"Metamorphosis"


Sérgio Moreira

Recommended Posts

Oi

 

Isso vai ficar espectacular, isso é barro normal ou nem é barro???

 

Cumps

 

É barro tradicional.

 

Por falar em capítulo 1, que tal adicionares tudo na primeira página para assim daqui a 3/4 meses, logo ao abrir vê-se logo a storyboard do teu aqua?

 

É uma ideia... mas se o vier a fazer, farei quando o "livro" estiver concluido...

 

Boas,

 

Amigo ta lindo nem tenho palavras para descrever.

Continua!!

 

Cumprimentos a todos

 

Guedes :)

 

Obrigado Guedes. Este é na verdade um projecto que não é só meu... é nosso. O nosso "brainstorming" de ideias já mostrou bons resultados, como se demonstra!

 

Ganda abraço a todos. Fiquem bem!

Editado por Sérgio Moreira
apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Caros amigos,

 

Mais de um ano depois, reactivo e este tópico.

 

O ínicio de Fevereiro marca o nascimento deste meu primeiro projecto mais exigente (muitos anos dedicados aos africanos...).

 

Depois dos ultimos posts, as actualizações são as que se seguem:

 

Introduzido o sistema de iluminação:

 

PowerLeds AquaRay AquaGro GroBeam 1000HD da TMC, com Controlo Electrónico

 

Os módulos de iluminação:

 

IMG_2361.jpg

 

IMG_2362.jpg

 

IMG_2363.jpg

 

Os módulo de controlo electrónico (pacientemente fixos numa placa de MDF):

 

IMG_2359.jpg

 

Introduzido o sistema de CO2:

 

JBL Proflora m1003, com controlador de pH

 

IMG_2360.jpg

 

Introduzido o filtro Eheim Professional 3 2075.

 

Introduzidos os substractos: Elos Terra Zero; Elos Bottom Mineral (10 Lts); Elos Terra Small (15 Lts).

 

Introduzidas as primeiras plantas: Cabomba Caroliniana, Limnophila Hippuroides, Ludwigia Glandulosa, Blyxa Japonica e Hygrophila Polysperma Rosanervig.

 

Introduzidos os primeiros peixes: 2x SAE, 3x Ottos, 2x Corys Panda, 10x Petitella Georgiae, 10x Paracheirodon Axelrodi.

 

Introduzido a forma d' O Rio e enchimento do molde com areia de silica (confesso, ainda tenho de encontrar soluções para lhe melhorar o aspecto, mas para já o importante foi introduzi-lo no layout).

 

Este é o aspecto actual, com o plantio um tanto ou quanto desajeitado, porque nesta fase o importante é que lá estejam as plantas a "devorar nutrientes".

 

IMG_2366.jpg

 

IMG_2364.jpg

 

Próximo passo, encontrar os componentes certos para a montagem do hardscape...

 

Por hora é tudo.

 

Um grande abraço a todos.

 

Fiquem bem.

 

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O teu aquário está muito bom. Agora restam uns apontamentos a nível de hardscape.

 

A introdução de um tronco seria interessante.

 

Estuda bem o assunto e coloca umas actualizações para ver o aspecto final.

 

 

Abraço

Hugo Bernardo

:)

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Estimados,

 

Ligeiras actualizações:

 

1. Introduzida uma raiz, que ocupa aproximadamente o centro do layout

2. Introduzidos cerca de 30 pés de Sagitaria subulata na zona frontal esquerda

3. Sigo já o plano de fertilização Elos Expert Line

 

CIMG0168.jpg

 

CIMG0170.jpg

 

Abraço a todos.

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio

 

Isso está no bom caminho. :thumbup3:

 

Apenas colocava uns inertes junto à raiz de forma a que não se visse a base.

 

Entre as blixas que estão mais ao centro também podias fazer lá qualquer coisa.

 

São apenas reparos da minha parte, o que interessa é que tu gostes.

 

De resto 5*. Vou seguir com atenção ao seu desenvolvimento. Vê se te aplicas... :thumbup3: como tens feito. :wub:

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Parabens. Tens ai uma montagem muito high-tec, com tudo para se dar bem.

ficou parado o projecto durante um ano?

 

Considerações:

1- O tronco vei favorecer muito o layout. Gostei. Com ja foi dito mais uns inertes poderão contribuir ainda mais. Algo que faça a transição entro o primeiro plano e o plano de fundo.

2 - faltou o desnivel no aquário..o rio n se vê, praticamente. Um desnivel acentuado teria proporcionado a terceira dimensão ao conjunto todo. o Facto de teres usado um mode inflexivel de barro tb se calhar n ajudou. Está, na minha opinião, tudo muito a 2D.

3- As plantas estão com boa cara....

 

Parametros? como vai isso? e fauna que vais inserir, algo virado para discus, escalares?

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então a engenhoca funciona mesmo para o substracto?

 

sinceramente não gosto da disposição do tronco :/ desculpa mas é o que acho e não gosto de mentir :confused4:

 

não sei...acho que não realça...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio

 

Isso está no bom caminho. :character0050:

 

Apenas colocava uns inertes junto à raiz de forma a que não se visse a base.

 

Entre as blixas que estão mais ao centro também podias fazer lá qualquer coisa.

 

São apenas reparos da minha parte, o que interessa é que tu gostes.

 

De resto 5*. Vou seguir com atenção ao seu desenvolvimento. Vê se te aplicas... :sunbathing: como tens feito. :confused4:

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

 

Caro Hugo,

 

Efectivamente, faltam os inertes... ando à semanas à procura do "calhau" certo, mas ainda não consegui encontrar...

A pedra ou pedras irá/irão ocupar a zona na frente da Limnophila e na frente da raiz.

Entre as blixas, sairá mais uma tirada de plantio foreground, provavelmente lilaeopsis brasiliensis, que virá juntar na frente com a subulata que vem do lado esquerdo...

 

 

Viva...

Parabens. Tens ai uma montagem muito high-tec, com tudo para se dar bem.

ficou parado o projecto durante um ano?

 

Considerações:

1- O tronco vei favorecer muito o layout. Gostei. Com ja foi dito mais uns inertes poderão contribuir ainda mais. Algo que faça a transição entro o primeiro plano e o plano de fundo.

2 - faltou o desnivel no aquário..o rio n se vê, praticamente. Um desnivel acentuado teria proporcionado a terceira dimensão ao conjunto todo. o Facto de teres usado um mode inflexivel de barro tb se calhar n ajudou. Está, na minha opinião, tudo muito a 2D.

3- As plantas estão com boa cara....

 

Parametros? como vai isso? e fauna que vais inserir, algo virado para discus, escalares?

 

Abraços

 

Caro Ptuga,

 

Efectivamente muito 2D.. infelizmente o efeito do molde não foi aquele que idealizei... vamos ver como eu consigo dar a volta a esta questão...

 

As plantas estão muito bem, com um crescimento assinalável... Também, não lhes falta nada!!

 

Um abraço a todos!

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bem que grande projecto, acho uma optima ideia essa d "O Rio" em barro. Parabens

 

e os Altuns acho que isso sim vai ser um fauna brutal.

 

 

Cumps,

 

Luis Simões

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estimados,

 

Obrigado por todas as opiniões!

 

Acrescentando só uma particularidade importante...

 

Estão decorridos 45 dias desde o enchimento, o plantio tem vindo a desenvolver muito bem, e não tenho algas. Pode ser cedo para mandar os foguetes, mas para além de vestígios de green-spot que apareceram na folhagem baixa da Ludwigia Glandulosa há cerca de 2 semanas (que creio deverem-se à imaturidade biológica do aqua), nada mais.

 

A Ludwigia Glandulosa respira saude, cresce a olhos vistos (basta fazerem a comparação da 1.ª foto com a actual), e está bem rubra.

 

É por isto que começo a acreditar no investimento nos leds e nos respectivos módulos de controlo electrónico, que, para além de permitirem controlar obviamente o fotoperiodo, permitem regular milimetricamente a intensidade da luz em cada módulo individual. Com isto, "o céu é o limite", ou seja, pude variar e controlar a distribuição da luz nos tempos, nas intensidades e nos momentos mais ajustados.

 

Um abraço a todos.

Fiquem bem.

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Um actualização, que inclui:

 

1. recolocação da raiz noutro sitio e noutra posição - acho que favorece o aspecto geral

2. introdução de uns runners de lilaeopsis brasiliensis

3. na fauna, introdução de 10x Caridina multidentata e 2x Corydora trilineatus

 

Uma geral:

 

24032010_Crop.jpg

 

Um abraço a todos. Fiquem bem.

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CIMG0170.jpg

 

esta versão estava muito elegante. Bom gosto raro e optima disposição de plantas e tronco.

 

deverias ter uma lista com toda a flora usada... que planta é aquela no canto frontal esquerdo?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sergio

 

O tronco dessa forma ficou bastante melhor, tornou a transição plantas/tronco mais suave. :) bastante mais agradável.

 

Desta forma, já nem precisa de pedras, a não ser que quisesses fazer apenas pequenos apontamentos. Mas assim está muito bom também.

 

Estás a pensar agarrar alguma coisa à raíz???

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.