Tanganyika


Bmmsilva

Recommended Posts

Olá a todos!

Venho aqui apresentar o meu projecto que está prestes a arrancar.

Será um aqua dedicado a manter espécies do Tanganyica.

Setup:

Aqua: 120x60x60 by Scalare

 

Filtragem:

1 x E-heim 2217 1000Lt/h

1 x E-heim 2227 Profissional 1050Lt/h

 

Aquecimento: Jäger 300w

 

Areia: Da Praia do Portinho da Arrábida

 

Rochas: Da Arrábida

 

Flora: Valisnérias e Anubias

 

Fauna: (ainda em estudo)

Cyprichromis leptosoma "Mpulungu" – 1M + 4 F

Neolamprologus multifasciatus 1 M + 2 F (ou Similis)

Callochromis pleurospilus -1 M + 3 F

Altolamprologus calvus (Black) – 1Casal

 

Acabei de fazer medições de pH, KH e GH da água da minha torneira e observei os seguintes resultados:

pH: 8

GH: 100ppm

KH: 110ppm

O que acham destes valores?? A mim parece-me que o pH pode subir um bocadinho, agora os outros não faço ideia, tenho de ir ver os valores ideais!

 

Em principio serão estas as opções!

Tal como já o fiz num outro forúm, venho pedir que opinem, comentem, sugiram e critiquem o que acharem necessário!!

Editado por Bmmsilva

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa noite,

 

A parte dos Africanos neste fórum está muito pouco desenvolvida... Tens que ser paciente.

 

Tenho-te a dizer que se esse é o teu único aquário devias ter optado por Malawi :flick_tongue: (Ainda vais a tempo)

 

As espécies que escolheste até são interessantes :lol: mas... :lol:

 

Relativamente a filtragem e aquecimento não há muito a dizer... Gosto da opção dos dois filtros, pois é mais fácil para fazer manutenção...

 

De resto é iniciares isso e mostrares fotos :shock:

 

Abraço

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai em frente, aqui ha tempos vi um parecido com o que tu te propoes realizar e estava um show, Malawis nao faltam por ai, eu tenciono de futuro montar um, a unica diferenca e que tenciono introduzir Lamprichthys Tanganicanus (Killies). Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de fazer medições de pH, KH e GH da água da minha torneira e observei os seguintes resultados:

pH: 8

GH: 100ppm

KH: 110ppm

O que acham destes valores?? A mim parece-me que o pH pode subir um bocadinho, agora os outros não faço ideia, tenho de ir ver os valores ideais!

 

 

Ola

Apenas acho que devias subir o Gh para 180ppm, de resto parece-me que sabes o que fazes...

 

Boa sorte para esse projecto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey Bmmsilva,

 

Sim, as tuas durezas idealmente deveriam ser mais elevadas. Podes sempre corrigir os valores recorrendo a buffers.

 

Não tenho experiência com Callochromis e estou curioso para saber qual será a sua relação com os shell dwellers. Entre multifasciatus e similis, escolheria os primeiros por não saber que química irá surgir com os Callochromis, mas se tiveres indicações de não haver atrito, os similis são, na minha opinião, mais bonitos.

 

Boa sorte.

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Obrigado pelos comentários!

Relativamente aos malawi, acho-os mais bonitos no geral, devido às cores, mas acho os tanganyicas mais interessantes do ponto de vista do habitat e comportamentos no geral, daí a minha opção!

Quanto ao subir a dureza, parece-me que até tenho margem para manobra, pois com o pH a 8 ainda dá pra subir um bocado e devo, aliás!! É que ao subir a dureza o pH vai loga atrás, mas acho que vai resultar!!

Cumps...

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

quanto a filtragem estás bem servido.

Os parâmetros deverão subir um pouco, mas se vais ter 'calvus' e 'callos', não mexas muito sendo o ideal;

ph-8.5

gh-15

Quanto ao relacionamento entre os 'shell`duellers' e os 'sandd`duellers' o mais certo é teres que optar apenas por uma espécie, devido ao seu comportamento que sendo um pouco diferente terão tendencia a entrar em comflito.

Visto que os 'shell' são defensores ferozes do seu território e os 'callos' que tencionas por, gostam de se passear por todo o aqua.

abraço

queres ter um Bruto??

cria o teu e diverte-te

http://kiriza3.mybrute.com

já tens? então junta-te ao 'Clan'

http://mybrute.com/team/116038

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

A única espécie que acho estar a mais nesse aqua visto que queres ter uma colónia de Multis é o casal de Calvus, escolhe antes um casal de Sumbus…

Quanto ao nº por espécie, se optares pelos Multis convém ter o mesmo nº de machos e fêmeas, nos Simllis aí um macho pode ter várias fêmeas, mas as fêmeas têm de ter conchas e espaço, senão serão expulsas pelas mais fortes…nos Cypris um macho sozinho tende a não mostrar todo o seu esplendor, convém ter um competição…

 

Em relação ao pH acerta com bicarbonato de sódio, uma colher de sopa por 30lt isso vai subir o pH para 8.2 e eleva também o KH, o que vai ajudar a manter o pH estável…

Quanto ao GH usa sulfato de magnésio para subires até aos 15-18, mesmo que chegue aos 20 não há problema…o magnésio é essencial para os Tangas…

Na flora podes usar Ceratophyllum demersus também se dá bem e no Lago existe uma variedade dessa planta…

Boa sorte.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá josé, obrigado pela tua participação!

 

Boas

A única espécie que acho estar a mais nesse aqua visto que queres ter uma colónia de Multis é o casal de Calvus, escolhe antes um casal de Sumbus…

O comportamento é assim tão diferente entre estas duas variantes?? Não são as duas predadoras??

 

Quanto ao nº por espécie, se optares pelos Multis convém ter o mesmo nº de machos e fêmeas, nos Simllis aí um macho pode ter várias fêmeas, mas as fêmeas têm de ter conchas e espaço, senão serão expulsas pelas mais fortes…nos Cypris um macho sozinho tende a não mostrar todo o seu esplendor, convém ter um competição…

 

bigsmile

 

Em relação ao pH acerta com bicarbonato de sódio, uma colher de sopa por 30lt isso vai subir o pH para 8.2 e eleva também o KH, o que vai ajudar a manter o pH estável…

Quanto ao GH usa sulfato de magnésio para subires até aos 15-18, mesmo que chegue aos 20 não há problema…o magnésio é essencial para os Tangas…

 

Vou deixa-lo uns dias depois de cheio e com a areia e as rochas já a ciclar e depois disso aí sim vou fazer novas medições para ver se é necessário recorrer a buffers!

 

Na flora podes usar Ceratophyllum demersus também se dá bem e no Lago existe uma variedade dessa planta…

 

Muito bonita, obrigado pela sugestão, vou ler mais sobre ela!

 

Hoje andei de volta do layout das rochas! Tentei coloca-las de forma a criar o máximo de "tuneis" entre elas, no entanto não sei porquê, mas acho que não vai ficar assim!

Ficam aqui as fotos das rochas, as que estão do lado esquerdo não é pra lá ficarem!!

Pic_14843_8.jpg

 

Só das rochas:

Pic_14843_7.jpg

 

Comentem!!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

“Buffer” se lhe quiseres chamar isso, nos Tanganyikas é sempre necessário, pelo menos a adição de magnésio…isto se quiseres dar ao peixes o mínimo de condições para estarem saudáveis…claro que há espécies do Tanga que até se consegue manter e reproduzir em pH e GH muito abaixo dos parametros ideais, mas para te dar um exemplo “estúpido”, a água salgada aqui da nossa zona ronda o ph de 8.3 e GH na casa dos 20, metias uma dourada nesse aquário sem adicionares sal? (cloreto de sódio). Claro que não, no entanto as douradas pode viver durante algum tempo em água “doce” (com salinidade muito reduzida, os meus Guppys levam mais sal…)

O Lago Tanganyika não tem cloreto de sódio (quase nada…), mas por outro lado a concentração de magnésio é idêntica a concentração de cloreto de sódio do mar…claro que existem outros “sais” na sua composição química, mas não adicionar magnésio num aquário para Tanganyika acho mal e o sulfato de magnésio não é assim tão caro e compra-se mas farmácias ou em laboratórios…agora se queres dar boas condições aos teus Tangas, para além do sulfato de magnésio e manteres o pH acima dos 8.2, podes adicionar os “Trace elements” próprios para Tanganyikas…é preferível isso do que estar a gastar dinheiro em comida congela tipo larvas de mosquito ou artemia, que para além de ser perigoso para os peixes mais “herbívoros”, mesmo para carnívoros implica desparasitações periódicas…

 

Um abraço, até breve

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

José Bentes, sabes de algum laboratório que venda isso barato aqui na margem sul? É que uma vez comprei uma cena dessas(acho que foi mesmo sulfato de magnésio na farmácia e foi os olhos da cara! Quase 4€ um pote pequenino!

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias ter comprado logo 1Kg fica bastante mais barato é que metade do custo é da embalagem…os potes pequenos são de 100gr.

Eu compro o sulfato de magnésio aqui num farmácia enfrente ao meu fishroom no CCBelsul na Cruz de Pau, fica 11€ 1Kg e um Kg dá muita água…

Outros “sais” que compro na farmácia são o carbonato de cálcio (um colher de café rasa por 100lt), e o cloreto de potássio (uma colher de café rasa por 100lt), o bicarbonato de sódio compro no Continente fica por 60cents 250gr e isso dá para pôr o pH a 8.2 em 500lt de água…somando tudo e tendo em conta um aqua de 300lt não gastas 20€ por ano…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Vou então procurar isso na farmácia do costume!

Bentes, não me chegaste a responder ao que perguntei no post nº11, relativamente aos Calvus e Sumbus, quando puderes diz qualquer coisa sobre isso!

Grande abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença no caso, especifico, é que com um casal de Calvus nesse aqua, não tens reprodução de Multis (ou simillis ou outro conchicula), e com um casal de Sumbus, os multis vão crescer sem problema…

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Pois é amigo Bentes, a minha pergunta é derivada da informação que o cichlid-Forum tem na ficha destes dois peixes, que diz nas duas que não se recomenda a sua colocação com Shell Dwellers!

Mas a tua experiência pessoal diz-te o contrário, certo??

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cichlid-Forum, diz muita coisa, mas não deixa de ser feito por aquariofilistas que relatam a sua experiência com essas espécies…noutros caso e em algumas fichas nota-se claramente que foram feitas por quem nunca teve a espécie, mas um “copy past” aqui e outro “copy past” ali, e já vão fazendo fichas sobre espécies que nunca mantiveram…o cichlid-Forum tem informação muito boa, o problema é que também tem imensa informação errada…

Eu ando nisto a aprender como todos os outros amantes de peixes, não existem verdade absolutas no que trata de comportamentos dos Tanganyikas, mas posso te garantir que tudo o que escrevo aqui e noutros fóruns são relatos da minha experiência pessoal com eles…claro que o que é verdade num certo aqua já não o é noutro ao lado, pois comportamentos nos Tanganyikas depende muito da disposição do “layout” e das dimensões do aqua…e do próprio temperamento do peixe…

Aqui vai mais um exemplo parvo dos meus…

Os Lamprologus brevis são dos conchiculas menos agressivos, (penso que ninguém discorda disso…), pois num aqua com 100cm onde mantinha um casal de Sumbus adultos e um casal de L.brevis adulto, tive de tirar os brevis, pois o macho brevis estava sempre a roubar a concha da Sumbu com ela lá dentro e tudo e o macho Sumbu ficava a olhar feito parvo…mas conheço quem já viu um Sumbu macho matar um L.brevis (semi-adulto), portanto que conclusão se pode tirar destes dois relatos?

- Com os ciclideos do Tanganyika não há regras pré definidas cada caso é um caso!

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

De facto a tua resposta vai de encontro áquilo que eu penso, realmente o cichlid-forum não deixa de ter as suas falhas! E é mesmo por isso que eu prefiro/acredito mais em aquariofilistas que nos transmitem a sua experiência pessoal, pelo menos sabemos que quem nos está a tentar ajudar não se baseia em qualquer coisa que eventualmente leu algures em fontes sabe-se com que credibilidade!

Muito obrigado pela tua ajuda!

Grande Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Bentes, voltando um bocado atrás na discussão, então achas que vale a pena gastar €€ em buffers de marca??Que marcas?? e usa-se em conjunto com o magnésio?

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno em relação aos Buffer’s do comércio não te sei aconselhar marca, (não uso…), mas para quem tem só um aqua e não muito grande na minha opinião é preferível usar um bom Buffer de comercio a ter de comprar um monte de “sais” e fazer a mistura, e comprando os sais em pequenas quantidades sai caro… de qualquer modo e caso venhas a ter espécies mais sensíveis convém adicionar mais um pouco de magnésio, mas tendo em conta a concentração que já vem no Buffer…

 

Quanto à questão do A.calvus x A.sp. Sumbo…os calvus ficam bem maiores e são mais destemidos na caça….e um calvus macho adulto pode comer peixes com 4cm sem problema, enquanto os Sumbus, raro é o macho que se atreve a enfrentar uma colónia de Multis ou de simillis…só vão petiscar um ou outro juvenil mais distraído…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno em relação aos Buffer’s do comércio não te sei aconselhar marca, (não uso…), mas para quem tem só um aqua e não muito grande na minha opinião é preferível usar um bom Buffer de comercio a ter de comprar um monte de “sais” e fazer a mistura, e comprando os sais em pequenas quantidades sai caro… de qualquer modo e caso venhas a ter espécies mais sensíveis convém adicionar mais um pouco de magnésio, mas tendo em conta a concentração que já vem no Buffer…

 

Boas!

Então vou ver os preços por aqui dos respectivos sais e comparar! E se comprar os sais em separado compro logo 1 Kg. Quais os preços ai pela tua zona??

E quais as funções do carbonato de cálcio e do cloreto de potássio?? Enriquecer a quantidade de sais na água ou tem mais alguma função??

Já agora... não tens por aí multies,não??

Abraço

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai ao meu tópico de vendas...

 

Ainda não tinha visto!

De qualquer forma o aqua ainda não está capaz pra receber vivos!Tem que ciclar mais 2 semaninhas!E como a venda é urgente...

E quanto aos sais?? sabes os preços por aí?

E quais as funções do carbonato de cálcio e do cloreto de potássio?? Quando puderes diz qualquer coisa...

 

Abraço

Editado por Bmmsilva

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto ficam umas fotos fresquinhas...

 

Geral:

Pic_14843_9.jpg

 

Geral/Lateral

Pic_14843_10.jpg

 

Zona de Conchiculas

Pic_14843_11.jpg

 

Zona Rochosa

Pic_14843_12.jpg

 

Zona de "Areias Abertas"

Pic_14843_13.jpg

 

Comentem!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais