Apistogrammas com Apistogrammas


HugoDias

Recommended Posts

Boas a todos,

Ainda usei o procurar mas não encontrei nada a este respeito...

 

É possível ter juntar no mesmo aquário duas (ou mais) espécies distintas de apistogrammas?

 

Há problemas de cruzamento entre as espécies ou elas diferenciam-se à vontade e não se misturam? E quanto à agressividade?

 

O aquário que pretendo montar tem 120x50x50 (300Lts) e estava a pensar colocar mais do que uma espécie.

 

 

Agradeço quem dê um esclarecimento pois não tenho encontrado informação a este respeito...

 

Abraço

Hugo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tentei colocar uma vez num plantado de um metro 1 casal Cacatuoides e um Agassizi e deu pancada velha, mas o teu e um pouco maior, hoje em dia os meus Apistos tao em aquas separados, mas tenho por exemplo 1 macho Hongsloi com 3 femeas, tou a tentar reproduzi-los. Se optares por introduzir mais que 1 especie coloca muitos troncos e cascas de coco bem separadas para eventual reproducao, ou seja deve haver muitos refugios e fica atento talvez nao tenhas problemas, alem disso ha imensas especies de Apistos que variam no grau de agressividade. Eu tenho 1 casal Iniridae com 7 Ramirezis e nao ha crise. De qualquer das maneiras cada um tem a sua opiniao, e tudo muito subjetivo, experimenta e ja ves. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu não te aconselho a colocar mais de uma especie de apistogramma num aquário desses, mais vale colocares um macho e umas 3 fêmeas de uma só especie para se darem todos bem.

Apistogrammas são territoriais e de certeza que o peixe mais forte vai fazer sofrer o macho mais fraco, e isso é desnecessário.

Até deves ver mais comportamentos interessantes se mantiveres só um macho e algumas fêmeas de uma só especie do que fazeres uma salada de peixes nesse aquário.

Depois a questão da hibridação... acho que isso depende das especies mas isso não tenho a certeza.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pelas respostas.

 

Eu não estou a procurar hibridações, queria simplesmente manter 2 espécies diferentes que nao cruzassem e que fossem +- tolerantes mas realmente vendo bem as medidas do aquário não são nada de especiais para se definir 2 territórios...

 

Agora outra questão, o porquê da razão macho-fêmea ser 1-3 (pelo menos todos os aquas que vi tinham), não se pode colocar mais fêmeas?

 

Abraços

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende se a espécie de apistogramma é uma espécie em que o macho possui o seu harém de fêmeas.

 

Eu sinceramente acho que o teu aquário tem tamanho suficiente para mais do que uma espécie de apisto, mas também preferia ter um harém a 2 espécies diferentes.

 

Os ramirezis são dos apistogrammas mais pacíficos com outras espécies que podes encontrar, se fizeres questão arranja outra espécie de ciclideo anão que não seja muito agressiva e junta os no aquário.

 

Boa sorte!

 

PS- Não quero dizer com isto, que nunca haja disputas de território no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não conheço muitos casos de quem mantenha mais que uma espécie, com sucesso, no mesmo aquário. Existe quem o faça, contudo, em condições que considero quase miraculosas, mas, também, o senhor em causa já reproduzia apistos ainda eu não sabia o que era um aquário.

 

Também existe quem o faça em aquários de 1,5 metros de lado, para cima. Em 1,2 metros, não digo que seja impossível, mas teria que estar extraordinariamente bem "mobilado" e as espécies teriam que ser escolhidas com cuidadoso critério de habitat, tamanho máximo, tamanho de aquisição, potencialidade de harem, etc., etc.

 

Ap. pulchra com Ap. agassizii, talvez, Ap. macmasteri com Ap. hongsloi, eventualmente... o problema permaneceria sempre na distinção das fêmeas.

 

Indispensáveis seriam, também, "dither fish", ou seja, peixes - tendencialmente tetras - que desviam a atenção dos Apistogrammas e lhes dão uma sensação de segurança.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg pelas respostas.

 

De facto ainda não pensei bem nas espécies, gosto de umas quantas mas não estudei a sua compatibilidade...

 

A minha ideia é colocar troncos e folhas e uma ou outra planta e com isso criar esconderijos e lugares que permitam haver acima de tudo parecença com o habitat natural. De resto, estava a pensar usar (não conhecia a expressão "dither fish") um cardume de tetras, algumas pristellas, equipa de ottocinclus e corydoras e lapis de 3 riscas.

A minha procupação são as corydoras que, por andarem de um lado para o outro nos fundos, ao ter 2 espécies de apisto diferentes eles fiquem sem muita zona para vasculhar sob pena de levarem sempre pancada... acham?

 

Se chegar à conclusão que vale a pena arriscar pode ser que faça a experiência de manter 2 espécies diferentes, senão seguramente escolheria um harém de razão 1macho - 5 fêmeas, p.e.. Mas em pesquisas que faço realmente não vejo muita gente a dedicar aquários grandes somente para apistos (geralmente é discus e outros e metem lá um casal de apisto pq sim) e até que ponto poderá estar instalado um mito nesse aspecto.

 

Ok, apistogrammas são territoriais mas quem realmente arriscou como o teu amigo tem a recompensa... aguardam-se comentários.

 

Abraços,

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas especies de apistos no mesmo aquario acho que como já foi dito, vai dar confusão.

Vai ser dificil se darem bem, mas como não á regra sem exceção...

Sempre podes tentar. Mas mantem o aquario vigiado e a minima briga tira uma das especies.

 

Sempre podes por uma especie de apistogramas e ramirezis, eu tenho um casal de apistos e um de rams no mesmo aquario e eles dao-se bem.

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, se tu dizes que não dá, não dá.

 

O que eu pensei foi que se em média uma dada espécie de apistogramma que precisa de no mínimo 60l úteis, teoricamente 120L dariam para 2 espécies de apistogrammas, isto teoricamente porque sei e já disseste que 120L é muito pouco para espécies diferentes.

 

Agora 300L, teoricamente dariam para 5 espécies de apistogrammas, o que eu pensei é que em vez de 5, ter 2 não haveria grande problema, especialmente se um dos ciclideos anões fossem ramirezis...

 

É uma situação que digo desde já, que não concordo mas que vi. Um dia destes fui a casa de uma senhor ver os aquários dele, especialmente como ele utilizava as folhas de Quercus e ele num aquário com mais ou menos 120L tinha apistogrammas viedjitta, apistogrammas borelli , ramirezis e nannacaras, tendo conseguido ter criação de borellis e ramirezis. Claro que certos peixes como os nannacaras estavam um pouco mal tratados... E embora tenha conseguído ter criação, não são condições que se devam dar a apistogrammas... Isto apenas mostra que se pode ter, mas não é aconselhável.

 

Queria só dar a razão da minha opinião, não digo com isto que concorde com mais do que uma espécie de apistogramma por aquário porque como disse logo no inicio, se dizes que não dá, é porque sei que sabes que não dá :)

 

Hugo, quanto aos L´s podes ter com apistogrammas mas como também alguém me disse, Ls como ancistrus que são dos mais pequenos, vão competir com os esconderijos e territórios dos apistos

 

Boa sorte

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais