Tropheus 300L


RicardoBC

Recommended Posts

Ora boas,

 

Depois algum tempo sem aquário, e agora que me estou a estabilizar na minha nova casa, estou a pensar em montar um aquário.

A princípio, seria um reef, mas dada a dificuldade de arranjar material, e vivos aqui nos Açores, virei-me para a minha outra paixão, Tropheus. Este projecto também está condicionado, pois não me informei com os lojistas a facilidade ou não de arranjar Tropheus aqui em Ponta Delgada, ou mesmo se será possível mandar vir de algum lado (p.ex:Airfish).

 

Mas antes de mais, e visto estar afastado do mundo do CA à muito tempo, gostava de saber o que poderei precisar, pensando que o aquário seria este:

 

120Cx60Lx50A (360L brutos), vai ser cortado e colado na única loja que faz esses trabalhos aqui.

 

Agora o que gostava de ter de vocês era a lista de material que terei de comprar:

 

Iluminação ?

Areão?

Rocha, que tipo?

Filtro? Matérias Filtrantes, quantidade e quais?

Testes?

Plantas, sim ou não? Quais?

Bombas, sim ou não? Quais? Quantidade?

 

Julgo que não me estou a esquecer de nada, mas se faltar digam.

 

Obrigado e aguardo as vossas respostas.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Eu também me estou a iniciar nos CA, mais ou menos com as mesmas caracteristicas de aquário sendo que o meu vai ter mais 10cm na largura.

Quanto às tuas dúvidas e segundo aquilo que tenho lido:

Iluminação, não é preciso nada de especial, até porque as poucas plantas que se podem por não necessitam de muita luz, 2x36 ou 40w é mais que suficiente.

Areão, dá pra por da praia(é mais em conta!!), que é o que vou fazer, no entanto podes usar daqueles prós reefs, coral esmagado, sugar size,etc

Rocha é a gosto!!Calcárea, xistos...

Filtragem, aqui é que são elas... é necessária uma filtragem algo potente... eu vou começar com 2 x 1000Lt/h e acho que pode ser melhorado!!!

Testes : Pelo menos, pH, KH e GH, acho que são os indespensáveis,

Plantas, valisnérias é o mais comum, depois tens as anúbias, e há mais umas que dá mas agora não me lembro...mas não são muitas!

Bombas, tenho visto que há bastante pessoal a usar bombas de circulação, no entanto julgo que terás que decidir o seu uso ou não face ao tipo de requesitos dos peixes que colocares...

 

Vou ficar por aqui, porque para quem ainda está a começar, acho que já me estiquei no post!!! :roflroll2:

Boa sorte para o teu projecto, vou ficar atento!!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu penso que é melhor colocares areão de coral, pois ajuda a estabilizar a dureza e o pH alto, que estes peixes tanto apreciam.

Com as rochas passa-se o mesmo, podes colocar rochas calcáreas.

Além da filtragem uma bomba de fluxo, que ajude a evitar áreas estagnadas também faz parte do setup ideal para estes peixes.

Uma iluminação que ajude a manter uma algas é útil a estes herbivoros. Podes optar por iluminação com tubos usados em aquários de recife, mas isso é uma questão de gosto...

Saudações.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já foi quase tudo dito. Acho que um aquário de tropheus segue muito a lógica de um reef, quanto à circulação de água - quanta mais melhor. Estes peixes gostam de um ORP elevado e isso consegue-se com uma sump ou/e com muita circulação à superfície.

 

A iluminação é a gosto - apenas realço que parecem apreciar aquários pouco iluminados que os deixa mais calmos.

 

A filtração deve ser, na minha opinião, muito grande, com muita filtração mecânica.

 

Eu penso que é melhor colocares areão de coral, pois ajuda a estabilizar a dureza e o pH alto, que estes peixes tanto apreciam.

 

Concordo em parte! Ora bem - se o areão de coral é o ideal por causa dos parâmetros quimicos da água, já nao é ideal, pois os tropheus gostam de filtrar areia. Admito segundo as minhas observações que até engulam alguma, ajudando assim o seu fluxo digestivo.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Viva, RicardoBC,

 

da minha experiência, reforço o que o Diogo disse... não facilites na filtragem... nunca é demais em aquários de tropheus. Se vais mandar fazer o aquário, aconselho-te a mandares furar o vidro e optar por construir uma sump... pela minha experiência, compensa bastante porque:

 

1) aumentas o volume global de água em circulação;

2) No global, até acho que sai mais barato do que se optares por filtros externos... num aquário de 360 ltrs, tens de ter 2 filtros externos "pesos pesados" para garantir uma boa filtragem... E esses "pesos pesados" são caros!

3) A sump é escalável em termos de capacidade de circulação de água (se bem feita a canalização e o formato interno da sump)... eu, por exemplo, tenho um aqua de 360 ltrs brutos com uma sump de 110 ltrs /brutos... tenho uma bomba de 4.000 ltrs/h...mas se quiser aumentar a capacidade de circulação, simplesmente compro uma bomba com mais débito.

 

A iluminação é a gosto - apenas realço que parecem apreciar aquários pouco iluminados que os deixa mais calmos.

 

Curiosamente, Diogo, tenho vindo a constatar isso... tenho 1 calha com 2 T5... à tempos, no IKEA, resolvi comprar umas pequenas calhas de LED's de baixa intensidade (36 no total) para aplicar na calha (no estilo de moonlight, só que os LED's são de côr branca). A minha ideia não foi construir uma "Moonlight" mas sim simular a diminuição da luz do dia, desligando as T5's e ligando os LED's (com 2 relógios programados). Tenho vindo a observar que é precisamente durante o tempo que os LED's estão acesos e as T5's desligadas que os peixes têm um comportamento mais natural, mais calmo e que revelam mais as cores! até tenho pensado se as 2 T5's não serão iluminação a mais!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á areia/ areão de coral faz como eu fiz, uma camada de areão separada com uma rede e depois uma camada de areia, mesmo que escavem chegam à rede e param, eu escolhi uma rede de cor cinzenta para não se notar muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais