640 Hidrospheras


Pete & Mary

Recommended Posts

boas. gostei do aqua e quem me dera a mim ter um assim com essa litragem :animal_fish:

porque não pões uns troncos com fetos de java e prendes umas anúbias às pedras ou aos troncos? era capaz de ficar interessante até porque ai, na minha opinião só lhe falta um pouco de verde (de plantas, não de algas :dance: )

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sei que já teve dias melhores... Os troncos são os mesmos, embora um tenha sido partido ao meio (lado Esquerdo).

Quando tivemos o tapete de musgo deu asas a um tapete de algas... :)

Optamos pela fácil manutenção... Esperamos ter em breve muitos mais fetos de Java para dar outro colorido..

 

Fico triste quando vejo alguns membros todos "emproados" porque usam equipamentos, substratos, fertilizantes etc., de marcas XPTO que valem centenas de euros a fazerem tópicos com CENTENAS DE RESPOSTAS e comentariosinhos...

Não percebem que é pura propaganda? Aliás, na minha maneira de ver o puro aquariofilista é aquele que consegue fazer o aqua sem grandes recursos e ter o mesmo ou melhor encanto, resultado...

 

Para que serve o forum? Para montra? ou para aqueles que mais necessitam de ajuda?

Porque normalmente essas pessoas até ja percebem muuuito de aquariofilia, acho puro exibicionismo e comércio...e acho pior aqueles que se babam (não sei com que usufruto disso) com múltiplas respostas desnecessárias.

 

Isto foi só um desabafo... vejo isto reflectido em toda a nossa sociedade...não só aqui no forum... " A LEI DO MAIS FORTE" ; " OS GRAXISTAS QUE NÃO TÊM ONDE CAIR MORTOS".

 

Obrigado aqueles que comentaram com intenção de ajudar....

 

Boas Pete !

Antes demais quero te dizer que o layout que achei mais bonito foi o n.º 3.

 

Quanto ao equipamento que tens no teu aqua posso te dizer que quem dera a muita gente ter o que tu tens e quando dizes que certos membros gastaram centenas de euros com material acho que deverias olhar primeiro para quanto tu gastas-te que não deve ter sido pouco.

A grande diferença é que tu com um aqua de 100 cm tinhas tudo de bom e do melhor mas como optas-te por um de 2 metros agora, como é óbvio, vai-te ser muito mais caro e em maior quantidade o material que vais ter que comprar e sem material não há milagres.

Estou de acordo contigo quando dizes que certos tópicos servem de apenas para propaganda, mas que se lixe, são aquarios que nos trazem inspiração e são bonitos de se ver.

Acho que também tens que perceber que foi graças a muitas "montras" com aquarios propagandistas que grande parte de nós se inspiraram para fazer os seus próprios aquas, logo de certa maneira ajudaram-nos.

E olha que uma coisa que já me apercebi na aquariofilia é que o que por vezes sai mais caro até nem é o material mas sim o que se investe dentro do aqua, como umas bonitas pedras (mais caro que o kg de lagosta :P ), umas plantinhas em que uns vasinhos custam os olhos da cara, uns troncos de madeira exotica vinda lá sei lá de onde (carissíma) e claro os peixes (já vi discus a custarem €200 :P ), por isso tás a ver...

Espero que não leves a mal os meus comentários mas noto de certa maneira uma pequena frustação (que eu já passei pelo mesmo não és só tu) por as coisas não estarem a correr muito bem no teu aqua.

 

Agora falando do que interessa, porque não experimentas pôr um tapete na frente, por ex. eleocharis parvula, glosso, etc...

Uma coisa que acho que ficava bem no teu aqua era tentares fazer duas ilhas, dividias os troncos para a direita e esquerda do aqua juntavas mais as pedras à volta dos troncos e entre as pedras metias anubias. Aos troncos amarravas fetos. por trás dos troncos optava por por rotalla, ou stellata por ex.

 

Vai postando a evolução do aqua para que te possamos ajudar :P

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falas que é propaganda tens a tua razao , " no meu caso por exemplo nao ganho nada com isso , pelo contrario só gasto icon_:shocked028:.gif " mas se gosto do efeito visual visto em outras montagens , tambem me dá a tentaçao de exprimentar e ver os resultados pelos meus propios olhos, porque nao ??

 

Em relaçao para que o forum serve, é mesmo para nos entreajudar-mos uns aos outros e tambem principalmente para convivermos uns com os outros.

Em relaçao a topicos com muitos posts provavelmente, provavelmente nao tem a ver só com a qualidade dos seus aquarios , mas sim tambem pela pessoa que está por tras, ser comunicativa e boa pessoa para com os outros, possivelmente.

 

Olá Krypticall!

Sei muito bem que nem todos os membros estão aqui a fazer publicidade...Mas continuam haver muitos q o fazem e ainda são louvados, e é isso que me chateia.

 

É essa ideia que tenho de um fórum! Aliás, basicamente quase tudo o que aprendemos sobre aquariofilia foi aqui que apanhamos as primeiras luzes e para com isso estamos eternamente gratos.

Muitos membros como deves saber "colam-se" a outros tópicos populares com a intenção unica de obter um feedback no seu proprio post! É mentira? Claro que a pessoa tem que ser simpática e comunicativa, mas para isso é preciso que lhe dêm chance de ter pelo menos uma resposta no seu pobre post.

 

Aquele abraço...

 

E depois a historia dos "graxistas" eu gosto mais de ser sincero,se vejo um aqua tão mál montado e com tantas lacunas que até me faz doer os olhos,prefiro já nem dizer nada pq se fôr dár uma opinião sincera,não dá bom resultado pq em geral as pessoas reagem mal á critica negativa,se por outro lado vejo um aqua que "me enche as medidas" pq não dar os parabens a quem o montou?...Se isto faz de mim um graxista...que se lixe!!!

 

Quanto aos meus amigos,vou correr o tál risco de ser frontal e sincero,os meus amigos quiseram tudo,tiveram "mais olhos que barriga" jcb_food.gif ,avançaram logo á grande pra um aqua de 2m,mas depois em vez de o equiparem com equipamento á altura,não...ficou com uma iluminação pra um aqua de metade da litragem,com um substrato que...nem vale a pena dizer nada,merecia ai um bom filtro UV e tanbem nada,enfim...pra dizer que uma boa montagem é onde a qualidade dos equipamentos se encontra equilibrada,o que não foi o caso,"tinham a carroceria de um Ferrari,mas tudo o resto éra Fiat"... rolleyes.gif

 

E o valente ataque de algas que tiveram não foi pela "potencia" do substrato fertil e muito menos da "intensa" iluminação,foi de uma carga brutal de Nitratos pq nenhum "amigo" se lembrou de dizer que isso já éra peixarada a mais e que tanto bicho a c@g@r costuma dár mau resultado. chair.gif

 

Desculpem o "reality check" mas ás vezes tem mesmo que ser,é que da maneira como estavam a falar,parecia que a malta que gasta euros ás centenas em material é que teve a culpa dos "azares" que tiveram,quando os erros foram de concepção do projecto e foram vossos. icon_wink.gif

 

Olá Luis!

Tenho pena em discordar contigo, porque ate aqui tavas a ir bem...

Pelo que eu percebi preferes responder a um tópico com 1000 respostas dizendo :" Ei! Ta espectacular! Parabéns!"

Do que alguém deseperado por obter uma critica CONSTRUTIVA, mas o tópico já nem é tão popular achas que não vale a pena porque a pessoa se vai sentir mal?

Não há nada perfeito, tudo é plausivel de uma boa critica desde que esta seja construtiva...e isso sim é saber estar num forum deste genero...

 

O aqua que compramos não foi comprado de ânimo leve...Sabiamos no que nos iamos meter e no dinheiro que possivelmente iriamos gastar para ficar bem equipado.

Até porque normalmente quem se inicia com um aqua de 60cm, passados uns meses esse aquario fica como hospital ou de "ervanária" e compra um maior até ficar satisfeito. Não quisemos correr tal risco. Postriormente a este até compramos um de 60cm para o efeito de hospital.. Não resistimos á tentação e decoramo-lo tambem.

Também estavamos cientes de que isto era para levar muito devagar mas que tinhamos que por a agua e os peixes em algum lado. E como deves compreender o melhor local para isso é um aquario. Tudo tem um principio, meio e fim.. Salvo seja quem tiver o capital todo desde o inicio e monte tudo de uma acentada...Mas ACHO q assim tb perde um pouco a piada.

 

Os peixes que tenho é carga a mais no aquario?? Parece que ta vazio..Quanto ás cargas de nitratos não é possivel porque fazemos TPA semanal de 20%-25%, ou seja +-150 litros. Temos os testes da Sera e de 15 em 15 dias testamos a água.

O surto de algas proveio do grande tapete de musgo que tinhamos que para mal dos nossos pecados não voltaremos a fazer tal cena. O tapete ja tinha cerca de 8-10cms de altura e estendia-se quase por todo o aqua..

Temos o aqua exactamente ha 1 ano e foi o 1º grande azar que nos obrigou a irradicar o sistema por completo.

 

Quanto ao "reality check" repondo-te mais á frente...

 

Desde ja um abraço.

 

 

Tenho de ir Buscar uma coisa já dita , os animais parecem muito bem cuidados .

 

Acho que começaram mal , pois se calhar não se dedicaram muito a ler antes de montar o aquario , ( isto é só uma suposição)

 

Penso que o aquario , até pelas suas dimensões, tem muito potencial , e os peixes muito bem cuidados , com algumas correcções e pequenos investimentos em termos de certos equipamentos como a luz podera se tornar muito bonito e digno de se expor .

 

Obrigado..Estão todos gordinhos e viçosos...ehehehhe

 

A tua suposição tá errada...como já referi atrás o aquario não foi comprado de animo leve e levou muitas horas de leitura antes de o ter.

 

Foi por ter um bom potencial que o compramos.. Claro que é um aquario Standard da Rena e ja vem totalmente equipado, pronto a funcionar. Sabiamos que n iria ser suficiente mas como tambem ja disse n se pode ter tudo num dia ou como tu disseste "Roma não se faz num dia.", e as coisas têm que ir lentamente.

 

Abraço.

 

OS neons que tinhas???

 

Os neons por culpa nossa foram desaparecendo... Compramos cerca de 30 a um preço excepcional e nem pensamos que talvez fossem demasiado "bébés" e que se poderiam tornar comida para o resto da peixarada. Foi o que aconteceu e mais uma vez os grandes sobreviveram e os pequeninos foram engolidos.

Volto a repetir foi grande asneira nossa porque nunca tal coisa nos lembrou ou passou pela cabeça...Paciência, there´s no turning back.

 

Fica bem!

 

boas. gostei do aqua e quem me dera a mim ter um assim com essa litragem music_singguitar.gif

porque não pões uns troncos com fetos de java e prendes umas anúbias às pedras ou aos troncos? era capaz de ficar interessante até porque ai, na minha opinião só lhe falta um pouco de verde (de plantas, não de algas icon_bang.gif )

cumps

 

Olá!

Obrigado! Há muitos bons aquarios grandes até em 2ª mão a preços que até tu pensavas n existir...da uma olhadela ao topico de classificados e pode ser que o teu sonho se torne uma realidade..

Sim. Lá tras disse que em breve irei meter mais umas couves la dentro para que a coisa se torne mais verdinha e colorida... depois posto novas fotos. As algas nem vê-las agora...ehehehehh

Obrigado pelo teu post, abraço.

 

Boas Pete !

Antes demais quero te dizer que o layout que achei mais bonito foi o n.º 3.

 

Quanto ao equipamento que tens no teu aqua posso te dizer que quem dera a muita gente ter o que tu tens e quando dizes que certos membros gastaram centenas de euros com material acho que deverias olhar primeiro para quanto tu gastas-te que não deve ter sido pouco.

A grande diferença é que tu com um aqua de 100 cm tinhas tudo de bom e do melhor mas como optas-te por um de 2 metros agora, como é óbvio, vai-te ser muito mais caro e em maior quantidade o material que vais ter que comprar e sem material não há milagres.

 

Estou de acordo contigo quando dizes que certos tópicos servem de apenas para propaganda, mas que se lixe, são aquarios que nos trazem inspiração e são bonitos de se ver.

 

Espero que não leves a mal os meus comentários mas noto de certa maneira uma pequena frustação (que eu já passei pelo mesmo não és só tu) por as coisas não estarem a correr muito bem no teu aqua.

 

Agora falando do que interessa, porque não experimentas pôr um tapete na frente, por ex. eleocharis parvula, glosso, etc...

 

Olá Vitor!

Obrigado, tambem foi um dos que mais gostei...

 

Como ja respondi foi tudo calculado...temos que começar pelo aquário, n? Claro que foi caro...se não tivesse sido, tinhamos o resto do equipamento. Mas também digo que nada de luxos...Apenas o essencial para o bom habitat quer de flora e fauna.

Rapidamente me fartaria de ver um aqua de 100cm... Gosto de uma boa frente e nunca iriamos ficar satisfeitos com ele... Embora tenhamos que admitir que ha aquarios de 100cm que mais parecem ter 3metros devido ha boa decoração do mesmo.

 

Inspiração e visualização, disseste bem... Não é fazer aquele tipo de comment graxista sem utilidade nenhuma.

 

Claro que não levo a mal....Aqui não existe frustração até porque a ultima coisa que nos da chatices é o aquario.. A saude dele AGORA recomenda-se.

 

Ainda n metemos nenhuma dessas plantas devido á luz q temos... Até parece muita luz mas a coluna de água é muito grande o q faz n ser suficiente para fazer os tapetes que tanto desejavamos...daí o raio do tapete de musgo, pq esse ate num balde as escuras cresce...lol

 

Obrigado por tudo...

 

 

 

 

 

 

 

E agora uma resposta geral:

 

Na altura que tava a escrever o meu "desabafo" ja estava a pensar que agora sim, iriam aparecer muitas respostas e todas elas muito diplomáticas e de bom senso. Acertei em cheio...

Mas uma pergunta eu faço: Desde quando é que estavamos a falar do nosso tópico, relativamente ás fracas adesões ou etc? Apenas disse que me deixava puramente frustrado pessoa e membros que por vezes pedem socorro e n lhes dão ouvidos...Porque n têm um bom aqua ou etc...No entanto aqueles que n precisam de ajuda e que vêm aqui apenas fazer publicidade ou de algum modo puro exibicionismo dão-me raiva...

 

Mas uma verdade também é certa...Tive muito poucas ajudas relativamente a layouts no inicio...aliá se repararem bem tenho perguntas no ar e ninguem respondeu...

Mas la esta se tivesse tudo XPTO era um mar de respostas e ideias...

 

Quanto ao nosso topico é apenas com a intençao de vos mostrar como ele esta e usufruir de umas criticas ao layout...tipo uma pedra para a esquerda ou direita.

Não vos pedi qq tipo de ajuda quando tivemos o desastre das algas, pq sabemos exactamente porque tal aconteceu.

 

Aceitei todas as criticas e sugestões dadas por vocês e é a conversar que a gente se entende..porque pelo que eu li parece que n me fiz bem entender...

 

Abraços a todos!

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao "reality check" repondo-te mais á frente...

 

 

Estás á vontade. :cinema:

 

Mas já agora se é criticas construtivas que queres,cá vai:

Tens ai erros de projecto e de concepção que realmente parecem de principiante,já nem volto a falar da fraquissima (ou mesmo inexistente) escolha de equipamentos para um aqua dessas simensões,se a ideia é ser plantado ou pelo menos ter algumas plantas,o substrato (se assim se póde chamar :( ) foi uma pessima escolha,falando em escolha,não houve a minima auto-disciplina na escolha dos peixes,é uma salganhada ;) ,é amazonicos com Asiaticos,Neons com tubarões e o diabo a sete,no entanto apesar de serem uma catrefada deles como são quase todos de pequenas dimensões o aqua acaba realmente por parecer vazio,ou seja,não fazem vista nenhuma. :unsure:

Tinhas ai espaço pra ter um belissimo grupo de Discus,ou um maravilhoso cardume de Altuns ou de Barbos denisoni eu sei lá...mas não...a tentação da "salada de frutas" falou mais alto. :chair:

 

Sendo assim o que eu fazia,pra já deixava tudo como está,entretanto ia adquirindo o material á altura de um aqua desses,quando tivesse tudo,vendia os peixes espetava com esse cascalho todo no lixo e começava do principio como deve ser,com um bom substrato,bons materias de decoração,boa iluminação,plantas bem escolhidas e muito mais rigor e objectividade na escolha de uma Fauna mais condizente com um aqua dessas dimensões. :bs_quesexclaim:

Um forte abraço.

 

 

PS-Tanbem concordo que "Roma não foi feita num dia",mas os habitantes não foram pra lá morar antes das casas terem telhado :yb668: ,eu tenho portanto uma visão destas coisas diametralmente oposta á vossa,pra terem uma ideia,estou a planear um novo aqua desde Fevereiro,senão está já montado é pq o material que escolhi tem sido carrissimo até agora deve estar nuns 1600/1800€ (sim...alguns malucos atrevem-se a gastar milhares é que as centenas não dão pra nada :laugh: )e ainda faltam os substratos e materias de decoração(já nem falo nos vivos :shock4: )e é um aqua de 230lt :shock4::shock4::shock4: ,no entanto tenho a certeza que quando estiver,montado todo o material estará equiparado e proporcional entre si,já alguma vez ouviu aquela expressão que diz que "a resistencia de uma corrente é igual á resistencia do seu élo mais fraco"??...Pois é!... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao "reality check" repondo-te mais á frente...

 

 

 

Estás á vontade. :cinema:

 

Mas já agora se é criticas construtivas que queres,cá vai:

Tens ai erros de projecto e de concepção que realmente parecem de principiante,já nem volto a falar da fraquissima (ou mesmo inexistente) escolha de equipamentos para um aqua dessas simensões,se a ideia é ser plantado ou pelo menos ter algumas plantas,o substrato (se assim se póde chamar :( ) foi uma pessima escolha,falando em escolha,não houve a minima auto-disciplina na escolha dos peixes,é uma salganhada ;) ,é amazonicos com Asiaticos,Neons com tubarões e o diabo a sete,no entanto apesar de serem uma catrefada deles como são quase todos de pequenas dimensões o aqua acaba realmente por parecer vazio,ou seja,não fazem vista nenhuma. :unsure:

Tinhas ai espaço pra ter um belissimo grupo de Discus,ou um maravilhoso cardume de Altuns ou de Barbos denisoni eu sei lá...mas não...a tentação da "salada de frutas" falou mais alto. :chair:

 

Sendo assim o que eu fazia,pra já deixava tudo como está,entretanto ia adquirindo o material á altura de um aqua desses,quando tivesse tudo,vendia os peixes espetava com esse cascalho todo no lixo e começava do principio como deve ser,com um bom substrato,bons materias de decoração,boa iluminação,plantas bem escolhidas e muito mais rigor e objectividade na escolha de uma Fauna mais condizente com um aqua dessas dimensões. :bs_quesexclaim:

Um forte abraço.

 

 

PS-Tanbem concordo que "Roma não foi feita num dia",mas os habitantes não foram pra lá morar antes das casas terem telhado :yb668: ,eu tenho portanto uma visão destas coisas diametralmente oposta á vossa,pra terem uma ideia,estou a planear um novo aqua desde Fevereiro,senão está já montado é pq o material que escolhi tem sido carrissimo até agora deve estar nuns 1600/1800€ (sim...alguns malucos atrevem-se a gastar milhares é que as centenas não dão pra nada :laugh: )e ainda faltam os substratos e materias de decoração(já nem falo nos vivos :shock4: )e é um aqua de 230lt :shock4::shock4::shock4: ,no entanto tenho a certeza que quando estiver,montado todo o material estará equiparado e proporcional entre si,já alguma vez ouviu aquela expressão que diz que "a resistencia de uma corrente é igual á resistencia do seu élo mais fraco"??...Pois é!... :wink:

 

Ehehehheheh!

Olá novamente Luis!

 

Falaste bem mas sem conhecimento de causa!

Ja perguntaste o pk da salganhada de diferentes especies de peixes? Ou do próprio areão?

Ja me perguntaste o q iria fazer com isto tudo?

Ou melhor, ja leste o tópico todo?

 

Se leres tudo de inicio ao fim, concerteza encontrarás as respostas.

Mas obrigado pelas criticas....Afinal estamos cá para isso....Mas até uma critica tem que vir com conhecimento previo da situação...foi coisa que n fizeste... Desculpa a sinceridade...

 

Abraço

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehehheheh!

Olá novamente Luis!

 

Falaste bem mas sem conhecimento de causa!

Ja perguntaste o pk da salganhada de diferentes especies de peixes? Ou do próprio areão?

Ja me perguntaste o q iria fazer com isto tudo?

Ou melhor, ja leste o tópico todo?

 

Se leres tudo de inicio ao fim, concerteza encontrarás as respostas.

Mas obrigado pelas criticas....Afinal estamos cá para isso....Mas até uma critica tem que vir com conhecimento previo da situação...foi coisa que n fizeste... Desculpa a sinceridade...

 

Abraço

Boas,

Não fiz nem vou fazer,não interessa,se todo o projecto tivesse sido bem pensado e amadurecido,essas situações não teriam acontecido. :unsure:

O que terias feito com isso? :bs_quesexclaim: o areão fazias o que quisesses mas nunca o meterias dentro do aqua ,os peixes,ou não os compravas ou se já os tinhas,vendias ou trocava por outros mais acertados,mas isso agora é passado,já não interessa,interessa é saber se para o futuro pretendes "dár a volta" a esse aqua e aproveitar realmente as mais valias que um aqua desse tamanho te póde trazer. :(

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não fiz nem vou fazer,não interessa,se todo o projecto tivesse sido bem pensado e amadurecido,essas situações não teriam acontecido. :unsure:

O que terias feito com isso? :bs_quesexclaim: o areão fazias o que quisesses mas nunca o meterias dentro do aqua ,os peixes,ou não os compravas ou se já os tinhas,vendias ou trocava por outros mais acertados,mas isso agora é passado,já não interessa,interessa é saber se para o futuro pretendes "dár a volta" a esse aqua e aproveitar realmente as mais valias que um aqua desse tamanho te póde trazer. :(

Um abraço.

 

 

É isso que tem sido feito....

Com o que temos neste momento penso q foi o mais acertado fazer....simples e de facil manutenção.

De qq maneira incentivo-te a ler o principio do topico q é onde vais perceber tudo...

 

Fica bem...!

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao "reality check" repondo-te mais á frente...

 

 

 

Estás á vontade. :chair:

 

Mas já agora se é criticas construtivas que queres,cá vai:

Tens ai erros de projecto e de concepção que realmente parecem de principiante,já nem volto a falar da fraquissima (ou mesmo inexistente) escolha de equipamentos para um aqua dessas simensões,se a ideia é ser plantado ou pelo menos ter algumas plantas,o substrato (se assim se póde chamar :( ) foi uma pessima escolha,falando em escolha,não houve a minima auto-disciplina na escolha dos peixes,é uma salganhada :shock4: ,é amazonicos com Asiaticos,Neons com tubarões e o diabo a sete,no entanto apesar de serem uma catrefada deles como são quase todos de pequenas dimensões o aqua acaba realmente por parecer vazio,ou seja,não fazem vista nenhuma. :unsure:

Tinhas ai espaço pra ter um belissimo grupo de Discus,ou um maravilhoso cardume de Altuns ou de Barbos denisoni eu sei lá...mas não...a tentação da "salada de frutas" falou mais alto. :yb668:

 

Sendo assim o que eu fazia,pra já deixava tudo como está,entretanto ia adquirindo o material á altura de um aqua desses,quando tivesse tudo,vendia os peixes espetava com esse cascalho todo no lixo e começava do principio como deve ser,com um bom substrato,bons materias de decoração,boa iluminação,plantas bem escolhidas e muito mais rigor e objectividade na escolha de uma Fauna mais condizente com um aqua dessas dimensões. :bs_quesexclaim:

Um forte abraço.

 

 

PS-Tanbem concordo que "Roma não foi feita num dia",mas os habitantes não foram pra lá morar antes das casas terem telhado :wink: ,eu tenho portanto uma visão destas coisas diametralmente oposta á vossa,pra terem uma ideia,estou a planear um novo aqua desde Fevereiro,senão está já montado é pq o material que escolhi tem sido carrissimo até agora deve estar nuns 1600/1800€ (sim...alguns malucos atrevem-se a gastar milhares é que as centenas não dão pra nada :laugh: )e ainda faltam os substratos e materias de decoração(já nem falo nos vivos :shock4: )e é um aqua de 230lt :shock4::shock4::cinema: ,no entanto tenho a certeza que quando estiver,montado todo o material estará equiparado e proporcional entre si,já alguma vez ouviu aquela expressão que diz que "a resistencia de uma corrente é igual á resistencia do seu élo mais fraco"??...Pois é!... :wink:

 

Calma luis , não é necessario tb tanta exaltação :laugh: , mas tb estou a montar um aqua embora um pouco maior ;) , ja estou só em fase de planeamento com muita leitura( cerca de 3 meses) e a tentar resisitir ao meu vicio de longa data que sempre foram os discus, so tenho o movel , encomendei ontem o vidro e tenho ainda partes da iluminação que vai ser diy com hqi leds e t5.

Como vez não temos uma visão tão diferente das coisas , pois só aqui ja gastei cerca de 800€, agora a verdade é que provavelmente não começamos agora e e os erros da Mary e do pete já os fizemos ao inicio ...

A culpa é de não haver o forum na altura , só mesmo aquelas revistas carissimas estrangeiras :rtfm: , estou a brincar mas a realidade não era muito diferente...pelo menos quando eu tinha uns 11 anos e me comecei a interessar realmente por este mundo.

Tb tive discus de quase 200 euros xptos importados directamente do brasil , etc e para ser sincero foram os maiores erros que fiz...( mas por culpa minha e como tal aprendi com os meus erros )

Só errando é que uma pessoa aprende..

Com os melhores cumprimentos Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma luis , não é necessario tb tanta exaltação :techi: , mas tb estou a montar um aqua embora um pouco maior :tongue: , ja estou só em fase de planeamento com muita leitura( cerca de 3 meses) e a tentar resisitir ao meu vicio de longa data que sempre foram os discus, so tenho o movel , encomendei ontem o vidro e tenho ainda partes da iluminação que vai ser diy com hqi leds e t5.

Como vez não temos uma visão tão diferente das coisas , pois só aqui ja gastei cerca de 800€, agora a verdade é que provavelmente não começamos agora e e os erros da Mary e do pete já os fizemos ao inicio ...

A culpa é de não haver o forum na altura , só mesmo aquelas revistas carissimas estrangeiras :rtfm: , estou a brincar mas a realidade não era muito diferente...pelo menos quando eu tinha uns 11 anos e me comecei a interessar realmente por este mundo.

Tb tive discus de quase 200 euros xptos importados directamente do brasil , etc e para ser sincero foram os maiores erros que fiz...( mas por culpa minha e como tal aprendi com os meus erros )

Só errando é que uma pessoa aprende..

Com os melhores cumprimentos Filipe

 

 

Não.... O Luís esteve bem! é disto que precisamos ouvir....só gostava é que ele se inteirasse da coisa antes de falar nela...de resto tudo óptimo...

É claro q a as especies de peixe q tenho foram cabeçada...e das grandes pq agora o q lhes faço???entendem? n é facil trocar todos de uma vez ou haver uma loja que fique com eles...

 

Claro q os erros sao grandes professores...assim como o meu tapete de musgo que deu direito a uma remodelação...

 

Obrigado pelo teu post Filipe.. e boa sorte nesse teu projecto.

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois de toda esta confusão , não sei se vos posso dar grandes opiniões sobre o aquario , pois depende muito do que querem , eu faria um aquario biotopo , retirava algumas das especies como esse tubarão ( que por sorte nunca apareceu em nenhum dos meus aquarios :techi: ), optava por um biotopo amazonico . ou malasia... Com uma disposição em u (duas zonas de impacto visual com um elemento mais claro no meio), visto a dimensão do aquario.

Outra disposição que faria seria uma triangular , ou seja uma zona de impacto visual de um dos lados e outra com menos projecção, (tipo a margem de um rio) .

em ambas a colocação das pedras e dos troncos sera ou num lado apenas ou nos pontos opostos do aquario

Se puderem recomendo uma leitura no livro aquapaisagismo que tem uns conceitos bem engraçados.

Estas zonas de impacto visual são uma combinação de rochas,troncos, plantas e inclinação do substrato assim como diferentes tipos como areia ao centro etc.

 

Existem maneiras de retirar o substrato com o aquario montado e do substituir , o mesmo pode ser coberto com outra camada de outra cõr ou tipo , para tal só necessitam de um funil largo e uma mangeira ligada que chegue ao fundo do aquario , a gravidade fará o resto ( é só uma pequena sugestão)

 

Quanto a suposição , não me levem a mal , mas como vi tanto peixe misturado pensei que não se tivessem informado convenientemente.

copiei a vossa lista de peixes e verifiquei o porquê de estarem todos juntos .Penso que tenha sido por o ph , gh e kh serem proximos ou identicos, não ? ( se estiver errado corrijam-me que eu não faço mais suposições :tongue: )

Foi uma maneira comum de se começar ,mas tenho de salientar que são de habitats diferentes , amazonia , asia etc... embora os peixes se aguentem bem os outros problemas têm a ver com o hardscape das suas zonas naturais , a flora, o proprio substrato ,a presença de sombras ou a quantidade de luz .Tudo isto influencia no bem estar dos peixes.

 

Havia um livro interessante com isto que era o "grande livro dos aquarios" , e tinha umas combinações muito interessantes de hardscape , flora e fauna explicando-o muito bem .

 

A fertilização é um assunto complicado , percebi que deixaram essa pergunta no ar... E foi o problema com as algas , são sempre os musgos que ficam pior ...

O que posso dizer é que esta depende muito do equilibrio entre fosfatos nitratos e potassio, ou macronutrientes , aqui no forum têm varias explicações como nitratos 14x superior a fosfatos etc...equilibrio NPK

Logo têm os micronutrientes como o manganês , ferro ,boro etc

C02 é sempre sempre essencial para as plantas , mas a sua adição depende sempre da quantidade deste no aquario , muito e as peixes asfixiam , pouco e as plantas não crescem , as algas proliferam o ph pode subir etc.

 

Tou com preguiça (e de longe há quem saiba muito mais disto do que eu )de colocar tudo sobre a fertilização e aqui no forum têm topicos que vos explicam bem melhor do que eu alguma vez seria capaz...

 

Boa sorte com esse oceano :rtfm: e postem as fotos futuras com as vossas escolhas de aquascaping , qq duvida podem me mandar mp que eu tento responder o mehor que possa ..

 

Cumprs Filipe Cruz

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois de toda esta confusão , não sei se vos posso dar grandes opiniões sobre o aquario , pois depende muito do que querem , eu faria um aquario biotopo , retirava algumas das especies como esse tubarão ( que por sorte nunca apareceu em nenhum dos meus aquarios :techi: ), optava por um biotopo amazonico . ou malasia... Com uma disposição em u (duas zonas de impacto visual com um elemento mais claro no meio), visto a dimensão do aquario.

Outra disposição que faria seria uma triangular , ou seja uma zona de impacto visual de um dos lados e outra com menos projecção, (tipo a margem de um rio) .

em ambas a colocação das pedras e dos troncos sera ou num lado apenas ou nos pontos opostos do aquario

Se puderem recomendo uma leitura no livro aquapaisagismo que tem uns conceitos bem engraçados.

Estas zonas de impacto visual são uma combinação de rochas,troncos, plantas e inclinação do substrato assim como diferentes tipos como areia ao centro etc.

 

Existem maneiras de retirar o substrato com o aquario montado e do substituir , o mesmo pode ser coberto com outra camada de outra cõr ou tipo , para tal só necessitam de um funil largo e uma mangeira ligada que chegue ao fundo do aquario , a gravidade fará o resto ( é só uma pequena sugestão)

 

Quanto a suposição , não me levem a mal , mas como vi tanto peixe misturado pensei que não se tivessem informado convenientemente.

copiei a vossa lista de peixes e verifiquei o porquê de estarem todos juntos .Penso que tenha sido por o ph , gh e kh serem proximos ou identicos, não ? ( se estiver errado corrijam-me que eu não faço mais suposições :tongue: )

Foi uma maneira comum de se começar ,mas tenho de salientar que são de habitats diferentes , amazonia , asia etc... embora os peixes se aguentem bem os outros problemas têm a ver com o hardscape das suas zonas naturais , a flora, o proprio substrato ,a presença de sombras ou a quantidade de luz .Tudo isto influencia no bem estar dos peixes.

 

Havia um livro interessante com isto que era o "grande livro dos aquarios" , e tinha umas combinações muito interessantes de hardscape , flora e fauna explicando-o muito bem .

 

A fertilização é um assunto complicado , percebi que deixaram essa pergunta no ar... E foi o problema com as algas , são sempre os musgos que ficam pior ...

O que posso dizer é que esta depende muito do equilibrio entre fosfatos nitratos e potassio, ou macronutrientes , aqui no forum têm varias explicações como nitratos 14x superior a fosfatos etc...equilibrio NPK

Logo têm os micronutrientes como o manganês , ferro ,boro etc

C02 é sempre sempre essencial para as plantas , mas a sua adição depende sempre da quantidade deste no aquario , muito e as peixes asfixiam , pouco e as plantas não crescem , as algas proliferam o ph pode subir etc.

 

Tou com preguiça (e de longe há quem saiba muito mais disto do que eu )de colocar tudo sobre a fertilização e aqui no forum têm topicos que vos explica bem melhor do que eu alguma vez seria capaz...

 

Boa sorte com esse oceano :rtfm: e postem as fotos futuras com as vossas escolhas de aquascaping , qq duvida podem me mandar mp que eu tento responder o mehor que possa ..

 

Cumprs Filipe Cruz

 

O meu desejo é realmente ter discus... para ter a tal alma.

Para isso é em 1º lugar preciso tirar daqui algumas espécies mais conflituosas...Mas quais? essa é uma das q ficou no ar!

Sabemos ou pelo menos pensamos que sabemos, pq as opinioes sao tantas q ás vezes ficamos confusos, que os Discus n querem um ambiente muito complicado...de fácil manutençao e até mesmo sem grandes plantas...Pq para ter plantas é necessaria melhor luz ( do q esta standard da rena), injecção de Co2 e um bom substrato..

Quanto ás fertilizações....s, é um assunto que nos passa mesmo ao lado...ja tivemos tentativas com o daydrops da sera q nos parecia ser o básico e/ou "alguma coisa" n vez de nada.

 

As disposiçoes e pontos de visualização ja lemos muita coisa e tambem concordamos ctgo quando dizes q em U seria melhor... Foi o que tentamos com os recursos que tinhamos. As fotos enganam muito, ao vivo é outra cena. Como costumamos dizer devagar, devagarinho...ja tivemos menos do que temos, lol

 

Obrigado pelo teu post cheio de ajuda e humildade que é assim q deve ser... n estou a menosprezar os outros mas particularmente gostei da resposta do Filipe Cruz...mais uma vez obrigado Filipe.

 

Abraço a todos.

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não.... O Luís esteve bem! é disto que precisamos ouvir....só gostava é que ele se inteirasse da coisa antes de falar nela...de resto tudo óptimo...

É claro q a as especies de peixe q tenho foram cabeçada...e das grandes pq agora o q lhes faço???entendem? n é facil trocar todos de uma vez ou haver uma loja que fique com eles...

 

Claro q os erros sao grandes professores...assim como o meu tapete de musgo que deu direito a uma remodelação...

 

Obrigado pelo teu post Filipe.. e boa sorte nesse teu projecto.

 

Compreendo perfeitamente , quanto aos peixes podes sempre por nas zonas de oferta e procura do forum , mas claro é uma decisão vossa , o tapete de musgo não foi uma má opção as algas é que não deram descanso...

Obrigado , este projecto ainda vai demorar pelo menos até dezembro... ainda há muito para comprar e decidir pois terá um pouco menos de 500 litros , aos poucos vamos lá... e há que juntar os fundos necessarios ...

Um abraço

filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo perfeitamente , quanto aos peixes podes sempre por nas zonas de oferta e procura do forum , mas claro é uma decisão vossa , o tapete de musgo não foi uma má opção as algas é que não deram descanso...

Obrigado , este projecto ainda vai demorar pelo menos até dezembro... ainda há muito para comprar e decidir pois terá um pouco menos de 500 litros , aos poucos vamos lá... e há que juntar os fundos necessarios ...

Um abraço

filipe Cruz

 

 

Já agora...Sim os peixes foram comprados mediante Ph... E claro tivemos que gostar deles... especialmente o tubarão...pq é grande, aparvalhado e com um comportamento fantastico qndo tas nos bons dias..

 

A ideia de meter na lista de ofertas é sempre uma ideia...Obrigado.

 

Abraço

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu desejo é realmente ter discus... para ter a tal alma.

Para isso é em 1º lugar preciso tirar daqui algumas espécies mais conflituosas...Mas quais? essa é uma das q ficou no ar!

Sabemos ou pelo menos pensamos que sabemos, pq as opinioes sao tantas q ás vezes ficamos confusos, que os Discus n querem um ambiente muito complicado...de fácil manutençao e até mesmo sem grandes plantas...Pq para ter plantas é necessaria melhor luz ( do q esta standard da rena), injecção de Co2 e um bom substrato..

Quanto ás fertilizações....s, é um assunto que nos passa mesmo ao lado...ja tivemos tentativas com o daydrops da sera q nos parecia ser o básico e/ou "alguma coisa" n vez de nada.

 

As disposiçoes e pontos de visualização ja lemos muita coisa e tambem concordamos ctgo quando dizes q em U seria melhor... Foi o que tentamos com os recursos que tinhamos. As fotos enganam muito, ao vivo é outra cena. Como costumamos dizer devagar, devagarinho...ja tivemos menos do que temos, lol

 

Obrigado pelo teu post cheio de ajuda e humildade que é assim q deve ser... n estou a menosprezar os outros mas particularmente gostei da resposta do Filipe Cruz...mais uma vez obrigado Filipe.

 

Abraço a todos.

