The Island of Cameroon!


joker

Recommended Posts

Olá pessoal,estou a pensar mudar o layout do meu aqua de novo,secalhar vou tirar o pequeno tronco que tenho e vou colocar outro,mas agora de videira,tenho de ir apanha-lo aqui no campo e tratalo,acham que é boa ideia?

Eu neste momento não gosto de ver aquele tronco,penso que fica mal,por isso quero mudar,depois de aranjar o tronco e o colocar no aqua logo posto umas fotos para comentarem!!

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 96
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Se o vais apanhar agora seco ou vais corta-lo? se for seco tens que lhe retirar a casca, lavar bem, secar melhor, e afunda-lo. se for verde antes disto tudo tens que o deixar secar.

 

 

Enquanto fazes isto tudo pq não experimentas colocar o tronco que aí tens deitado? com a parte das ramificações para a frente e o tronco preso entre duas pedras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,sim eu sei,tenho de o tratar,deixalo de molho vários dias e depois fervelo muito bem e tirar a casca!!

Agora essa ideia de deitar o outro tronco pareçe-me muito boa,tenho de esperimentar para ver como fica,

obrigado,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia que tenho para a mudança do layout é mais ou menos isto:

 

gallery_29577_969_9582.jpg

 

Então o que acham,ficará bom?

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,sim eu sei,até já tinha tido a ideia de o colocar,mas o areão preto sai muito caro e não é muito façil de aranjar aqui no algarve!

Será que na natureza haverá algum areão mais escuro que eu possa apanhar para colocar no aqua??

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,sim eu sei,até já tinha tido a ideia de o colocar,mas o areão preto sai muito caro e não é muito façil de aranjar aqui no algarve!

Será que na natureza haverá algum areão mais escuro que eu possa apanhar para colocar no aqua??

cumps.

 

 

ha certas pedras que partidas podem servir de areao mas depois é dificil de plantar nelas

 

tipo xistos partidos aos pedacinhos

 

 

mas ha outras pedras que nao me lembro do nome

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

sim é verdade,eu até já pensei nisso mas tambem deve dar muito trabalho tar a partir essas pedras todas e depois ter de escolher para ficar o areão todo do mesmo tamanho,o areão que tenho no aqua tambem era muito grado,mas eu com uma rede fininha passei-o e ficou muito pequeno!!

As pedras que tenho no aqua são cinzento escuro,se calhar partidas até dava um bom areão,não sei é o nome delas,mas como vivo perto do campo é muito façil para mim aranjalas,tenho de esperimentar a partir umas quantas para ver como fica o areão,obrigado pela ideia,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,sim é verdade serve de um bom abrigo para eles,eu quero ver se parto algumas destas pedras que tenho para ver como ficam!!

Estou a pensar em aranjar tambem uns crystal red para juntar com os red's e assim começar a reproduzilos.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Como tenho estado de ferias,aproveitei hoje e foi a uma vinha perto da minha casa e já aranjei os troncos de videira para colocar no aqua,viver no campo tambem tem as suas boas coisas!!Já os tive a descascar,deu-me uma trabalheira,mas quem corre por gosto não cansa!!

 

gallery_29577_969_7064.jpg

 

Os troncos são um pouco grandes,eu sei,mas os mais pequenos vou colocar no aqua dos invertebrados e os troncos maiores vou coloca-los no meu outro aqua comonitário de 45l,neste momento já se encontram de molho!

cumps.

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Como tenho estado de ferias,aproveitei hoje e foi a uma vinha perto da minha casa e já aranjei os troncos de videira para colocar no aqua,viver no campo tambem tem as suas boas coisas!!Já os tive a descascar,deu-me uma trabalheira,mas quem corre por gosto não cansa!!

 

gallery_29577_969_7064.jpg

 

Os troncos são um pouco grandes,eu sei,mas os mais pequenos vou colocar no aqua dos invertebrados e os troncos maiores vou coloca-los no meu outro aqua comonitário de 45l,neste momento já se encontram de molho!

cumps.

 

 

sao muita branqunhos os meus sao super escuros e nao os consigo afundar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

são claros porque já estão secos e ainda não foram descascados,mas depois de molhados eles escorecem bastante!!

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal,é só pa dizer que acabei agora de mudar o layout do aqua " The Island of Cameroon",mas fotos só amanhã,pois já é um pouco tarde,

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Aqui estão as fotos do meu aqua com o novo layout:

 

Nome : The Island of Cameroon!

 

SETUP :

 

Aqua 20L

Luz - 20 watts

Termostato - Hot 2006 de 20watts da Aqua Szut

Filtro - interior aquapro 200L / Hora

Substracto - Areão do ribeiro

Decoração - Pequenas pedras apanhadas no ribeiro,tronco de videira e outro pequeno tronco de oliveira(tudo muito bem lavado e fervido).

 

FAUNA :

 

9 Red Cherry

1 Corydora

 

Flora :

 

Musgo de java

2 Anubias barteri

 

 

Aqui logo depois ter terminado o layout e de encher o aqua.

 

gallery_29577_969_36596.jpg

 

Passado 1 dia já com a agua limpa.

 

gallery_29577_969_3049.jpg

 

gallery_29577_969_70594.jpg

 

gallery_29577_969_64551.jpg

 

gallery_29577_969_37543.jpg

 

Desculpem a qualidade das fotos,eu sei que não estão nada boas,e por isso não mostram realmente a qualidade do aqua,mas não as consigo tirar melhor,comentem e critiquem para eu poder melhorar mais alguma coisa!

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,foi o que consegui aranjar,andei á procura e foi o que encontrei,pois a vinha foi podada há algum tempo e já havia pouca escolha.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não discordo do Hugo, os troncos são um bocadinho grossos, mas também não é um exagero assim tão grande, pois não Hugo?

O que eu não sei é se serão mesmo necessários os dois troncos para um aqua desse tamanho.

O que eu não gosto mesmo é desses galhitos aí no lado direito, mas gostos são gostos.

 

Se conseguisses colocar o tronco que está à frente, alinhado com a diagonal do aquário, de modo que a curva superior fique mais ou menos na zona da “regra de ouro”, ficavas logo com um equilibrio visual interessante. Então, nessa curva superior, um christmas moss ficava mesmo a matar. Depois logo vias se valia a pena colocar o outro tronco ou não.

O filtro interno é capaz de te chupar os camarõezinhos que forem nascendo. Se assim for, mada como mudar de filtro ou “improvisar um preservativo” com uma meia de vidro e para disfarçar, pois não fica lá muito bonito, aproveitas esse musgo que aí tens e ata-lo a uma rede na vertical, tipo biombo... (não tem necessáriamente de ser um rectângulo de rede, podes cortar uma forma mais orgânica com um aspecto mais natural.

Na base do tronco fica bem a “pedreira” com as anúbias, e em frente ao “biombo” uma ou duas pedritas menores para unificar relativamente ao lado contrário e quiçá uma plantita que contraste com o musgo que fica por detrás (uma crypto wendtii brown ou mesmo uma blyxa).

 

De qualquer modo, isso está sem dúvida a ficar cada vez melhor. Continua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigado pela ajuda e pelas ideias,os troncos até são um pouco grossos,mas foi o que consegui aranjar,tambem espero daqui a algum tempo conseguir comprar um aqua maior para os camarões,pois 20l é muito pouco e assim ter muito mais espaço para ideias,vamos lá ver se a crise passa!!

Sobre a posição dos troncos não perçebi muito bem,ou seja o que queres dizer é para colocar o tronco que está na frente só,mas na diagonal do aqua e colocar em çima um christmas moss(podias-me dizer que planta é?),e fazer uma parede de musgo de java em que face do aqua?

Sobre o filtro qualquer dia vou mesmo de ter que trocar de filtro,pois se ouver crias ele vai mesmo chupalas,se calhar vou optar por um de cascata como tenho no meu aqua comonitario.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

 

Pronto fui mauzinho, desculpa lá joker.

 

Vou tentar corrigir o meu comentário anterior,

 

Os troncos se fossem mais finos era melhor, mas podes trabalhar com eles e melhorar um pouco mais o teu aquário bigsmile

 

Concordo com isto

 

Se conseguisses colocar o tronco que está à frente, alinhado com a diagonal do aquário, de modo que a curva superior fique mais ou menos na zona da “regra de ouro”, ficavas logo com um equilibrio visual interessante. Então, nessa curva superior, um christmas moss ficava mesmo a matar. Depois logo vias se valia a pena colocar o outro tronco ou não.

