difusor de co2.


goncas94

Recommended Posts

Boas

como cá tenho em casa o co2 caseiro, e ao tenho tirado muito partido dele, pela pedra difusora, resolvi meter mãos à obra e fazer um eu mesmo!!

resulta e é muito barato!!

então cá vai!

 

Material:

T-shirt velha, que já nao usem;

Caixa de rolo fotográfico;

Elástico forte, ou outra coisa que faça o seu papel;

Tesoura;

Chave de parafusos (não sei o nome "técnico")

Tubo de ar (que deve ser ligado ao sistema de co2)

 

1- material

 

31794264ex1.jpg

w320.png

 

2- corte um pedaço da t-shirt que dê para cobrir toda a parte de cima da caixa.

 

72775399yl7.jpg

w320.png

 

90139235xz0.jpg

w320.png

 

4- com a chave de parafusos e com MUITO CUIDADO faça um buraco no fundo da caixa de maneira a que fique mais ou menos o tamanho do tubo, para que fique bem isolado...

 

94877350dl8.jpg

w320.png

 

5- com o elástico coloque o pedaço de t-shirt na parte de cima da caixa e aperte-o bem.

 

57155858xy8.jpg

w320.png

 

6- estique bem o pedaço de t-shirt de maneira a que as bolhas fiquem pequenas, mas passem!

 

7- Corte o excesso, tendo o cuidado de deixar um pouco, para o caso de ser preciso voltar a esticar.

 

39349484al2.jpg

w320.png

 

67652068tg4.jpg

w320.png

 

8- coloque o tubo no buraco, de maneira a que não tenha fugas!!

 

12756625dr1.jpg

w320.png

 

9- ponha no aquário e espere até começar a deitar bolhinhas!!

 

10dke2.jpg

w214.png

 

11dnv7.jpg

w214.png

 

 

Espero que gostem, e que venham muitos comentários.

 

Cumps

G.A.

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

antes de mais, obrigado pela rapidez de resposta.

ainda nao se veem bolhas na foto, porque o co2 ainda não começou a fluir.

é co2 caseiro e ainda so começou a fermentar ontem a noite, amanha já deve mandar umas bolhinhas e depois vejo se as apanho a "fugir" e tiro umas fotos!!

 

 

cumps

G.A.

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

ia hoje tirar umas fotos de isto a funcionar, mas as bolhinhas são muito imprevisíveis e não as consigo apanhar!!

de qualquer maneira, o seu propósito está aprovado!!! deita bolhinhas bem pequeninas!!

Espero mais comentários.

 

cumps

G.A.

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Está muito bom,parabens,tenho de fazer tambem um para mim,mas tenho uma duvida,esse material que usaste para fazer o co2 é ligado á garrafa com a reçeita de co2 caseira?

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente existe um senão é que o tecido apodrece..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Está muito bom,parabens,tenho de fazer tambem um para mim,mas tenho uma duvida,esse material que usaste para fazer o co2 é ligado á garrafa com a reçeita de co2 caseira?

cumps.

 

boas

eu liguei o difusor de co2, com o tubo, directamente à fonte do co2, que neste caso foi a receita caseira de gelatina!!!! é como se o fizessem para outro difusor qualquer!!

 

e quanto ao tecido apodrecer, não tem mal, porque quando começar, troca-se logo!!

vou ver de quanto em quanto tempo vou ter que o trocar e depois meto cá!!

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, quem não souber fazer, não tiveer jeito para isto, ou simplesmente nao tiver paciencia, posso fazer uns para trocar por plantas...

cumps

G.A.

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu liguei o difusor de co2, com o tubo, directamente à fonte do co2, que neste caso foi a receita caseira de gelatina!!!! é como se o fizessem para outro difusor qualquer!!

 

e quanto ao tecido apodrecer, não tem mal, porque quando começar, troca-se logo!!

vou ver de quanto em quanto tempo vou ter que o trocar e depois meto cá!!

 

 

Era bom que fosse assim tão simples...

Estas a esquecer que se tiveres alguma coisa a apodrecer no aquario os Nitratos vão disparar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, mas há como dar a volta a situação!

 

Depois de ver este tópico, ponderei os prós(preço), e os contras(o tecido apodrecer), e tentei minimizar/anular os contras. Pensei o seguinte: "e se o tecido fosse de alguma coisa sintética que não apodrece-se", depois de procurar algo cá por casa que se enquadra-se, encontrei uma coisa que todos temos, ora, um guarda-chuva velho. Por incrível que possa parecer é poroso o suficiente para o efeito. Fiz o mesmo que o goncas94 fez, mas com este novo " tecido", e uma rolha de garrafa invés do rolo da máquina fotográfica :music_singguitar: . O efeito era parecido a um difusor normal, ou seja as bolhas não eram suficientemente pequenas.

Decidi então fazer o mesmo mas invés de por apenas uma camada de tecido, optei por várias, umas em cima das outras, assim as bolhas têm de "furar" por uma camada, passar como que por uma membrana, e furar para a próxima camada, isto segundo a minha teoria(não sei se será válida) fará com que as bolhas fiquem com um tamanha cada vez mais reduzido, logo o numero de camadas é inversamente proporcional ao tamanho das bolhas.

Na prática quantas mais camadas mais pequenas serão as bolhas.

Experimentem!Pode ser que aperfeiçoe-mos melhor esta ideia.

 

Cumprimentos Hélder Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tou com um sério problema..

Eu fiz um difusor destes(tenho material para muitos mais)

Agora o meu problema... Já fiz 2 tipos de receita de co2, e não consigo que resulte...

Fiz a de gelatina, e só sai bolhas quando aperto...

Fiz a sem gelatina, só sai bolhas quando aperto...

Usei açúcar do jumbo, ou lá o que é..

Bicaboranto comprei na farmácia, e o fermento é da royal...

que estou a fazer mal?

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse fermento acho que não serve, experimenta comprar fermento numa padaria. Fermento vivo, acho que é assim, mas se estiver errado corrijam-me.

 

Cumprimentos Hélder Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha desconfiado disso..

Amanhã já o compro...

Miutoobrigado pelo esclareimento...

Em relação ao DIY, porque é que o tecido é melhor que as pedras difusoras?

Eu só fiz um porque não tenho pedras difusoras, e por este ser facilimo de fazer

Tenho montes de caixas de rolos, montes de tecido(panos) e eu uso linha da pesca em vez de elástico...

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse fermento acho que não serve, experimenta comprar fermento numa padaria. Fermento vivo, acho que é assim, mas se estiver errado corrijam-me.

 

Cumprimentos Hélder Costa

O fermento é muito facil de arranjar e é muito barato.

Tenta numa padaria de qualquer supermercado que tenha fabrico próprio.

Eu costumo comprar no pingo doce (desculpem a publicidade) ;)

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, realmente com o fermento royal não dá!!

experimenta fermipan que dá de certeza!!!

quanto ao tecido, eu acho que é melhor, pois a pedra difusora mando bolhas muito grande, e com o tecido, podes "escolher" o tamanho das bolhas, que pretendes ter, ao esticar mais ou menos o tecido!!! bolhas mais pequenas, precisas de mais potencia de co2, bolhas maiores, menos potencia!! tecido mais esticado, bolhas maiores, tecido menos esticado, bolhas pequenas!!

espero ter sido esclarecedor.

 

cumps

G.A.

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta muito bem elaborado companheiro mas nao a nada melhor que o meu feito em madeira da menos trabalho e deita micro bolhas de co2 podes o ver nas minhas fotos na galeria de membros do evo2.

ABRAÇO E FALA SE TIVERES DUVIDAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais