De Regresso aos Salgados...


António Pista

Recommended Posts

Depois de 2 anos e meio afastado dos salgados (depois de me ter ausentado 6 meses do país e no regresso o aquário ser apenas algas e pouco mais me levarem a retirar-me momentaneamente), montei no Sábado o mesmo aquário agora para durar bastantes anos, assim espero.

 

Deixo aqui duas fotos da montagem e também o Setup do aquário.

 

Montagem: 24/01/2009

 

Aquário: 60©x30(l)x40(a) - 72l (Brutos)

Sump/Refúgio: Não tem

 

Substrato: 12 kg de Aragonite

 

Rocha: 12 kg de Rocha Morta

 

Escumador: JEBO - Escumador de Mochila 178

 

Iluminação: Calha Lifetech 72w (2x36w 10000ºK) + possível calha de actinicas no futuro

 

Circulação: 300 l/h que o Escumador faz + 900 l/h a adquirir

 

Aquecimento: 75w

 

b.jpg

 

a.jpg

Editado por António Pista

Abraço!

António Pista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, por colocar dois posts seguidos, mas não queria colocar as dúvidas no post inicial, assim gostava da vossa ajuda no seguinte:

 

- Quantos quilos de rocha viva devo comprar, para colonizar esta quantidade de rocha morta?

 

- A bomba de 900 l/h que vou comprar é o suficiente para a circulação do aquário, juntamente com os 300 l/h que o escumador faz?

 

- Devo retirar alguma desta rocha morta, para o aquário não ficar demasiado pesado?

 

Estou aberto a sugestões e a todos os ensinamentos que queiram colocar!

 

Obrigado.

Abraço!

António Pista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Antonio.

 

O aquario esta com um layout muito pesado, e se queres colocar rocha viva e bem deves retirar grande parte dessa tenta fazer 50% de cada.

 

Nota-se muita espuma na surficie da agua, parte que tens de retirar!

A bomba do escumador não faz circulação e penso que 900l é pouco de circulação, se bem que não referis-te o que queres fazer em termos de aquario (vivos)

 

Na iluminação deves mesmo ter actinicas fica bem melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O Ideal seria trocares 60% dessa rocha morta que tens no aquario por 50% de rocha viva, para ajudar na colonização da que ja tens, depois ajustas o layout ao teu gosto, de maneira a nao ficar nem muito fechado nem amontoado.

 

Convem melhorares a circulação, duas koralias nano de 900l/h era boa opção, são bombas pequenas e facilmente as escondias no layout!

 

Convem tambem arranjares lampadas actinicas, se estivesses para aí virado, uma calha de 3x24w T5 sendo uma delas actinica era o ideal.

 

bem vindo de volta aos salgados.

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já inseri Rocha Viva no aquário, comprei 4 quilos de Rocha viva, e retirei alguma da morta que tinha, por agora vou deixar o layout assim, para a rocha colonizar com o tempo!

 

Vou ver a evolução da mesma e depois retiro à medida que quiser compor o aquário na disposição final.

 

Agora vou-me apenas preocupar com a ciclagem do aquário e a maturação ao máximo possível da rocha morta.

 

Também comprei uma bomba de 1000 l/h, que neste momento está numa posição "feia", mas que será escondido numa fase mais avançada do layout.

 

Nos próximos dias vou tentar adquirir alguma equipa de limpeza, no entanto não queria gastar muitos € na equipa de limpeza, se tivessem algo para oferecer ou soubessem onde posso adquirir com preços mais em conta, agradecia.

 

Aqui deixo mais algumas fotos, e agradeço todos os vossos comentários e opiniões.

 

Obrigado.

 

IMG_9013.jpg

 

IMG_9007.jpg

 

IMG_9026.jpg

 

IMG_9025.jpg

 

IMG_9014.jpg

 

IMG_9016.jpg

 

IMG_9018.jpg

 

IMG_9022.jpg

Abraço!

António Pista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na última foto é um peixe?

 

Se realmente é um peixe aconselho a fazeres muitas mudas inicialmente...

 

O escumador está a mandar assim tanto ar para dentro do aqua?

 

:D

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é um peixe, veio com a água que recolhi!

 

Inicialmente não vi, pois retirei-a com uma mini bomba, de mangueira um pouco larga, mas ontem quando tirava fotos vi uma coisa a mexer e voilá, parece-me um dos vulgares cabozes do nosso oceano.

 

O escumador manda bastante água para dentro do aquário, daí funcionar um pouco como bomba de circulação.

Abraço!

António Pista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Grande Pista.

Bem como estas no inicio ainda não posso dizer grande coisa em relação ao seu aspecto mas parece que se vai encaminhar.

Qualquer dia também me aventuro nos salgados e se isso acontecer és o responsável porque estas sempre a dizer para montar um

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas...

 

Mais logo colocarei fotos com os ermitas adquiridos...

 

Agora, surge então a questão mais necessária que me irei colocar até estar em condições de introduzir peixes no aquário:

 

- Quais as espécies que vou querer manter no meu aquário?

 

Eu tinha pensado em colocar:

 

- 2 Amphiprion Ocellaris

 

- 1 Góbio (qual a espécie que recomendam?)

 

- 2 camarões (Quais recomendam? Coloco os 2 da mesma espécie?)

 

Podem ajudar-me a escolher as espécies que irei manter no aquário?

 

Obrigado.

Abraço!

António Pista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Depois de 2 anos e meio afastado dos salgados (depois de me ter ausentado 6 meses do país e no regresso o aquário ser apenas algas e pouco mais me levarem a retirar-me momentaneamente), montei no Sábado o mesmo aquário agora para durar bastantes anos, assim espero.

 

Deixo aqui duas fotos da montagem e também o Setup do aquário.

 

Montagem: 24/01/2009

 

Aquário: 60©x30(l)x40(a) - 72l (Brutos)

Sump/Refúgio: Não tem

 

Substrato: 12 kg de Aragonite

 

Rocha: 12 kg de Rocha Morta

 

Escumador: JEBO - Escumador de Mochila 178

 

Iluminação: Calha Lifetech 72w (2x36w 10000ºK) + possível calha de actinicas no futuro

 

Circulação: 300 l/h que o Escumador faz + 900 l/h a adquirir

 

Aquecimento: 75w

 

b.jpg

 

a.jpg

 

 

Boas

 

Queria saber qual a tua opinião acerca do escumador? Faz muito barulho? Estou a pensar comprar um e gostava de saber a opinião de alguem que já experimentou.

Onde compraste?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.