Aquário de invertebrados...


nf98977a

Recommended Posts

aconselho mais iluminaçao mas esta porreiro :P

Mais iluminação vai ser difícil de conseguir, actualmente a calha tem 2 lampadas de 15w e acho que não consigo por nada com mais potencia naquela calha, que foi comprada á 3 dias. Mas acho que para as plantas que lá tenho 30w são suficientes. Estou a pensar por mais alguma flora, mas ainda não decidi o quê. Alguns conselhos em relação a isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ninguém tem opiniões.

Setup:

Aquário: 60x35x30

Volume bruto: 60L

O filtro é o que vinha no kit da Elite, do qual também faziam parte o termostato e uma lampada de 15w); vou substituir este por um filtro de esponja com filtração de bolas de ceramica

Iluminação: calha sun sun com 2x15W

Aquecimento: Termostato Elite 100W

Substrato: 1ª camada: turfa, 2ª camada: areão de quartzo preto

Decoração: 2 troncos

Fertilização não faço, pois as plantas que estão no aqua não necessitam

Fauna:Camarões cereja (Neocardina heteropoda var. red); estou a pensar em por umas ampulárias; outros camarões sem pertencerem á família Neocaridina e estou aberto a outras opiniões

Flora: musgo de java e feto de java; e também aqui estou a contar com a vossa ajuda para escolher mais algumas plantas para ocupar o aqua, que eu acho estar ainda um pouco vazio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está porreiro o aquário, simples e bonito.

Gosto muito do areão.

 

Livra-te desse filtro. Já tive 1 igual num nano de 25L e só tenho a dizer mal dele. Teres isso ou não teres nada é a mesma coisa, mas como dizes que vais mudar é porque já te aprecebeste disso. ;)

 

Se fosse a ti optava por um filtro externo baratinho tipo Eheim 2211 ou Hydor Prime 10. Tenho um Hydor desses num aquário com as dimensões do teu e estou bastante satisfeito.

 

Em relação às plantas, podes sempre por umas Anubias e umas Cryptos, acho que ficava engraçado.

Também podias arranjar um tronco, acho que ficava ai a matar.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ontem foi dia de trabalhos forçados cá em casa. O resultado foi este(comentem):

 

Boas nf98977a,

 

Engraçado que no fim de semana comprei um areão preto para fazer um aqua de invertebrados

também de 60 cm, no meu caso e para não ficar muito escuro vou-lhe por um tronco e uns basaltos

castanhos muito frequentes na zona de Alfragide. Como diz o colega Mário umas Anubias e umas

Cryptos para dar um tom acastanhado ficavam aí bem.

 

Boa sorte e vai pondo mais fotos

 

Cumps

 

Jaime

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário está esteticamente agradável e tem as condições necessárias para teres aí umas boas colónias de invertebrados. fight

 

Relativamente ao layout, apenas adicionava uma planta alta, por exemplo blyxa japonica, atrás do coco para dar um pouco mais altura ao layout, pois ele pouco vazio na parte superior. Nas laterais, podes colocar Cryptocorines ou anubias (eu prefiro as primeiras... gosto pessoal), é uma questão de escolheres as que mais gostas. No entanto, não caias na tentação de adicionar muitas plantas... mais duas ou três e é suficiente.

 

Quanto à iluminação, a que tens é mais do que suficiente para este tipo de plantas e para aquelas que te recomendei atrás, por isso, não penses sequer em colocar mais, senão vais ter problemas com as algas. O filtro que tens não conheço (nunca tive), mas a sugestão que o Mário deu(Eheim 2211) era o ideal.

 

Fico a aguardar actualizações! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está porreiro o aquário, simples e bonito.

Gosto muito do areão.

 

Livra-te desse filtro. Já tive 1 igual num nano de 25L e só tenho a dizer mal dele. Teres isso ou não teres nada é a mesma coisa, mas como dizes que vais mudar é porque já te aprecebeste disso. ;)

 

Se fosse a ti optava por um filtro externo baratinho tipo Eheim 2211 ou Hydor Prime 10. Tenho um Hydor desses num aquário com as dimensões do teu e estou bastante satisfeito.

 

Em relação às plantas, podes sempre por umas Anubias e umas Cryptos, acho que ficava engraçado.

Também podias arranjar um tronco, acho que ficava ai a matar.

 

1 Abraço

Em relação ao filtro já tive/tenho muitos problemas com ele, já tive muitas baixas em relação a peixes :)

Por isso a troca que eu vou fazer em relação ao filtro já está programada.

Se calhar não reparaste mas eu tenho dois troncos no aqua; um tem o musgo de java e o outro tem os fetos de java incrustados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião de todos, posso dizer que fiz o que fiz, porque desde que me inscrevi aqui no fórum tenho aprendido muito. E foram esses conhecimentos que me permitiram e permitem ter dois aquários com fauna e flora bem tratados. Isso deveria ser o principal objectivo de todos os aquariofilistas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário tá bom para invertes, parabéns por isso, acho que devemos adaptar sempre as montagens ao tipo de animal que vai abrigar.

 

Só vou deixar algumas ideias que podem ou não ser aproveitadas, elevar o substrato e pq não forrar o coco com musgo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Realmente agora que reparo bem, já vi os troncos. :)

Julgo que um tronco maior e ramificado atrás dos fetos ficava porreiro, mas se gostas assim...

 

De resto, dá rapidamente o jeito nesse filtro, que isso é uma m"##$%.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário tá bom para invertes, parabéns por isso, acho que devemos adaptar sempre as montagens ao tipo de animal que vai abrigar.

 

Só vou deixar algumas ideias que podem ou não ser aproveitadas, elevar o substrato e pq não forrar o coco com musgo?

O substrato vai ser elevado, só não o elevei mais porque não tinham mais areão de quartzo preto na loja onde o comprei; o coco logo se vê; mas acho que a outra autora do projecto(a minha mulher) não o quer com musgo mas sim que ele vá escurecendo um pouco até ficar com outra tonalidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está muito agradável, o coco é que me parece a pedra no sapato, eu mesmo usando tentava tapá-lo com alguma planta por cima, pois realmente o aquário precisa de algo em altura, está muito vazio em cima. Quanto à iluminação, dá ideia que tiraste as fotografias com flash o que as torna mais escuras, pois esta parece a necessária para o tipo de plantas que tens no aquário e no caso de adicionares mais, vou para as já citadas em cima ou fetos windlov que acho lindíssimos, visto preencherem uma área do aquário que se encontra vazia. Quanto a fauna, eu não colocaria ampulárias crescem muito para um aquário dessas dimensões, o que faz parecer o aquário mais pequeno, ia antes para os Planorbis Corneus Rubrum ou blue, quanto a camarões, aguenta-te mais uns tempos com os reds, estabiliza o aquário e depois parte para espécies mais sensíveis. Quanto ao filtro, indicaria um BOYU EF-05, um RESUN ou um 2211, fluval 103, são filtros externos com os que podemos contar.

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato vai ser elevado, só não o elevei mais porque não tinham mais areão de quartzo preto na loja onde o comprei; o coco logo se vê; mas acho que a outra autora do projecto(a minha mulher) não o quer com musgo mas sim que ele vá escurecendo um pouco até ficar com outra tonalidade.

 

 

 

Foi só uma ideia :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está muito agradável, o coco é que me parece a pedra no sapato, eu mesmo usando tentava tapá-lo com alguma planta por cima, pois realmente o aquário precisa de algo em altura, está muito vazio em cima. Quanto à iluminação, dá ideia que tiraste as fotografias com flash o que as torna mais escuras, pois esta parece a necessária para o tipo de plantas que tens no aquário e no caso de adicionares mais, vou para as já citadas em cima ou fetos windlov que acho lindíssimos, visto preencherem uma área do aquário que se encontra vazia. Quanto a fauna, eu não colocaria ampulárias crescem muito para um aquário dessas dimensões, o que faz parecer o aquário mais pequeno, ia antes para os Planorbis Corneus Rubrum ou blue, quanto a camarões, aguenta-te mais uns tempos com os reds, estabiliza o aquário e depois parte para espécies mais sensíveis. Quanto ao filtro, indicaria um BOYU EF-05, um RESUN ou um 2211, fluval 103, são filtros externos com os que podemos contar.

 

Francisco Ramalho

Não quero insultar, mas se calhar não percebes muito de fotografia. Se eu tirasse a foto com flash a luz seria reflectida no vidro do aqua e a foto ficaria sem qualidade; a minha mulher trabalha em fotografia e já tem alguns anos de experiencia(desde 1998) e foi o que ela me disse. As condições em que foram feitas as fotos foram as seguinte: total ausencia de iluminação externa, apenas a luz do aqua; e a máquina, uma Nikon D40 objectiva18/55 abertura de 3.5/5.6 em modo manual com uma velocidade de 40, abertura de 5.6 e sensibilidade de 800iso, isto tudo para realçar as cores do objecto da foto.

Pondo de parte as questões técnicas, esses fetos de windlov necessitam de mais de 30w de luz? E fertilização e co2, também são necessários?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pondo de parte as questões técnicas, esses fetos de windlov necessitam de mais de 30w de luz? E fertilização e co2, também são necessários?

Dão perfeitamente para as condições do teu aquário! Realmente é uma boa sugestão do Francisco... ficariam aí muito bem! :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O teu aqua está muito fixe,o areão e o fundo preto estão mesmo bons,dá uma maior vista de profundidade!!

cumps.

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais