iguana


Filipe23

Recommended Posts

Boas.....

 

Estou a pensar em adquirir uma iguana....ja pesquisei alguma coisa na net e hoje andei a tarde a ver de preços de terrarios e acessorios para ela, mas estou com algumas duvidas pois uns dizem uma coisa outros dizem outra.....alguem k tenha uma ou k perceba disso pode dar uma ajuda...agradecia mesmo...estou super empenhado nisto. agradeço resp breve.....

 

obrigado....cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe

 

Eu quando era adolescênte tive uma iguana. Foi para lá pequenina e verdinha e transformou-se num monstrinho lindo, enorme e claro...deixou de ser verde lolololol

Existe quem diga que as iguanas ficam violentas, já ouvi relatos de dentadas. A minha "jota" sempre foi um doce, adorava passear no terraço e adorava estar debaixo da minha cama.

Elas necessitam de um ambiente condicionado, tens de ter muita atenção à temperatura e à humidade do terrário que tem de estar sempre limpo. Os problemas de "pele" podem levar uma iguana à morte.`

Não cometas o erro de comprar um terrário muito pequeno, lembra-te que vai ficar enorme.

 

Cumps

 

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje andei a dar uma volta pelas logas de animais.....todas elas tem terrarios porreiros....numa delas o terrario era um aquario normal com uma rede por cima....com as medidas de 80x30x40.....nao tinha aqueles circulos que custuma ter na parede do aquario para a entrada de ar era so a por cima aberto com uma rede a tapar....numa outra o terrario ja tinha esses tais circulos de lado,um bocado de rede por cima e umas portas de lado....as medidas dele era mais ou menos 80x43x47... como achas k tengho de ter o terrario? uns dizem para por uma placa por baixo para aquecer..outro ja me diz k a lampada é o melhor.....podes dar me uma luzes..? aguardo resp...:alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

 

O meu terrário era parecido com os aquários tradicionais, era em vidro com tampas de correr (em acrilico perfurado). Tinha duas entradas de ar (os tais circulos) nas duas zonas laterais, um total de 4 "circulos".

Eu acho que as tampas em acrilico ajudam a manter a humidade, mas não tenho a certeza se é uma ideia correcta.

Eu nunca tive placa de aquecimento, usei sempre uma lâmpada própria para repteis.

A "jota" adorava passear pela casa, só estava no terrário à noite e quando eu estava na escola...

 

Cumps

 

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas....achas entao k faço boa compra com o terrario de 80x43x47 com duas portas de lado,os tais circulos nao sei bem quantos,uma parte de cima do terrario é rede...e em vez do aquecimento por baixo ponho a tal lampada por cima.... segundo o k se consta dizem k nao é muito boa altura para comprar iguanas agora por causa do tempo k esta frio...a minha vai ficar num terrario dentro de uma marquise achas k é bom?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

80 de comprimento,43 de largura e 47 de altura mais ou menos......eu vou por o terrario numa marquise onde bate o sol apartir do meio da manha ate ao final da tarde mas só ponho a lampada no terrario...eu saio de manha de casa e so chego por volta das 17h20 a essa hora abriria a porta a iguana para ela passear um bocado na marquise é boa ideia? nao é? devo por algum tipo de aquecimentoo na marquise?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse terrario nao é nada bom para iguanas. talvez para um pequena 100*50*80 ou 80*50*80. o que interessa é a altura pois elas sao arboriculas.

luz: lampada UVB 5.0 tens umas fixes da exoterra compactas ou tubulares que é as que uso pois iluiminam mais e sao maiores.

aquecimento:lampada de ceramica (100W ou 150w chegaria)bem no alto do terrario. terás que ter no ponto quente 33º para ela se banhar de calor á vontade.

Humidade entre 70 e 80% basta teres uma vasilha com agua e ires borrifando o terrario

 

As verduras devem ser a categoria de alimentos mais presente na dieta destes animais - cerca de metade. Couve de bruxelas, nabo, nabiças, dentes-de-leão, trevos, armole e ervas silvestres são boas opções.

 

Outra parte substancial da alimentação das iguanas são outros vegetais, tais como, feijão verde, espargos, alfalfa, cebola, cogumelos, batata doce, cenouras, entre outros.

 

A fruta também tem um papel importante no equilíbrio da dieta. Figos, amoras, morangos, manga, meloa, papaia, maçã, banana (que deve ser dada em pouca quantidade), entre outros, fornecem grande parte das vitaminas necessárias à espécie.

 

penso que ja tens umas bases mais alguma questao força ;)

Editado por David Cabete
Quote desnecessário. DC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho duas ipotses para os terrarios um deles tem as medidas de 80x43x47 mais ou menos o outro anda dentro dessas medidas tb...agora um deles tem a frente umas portas, de lado tem uns orificios em forma de circul para o ar e na parte de cima tem uma parte para a lampada e outra em rede....o outro é um aquario normal sem portas nem esses tais orificios em forma de circulo para o ar e tipo um aquario normal só com uma rede por cima.....dos dois qual é o mais idicado...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo tambem tive uma iguana dois anos vendia a coisa de 4 meses porqe a minha esposa engravidou e ela tinha medo qe lhe fisesse alguma coisa mas digote uma coisa numca comprei lampada nem terrario pois foi domesticada a solta em casa cem me chatiar com ela agora atencao a uma coisa quando a comprar solicite a factura com o numero de indentificaçao da mesma pois eu andava com a minha na rua e uma ves fui aburdado por um psp onde me pedio o rejisto da mesma nao e proibido ter iguanas mas cem um simples papel pode ficar sem ela um abraco e boa sorte ;):idea2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os repteis nao sao domesticáveis. sao todos selvagens mesmo em cativeiro, no entanto criam uma adaptaçao ao homem e toleram o nosso manuseio se habituados desde pequenos.

outra coisa ha uma diferença entre sobreviver e viver, sem quaiquer lampadas de aquecimento e sem acesso a raios UVB o crescimento pode ser precoce e o animal pode ter graves problemas de saude.

as iguanas nao sao animais para andarem na rua ao ombro a serem exibidas.para alem de as condiçoes climatericas de portugal nao serem as melhores para elas(a nao ser de verao), elas tb stressam muito.

é verdade que é necessario a factura e o nr de identificação do animal para se tornar legal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

ja tou farto de ver o ler sobre aquecimento para o terrario uns dizem k as pedras dá,outros,um cabo por baixo do tapete tb dá....outros dizem k o melhor é mesmoa lampada de ceramica.... preciso de saber o k é mesmo ideal....alguem pode dizer onde me posso informar com certeza o k é bem e mal...?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

ja tou farto de ver o ler sobre aquecimento para o terrario uns dizem k as pedras dá,outros,um cabo por baixo do tapete tb dá....outros dizem k o melhor é mesmoa lampada de ceramica.... preciso de saber o k é mesmo ideal....alguem pode dizer onde me posso informar com certeza o k é bem e mal...?

 

Cumps

 

confia em mim o melhor é lampada de ceramica. ja tive esses tapetes e cabs e aquecimento mas para iguana nao presta. sao animais arboriculas têm uma tendencia natural para subir o mais alto que conseguirem logo o calor deve vir de cima visto que vêm ao solo para comer apenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da mesma opinião que quanto maior o terrário melhor. É um animal que pode ir até aos 2 metros ( contando com a cauda). Uma lampada de UVB é essencial e se o terrário tiver mais de 60 cm, deves acrescentar uma de UVA ou mesmo mais uma de UVB para ajudar a manter a temperatura.

Deves usar uma placa de aquecimento para manter a temperatura durante a noite quando desligas as luzes UV, não aconselho mesmo nada a usar uma pedra de aquecimento, os répteis têm a pele muito fina e o mais provavel é a iguana queimar-se seriamente.

Como substrato deves usar bioterra, mantem-se humida e ajuda a reter a humidade no terrário, que se deve manter alta. Para saberes se tens tudo dentro dos valores normais, compra um termometro e um higrometro ( mete temperatura e humidade). Aqueles furos que falas de lado são importantes por causa da humidade ( não queres ter niveis de humidade demasiado elevados).

A iguana alimenta-se de legumes e fruta ( espinafres, maçã, morangos, couve, cenoura, etc) e essa deve ser suplementada com calcio em pó para evitar futuros problemas de ossos e pelo menos uma vez por semana, com vitaminas para evitar problemas de pele. Muitas das iguanas que se vendem nas lojas têm falta de vitamina A e a pele não muda como devia. Algumas têm mesmo sérios problemas com àcaros que são um problema para eliminar.

A lampada de UV é muito importante por causa da sintese de vitamina D.

Nunca lhe dês alface ou fruta com caroços porque são venenosos para elas.

No inicio devo já avisar-te que gastas imenso dinheiro para ter o animal em condições, mas depois compensa porque maioria das iguanas, quando manuseadas habitualmente, são animais muito dóceis e duram muitos anos!

Por isso o melhor é teres agora um investimento maior, para depois não teres de fazer tudo de novo porque a iguana deixou de caber no terrário.

 

:eusathink:

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento a temperatura no terrario esta entre os 21ºc 24ºc ou seja esta boa para a noite....tenho a rocha e o fio de aquecimento ligado.....a rocha nem morna fica penso k nao deve haver prob....mas vou retirala em breve e por uma lampada de ceramica.....a minha duvida e se deva deixar a rocha e o fio ligado durante a noite....pois tenho medo de desligar um ou outro e os valores da temp descerem.....quem poder ajude....agradecido....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento a temperatura no terrario esta entre os 21ºc 24ºc ou seja esta boa para a noite....tenho a rocha e o fio de aquecimento ligado.....a rocha nem morna fica penso k nao deve haver prob....mas vou retirala em breve e por uma lampada de ceramica.....a minha duvida e se deva deixar a rocha e o fio ligado durante a noite....pois tenho medo de desligar um ou outro e os valores da temp descerem.....quem poder ajude....agradecido....

 

 

O fio pode ficar sempre ligado.

Não te esqueças de pedir o CITES da Iguana. É uma espécie de licença para poderes ter a iguana. Basicamente diz que a tua iguana foi criada em cativeiro e não foi retirada da natureza ( que é ilegal). Precisas desse papel sempre que viajares com ela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez repito. materiais de aquecimento vindo do chao simplesmente pra iguana NAO PRESTAM.

o sensor de calor das iguanas esta no dorso ou seja se o calor vem de baixo elas ficam la ate se queimarem e os danos serem irreversiveis. para cobras sim é bom que o orgao sensorial esta na barriga.

24º achas que é alguma coisa? o ponto quente deve estar a 33º nao tens nada disso nao ponhas ai nenhuma iguana se nao tens condiçoes para lhe dar. em vez de teres gasto dinheiro desnecessario na porcaria da pedra e no fio tinhas comprado uma lampada de ceramica à maneira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fio pode ficar sempre ligado.

Não te esqueças de pedir o CITES da Iguana. É uma espécie de licença para poderes ter a iguana. Basicamente diz que a tua iguana foi criada em cativeiro e não foi retirada da natureza ( que é ilegal). Precisas desse papel sempre que viajares com ela.

 

o CITES é muito importante obrigado por referires esse ponto.

felipe com a lampada de ceramica nao sera preciso temp diurna e nocturna pois o animal fará a termorregulação, basta esta ligada a um termostato com sonda para nao sobreaquecer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja se comprar a lampada de ceramica nao preciso de mais nenhuma outra lampada para a noite e consigo ter a temperatura ideal é? e como consigo esse tal papel do CITES?

 

exatamente! eu uso uma de 100W ligada a um termostao que mandei vir duma loja de electronica custou me 13€ e tal. ta sempre regulada para 33º(dia e noite) que é o ponto mais quente depois ela vai la ou afasta-se consoante necessitar.

O CITES nao sei como se obtem nao tnho nada disso as lojas de animais de ca nao valem nada e nao percebem nada de repteis.

Editado por cristovao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou hoje comprar a lampada e tirar a porcaria da rocha....sera k uma de 60w chega ou é melhor comprar uma de 100w como tenho o fio no fundo do terrario!.....esses 13 euros é o preço da lampada...mais o termostato....e protecçao para a lampada convem tb ter certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.