medidor consumo electrico


Recommended Posts

boas

 

adquiri no LIDL um medidor de consumo electrico e andei a fazer umas medições, que me deixaram intrigado

 

ou seja:

 

- termostato jagger de 300w ligado durante 24h deu como consumo máximo 223w - uma diferença de cerca de 80w

 

- filtro eheim menciona 25 w com o mdedidor deu-me consumo máximo 20w

 

- filtro sunsun diz que consome 35w mas o mdedidor só leu consumo máximo de 19w

 

- duas lâmpadas T5 39w (78w no total) deu consumo máximo de 62w

 

medi mais uns aparelhos e o unico que me deu consumo exacto com o medidor foi uma bomba sunsun 900lt/h -12w

 

 

o que queria que algume me explicasse é o proque destas diferenças, o meidor estará avariado?

 

é que quem ande a fazer contas ao consumo dos aparelhos electricos para um aqua, tendo por base os valores de watts neles mencionados, acaba por se assustar um pouco com os resultados obtidos, no entanto admitindo que o medidor de consumo está correcto já é um consumo mais acessivel

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que esteja errado, uma coisa é o consumo estimado outro o consumo real.

 

Já agora, quando compraste, em que Lidl e quanto te custou esse medidor?

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

- termostato jagger de 300w ligado durante 24h deu como consumo máximo 223w - uma diferença de cerca de 80w

No caso do termóstato é perfeitamente natural que os valores medidos sejam mais baixos, já que ele não está permanentemente ligado... ele apenas liga quando é necessário repor a temperatura para a qual está programado. ;) Relativamente às outras divergências, já responderam.

 

Já agora, quando compraste, em que Lidl e quanto te custou esse medidor?

A LIDL costuma ter os medidores regularmente à venda. A última vez que o teve foi na semana passada, podes ver aqui: Medidor de custos de energia. Como já foi à uma semana, é possível que já tenha esgotado, experimenta passar por uma loja...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do termóstato é perfeitamente natural que os valores medidos sejam mais baixos, já que ele não está permanentemente ligado... ele apenas liga quando é necessário repor a temperatura para a qual está programado. ;) Relativamente às outras divergências, já responderam.

Presumo que nao tenhas entendido, se o medidor dele for do genero do meu, dá várias leituras, e uma delas é o valor máximo de consumo. Sendo esse o máximo que o aparelho numa determinada altura consumiu. Teoricamente um termostato de 300W devia ter como máximo de consumo esse mesmo valor 300W.h (energia). Esta correcção nao altera em nada as outras explicações, se vires bem até o facto de esses aparelhos estarem preparados para trabalhar com tensões (voltagem) entre 210-230V é uma explicação válida para essa discrepancia de valores. se tiveres 210V em casa (a tensão varia bastante embora nao seja perceptivel no dia a dia) tens um consumo de energia muito inferior do que se for 230V

Nao vou por aqui as formulas de calculo pois acho que nao é necessário.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Presumo que nao tenhas entendido, se o medidor dele for do genero do meu, dá várias leituras, e uma delas é o valor máximo de consumo.

Não me lembrei desse pormenor das várias leituras... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A LIDL costuma ter os medidores regularmente à venda. A última vez que o teve foi na semana passada, podes ver aqui: Medidor de custos de energia. Como já foi à uma semana, é possível que já tenha esgotado, experimenta passar por uma loja...

 

 

Por acaso vi la isso à venda mas preferi nem comprar para não me assustar.... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é como o npinto diz

 

o meu termostato por exemplo em 24h ligado consumiu 0.95kwh e durante as 24 h esteve ligado 4h e 18 minutos, o consumo máximo foi de 223w, muito aquem do referido pelo termsotato 300w, a temperatura do aqua é 25º

 

fazendo as contas 0.95kwh * 0.1271€/kwh (com 5%iva incluindo) dá um total de 0.121€/dia ou 3.60€/mês

 

antes do medidor fiz a simulação do valor referido do equipamento/ 1000w * nº horas = valor de kwh por dia

 

se assim for e a julgar pelas respostas afinal este hobby fica mais barato do que pensava, no entanto o termsotato não é de referencia uam vez que depende da temperatura ambiente versus temperatuar aqua

 

mas simulando com a iluminação, que é mais controlável, dá-me uma diferença significativa

 

- valor apurado conforme watts mencionadas nas lâmpadas

 

por ex: 3 T5 39W ligadas 10h / dia = +/- 4.50€/mês

 

com o medidor dá:= +/- 3.50€ / mês qualquer coisa como quase 30% de consumo a menos

 

somando os valores de outros equipamento, já dá um montante jeitoso, assim estou mais satisfeito

 

ps: comprei no LIDL Paivas e custou 9.90€

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yola vamos ver se percebi as tuas contas...

 

3, T5 de 39w ligadas 10h aferiste aproximadamente 4,5€ por mês, os comuns dos mortais geralmente recebem facturas eléctricas de 2 em 2 meses, faz com que a conta suba por volta dos 10€....

 

Mas vamos lá as contas

 

 

 

3x39=117w/h

117w/hx10h=1170w/dia

1170w/diax30dias=35100w/mês=35.1Kw/h/mês

 

Eu não sei o valor do teu kw/h, mas se for como dizes a 0.95 ficamos

35,1x0.95=33.345€

 

34€ ter 3, T5 de 39W ligadas 10h por dia, bem diferente dos teus 4.5€, fiz algum cálculo mal?

 

Tendo em conta mais uma vez que várias pessoas recebem a conta de 2 em 2 meses, a conta de electricidade só para iluminação do aquário vai subir cerca de 70€

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fooooogggoooo

onde moras tu??? o KW.h a 0,95€???

lol

Deixa-me so corrigir esse valor: tarifa dita normal é 0,1211€ por cada KW.h

ele disse q eram 0,95 KW.h * 0,1211€(preço por cada KW.h)

Editado por David Cabete
Quote desnecessário. DC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisa estranha é que tenho tarifa bi-horária e estava a culpar o aquário por estar a gastar tanta luz, no meu caso tenho 72w, 10h dia.

 

Percebi agora que não deve fazer mais que 6€ de 2 em 2 meses e nao entende onde vou buscar eu os 90€ de luz!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usas termoventiladores?

Descobri (ja desconfiava) que aquilo é um sorvedor de dinheiro. Mas na zona onde estou ainda é a melhor opção. A lareira é muito gira mas gasto mais em lenha e aquece pouco mais que a sala.

Já me convenci que é um mal necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabou a discução na rua, tudo prá barraca!!

 

Épá cá em casa tudo é lampadas de baixo consumo, tv's e afins ligados a fichas com interruptor e deviadamente desligados quando não são necessários, nao uso aquecimentos electricos, termo-ventiladores, ar-condicionados.

 

Ando a culpar o pobre do aquário ha uns tempos, mas depois das contas devidamente feitas, tenho de realmente ver o que se passa.

 

Alguém sabe como posso saber o que realmente se passa? Existe forma?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então ninguem tem aparelhometros destes para se fazer uma comparação

 

é que a diferença entre valor indicado versus valor medido é muita

 

por exemplo ainda hoje fiz um teste a uma lâmpada T8 UV de 15w e aquilo marca 7.5w como consumo, só queria confirmar se o medidor está a funcionar bem, senão aind aestou a tempo de trocar ou ser reembolsado

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Haver discrepâncias nos valores anunciados e os valores reais é perfeitamente normal. Para isso contribuem vários factores.

 

Um deles é o simples facto de nem todos termos a mesma voltagem em casa! Quando fazemos contrato com a EDP, pedimos uma determinada potência, que se traduz em Kw. A tensão é, ou deveria ser 230 Volts. Pode no entanto variar entre os 220 e os 240. Há casos extremos em que pode baixar até aos 180, ou menos, ou por outro lado subir até aos 250. Em qualquer destes casos, há sempre problema para os equipamentos que estejam em funcionamento nessa altura.

 

Outro factor é a "não calibragem" do aparelho de medida. Sim, porque não estou a ver uma grande superfície a pagar cerca de 200,00€ por cada aparelho, para ter o selo do IPQ, renovável de 1 ou de 2 em 2 anos, só para dizer que aquele aparelho apresenta medidas exactas, e correctas. Se quiserem fazer um teste, peguem em dois multímetrosda mesma marca e modelo, desses que se vendem em grandes superfícies, e meçam a tensão que têm numa qualquer tomada lá de casa! Garanto-vos que não vão ter a mesma leitura!

 

Para aqueles que puderem, e souberem como o fazer, há um método muito simples, para ver se o vosso Medidor de Consumos está "certo" ou não. Precisam de: medidor de consumo, pinça amperimétrica, multímetro e um aparelho para fazer o teste. Ficam imagens abaixo do que estou a falar:

 

 

Medidor de consumos:

Lidl_Consumos.jpg

 

 

Pinça amperimétrica:

F902_02c_200p.jpg

 

 

Multímetro:

87vex.jpg

 

 

Aparelho para fazer o teste:

180_2184_1.jpg

 

 

 

Como se procede:

 

Com o multímetro, medir a tensão numa tomada. Suponhamos dá uma leitura de 228Volts.

 

Ligar o medidor de consumos na tomada, e a ele o termostato. Mergulhado em água como é óbvio.

 

Com a luz piloto do termostato ligada, colocar o fio do termostato dentro das pinças da "pinça amperimétrica".

 

 

Se o consumo indicado no termostato é de 300 Watts, por exemplo, e se esse for o seu consumo real, a pinça amperimétrica deverá indicar 1,316 Ampers.

 

Como se chega a esse valor? Potência divida pela Tensão. 300/228=1,31578. No medidor de consumos deverá indicar 0,3Kw/hora, já que supostamente o termostato tem realmente o consumo de 300Watts.

 

 

Pegando nos valores obtidos pelo yola, que diz que o medidor de consumo lhe indica 7,5Watts, e como não sei o valor da tensão, aponto para 230Volts, ao fazer o teste com a pinça, está deverá indicar, se o medidor estiver minimamente "calibrado" 0,0326Ampers ( 7,5/230 ), ao invés do anunciado pela lâmpada, que seriam 0,065 ( 15/230 ).

 

 

Parece complicado, mas não é. Apenas é preciso perceber um pouco de electricidade e ter os aparelhos de medida para fazer o teste.

 

 

 

 

Cumps.

 

P.S. - Não sou electricista, e também não "falo com eles". Se algum membro electricista achar que disse asneira, que me corrija.

 

 

EDIT: Erro crasso da minha parte! A medição no termosto com a pinça, deve ser feito apenas num dos fios! Ou na fase, ou neutro... Para issi, dazer uma pequena extensão, de modo a puder separar os fios! Não vale a pena estragar o fio do termostato. Correcção feita...

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os consumos têm haver com várias coisas ligadas completamente desnecessárias.

 

Luzes ligadas quando não são necessárias. Fraca iluminação obriga a acender duas, quando com as novas lâmpadas é preciso apenas 1.

 

Ir à casa de banho e acender duas luzes (eu tenho uma geral e uma no espelho), entrar no quarto e ligar a da cama e a do tecto.

 

Deixar PC's ligados (gasta mais que o aquário), deixar tv's ligadas (balúrdios), deixer modems / aparelhos wireless ligados.

 

Estar numa secção da casa/andar a limpar e ter a luz da cozinha e da sala ligada, com a televisão ligada.

 

Enquanto se está a cozinhar, ter as luzes da sala ligada, quando se está na cozinha.

 

Estar na cozinha e ter a luz do tecto, do exaustor e da banca ligada, só as luzes do exaustor tem 2 lâmpadas de 80w.

 

Ligar o forno todos os dias, o forno come energia como eu como gomas.

 

Ter aquecedores distribuídos pela casa todos ligados. Aqueles aquecedores mínimos gastam 250/300W.

 

Ter aqueles ridículos aquecedores de toalhas.

 

Ligar máquinas da loiça diariamente só com 50/60% dela completa.

 

Ligar máquinas da roupa só com 50/60% de roupa.

 

Irrita-me tanto este assunto, que já estou farto de escrever. Sou só eu e a minha mãe em casa, e são estas as práticas dela diárias. É ela que paga a luz, e no entanto tem estes comportamentos irresponsáveis. Se a energia viesse de fontes amigas, solar, eólica, das ondas, tudo bem, mas sabendo que queimamos e poluímos para razões completamente desnecessária, custa-me imenso.

 

Já dizia um professor meu. Na Suécia, antes de gastarem 1 euros, pensam 10 vezes. Em Portugal, nem se pensa duas vezes para comprar um telemóvel. Eu acredito que seja cultural. Estamos habituados a ter tudo barato a sermos o canto da europa e meios esquecidos, então as coisas vão andando, "deixar andar". Agora que a gasolina está mais cara, as pessoas já pensam duas vezes. Irrita-me ver aqueles que passeiam (aqui no Porto) ao domingo de carro com as mulheres pelas avenidas à beira-mar. É triste as centenas de euros que gastam mensalmente para ir ao norteshopping passear ao domingo. Eu pago 27 euros para o passe do Metro e posso andar por toda a cidade. Seja de autocarro, metro, funicular...tudo.

 

Que off-topiczão, desculpem mas teve que ser. É uma luta diária que eu travo com hábitos nojentos e arrogantes de quem não pensa no que está a fazer à natureza. Nós só duramos 80/90 anos, mas os nossos danos ficam para sempre. É preciso sermos humildes e perceber que se todos continuarem a gastar como nós, destruiremos este fabuloso planeta em poucas gerações. Graças a deus que estamos em crise...pode ser que as pessoas assim deixem de gastar centenas de euros mensais completamente desnecessários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande mestre david cabete, quem sabe .... sabe ....

 

deixe o sistema UV e bomba ligado durante 24h amanhã posto aqui todas as leituras que o medidor dá desde volts, amperes etc...

 

depois opinas baseado nos teus conhecimentos tecnicos

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

adquiri no LIDL um medidor de consumo electrico e andei a fazer umas medições, que me deixaram intrigado

 

ou seja:

 

- termostato jagger de 300w ligado durante 24h deu como consumo máximo 223w - uma diferença de cerca de 80w

 

- filtro eheim menciona 25 w com o mdedidor deu-me consumo máximo 20w

 

- filtro sunsun diz que consome 35w mas o mdedidor só leu consumo máximo de 19w

 

- duas lâmpadas T5 39w (78w no total) deu consumo máximo de 62w

 

medi mais uns aparelhos e o unico que me deu consumo exacto com o medidor foi uma bomba sunsun 900lt/h -12w

 

 

o que queria que algume me explicasse é o proque destas diferenças, o meidor estará avariado?

 

é que quem ande a fazer contas ao consumo dos aparelhos electricos para um aqua, tendo por base os valores de watts neles mencionados, acaba por se assustar um pouco com os resultados obtidos, no entanto admitindo que o medidor de consumo está correcto já é um consumo mais acessivel

 

cumps

 

boas,

nao esta avariado, nao !

eu tambem comprei esse medidor do Lidl (9,90€)

e comprei-o precisamente porque andava desconfiado com a eficiencia do meu aquecedor da Hydor/200w. mesmo no maximo agora no inverno, nao passava dos 26º. é um aqua de 200 L, aquecedor de 200W mas nao parecia suficiente !!!

comprei entao o medidor de energia eo resultado é que o aquecdor estava em aquecimento 24 h por dia mas com com valores de consumo de 122 W.

portanto tinha um aquecedor de 200w a debitar apenas 122w para um aqua de 200 L = insuficiente !!

comprei um outro aquecedor, este agora Fluval / 200W. este agora debita 176 W.

o consumo dos filtros externos tb é ligeramente inferior ás suas especificacoes.

em paralelo outras medicoes por exemplo lampedas o valor é na generalidade identico ao lido no medidor.

Editado por jamartins

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conforme tinha dito fiz esta medição:

 

caracteristicas do medidor:

 

Tensao de entrada: 230V .... 50 HZ

 

Carga Maxima Admitida: 10A ... 2300W

 

Frequencia da Rede: 40 - 70 HZ

 

Tolerância :

+/- 3% Volts

+/- 3% Amperes

+/- 3% +/- 2 Watts

 

 

valores medidos sistema UV lampada 15w mais uma Bomba Eheim Compact 300 de 5w

 

então os dados do emdidor foram estes:

 

- Consumo Maximo - 0.09A (marca no leitor entre 0.055A a 0.06A ia vendo de vez em quando)

 

- Consumo maximo - 10.5W (marca no leitor entre 9.5W ia vendo de vez em quando)

 

- 50Hz

 

- Factor Powe - 1.00

 

- Price - 0.02€ (durante 21h e 35 m)

 

- Consumo Total 0.20 KWh (durante 21h e 35m)

 

foram os dados que recolhi do medidor

 

se fizesse as contas que vêm no equipamento seria 15w+5w=20W e não um consumo maximo medido de 10.5w sendo que a media deverá rondar os 9.5w

 

opinem

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.