 

Se quiseres utilizar o 2 tronco, deita-o meio enterrado no areão (fica tipo meio tronco à vista, mesmo deitado) e vê como fica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois sim, com um chorilho de ideias despejado de uma vez só é natural que não entendas alguma coisa, mas antes de mexeres seja lá no que for deves ter razoavelmente definido o que pretendes no final, pois num aqua já com habitantes, quanto menos se mexer melhor.

 

Vamos lá por partes:

* O facto de pretenderes comprar um aqua maior para os teus camarões em nada invalida que possas tentar fazer desse uma maravilha. Depois ficas com os dois e até podes começar a tentar fazer “criação selectiva”.

 

* Os troncos são um pouco grossos para esse aqua, mas a forma do que está á frente até é bastante agradável. Teres um mais fininho mas a parecer-se com um espeto seria bem pior!

 

* Sim, eu falava em alinhar o tronco (da frente) com a diagonal do aquário. Dessa forma podes chegá-lo um pouco mais para a esquerda para tentar alinhar a curvatura superior com a zona de ouro da composição do rectângulo.

Se não sabes do que eu estou a falar pesquisa: “composição de layout”; “regra de ouro”.

 

* Christmas moss é um tipo de musgo, algo parecido com o musgo de java, mas no meu entender mais bonito. Também aqui é uma questão de pesquisares, pois vejo muitas vezes nas “vendas e trocas”. O “Google imagens” também dá jeito de vez em quando.

 

* A parede de musgo era uma ideia para tapar o filtro e compor o canto posterior direito. Mas a ideia era cortar a rede de forma mais ou menos irregular, para não dar um aspecto muito artificial. Mais tipo "triângulo" ou "escada" a descer para o lado esquerdo.

 

* Um filtro de cascata seria decerto melhor para os camarões bébés.

 

* Com a ideia do Hugo para o segundo tronco é capaz de ficar giro. É uma questão de experimentar, mas tenta não andares sempre a mexer no aquário porque os camarões gostam e precisam de sossego.

 

PS: Não Hugo, não foste mauzinho, foste sincero. Só te esqueceste foi que o nosso amigo joker começou com muito poucas luzes de aquascaping. Agora é dar tempo ao tempo, tentar ajudar e se ele quiser ou puder aproveitar alguma coisa que aproveite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faz mal eu até compreendo,pois o aqua é muito pequeno e toda a sua decoração tem de ser adequada ao tamanho,só tenho é de agradeçer a todos vóçes que me tentam ajudar a melhorar,mas por agora o que posso manter são só 20l!!

Essa ideia do tronco deitado deve ser boa,tenho de esperimentar,eu tambem coloquei os dois troncos,pois já tava farto de ver a parte de çima do aqua muito vasia,e como gosto muito de ver os camarões a passear pelos troncos,optei assim,mas quando tiver tempo vou mudar algumas coisinhas mais!

obrigado,cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade,mas num aqua maior é muito mais façil fazer as montagens,pois temos muito mais espaço para trabalhar,eu não gosto muito de estar a mexer sempre no aqua por causa de dar sossego aos camarões,mas tambem gosto de ter as melhores condições para eles e tambem de ter um aqua bonito.

A ideia do Hugo até é boa,tenho de a esperimentar,sobre a "regra de ouro" vou ter mesmo de pesquizar,pois nunca tinha ouvido falar nessa palavra,agora desta maneira já perçebo tudo o que querias dizer,perçebe-se melhor.

A qualquer momento vou ter de comprar o filtro,pois nunca se sabe se a qualquer momento apareçem camarões bebes!

obrigado,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer em aquarioss pequenos quer em aquarios grandes, quer em pinturas, em esculturas, em fotografia ou mesmo na decoração do móvel da sala, há regras de composição que são constantes para que se possa considerar ter alcançado equilíbrio estético. Numas situações é mais fácil, noutras menos, mas é sempre um fim a procurar alcançar.

Aqui está o blog de um nosso colega cá do fórum que tem um artigo (aliás, vários...) que te pode dar uma ideia do que eu estava a falar:

Noções básicas de aquapaisagismo

Espero que gostes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais