Água alcalina HELP


oscarei

Recommended Posts

Está quase nos 8 e não está a descer. Só existe areão negro no fundo e um substracto para plantas que ainda não foram plantadas.

 

Já experimentei turfa e nada

 

Alguém conhece uma maneira de fazer descer a alcalinidade sem ser com quimicos

 

Agradeço ajuda

Joao

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Troncos e CO2.Mas dizes que está quase nos 8 mas eu tenho que perguntar.A quanto sai da torneira?Se sair mais baixo é sinal que o areão preto é calcário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já disse umas 10 vezes nos comentários desse membro.Quando não sabemos mais vale a pena ficar calado.Falar por falar não adianta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Troncos e CO2.Mas dizes que está quase nos 8 mas eu tenho que perguntar.A quanto sai da torneira?Se sair mais baixo é sinal que o areão preto é calcário.

 

Garantem na loja que o areao não é calcario e efectivamente teem desse areao nos aqua dos discus

Joao

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

turfa ou troncos a acção que fazem também é quimica, as outras formas podem ou não ser manipuladas pelo homem :flick_tongue:

 

convém saberes qual o teu kh para assim teres a noção se é fácil ou não alterar o PH. de qualquer das formas, o que a fauna vai apreciar mais, será um PH estável mesmo que este seja pouco aconselhável.

 

Se com turfa não consegues, o meu conselho será este. Mas a baixa que provoca no KH é sempre arriscada.

AcidBuffer_500g.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa? eu tenho pedras calcarias e os corais fazem descer o ph pelo menos a mim faz se eu retirar sobe logo pa 8!!!

Jorge Oliveira-vê se mostras mais respeito pelas pessoas se eu não sei não faz mal apenas comento com o que sei caso esteja mal é de maneira que fico a perceber... Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que dizes é impossível de 2 maneiras... nem o coral nem as pedras calcárias fazem descer o pH (fazem o inverso), nem se os tirares o pH sobe logo (porque não sobe se os tirares e não funciona assim... taauuu! logo!).

 

Por outro lado, pelo menos não opnies se não tens certeza no que dizes, senão é fácil haver muita confusão e problemas para aqueles que se querem ajudado e esclarecidos.

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tratei mal ninguém.Mas já não é a primeira nem segunda nem terceira vez que levas as pessoas em erro.Todos nós erramos mas assuntos que já passaram por cá umas 20 vezes e básicos e levares ao erro é mau.Como deves saber esta é das secções onde as pessoas lêem e levam mesmo a sério pois são iniciantes e se leiem isso vão logo fazer.

Já agora parabéns :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Piteu,

 

Se estás a aprender química sabes que o calcário é, vamos simplificar a coisa, básicamente carbonato de cálcio. Ora ao disolveres carbonato de cálcio em água ficas com iões de carbonato e cálcio. Os de cálcio vão aumentar o GH. Os iões carbonato primeiro aumentam-te o KH e depois formam um par ácido-base fracos com os iões bicarbonato, os quais por sua vez formam um par ácido-base fracos com o ácido carbónico. Ao aumentar a concentração de iões carbonato em solução estás a deslocar o equilíbrio e a perder protões da solução, logo a aumentar o pH.

 

Resumindo:

calcário = aumento de GH + aumento de KH + aumento de pH

 

espero ter ajudado,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei eu só estava a teimar porque não gostei de como o Jorge Oliveira comentou eu ainda sou novo nisto também estou aqui para aprender mas também gosto de ensinar. Eu estou no 11ºano na área de ciências e tecnologias;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Piteu,

 

Eu desconheço o vosso "background" (teu e do Jorge Oliveira), mas de facto convém não dizer muitos disparates a quem acredita piamente naquilo que dizemos. Procura confirmar aquilo que dizes e, caso não tenhas certeza absoluta, refere-o.

 

Já ficaste para trás uns anos, não!? Boa sorte com os estudos. Por vezes é difícil, mas teoricamente compensa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu porque não gostas de quando alguém diz uma verdade vens "teimar" ??Já crescias um bocado.Não disse nada que te ofendesse e se o disse peço desculpa que não era essa a minha intenção.Apenas referi que devias ter cuidado quando dizes algo com certezas cá.Esta é a secção que as pessoas leiem e levam bem a sério o que dizemos pois são iniciantes.Vires novamente dizer algo que sabes/devias saber que está errado só para ver se te picas com alguém é muito mau.Eu não tenho nada contra ti,apenas como disse pedi para veres bem antes de escrever para não levares as pessoas ao erro.Acho que não disse nenhuma barbaridade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Piteu,

 

Eu desconheço o vosso "background" (teu e do Jorge Oliveira), mas de facto convém não dizer muitos disparates a quem acredita piamente naquilo que dizemos. Procura confirmar aquilo que dizes e, caso não tenhas certeza absoluta, refere-o.

 

Já ficaste para trás uns anos, não!? Boa sorte com os estudos. Por vezes é difícil, mas teoricamente compensa.

 

Quando coloquei a minha questão era para ver se surgia alguma ajuda. Verifico que no seu caso tem muito mais interesse em demonstrar os seus conhecimentos de quimica e assim sendo penso que está no local errado. Falar de catedra não é bem aqui.

 

Devo dizer que quem tudo sabe, como parece ser o seu caso, nada sabe da vida e como é importante saber dialogar com os outros sem ter demonstrar a nossa sapiência. Faz parte da nossa eduação ou deveria fazer.

" Fala sempre ao mesmo nivel de quem te houve". Não lhe vou dizer de quem é esta citação, pois certamente do alto da sua cultura saberá.

Mesmo que venha a responder-me, desde já o informo que dou o assunto, qual assunto?, terminado.

Joao

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oscarei,

 

Se tiveres o KH elevado vai ser dificil baixar o pH devido ao efeito tampão, exceptuando se também o trouceres para baixo como já referiu o membro José Cruz Silva.

 

Apresentar conhecimento foi a forma que julguei mais indicada para acabar com uma possível discusão sem nexo. Peço as mais sinceras desculpas por ter vindo manchar o teu tópico. Aparentemente, temos todos de nos recordar que a cyber-realidade é um pouco mais impessoal que estar cara-a-cara e as coisas não são ditas como se estivessemos a cuspir uns para cima dos outros.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu neste tópico o que costuma acontecer em muitos outros: afastaram-se do cerne da questão que era ajudar alguem que tinha dúvidas. Eu também me dei muitas vezes conta de cometer esse mesmo erro ao entrar em discuções sem nexo com outros membros.

A verdade é que colocar rochas calcarias, conchas ou corais vamos aumentar o PH (Fica mais alcalino) nem vou puxar dos galoes de (quase) Eng. Quimico. Também é verdade que adicionar CO2 vai baixar o PH.

Mas claro que nem tudo é 1+1=2 pois muitas coisas podem influenciar essa variação. Uma das mais importantes é a Dureza (gh/dh) da água. Se tiveres agua com uma duresa muito elevada, podes despejar uma garrafa de CO2 la para dentro que nao vais conseguir baixar o PH.

Agora a minha contribuição para tentar resolver o teu problema:

1º mede os parametros da água que usas nas TPA's

-se for muito alcalina e dura tens tentar arranjar água menos dura (Outra fonte, osmose, agua engarrafada,...)

-se a água nao sai muito alcalina nem com uma dureza elevada entao o problema é em algo que tens no aquario. O mais certo é ser alguma pedra ou areao. Testa-os colocando num copo com agua essas pedras/areao e medes os parametros passados 2 dias. Se houver alteração entao encontraste o culpado.

2º a colocação de troncos no aquario e turfa no filtro baixa-te o PH e a dureza da água até um certo nivel. A adição de CO2 baixa o PH

3º Plantas como a vallisneria baixam a dureza da água.

4º Se nada disso resultar, podes sempre optar por escolher outro tipo de fauna e flora que melhor se adaptem a meios mais alcalinos, decerto será mais facil manteres um aquario bonito com um ambiente estabilizado do que andares sempre de coração nas mãos para manter os parametros dentro do aceitavel para outras espécies.

 

Abraço e boa sorte nessa tua aventura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei eu só estava a teimar porque não gostei de como o Jorge Oliveira comentou eu ainda sou novo nisto também estou aqui para aprender mas também gosto de ensinar. Eu estou no 11ºano na área de ciências e tecnologias;)

 

Antes de podermos "ensinar" os outros temos primeiro que aprender, não só os conhecimentos técnicos mas também admitir quando erramos.

 

Insistir em informações erradas só pra levar a nossa ideia avante sinceramente não me parece ser das melhores atitudes, o desconhecimento não é o mais grave pois tu mesmo dizes que "ainda és novo nisto", agora o que não entendo é esta parte

 

sim eu sei eu só estava a teimar porque não gostei de como o Jorge Oliveira comentou

 

Sabes e insistes em induzir os outros em erro???

 

 

Aconselho-te a reveres a tua postura aqui no forum pois a actual não me parece a melhor.

 

 

cumprimentos

 

 

 

William

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu neste tópico o que costuma acontecer em muitos outros: afastaram-se do cerne da questão que era ajudar alguem que tinha dúvidas. Eu também me dei muitas vezes conta de cometer esse mesmo erro ao entrar em discuções sem nexo com outros membros.

A verdade é que colocar rochas calcarias, conchas ou corais vamos aumentar o PH (Fica mais alcalino) nem vou puxar dos galoes de (quase) Eng. Quimico. Também é verdade que adicionar CO2 vai baixar o PH.

Mas claro que nem tudo é 1+1=2 pois muitas coisas podem influenciar essa variação. Uma das mais importantes é a Dureza (gh/dh) da água. Se tiveres agua com uma duresa muito elevada, podes despejar uma garrafa de CO2 la para dentro que nao vais conseguir baixar o PH.

Agora a minha contribuição para tentar resolver o teu problema:

1º mede os parametros da água que usas nas TPA's

-se for muito alcalina e dura tens tentar arranjar água menos dura (Outra fonte, osmose, agua engarrafada,...)

-se a água nao sai muito alcalina nem com uma dureza elevada entao o problema é em algo que tens no aquario. O mais certo é ser alguma pedra ou areao. Testa-os colocando num copo com agua essas pedras/areao e medes os parametros passados 2 dias. Se houver alteração entao encontraste o culpado.

2º a colocação de troncos no aquario e turfa no filtro baixa-te o PH e a dureza da água até um certo nivel. A adição de CO2 baixa o PH

3º Plantas como a vallisneria baixam a dureza da água.

4º Se nada disso resultar, podes sempre optar por escolher outro tipo de fauna e flora que melhor se adaptem a meios mais alcalinos, decerto será mais facil manteres um aquario bonito com um ambiente estabilizado do que andares sempre de coração nas mãos para manter os parametros dentro do aceitavel para outras espécies.

 

Abraço e boa sorte nessa tua aventura.

 

Obrigado pela sua contribuição. Já estou a tentar saber se é algo que tenho no aqua

Editado por William

Joao

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sua contribuição. Já estou a tentar saber se é algo que tenho no aqua

De nada e nao me trates por "você". Apesar de nao teres o perfil completo :) (percebeste a indirecta???) não gosto que colegas de hobby me tratem por outra coisa que nao seja por "TU".

Abraço e vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.