TPA'S


Berna

Recommended Posts

boas...

apenas uma opiniao de novato e e a forma como eu faço...

faço tpa´s dia sim dia nao de agua morna e adiciono sera aquatan depende da percentagem de agua ke vais fazer o tpa para a quantidade de acondicionador ke vais deitar...

espero ter ajudado mas aguarda pelas opinioes dos mestres...

cumps..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não sou mestre, mas sempre me ensinaram a colocar a água com a temperatura o mais proxima possivel da que está no aquário e com o condicionador (Neutralizador de cloro e metais pesados, aquatan ou outro) na quantidade proporcional à que vais colocar no aquario. Sei que nao alterei muito ao que já foi dito, mas é mais um voto nesse método.

Cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião o acondiconador de agua é desnecessário. Eu deixo a agua em repouso à temperatura da agua do aquario, durante 24 horas e ligo a bomba de ar. Assim, retiro o co2 e o cloro da agua e pronto, está pronta. ;)

Ex Membro Luís Romão.

 

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

 

Um Abraço, Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Quando fazem trocas parciais de agua, colocam algum condicionador de agua?

Colocam agua fria ou morna?

 

Abraço

Bernardo Dias

Para alem das respotas que já deram, quero acrescentar que deves ter atenção ao valor do PH (muito importante) e como não tens experiência, a temperatura deve andar muito perto da que tens no aqua ou então, vais te arrepender para o resto da vida. Boa sorte! ;)

Logofinal_28copy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário já bem maturado é agua fria directamente da torneira sem qualquer tipo de acondicionante

 

encho é muito devagarinho para não haver choques térmicos!

Boas willam,

penso que neste caso a pessoa não tem grande experiência, tu podes fazer isso... para este amigo estás a cavar-lhe a cova! Eu optava passo a passo e tudo vai dar certo.

Um abraço

Editado por jcc
Logofinal_28copy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário já bem maturado é agua fria directamente da torneira sem qualquer tipo de acondicionante

 

encho é muito devagarinho para não haver choques térmicos!

 

Eu não tenho Discus, tenho apistogrammas mas eu também faço TPAs com água fria e directa da torneira.

 

Quer dizer, faço TPAs 2xs por semana e deixo sempre uma garrafa de 5L em repouso entre os TPAs. Os meus TPAs chegam a demorar 5 horas porque na primeira introdução de água junto agua da torneira e o garrafão de repouso previamente aquecido. Depois encho novamente o garrafão e deixo a repousar em cima de um aquecedor, passado um bom tempo introduzo a agua do garrafão já com água morna no aquário, também lentamente através de um sifão, volto a fazer exactamente o mesmo até o aquário estar outra vez cheio :D Daí chegarem a 5 horas de TPA

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10% dia sim dia não. Normalmente da torneira com prime da seachem. Coloco fria sem qualquer problema. Basta fazer as contas e ver o que da em termos de variação de temperatura... Nunca tive baixas, nem comportamentos estranhos por casa deste metodo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas willam,

penso que neste caso a pessoa não tem grande experiência, tu podes fazer isso... para este amigo estás a cavar-lhe a cova! Eu optava passo a passo e tudo vai dar certo.

Um abraço

 

 

Eu referi-me a um aquário ja bem maturado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Desde já, obrigado pela ajuda de todos.

Eu montei o aquario ha uma semana, so daqui a 3 semanas mais ou menos é que vou por peixes, se tiver tudo bem!

Tenho feito tpas, e ponho agua directamente da torneira... devo colocar entao, condicionador?

Tenho o ph a 6.5.

 

Abraço

Bernardo Dias

Abraço

Bernardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Desde já, obrigado pela ajuda de todos.

Eu montei o aquario ha uma semana, so daqui a 3 semanas mais ou menos é que vou por peixes, se tiver tudo bem!

Tenho feito tpas, e ponho agua directamente da torneira... devo colocar entao, condicionador?

Tenho o ph a 6.5.

 

Abraço

Bernardo Dias

 

Acho que só deves fazer TPAs quando o NO3 começa a atingir os seus "picos". Antes disso não vale a pena!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

FITE FITE VAIS VENDO A TEMPERATURA COMECAS POR FRIA

SE XEGAR AOS 26,5 OU 27 PASSAS PARA KEMTE

 

 

ACONDICIONADOR SSSSSSSSSSSSSSSSSSSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMMMPRE AQUASAFE ISENCIAL

 

 

PODES TYAMBEM POR UMAS GOTAS DE ESEA BALANCE E UMA VITAMMINAS NA AGUA OU NA COMIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te avisaram no outro tópico e pensei que eu não tinha de repetir

 

Agradeço que deixes de escrever com letras maiusculas pois em internet é sinonimo que estás a gritar.

 

 

cumprimentos

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FITE FITE VAIS VENDO A TEMPERATURA COMECAS POR FRIA

SE XEGAR AOS 26,5 OU 27 PASSAS PARA KEMTE

 

 

ACONDICIONADOR SSSSSSSSSSSSSSSSSSSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMMMPRE AQUASAFE ISENCIAL

 

 

PODES TYAMBEM POR UMAS GOTAS DE ESEA BALANCE E UMA VITAMMINAS NA AGUA OU NA COMIDA

 

Pah...

 

1º Escrever em letra maiúscula significa "Gritar" na Internet;

2º "Comecas" leva "ç"; "chegar" é com "ch" (e não "xegar"); "quente" é com "q" e "n" (e não "kemte"); basta escreveres "sempre" e não "ssseeemmmppprrrreee"; é "essencial" e não "isencial"; etc.

 

Escreve em bom português!

 

Pronto, ok, sou um bocado chata, mas gosto das coisas bem escritas :)

Editado por aissikiu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, por experiência própria, faço TPA's em dois aquários da seguinte forma:

 

- No nano de 20 Lts, como o intervalo das TPA's é pequeno, uso acondicionador Sera Aquatan (já que não dá tempo de deixar a água em repouso) e coloco água aquecida, com temperatura semelhante à do aquário;

- No de 60 Lts, como faço TPA's semanais, deixo garrafões com água em repouso 48 horas antes, e coloco-a à temperatura ambiente, meio a conta-gotas, para não haver choque térmico nem me remexer no areão (para este último aspecto utilizo a tampa de uma caixa ou um prato: a água cai directamente no prato e só depois "escorre" para o aquário).

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloco água da rede, mas faço muitas trocas em pequena quantidade... A água é posta no aquário muito devagar, com um tubo sifão bastante fininho... Quando quero fazer uma troca de água maior, aí sim deixo a água 24h a arejar e aqueço a com um térmostato... Dá trabalho mas compensa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Gostaria de perguntar se a agua directa da torneira não mata as bactérias do filtro através do cloro.

Pergunto isto porque sempre ouvi dizer para se tirar o cloro à água para não destruir o filtro biológico.

 

A rapaziada dos discus como é que faz??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dois grandes bidões cerca de 25L

 

De um dia tiro de um (para o outro descansar para evaporar o cloro e as porcarias que a companhia mete) e no outro dia tiro de outro

 

À noite encho o bidão que envasiei nesse mesmo dia para enquanto eu tirar do outro esse descansar

 

Eu dou sempre um dia de descanso

 

Três TPA por dia:

De manhã

À tarde

À noite

 

Nesses respectivos intervalos de tempo dou comida ! "POUCA"

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos so queria deixar aqui uma ideia que penso que isto acontece em muitos topicos seja em discus seja outros quaisquer....a verdade e que cada vez se ve mais pessoas a opinar sobre assuntos que nao tem muito conhecimento sobre isso..uma coisa é dar-mos a nossa opiniao pessoal outra coisa é dizer com todas as certezas do mundo o que se deve fazer....nao aponto ninguem em particular mas a verdade é que acontece e muito e depois la vao peixes a vida problemas acrescidos em aquarios...eu nao opino sobre assuntos que nao sei e nao investiguei e mesmo assim aqueles que penso que ja tenho algum conhecimento evito de opinar para nao prejudicar ninguem...

o que posso dizer sobre este topico é....WILLIAM E REGAL.......5 estrelas ...o resto dos colegas desculpem mas...leiam mais e aprendam mais...abraço a todos

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais