CUBO 35cm


npinto

Recommended Posts

Com 5 dias

 

Não há muito a dizer. Tudo normal, umas folhas que se soltaram da palustris, a água a ficar amarela do tronco.

Tive de colocar umas pedras extra para segurar o tronco pois ainda está com uma tendencia para flutuar.

Mudas de agua de 15% todos os dias para limpar a coluna de água de algum excesso de nutrientes do substrato fértil.

Espero no inicio de Março ter a HC "Cuba" e mais uns pés de Parvula para terminar a plantação.

 

Obrigado pela ajuda e pelos comentários.

Umas fotos para animar a malta.

DSCF3614.jpg

DSCF3615.jpg

DSCF3620.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tens ai um cubo muito bom,gosto da decoração toda,parabens pela montagem,

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

Este projecto está a por à prova a minha paciencia e teimosia.

Plantas que chegam atrazadas ou enganadas, plantas que se esgotam e nao se consegue arranjar e depois quando veem chegam metade podres e outra metade a apodrecer. Mas quanto mais custa a fazer, mais recompensador me parece.

 

Diario de Bordo: dia 23 após montagem

- TPA de grande volume

- Plantação de mais 3 vasos de Eleocharis parvula, para acabar de preencher o espaço que faltava.

- Limpeza de plantas que entretanto apodreceram, nomeadamente uns pés de parvula e Pogostemon plantadas no dia 1.

- Poda de vários pés de Rotala wallichii que parece a rainha do aquario...cresce que se farta. Replantei as pontas cortadas (fábio, estão reservadas para ti :dancing:)

- Fertilização com NPK em 3 fertilizantes separados pois o PO4 encontra-se a 0(zero) e os nitratos a menos de 5ppm. A ausencia de fauna explica esta falta de macros.

 

Fotos de hoje

 

DSCF3640.jpg

DSCF3641.jpg

DSCF3642.jpg

O Único pé de Proserpinaca palustris ''Cuba'' que sobrou...está muito alto mas com uma saude bastante boa tendo em conta o fim que os outros pés tiveram.

Alguem sabe como posso podar sem haver grande risco de perder tambem esse pé? Está com um caule grande sem folhas a meio.

DSCF3643.jpg

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso está no bom caminho agora é deixar crescer, abraço

 

 

Petty

Espero que sim, fica ainda a faltar a HC cuba, mas para ja nao vou stressar. Se tudo corresse como previsto nao tinha metade da piada.

Obrigado pelo comentário.

abraço, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As palustris são um bocado chatas de podar... quando podei as primeiras vezes as minhas pensei que ela não rebentava de novo, mas passado quase uma semana é que o pé podado rebentou. Por isso podes podar como outra qualquer planta de caule, desde que o caule podado mantenha algumas folhas para rebentar.

 

#food

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta fixe o projecto eheh....

na minha opiniao punha uns fetos de java windelov presos aos ramos =)

 

continua a postar a evoluçao..

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opiniao punha uns fetos de java windelov presos aos ramos =)

Nao coloquei os fetos pois tinha pensado em por Musgo xmas. Nao coloquei ainda posi quero tentar fazer um tapete e os fetos/musgo iria fazer sombra. Depois do tapete feito vou tentar plantar os troncos um bocadinho mais, mas gosto do aspecto deles a sobressair.

Vamos ver a evolução pois esta é a minha 1ª experiencia num projecto destes e para já os desafios tem sido bastantes. Ao menos as cabeçadas aqui sao menos dispendiosas. Como é bom ter um aquario pequeno.eheheheh

 

Falta ai o pormenor do tronco cortado á cabeçada ;)

Foi à dentada...tavas a abusar da cerveja no encontro e nao percebeste bem. :D

 

As palustris são um bocado chatas de podar... quando podei as primeiras vezes as minhas pensei que ela não rebentava de novo, mas passado quase uma semana é que o pé podado rebentou. Por isso podes podar como outra qualquer planta de caule, desde que o caule podado mantenha algumas folhas para rebentar.

:D

O meu problema é que quero podar pois o tronco esta despido de folhas. Tenho 10 cms de caule sem folhas e depois tenho uma zona muito bonita. Estas plantas vinham muito mal tratadas e num aquario "verde" (no mau sentido) nao tiveram a melhor experiencia. Eu sei que me avisaste das dificuldades desta planta, mas como podes ver na foto ela tem a area superior bem desenvolvida e com bastantes folhas novas. Preocupa-me é a parte inferior. Podias era dispensar umas pontas das tuas que ja veem ensinadas. . ;) Troco por Rotala wallichii domesticada. ;)

 

Obrigado pelos comentários

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal, este projecto tem estado um pouco parado. O proximo que falar que a a crise tras desemprego....vai levar uma corrida...tou farto de trabalhar e quase so tenho tempo extra para TPA's.

Proximo passo do projecto é fazer um upgrade à iluminação, noto que me falta luz na zona do tapete, a parvula nao se desenvolve nada de especial mesmo com os nutrientes +- controlados. Vamos esperar a ver se esta semana tenho disponibilidade e paciencia para fazer um DIY.

abraços e esprem notícias em breve

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Upgrade de iluminação.

Calha: DIY 2x24w PLL (6500k+4200k)

 

Pois é, eu fiz uma calha!! Para quem me conhece minimamente já está a pensar: "ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh que horror!!!!!", mas é verdade!!!

As duas calhas de 18W que tinha era insuficientes para a explosão de verde que pretendia neste meu projecto, por isso andei a pensar, a pensar (perigo) e resolvi inventar uma calha que se encaixasse no local onde tenho o aquario. Não fiz fotos da construção pois estava demasiado entusiasmado a concepção mas tenho algumas fotos do resultado final

 

DSCF3724.jpg

DSCF3725.jpg

DSCF3726.jpg

DSCF3727.jpg

 

Material:

1 x Prateleira em contraplacado com laminado de cerejeira

Parafusos e preguinhos q.b.

2 x Suportes 2G11 4 pinos

1 x Balastro 2x24W para PLL

4 x Clips para 2G11

2 x Reflector para lampadas pll de 24W

2 Lampadas 24W PLL (6500k+4200k)

1x placa de acrilico

4x camaroes

4 x metros de corda

+- 3 metros de fio para as ligações electricas

1 x Caixa de junção

3 horas de Mão de Obra e alguma ajuda do membro Jorge Oliveira para me ensinar como se mete a porra do fio no balastro!!! heehhehe santa azelhice a minha!!!

 

Alguns poderão reparar nas falhas (fendas) nas uniões da madeira, mas cortei aquilo com um tico tico e as x entortava o corte. Vou remediar aquilo com uma massa que tenho para tapar fendas e buracos que tem uma cor parecida.

Vamos agora ver como as plantas vao reagir a esta alteração de potencia/temperatura de cor.

 

Abraços a todos os interessados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos "gaioleiro" :D ,está bem porreiro até.Só não sei porque não confio a longo prazo no fio,com a condensação e temperatura é pouco viável que se estrague mas existe esse risco embora esteja só a ver pela foto o fio.Agora é esperar e ver esse boom de ver ;) e claro ir mostrando as fotos :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, 1 semana e "picos" depois do upgrade da iluminação a Rotala wallichii rebentou toda vermelhinha, esqueci-me de tirar umas fotos com ela no seu explendor antes de levar com a tesoura. Entretanto plantei a HC Cuba que mandei vir, de 3 vasos aproveitie 1 mas isto é outra historia. Novot que as algas atacaram um bocado mas as plantas tambem começaram a desenvolver melhor com a nova luz. Os 4200k de uma das lampadas puxou mesmo pelos vermelhos da rotala, vou ficar à espera agora que a parvula e a cuba comecem tambem a "acelerar".

Aqui vao umas fotos com qualidade duvidosa pois a agua ficou um pouco turva das mexidas e das algas que ficaram em suspensão.

 

 

DSCF3728.jpg

DSCF3729.jpg

DSCF3730.jpg

DSCF3731.jpg

DSCF3732.jpg

Abraços e até à próxima.

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de mim ou tens ai filamentosas?Concorrência com o meu algário?Não pode ser :| ess rotala está mesmo excelente :character0050: e é esperar a cuba desenvolver que vai ficar um mimo bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São aquelas filamentosas pretas que se agarram aos inertes...e as anubias, nada que se compare as tuas BBA's.

Tambem tive essas algas no outro aquario e com o aumento da população de peixes acabaram por desaparecer...estranho ou talvez nao.

 

Tenho de controlar melhor os parametros de nutrientes na agua, pois acho que tenho de lhe dar com mais fosfatos...

Quando as rotalas recuperarem da poda tiro umas fotos para fazer inveja ao pessoal.

Tnks pelo Comentário

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.