Discus em 240 litros comunitário com fotos


afonso321

Recommended Posts

Olá a todos

Gostaria imenso de ouvir a vossa opinião tendo em conta o bem estar dos discus.

O aquário em questão tem as seguintes características:

240 litros brutos = 215 litros de água

Aquecimento - Sistema RS808, composto por duas resistências de 300W cada e uma sonda na zona central do aquário, com regulação até aos 36º depois corta electronicamente.

Iluminação - Calha HSD c/ 3 lâmpadas T5 de 54W cada ligadas 12 horas /dia

Filtragem - Filtro externo SunSun de 1400 l/hora c/ lâmpada UV de 9W.

Manutenção - Aspiração e TPA's de 40 litros de 15 em 15 dias sempre com água engarrafada

nunca usei CO2 nem fertilizantes.

Parâmtros da água - medidos a meio das TPA's

Temp. = 29º

PH = 6,8

NH3 = 0

NO3 = 40

No2 = 0,01

Fosfatos = 0,5

Flora: Anúbias, Alternanthera, Feto de Java, Musgo Christmas, Nymphaea, Cabomba, Egeria, e mais duas ??.

Decoração: Areão do rio cerca de 5 cm, Areia de rio na zona central, 1 pedra de lava, dois troncos e duas ou três pedras pequenas.

Fauna: 10 Nariz de Bêbado,

10 Rásbora Arlequim

2 Strigatas (peixe Borboleta)

1 Colisa Shuna

1 Tubarão Martelo

4 Corydoras

2 Crossocheilus

6 Caridinas Japónica

2 Ampolárias

2 Vittina Semicónica

4 Discus Juvenis 8 cm (que vou adquirir no dia 10)

 

Desde já agradeço a todos que queiram dar as vossa opiniões e ou sujestões

ainda não sei como colocar fotos mas assim que descobrir colocá-las-ei.

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para alojar fotos, tens de te registar num servidor como o photobucket e fazer o upload das fotos para o server... depois copias o link para foruns.. e é só postar nos topicos.. :)

 

Em relação ao setup está muito bom... os valores de nitratos é que estão altos... 40ppm é muito e os discus podem tender a deixar de comer devido a infecções internas (infecções intestinais).

 

Possivelmente o filtro já precisava de manuntenção, e as TPA reduzir de 15 em 15 dias para menos.. assim consegues manter os valores de NO3 mais baixos..

 

Já agora o porque de água engarrafada??? A tua água de rede não presta?

 

Cumprimentos

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá obrigado pela dica das fotos amanhã de manhã vou tentar inscrever-me no servidor, hoje já não dá já tenho várias horas de computador estou cansado.

Uso a água engarrafada depois de ter lido aqui no forum vários post's sobre o assunto e penso que trará vantagens , o PH é ligeiramente abaixo do que tenho no aquário , assim não necessito de usar continuamente químicos para baixar o PH, a água engarrafada não tem cloro e á partida nem metais pesados, posso aquecê-la e fazer a troca sem utilizar mais nenhum produto para retirar o cloro ou metais . Até prova em contrário usarei este sistema, mas estou sempre receptivo a alterações.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª Sugestão - Tira a Colisa, o Pangasius (tubarão martelo) e as Strigata

 

2ª Sugestão - TPAs de 5 em 5 dias com água da torneira

 

3ª Sugestão - antes dos Discus entrarem elimina NO3 e, principalmente, NO2!

 

Depois disto, venham os Discus!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde, obrigado pela sugestão vou ter em conta as dicas, vou tirar para já o tubarão e vou passar a fazer TPA's semanalmente e ver os resultados.

abraço.

 

 

mais abaixo existem fotos do meu aquário

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O botão para imagens é o à direita do dos links.

Cumps

 

 

 

 

 

Aqu240lateral.jpg

 

Aqu240lateral.jpg

 

DSCF04361.jpg

 

DSCF0425.jpg

 

DSCF0424.jpg

 

?action=view&current=DSCF05061.jpg

 

?action=view&current=DSCF04921.jpg

 

?action=view&current=DSCF05071.jpg

 

?action=view&current=DSCF04511.jpg

 

?action=view&current=DSCF04821.jpg

 

?action=view&current=DSCF05141.jpg

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

Ricardo obrigado vou tentar seguir as instruções, são as minhas primeiras fotos aqui no forum ainda não me familiarizei com a técnica.

abraço

 

AquarioGrande.jpg

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei que tens conchas e pedras calcárias o que faz elevar o PH, GH e KH.

Os Discus não vão gostar nada!

 

Acho que era melhor leres um pouco mais acerca dos parâmetros da água para os Discus e saber o que deves e não deves ter.

Na minha opinião, acho que esse aquário não está adequado a albergar Discus.

 

Penso que esse areão deverá estar "contaminado" de pedra calcária e que fará a água ficar com uma dureza muito elevada, por isso, a melhor sugestão que tenho para ti é substituir o substrato todo.

 

P.S: Não acredito que tenhas 6,9 de PH.... mede outra vez que outro teste! Com essas rochas e conchas, tens, no mínimo, 7.9!!!

Editado por Regal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada,

 

Primeiro de tudo tens de tomar em atenção as dicas do Regal:

 

Tudo q seja de origem cálcaria tem de sair - os discus são originários de águas moles (baixas durezas) e com pH ácido (menor q 7) - se bem q consigam sobreviver em pH´s e durezas superiores.

 

Muitas TPA´s (pequenas de preferência - 10/20% semanais ou quinzenais - dependendo tb da lotação do aqua)

 

Os nitritritos e amónia devem estar a ZEROS e os nitratos o mais próximo disso tb - embora estes últimos sejam utilizados pelas plantas mas nunca em quantidade proporcional à q é gerado pelos peixes nesse aqua (peixes de grande porte excretam muitas substâncias nocívas).

 

Se tiveres dúvidas pegas numa faca ou prego ou algo do género e raspas a superfície q queres testar (pedras) e deixas cair em cima umas gotas de vinagre, limão ou outro ácido do género e se fizer reacção efervescente é pq contêm calcário e não deverão ser usadas nos aquas em q se quer a água branda (discus).

 

Pesquisa bastante sobre os discus e suas necessidades e daí tirarás as tuas conclusões - o fórum está repleto de info muito útil a esse respeito.

 

Boa sorte e muita pesquisa (gastas um pouco de tempo mas ofereces boas condições aos teus animais q não tiveram a escolha de ir morar no teu aqua) :)

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

Aradeço as vossa dicas são bastantes úteis não obstante já ter começado com algumas alterações em virtude de facto a algumas pesquisas aqui no forum.

já foram retiradas as pedras calcáreas assim como o búzio, já não existem conchas e o substrato foi misturado com basalto partido em pequenos pedaços, e também pedaços muito pequenos de tijolo que parece ajudar a manter o PH e de certa forma dá um efeito agradável.

Assim que puder volto a postar aqui mais fotos. com os novos parâmetros da água, de forma a que me possam dar mais dicas.

De qualquer modo quero deixar claro que, o que pretendo é ajuda que muito prezo e não entrar em contrariedades com alguém, isto para dizer que o PH que indiquei é o que tenho mantido neste aquário tanto com teste da Sera como outro mais antigo que não sei o nome.

Tenho mantido no filtro turfa além de outros elementos fitrantes.

E quinzenalmente utilizo o PH minus, que com esta alteração penso não voltar a necessitar tão cedo.

Agora não posso voltar atrás já tenho os discos encomendados

Fica a promessa de os manter ao corrente da evolução.

um abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho mantido no filtro turfa além de outros elementos fitrantes.

E quinzenalmente utilizo o PH minus, que com esta alteração penso não voltar a necessitar tão cedo.

 

Quando não se diz tudo, é normal que as ajudas não surtam efeito!

O Ph Minus não é mais do que ácido, mas se mantivesses as pedras calcárias, bem como a concha ou búzio, não iria haver turfa nem PH Minus que resistisse, aliás, resistia durante um período!

 

Não sei se te referias à minha pessoa aquando das controvérsias, mas mesmo não tendo sido, a falha foi tua, pois, volto a frisar, "não disseste tudo"!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

obrigado pela intervenção de facto este equilibrio estava condenado, penso que até vir os discus talvez consiga estabilizar o aquário.

 

Ok Rgal é certo que me esqueci de alguns pormenores e é provável que faltem outros, mas com toda a informação que tentei passar é prefeitamente aceitável falhar alguns pormenores mesmo importantes.

mais uma vez agradeço a ajuda pois é sempre bem vinda.

abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que nenhum de nós anda aqui a "perder" tempo a dar dicas e a ajudar quem se quer iniciar em algo que desconhece para prejudicar.... não é o meu caso!

 

Como deves calcular, ajudar ou não, a minha vida continua e quando quiser manter ou criar Discus, sei fazê-lo porque também aprendi aqui e também aprendi algumas coisas por mim, como também irás aprender por ti. Cada "maestro" sua batuta....

 

Há coisas básicas nos Discus, e que são fundamentais para os manter saudáveis e sem problemas (a minha opinião): manter a água bem filtrada e "não" alcalina (se é que me faço entender), fazer muitas TPAs de pouca quantidade de água (na minha opinião, 10% de 2 em 2 dias directamente da torneira), manter uma temperatura elevada (28ºC), manter locais com sombra (refugios), dar comida variada, de qualidade, sem conter "bichinhos" de água doce (coração de boi e artémia são bem vindos), fazer desparasitação de prevenção na comida 1 vez por mês durante 3 refeições (eu sempre usei Flagyl e sempre funcionou) e dar-lhes muita atenção, pois eles conhecem o "dono".

 

Eu sugiro, para quem tenha hipótese, que mantenha só Discus e "equipa de limpeza".... nada mais! Tudo o resto está em excesso.... eventualmente uns Cardinais para dar um efeito engraçado, mas mesmo assim, acho que os Discus não gostam.... são opiniões e nada mais!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá de novo

Após estes dias, tenho feito muita pesquisa, penso ter conseguido manter os parâmetros da água estáveis, fiz algumas alterações no substrato, saída de todas as pedras calcáreas, aumentei as TPA's de 3 em 3 dias cerca de 20% a 30º temp., faço uma mistura de água engarrafada com água da torneira de forma a manter o PH de 6,5 (após aluguns testes) assim não meto PHMinus. mantenho no filtro as cerâmicas na parte final, turfa e antifosfatos além do carvão no início (estou em dúvidas se o hei-de manter) e as respectivas esponjas .

Dado que não me vou dedicar á reprodução, mas sim á manutenção dos Discus, vou tentar manter as Rásboras Arlequim e os nariz de bêbado , assim como as caridinas japónica e as 2 ampulárias, já retirei a colisa shuna, o tubarão martelo e vou tentar retirar os 2 Crossocheilus siemensis antes de 5ª feira para quando chegarem os discus terem um ambiente o mais calmo possível.

Entretanto já adquiri mais testes e os parâmetros neste momento são estes:

 

PH = 6,5

KH = 2

GH = 6

NH3= 0

NO3= 10

NO2= 0

PO4= 0,2

 

Espero postar aqui algumas fotos após a chegada dos Discus

Mais opiniões serão bem vindas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

efectuei uma TPA no dia 10 e hoje antes de entrarem os Discus oe parâmetros são estes:

 

Temp.= 30º

PH = 6,5

KH = 2

GH = 6

NH3= 0

NO3= 5

NO2= 0

PO4= 0,2

Vou tentar postar umas fotos com as alterações recomendadas, sem pedras calcáreas, sem conchas ou búzios e com alguma alteração no substrato a rocha de lava foi substituída por uma bem mais pequena de xisto, assim fica mais um bocado de espaço no aquário.

 

 

DSCF08141.jpg

 

Aqui por baixo da Nymphaea têm bons bocados de sombra e esconderijos atrás do tronco

DSCF08161.jpg

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Discus já chegaram são quatro com 8 cm

 

Turquesa Azul

Turquesa vermelho

Red Scribbelt

Pigeon Blood Rot

 

Aqui vão as primeiras fotos após a entrada na comunidade

 

 

DSCF08491.jpg

 

DSCF08511.jpg

 

DSCF08531.jpg

 

DSCF08551.jpg

 

DSCF08561.jpg

 

DSCF08571.jpg

 

Assim que houver evolução postarei aqui mais fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço qualquer sugestão ou critica pois é a melhor forma de eu poder melhorar as condições aos meus peixes.

 

 

th_DSCF0858.jpg

 

th_Discus2.jpg

 

th_Discus3.jpg

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é só mesmo TPA´s, Paparoca e estar atento a qualquer comportamento menos normal nos discus.

 

Diverte-te e não hesites em questionar.

 

Abraço e boa sorte

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais