Novo Projecto 20L Act. 10/05/2009


Miguel Reis

Recommended Posts

Olá! Bom, mais uma montagem pelas minhas mãos. Esta foi montada na mesma orientação que a anterior… aquário simples, fresco e suave.

Antes de avançar com o aquário esbocei o harscape em papel e escolhi as plantas escolhidas a dedo.

Na fase inicial da construção do hardscape decidi fazer algumas modificações a nível de flora e altura da disposição dos basaltos.

 

A flora é algo para o exigente sendo algumas plantas talvez menos conhecidas para alguns de vós.

 

Bem, tive cerca de 2 semanas para conseguir terminar toda a plantação vista ter tido alguma dificuldade em arranjar a flora.

 

Vou começar por apresentar o esboço com a ideia inicial.

 

Peço já desculpa por ter sido feito a esferográfica e não dando para ver os contrastes.

 

Untitled-1.png

 

Começando a descrever todas as fases:

 

DIA 1: Construção do hardscape 06/01/2009

 

Chegou o momento pelo qual aguardava… A construção do hardscape!

Comecei por fazer um montinho de akadama para me ajudar na colocação das pedras pois elas tinham a “base” bastante irregular o que dificultava a sua disposição sobre a base de vidro do aquário. Não usei aquasoil da ADA nem Terra das Elos. Usei mesmo akadama da mais barata.

 

1-7.jpg

 

Após ter chegado à disposição que me agradava e que tentava reproduzir o esboço, dei luz verde à colocação do substrato fértil. Aqui usei ADA POWER SAND S SPECIAL pois já tinha aqui uns sacos sobrantes.

 

2-7.jpg

 

Depois foi só colocar a akadama por cima. Aqui deparei-me com o problema da altura do substrato e pedras ser baixa e ir contra a minha ideia. Foi vez de puxar as pedras para cima e encher com mais akadama.

 

3-5.jpg

 

DIA 2: Inicio da plantação 07/01/2009

 

Chegada das primeiras plantas, Eleocharis Acicularis e Utricularia Graminifolia, vindas da AquaAngel e um particular respectivamente.

 

Após passar um bom bocado a dividir as plantas para poder plantar, chegou a altura de meter as mãos nas pinças e tesouras. Optei por não encher o aquário com alguns centímetros de água e sim por plantar a seco com a ajuda de um esguinchador.

 

Antes de plantar a Eleocharis Acicularis, cortei a planta a meio em altura e desbastei as raízes. Para a plantar basta agarra-la como é mostrado na imagem e cravar no substrato. Após esse processo é dar umas esguinchadas para a manter molhada.

 

6-4.jpg

 

5-3.jpg

 

7-4.jpg

 

 

A Utricularia Graminifolia já tem outro processo de plantação. É recomendado usar algum algodão para que seja mais fácil a sua fixação no substrato pois arranca-se facilmente. As imagens retratam este processo.

 

8-3.jpg

 

9-2.jpg

 

10.jpg

 

É fundamental ir esguinchando todas as plantas enquanto se planta.

 

Usei uma pinça de pontas direitas e finas nestas duas plantas.

 

Já plantado sem água.

 

11-2.jpg

 

Dia 5: Foto geral 10/01/2009

 

O resto das plantas teimava em não chegar e fui obrigado a encher o aquário até acima e meter o CO2 a trabalhar.

 

12-1.jpg

 

Dia 8: Chegada e plantação de outras plantas

 

Arranjei na Naturline outras duas plantas que queria usar. São elas a Staurogyne sp. e Myriophyllum mezianum, ambas da TROPICA.

 

Na Myriophyllum mezianum cortei apenas algumas pontas e as raízes e dividi em molhinhos.

Na Staurogyne sp. cortei as raízes e arranquei algumas folhas.

 

Tive alguma dificuldade em plantar estas duas plantas pois tinha o aquário com bastante água e foi difícil combater a vontade imensa de elas querem boiar. Tive de usar uma pinça de pontas curvas de modo a que após cravar a pinça no substrato conseguisse retirar a pinça sem arrancar com o cabo as plantas antes plantadas.

 

Dia 9: Foto Geral 14/01/2009

 

Aqui já se pode ver o aquário quase plantado e um pouco do crescimento da Eleocharis Acicularis em certos pés assim como a Utricularia ganhou alguns runners novos e já se começou a propagar pelo substrato.

 

13-1.jpg

 

Dia 15: Chegada da última planta para finalizar a plantação.

 

A Pogostemon Helferi chegou, vinda de um particular. Foi tempo de dividir os pés e proceder à plantação.

 

Usei novamente a pinça de Pontas curvas para conseguir “fugir” com o cabo das plantas já plantadas.

 

14-1.jpg

 

15-1.jpg

 

 

Dia 16: Foto Geral 21/01/2009

 

A Eleocharis Acicularis tem crescido bastante bem. A Utricularia também já se começou a propagar.

A Staurogyne sp. tem algumas folhas novas e a Myriophyllum mezianum ainda não reparei em alterações a nível de crescimento.

 

16-1.jpg

 

 

NOVAS ACTUALIZAÇÕES!

 

Dia 21: Inicio das Fertilizações 26/01/2009

 

Pois é! Após 20 dias da montagem, comecei a notar umas carências, principalmente na Staurogyne sp.

 

Aqui fica o plano semanal de fertilizações (APENAS UMA EXTIMATIVA, PODENDO SOFRER ALTERAÇÕES CONFORME OS CONSUMOS)

 

Segunda:

Potássio - 10 gotas

Magnésio 2 ml (talvez baixe para 1ml ou pouco mais que isso)

 

Terça:

Potássio - 10 gotas

Micros - 1ml

Ferro - 2 gotas

 

Quarta:

Potássio - 10 gotas

Magnésio 2 ml (talvez baixe para 1ml ou pouco mais que isso)

 

Quinta:

Potássio - 10 gotas

Micros - 1ml

Ferro - 2 gotas

 

Sexta:

Potássio - 10 gotas

Magnésio 2 ml (talvez baixe para 1ml ou pouco mais que isso)

 

Sábado:

Potássio - 10 gotas

Micros - 1ml

Ferro - 2 gotas

 

Domingo:

Potássio - 10 gotas

 

Para já vou deixar o azoto e o fosforo de parte pois nunca tenho estes valores a 0 e a montagem ser recente.

 

Dia 36: Algas 10/02/2009

 

Pois é meus amigos, níveis de CO2 inconstantes e nitratos ligeiramente altos em relação aos restantes nutrientes resultam em algas. As malditas filamentosas não são muitas, mas estão lá e eu não as quero. Apareceram principalmente no substrato, o que talvez me facilitem o trabalho visto conseguir aspirá-las levemente.

 

Para aspirá-las vou usar uma caneta velha(desmontada) com uma mangueira de CO2 na outra ponta. A ver se o CO2 pressurizado chega entretanto o que me vai permitir aumentar o metabolismo das plantas e o consumo das plantas para que as algas não cheguem lá. Vamos esperar por desenvolvimentos.

Hoje, dia 26/02/2009 irei actualizar este tópico como se tivesse actualizado nos dias abaixo mencionados pois tenho a máquina fotográfica avariada e tive pedir uma emprestada para realizar tais fotos

 

Dia 42: Chegada do CO2 Pressurizado 16/02/2009

 

Sim, chegou. Botija 500gr. + manómetros + redutor + válvula agulha + válvula solenóide.

Isto sim, nada a ver.. O mesmo ritmo de saída é tão eficaz e melhor ainda é poder controlar a injecção de CO2!

Abençoado sejas! bowdown

 

Deixo aqui uma foto do kit. Desde a válvula solenóide até ao difusor está mangueira + válvula anti-retorno + difusor provisórios pois vou adquirir em vidro o difusor, conta bolhas e passarei a válvula anti-retorno para uns centímetros mais à frente.

 

9-3.jpg

 

Dia 42: Chegada dos Primeiros Habitantes 16/02/2009

 

Ofereceram-me duas neritinas na qual as adicionei ao aquário e... QUE SENHORAS NA LIMPEZA! Tenho sempre os vidrinhos limpos devido ao trabalho destas senhoras.

Estou bastante contente com o seu trabalho.

Pois mas há sempre algo do contra.. estas senhoras gostam muito de fugirem do aquário, especialmente à noite.

Cada vez que acordo de manhã, a primeira coisa que faço é procurá-las.. Geralmente encontro-as debaixo da cama, que fica a 2 metros do aquários.. :wacko:

 

Cá está uma foto de uma delas. ;)

 

11-3.jpg

 

Dia 42: Inicio sério do combate ao alguedo 16/02/2009

 

Como já tinha referido à uns dias atrás, surgiram umas filamentosas mas nada de especial pude fazer com o CO2 Caseiro. Com a chegada do sistema pressurizado foi-me permitido aumentar a injecção de CO2 para aumentar o metabolismo de consumo das plantas para que as algas não chegassem lá. A ajudar, recebi também uma oferta de FERKA POTÁSSIO para experimentar. A sua dose recomendada é de 2ml para 20L semanalmente mas estou a deitar esta dose de dois em dois dias aliado a TPA de 30% também de dois em dois dias com alguma aspiração leve sobre as filamentosas.

 

Dia 43: Chegada dos Segundos Habitantes 17/02/2009

 

Chegaram os que já andavam debaixo de olho. Já tinha dado o "apito" ao André Silvestre para quando tivesse alguns disponíveis que enviar alguns..

 

Caridina cf. babaulti var. 'Stripes'

 

Chegaram numa altura um pouco critica que me fizeram abrandar com as doses de combate ao alguedo. Voltei a reduzir as dosagens e ir levemente com as doses para ver o comportamento dos meninos..

 

Foi tempo de fazer a aclimatização correctamente e de os libertar.

 

Deixo uma foto de um, ainda dentro do saco, na altura da aclimatização, tímido porém de boa coloração.

 

10-1.jpg

 

 

Dia 49: Chegada dos Terceiros Habitantes 23/02/2009

 

Dei um pulo à Naturline para comprar material para umas novas montagens (Sim, aguardem ;) ) e não resisti a trazer dois pares de um bicho já algo popular...

 

Iriaterina Werneri

 

São bastante tímidos pois assim que me aproximo do aquário chegam-se para os cantos traseiros do aquário mas bastante bonitos.

 

Dia 50: Dia de alguns disparos fotográficos 24/02/2009

 

Os dois pares de Iriaterina Werneri juntinhos.

 

15-2.jpg

 

E um jovem Caridina cf. babaulti var. 'Stripes'

 

13-2.jpg

 

Estas foram as fotos possíveis pois não estou habituado a trabalhar com aquela máquina. Para a semana chega o novo brinquedo e depois posso aumentar a qualidade fotográfica. ;)

 

Dia 52: Foto Geral 26/02/2009

 

Talvez seja a foto mais esperada.. biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

Tirei a Eleocharis Acicularis que estava a tirar profundidade ao hardscape.

A Utricularia Graminifolia tem-se andado a propagar bem.

Para já vou deixá-la crescer à vontade e mais tarde, quando o tapete estiver um pouco mais fechado começo a trabalhar com a tesoura para lhe dar forma certa.

 

Como se pode ver na foto abaixo, ainda existem algumas filamentosas mais visíveis na akadama, Staurogyne e Myriophyllum. A Myriophyllum tem estado difícil de começar a compactar. Aliás, o crescimento não tem estado uniforme em todos os pés. Como se pode ver, Só os pés junto às pedras é que cresceram e os que se encontram junto ao vidro pouco cresceram. Obviamente tenho que dar tempo ao tempo para começar com as podas para dar forma.

 

Não estou a gostar do efeito da pedra pequena deslocada do resto do grupo e sou capaz ou de a tapar com a Utricularia ou retirá-la.

 

Só conversa fiada..

 

12-2.jpg

 

Dia 87: Foto Geral 02/03/2009

 

Bom.. já passou mais de um mês desde a ultima actualização..

 

Ainda está longe do que idealizei mas está talvez no caminho certo.

 

Agora sim, há necessidade de podar a Utricularia pois já está bastante selvagem.

Ao contrário do bom crescimento da Utricularia, a Mezianum está a dar muitas dores de cabeça.

Desde a ultima actualização que não cresceu nada. Aliás, após dar alguns cortes e replantar ao lado para estimular o crescimento, o desenvolvimento foi nulo. Não está a render nada e a comprometer a finalização do layout. Hoje, aquando da TPA, deu-me uma enorme gana de a arrancar e metê-la sanita abaixo.. e não deve faltar muito para tal acontecer! Agora estou é com duvidas na planta de substituição.. a mais idêntica que encontro para tal é a Rotala Wallichi e talvez seja essa a escolha..

 

As filamentosas voltaram novamente pois ultimamente não fui regular na fertilização, deixando os fosfatos subirem para 2.0 ppm e deixar os nitratos descerem para 0. (Como podem ver, a fertilização e equilíbrio de nutrientes é tudo para evitar o aparecimento de algas).

 

Deve estar quase a fazer 4 semanas desde que vi as primeiras fêmeas dos Stripes ovadas. São 3 fêmeas que carregam os minúsculos ovos. (Arrisco-me a dizer os ovos têm cerca de metade do tamanho dos da espécie Neocaridina).

 

Chega lá de palavreado... :D

 

21.jpg

 

 

Dia 92: Dia de alguns disparos fotográficos 07/04/2009

 

A pedido de alguns deixo aqui foto das bichezas que por aqui andam...

Os enquadramentos não são dos melhores mas é o que se arranja por agora.. Ando mais numa de testar o material fotográfico novo do que propriamente tirar fotos para mostrar em fóruns. :P

 

22.jpg

 

23.jpg

 

25.jpg

 

26.jpg

 

27.jpg

 

28.jpg

 

29.jpg

 

DIA 125: Foto Geral 10/05/2009

 

 

Pois é, visto saber que esta gente já nem dorme de noite.. vou actualizar! icon_biggrin.gif

 

Algas? Praticamente nem vê-las! Já não ando a brincar com as fertilizações..

 

Como já disse anteriormente, substitui a Pogostemon Helferi e a Myriophyllum mezianum por Echinodorus Tenellus e Rotala Wallichi, respectivamente.

A Tenellus está agora a dar gracinha mas lentamente pois encontrava-se com bastante má cara. Tenho que dar um jeito entretanto nela pois estão pés em sitios que não quero que estejam..

 

A Rotala levou à uns dias uma poda para começar a dar forma e falta trabalhar um pouco a Staurogyne.

 

A Utricularia também levou um cortezinho.. não pode ser maior pois as folhas das camadas inferiores estão amarelas (por não apanharem luz) e ao cortar as de cima, as amarelas iriam aparecer e temia que não recuperasse a tempo do IAPLC e AAC que fecha inscrição no final do mês.

 

Sim, vou participar nestes dois concursos. "ah e tal.. vou ficar em último! Tass bem! Quero é que os mestres opinem o meu trabalho!"

 

 

A foto que se segue é um pequeno ensaio para a foto de concurso. Falta dar os acertos que quero nas plantas e limpar vidros (que esqueci-me de o fazer agora). Serviu só para ver o enquadramento, iluminação e setup da máquina.

Depois posto aqui o resultado da foto.

 

Vamos lá..

30.jpg

 

Para já é só. Actualizarei este Tópico de mês a mês ou sempre que achar necessário.

 

Agora larguem-me os sapatos que actualizo quando houver mais novidades.

 

 

Cumprimentos,

Miguel Reis

Editado por Sara Garcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 111
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Setup:

 

Aquário: 40x20x25

Iluminação: Calha HDD 1x24W PL-L 6500kelvins

Filtragem: EHEIM LIBERTY 100

Aquecimento: HYDOR 25W

Substrato: ADA POWER SAND S SPECIAL e AKADAMA

Flora: Eleocharis Acicularis, Utricularia Graminifolia, Pogostemon Helferi, Staurogyne sp. e Myriophyllum mezianum.

Fauna: Surpresa!

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espetaculo Miguel ;)

Óptimo tópico biggrin.png' alt=':biggn:'>

Prepara-te é para uma temporada maçuda à espera que a urticularia dê sinais de crescimento evidente...

Qual é o teu plano para a Myriophyllum mezianum?

É para surgir por trás da zona de pedras ou é para manter confinada ao canto? Parece-me ser uma boa planta para apostar como ponto focal biggrin

 

Parabéns pelo projecto!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, deixa-me já agradecer-te pelas primeiras frases! E sim, já me estou a preparar para a Utricularia.

Tenho planos para que final do mês esteja a dar os primeiros pingos de fertilizações.

 

Em relação à Myriophyllum mezianum, tenho a ideia de a fazer compactar entre a metade direita da pedra direita de trás até ao vidro.

Tenho exactamente a mesma opinião sobre o ponto focal. Foi por isso mesmo que a escolhi para dar tal efeito.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo muito bem explicado... Até aprendi o porquê de usar pinça com pontas curvas ;)

Em breve irei iniciar a montagem de um de 35litros, mas tenho uma duvida... Quais as árvores que posso utilizar os troncos no aquário?

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bom passo a passo, gostei bastante de ler o topico :idea2:

optimas imagens e bastante potencial nesse aquario parabens.

 

abraço.

 

 

Thanks, krypticall :laugh:

 

Está tudo muito bem explicado... Até aprendi o porquê de usar pinça com pontas curvas ;)

Em breve irei iniciar a montagem de um de 35litros, mas tenho uma duvida... Quais as árvores que posso utilizar os troncos no aquário?

 

Uma pesquisa no fórum resolve a tua dúvida. Posso adiantar que tudo o que não seja vindo de árvores resinosas estás à vontade para usar.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa Pogostemon Helferi é muito catita...Onde a arranjas-te? surprised

 

Acho que este aqua tem muito potêncial ...Eu gostei muito do planeamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-7.jpg

 

Boas

 

Para ser sincero quando vi esta foto fiquei ansioso por ver o aspecto final e simplesmente adorei esta foto.O hardscape a meu ver estava muito bom.O problema é que com a adição do restante substrato as perdas perderam grande parte do protagonismo e vai piorar com o crescimento do tapete.Acho até que as pedras vão ser abafadas quase por completo o que a meu ver é uma pena.Espero estar enganado e que o aspecto final seja melhor que esta foto.Adorei simplesmente o hardscape, apesar de simples há algo nele que me fascina.Boa sorte para as alguinas :)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

Parabéns pelo aquário, mas vais-me desculpar a frontalidade.

Essas não são as plantas mais indicadas para um aquário dessas dimensões.

 

Como deves saber, eu também gosto de plantados pequeninos, e diz-me a experiência, que tens aí plantas que não são nada indicadas para esta montagem.

 

Se reparares, as tuas pedras são muito pequenas face ao tamanho geral do aquário... e por outro lado, algumas das plantas que escolheste, ficam enormes.

O que te vai acontecer daqui a uns tempos, é que as pedras vão literalmente desaparecer no meio das plantas. E olha que não é assim tão difícil disso acontecer.

 

Podem sempre dizer: "Ah, e tal. Nada que uma poda não resolva".

O problema é que há aí plantas que não se podem podar assim tão facilmente. Por exemplo, a Pogostemon :sign_welcome:

 

É um aquário bonito, sim senhor. São plantas indicadas... mas para a mesma montagem em 60 litros ou mais.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

muito bom mesmo, esse aqua está muito excelente.

 

Thanks.

 

Essa Pogostemon Helferi é muito catita...Onde a arranjas-te? :roll:

 

Acho que este aqua tem muito potêncial ...Eu gostei muito do planeamento...

 

Arranjei num tipo do Seixal. :sign_welcome:

 

Muito bom mesmo....

Um dia tambem quero ser assim....

 

 

Cumps,

 

;)

 

 

Boas

 

Para ser sincero quando vi esta foto fiquei ansioso por ver o aspecto final e simplesmente adorei esta foto.O hardscape a meu ver estava muito bom.O problema é que com a adição do restante substrato as perdas perderam grande parte do protagonismo e vai piorar com o crescimento do tapete.Acho até que as pedras vão ser abafadas quase por completo o que a meu ver é uma pena.Espero estar enganado e que o aspecto final seja melhor que esta foto.Adorei simplesmente o hardscape, apesar de simples há algo nele que me fascina.Boa sorte para as alguinas :blush:

 

Talvez as pedras não sejam assim tão "engolidas" visto até serem altas. Teremos de esperar por desenvolvimentos pois nem tu nem eu saberemos o resultado. :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

Parabéns pelo aquário, mas vais-me desculpar a frontalidade.

Essas não são as plantas mais indicadas para um aquário dessas dimensões.

 

Como deves saber, eu também gosto de plantados pequeninos, e diz-me a experiência, que tens aí plantas que não são nada indicadas para esta montagem.

 

Se reparares, as tuas pedras são muito pequenas face ao tamanho geral do aquário... e por outro lado, algumas das plantas que escolheste, ficam enormes.

O que te vai acontecer daqui a uns tempos, é que as pedras vão literalmente desaparecer no meio das plantas. E olha que não é assim tão difícil disso acontecer.

 

Podem sempre dizer: "Ah, e tal. Nada que uma poda não resolva".

O problema é que há aí plantas que não se podem podar assim tão facilmente. Por exemplo, a Pogostemon :?

 

É um aquário bonito, sim senhor. São plantas indicadas... mas para a mesma montagem em 60 litros ou mais.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Luís, antes de mais deixa-me agradecer por teres passado por aqui. :)

 

Os aquários pequenos.. É realmente um gozo diferente, não é?

 

Em relação às pedras, admito que não foram as que idealizei mas não tive oportunidade de arranjar umas mais bicudas e ligeiramente mais altas.

 

A Pogostemon.. sei do que falas. Assim que comecei a plantá-la reparei exactamente no tamanho relacionado com a pedra dianteira. Vamos ver o seu crescimento e se ver se me dá espaço para lhe dar uns cortes, caso se desenvolva demasiado.

 

Em relação ao resto da flora, permite-me discordar de ti mas não acho a flora exageradamente grande para este aquário. Apenas a Myriophyllum mezianum ultrapassa os 15cms de altura e formará um molho largo e compacto mas irá estar refinada atrás da Staurogyne e das Pedras e não deixarei que fique muito alto. A Staurogyne também não a deixarei que se alargue muito e que se chegue muito à frente da pedra à esquerda dela. Epá, no fundo é esperar por mais uns dias e ver os desenvolvimentos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Em relação ao resto da flora, permite-me discordar de ti mas não acho a flora exageradamente grande para este aquário. Apenas a Myriophyllum mezianum ultrapassa os 15cms de altura e formará um molho largo e compacto mas irá estar refinada atrás da Staurogyne e das Pedras e não deixarei que fique muito alto. A Staurogyne também não a deixarei que se alargue muito e que se chegue muito à frente da pedra à esquerda dela. Epá, no fundo é esperar por mais uns dias e ver os desenvolvimentos.

Toma atenção, que quando falo em plantas grandes, não me refiro somente à sua altura...

 

Mas espero que me consigas convencer.

O importante é que tu gostes do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma montagem interessante. :chair:

Gostei bastante das explicações que foste dando neste Post. Só revela que tinhas tudo muito bem estruturado e planeado :scarerun: e que nada foi colocado ao acaso.

Vai pondo fotos da evolução.

 

Deste-me algumas ideias para uma montagem que iniciei à pouco. Mas ainda só estou na construção do móvel...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma montagem interessante. biggrin

Gostei bastante das explicações que foste dando neste Post. Só revela que tinhas tudo muito bem estruturado e planeado :discuss_gathering: e que nada foi colocado ao acaso.

Vai pondo fotos da evolução.

 

Deste-me algumas ideias para uma montagem que iniciei à pouco. Mas ainda só estou na construção do móvel...

 

É verdade, tive cerca de um mês a desenvolver mentalmente o projecto. Tive até alguma dificuldade em adormecer certas noites. ;)

 

Isso da construção do móvel até à montagem é um passo curto. Pondera é bem toda a montagem pois isto requer é paciência.

 

 

Ola Miguel,

entao e actualizações?!? a malta quer é fotos ;)

 

Abraço

 

 

Murkas,

 

ainda não vi necessidades de actualizar isto pois não houve grandes modificações a nível de flora, a Utricularia só decidiu começar a propagar-se com força e ganhar novas folhas à uns dias atrás e as restantes plantas umas novas folhas e crescimento em altura dentro do normal.

 

Estou à espera do CO2 pressurizado que chegará depois do dia 20 portanto só haverá actualizações por esses dias. :D

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente tópico, excelente aquário (devia estar cá em casa, tenho uns camarões que ficavam ai a matar lol) parabéns.

 

Tb acho que as pedras vão perder um bocadinho mas não há nada a fazer quanto a isso.

 

Onde compraste a helferi? tb querooooo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.