Que planta é esta?


npinto

Recommended Posts

Boas

Comprei no inicio da montagem deste aquario uma planta no IKEA. Gostei do aspecto dela e o preço tambem ajudou.

 

No inicio o aspecto era este:

antiga.jpg

 

Passado 3 meses, uma praga de algas e uma recuperação espantosa ficou assim:

DSCF3561.jpg

DSCF3562.jpg

DSCF3563.jpg

 

Já a podei varias vezes, tendo ela rebentado de novo com varios ramos. Gosto muito da coloração avermelhada e estou a pensar em usar noutra montagem.

 

Agradeço desde já alguma ajuda na identificação.

 

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece a Rotala wallichii, mas existe outra planta que não me lembra o nome e que é muito parecida.

 

Cump.

 

EDIT: a planta parecida é a Rotala sp. ''Nanjenshan'' (Mayaca).

Editado por António Soares

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece a Rotala wallichii, mas existe outra planta que não me lembra o nome e que é muito parecida.

 

Cump.

 

EDIT: a planta parecida é a Rotala sp. ''Nanjenshan'' (Mayaca).

Realmente, parece essa mesmo. e o comportamento que encontrei na Net sobre ela é mto identico ao que já presenciei.

O realmente curioso foi que ela nao tinha este aspecto quando a comprei. Pelo que li devia ainda estar na forma emersa.

Até agora estou a gostar muito do aspecto dela e acho q vou usar na montagem do meu cubo. As fotos nao realsaram a tonalidade vermelha com que ela está. Outra situação engraçada desta planta é ela recolher (fechar) as folhas todas quando se aproxima a noite. Fica tudo juntinho ao caule de modo que parece uma planta com um caule grosso sem folhas.

 

Abrigado pela ajuda.

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ikea que todos conhecemos???

tem material para aquarios???

lol

sim....

tem umas plantinhas em copinhos de plastico...

Qdo comprei esta tinha bastante variedade junto do sitio onde tem os vasos e até as orquideas.

era tudo a 1,99€ o que me pareceu barato. Entre outras que nao identifiquei tinha a egeria, a combomba, umas rotalas e bacopas.

Desculpem se nao escrevi os nomes bem, mas nao me preocupei em procurar o nome correcto.

Cumprimentos

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Tem umas plantinhas em copinhos de plástico em que uma em cada 10 são aquáticas. Essa planta parece Rotala wallichii, mas não o suficientemente para me convencer. Parece-me mais ser uma variedade de Myriophyllum.

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É mesmo Wallichii quanto a mim. Ela não fez recuperação porque estava em muito bom estado. Simplesmente estava na sua forma emersa e agora as novas folhas começaram a sair na forma submersa, mais finas. Está com incrível aspecto. boa compra sim Sr.

 

A tal Rotala sp. ''Nanjenshan'' (Mayaca), não apresenta folhas vermelhas, mas esta aqui apresentada tem-nas, daí que não é a Mayaca. Gostava de experimentar ter uma rotala super vermelha a crescer lado a lado com a tal mayaca...imagino que fique bonito de se ver.

 

cumps

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais