituídas, desde que haja circulação e a perda não tenha sido total, evidentemente.

 

 

E umas fotos do Aqua Pereirinha, já saíam, não?

 

 

 

Abraço

 

Boas man, quando eu limpo o filtro nem sequer mexo na parte biologica a serio só o mecânico é que é substituido ou lavado...

 

eh pah mais fotos lol... tenho que pegar no canhão lol...

 

Então pode-se lavar "á vontade" ?

 

Cumps ;) desculpa mais uma vez Pereirinha por tar a usar o teu topico xD

 

É na boa ahah

 

com a agua do aquario.

 

Tché Tiago... desiludiste-me lol... vieste ao meu tópico e só escreves "com a agua do aquario" :smile2: então e o meu aquario lol??? Está assim tão mau??? Segui as tuas montagens e sei que já mantiveste HZ, tu é que podias dar uma ajudinha...vá lá não custa nada lol

 

Abração...

 

Boas.

Sempre que faças uma muda de agua superior a 50 % .... o mais importante ... é logo de seguida .... acertar os valores de macros.

Uma muda de agua dessa dimensão, é quase o equivalente a fazer um "reset" ao aquario .... e serve para retirar tudo o que possa eventualmente estar em excesso .... e possibilitar o equilibrio de nutrientes.

 

Aaaaaaaaahhhh lol... agora já sei...tipo nunca pensei que fossem assim todos os nutrientes de uma só vez entendes???

 

No meu caso, do meu aquario, sempre que faço uma muda de 50-60 % (é tipicamente a minha muda de agua semanal) ... a primeira coisa que faço é repor o valor de macros .... 10 ppm de nitratos e 2 ppm de fosfatos.

 

Então tipo fazes um "reset" ao aqua todas as semanas praticamente???ou seja tens de "acertar" os nutrientes todas as semanas??não sei se me expliquei não é "acertar" é tipo tu já sabes mais ou menos o consumo de nutrientes do teu aqua não é??? daí a teres a certeza dos macros a repor certo???

 

Estes valores .... conforme já foi diversas vezes dito, podem variar de aquario para aquario .

 

Claro essa parte tu já me explicaste...cada caso é um caso...

 

 

Com o tempo, e com a sucessão de testes que vais fazendo no aquario (po4 e no3) .... vai chegar o dia em que vais fazer isso "a olho".

 

Nunca mais chega a hora lol...sou um amador lol

 

Vejo que já tens o aquario mais repleto de plantas .... por isso é normal que os consumos começem a subir .... e talvez seja aconselhavél ires subindo a iluminação. Agora .... subindo a iluminaçao .... tens de fazer o respectivo acompanhamento com nutrientes .... co2 e fertilizações.

É sempre tudo a somar .... ;)

A iluminação já subi estou com 3x24w desde ontem e até agora algas nem vê-las uhuh...acho que tem resultado...agora o aumentar o co2???lol o meu é caseiro lol...a crise chegou a Ermesinde lol...Não há t€€€mpo para pressurizado lol...

 

.... Sempre com calma .... sem pressas .... ;)

O obectivo é de não dar qualquer tipo de hipoteses de as algas "competirem" com as plantas.

Plantas Saudáveis .... e a crescer a bom ritmo ..... ;)

Abraço

 

Claro que sim, já aprendi a pressa é a principal inimiga da perfeição e então na aquariofilia lol...nem se fala...

 

Pessoal abraço a todos e quando pegar no canhão posto fotos!!!

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas .

 

pereirinha de quantos em quantos dias fazes os testes???

 

abraço

 

 

Manu

 

 

Fiz no sabado e agora vou fazer amanha...

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz no sabado e agora vou fazer amanha...

 

Abraço

 

mas fazes de 3 em 3 dias ou só quando fazes tpa's? é que se fizer tpa todos os dias não se faz testes todos os dias loool

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.