Assim fico envergonhado :tongue: hehe

 

Os discus são sempre um objecto muito desejado, mas dificeis de manter , necessitam de muita tpa e muita atenção nos sinais de doença , geralmente um "olho" mais experiente ... pois podem ser desesperantes e levar gajos como eu a venderem quase tudo e praticamente afastarem-se de aquarios .. ( mais tarde é o meu concelho)

Os discus gostam muito de plantas grandes e viçosas para se esconderem e relaxarem , nesse sentido peixes muito rápidos não são indicados , peixes de cardume sim como os neons , nariz de bebado etc.

quanto a não ter demasiada luz é verdade mas com troncos e plantas flutuantes podem conseguir zonas de sombra que eles tanto gostam e assim terem plantas exigentes . O aquario tipo para eles tem muitas raizes de arvore e agua escura de compostos da turfa. Podem ver alguns exemplos de biotopos amazonicos para terem uma ideia... Equinidorus amazonicus ,v. gigantes etc

A filtragem aqui é muito importante e logo teria de aumentar bastante sem agitar demasiado a agua ... Mais filtros externos e mais fiaveis com maiores zonas de filtragem etc.. uv´s tb

 

sinseramente esperem mais uns tempos antes dos discus , verifiquem quais as especies mais agitadas e vão reduzindo-os , ( podem começar por ai).acima de tudo é necessario um aquario muito estavél e sem grandes mudanças , portanto devagar devagarinho é o ideal .

vou dar mais um olhinho aos peixes que têm para dar umas sugestões

Um abraço filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma luis , não é necessario tb tanta exaltação :techi: , mas tb estou a montar um aqua embora um pouco maior :tongue: , ja estou só em fase de planeamento com muita leitura( cerca de 3 meses) e a tentar resisitir ao meu vicio de longa data que sempre foram os discus, so tenho o movel , encomendei ontem o vidro e tenho ainda partes da iluminação que vai ser diy com hqi leds e t5.

Como vez não temos uma visão tão diferente das coisas , pois só aqui ja gastei cerca de 800€, agora a verdade é que provavelmente não começamos agora e e os erros da Mary e do pete já os fizemos ao inicio ...

A culpa é de não haver o forum na altura , só mesmo aquelas revistas carissimas estrangeiras :rtfm: , estou a brincar mas a realidade não era muito diferente...pelo menos quando eu tinha uns 11 anos e me comecei a interessar realmente por este mundo.

Tb tive discus de quase 200 euros xptos importados directamente do brasil , etc e para ser sincero foram os maiores erros que fiz...( mas por culpa minha e como tal aprendi com os meus erros )

Só errando é que uma pessoa aprende..

Com os melhores cumprimentos Filipe

Olá Filipe,

Não percebo de onde tiraste a ideia que estava exaltado :tongue: ...nada disso,até estou muito bem disposto pq entro de ferias hoje e já vou ter um tempinho pra começar a montar a parafernalia(acreditem...é bué tralha lol) de equipamento que por aqui tenho :D ,só pra aprender a usar todas as funções do filtro é um curso intensivo. :laugh:

Se me tivesse exaltado já tinha arrebentado o teclado á martelada e já não escrevia nada :rtfm: (já esteve perto mas não neste caso).

 

Pois é,como sou mais velhote que tu :techi: ,ainda me lembro de comprar a famosa Tropical Fish Hobbyist (tenho aqui uma ao lado de ...1988) e que dizer da Francesa Aquarama,tenho uma aqui de 1989 com um artigo e fotos espectaculares de aquarios Holandeses que éra a berra na altura,apesar de tudo foram belos anos. :rolleyes:

 

Tanbem comprei o livro aquapaisagismo,está giro,mas fiquei um pouco decepcionado,pensei que éra um pouco mais avançado,está um pouco basico e lamentavelmente não aprendi nada que já não soubesse,no entanto recomendo a leitura,mál nunca faz. ;)

 

Discus,épa eu DETESTO Discus :2gunfire: ,referi-os apenas como indicação mas pra mim...eta bichinho irritante,já não basta serem esquisitos com temperatura,luz,alimentação etc etc etc,ainda são tão,mas tão molengões que...irritam,pronto já disse,venham as pedradas. :laugh:

Gostava muito mais de ver ai um valente cardume de Altuns,olhem pra esta maravilha de peixes:

E o Pete e Mary até podiam começar por ai,já que a iluminação é fraca pq não um layout algo sombrio com bastantes troncos e raizes e com flora á base de Fetos e Anubias,eu já vi alguns exemplos do genero de "cair o queixo". :drool3:

 

Um abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é pena terem apanhado uma infestação de algas... aposto que foi filamentosas...

 

Provalvemente foi um desiquilibrio de nutrientes NPK.. é o mais provável nitratos altos...

 

Em breve a mágoa vai ficar para trás.. e vão voltar à carga com um aquario plantado... não podemos baixar as armas contra as algas.

 

Passem pela area das plantas, nomeadamente sobre fertilização ( Eu fiz um topico com uma boa introdução do assunto nessa area)

 

Cumprimentos

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá a todos!

 

Conforme vínhamos a planear, concretizamos o sonho de ter Discus.

Não foi tarefa fácil pois como sabiam tínhamos dezenas de espécies, plantado, etc. Tivemos que despachar tudo isso para os ter..

 

Contudo o resultado foi este:

 

Uma lateral:

 

lateral1.jpg

 

Família:

 

todos1.jpg

 

O rei:

 

rei1.jpg

 

rei2.jpg

 

O azul:

 

azul1.jpg

 

O bonito:

 

snake1.jpg

 

As corys:

 

cory1.jpg

 

cory2.jpg

 

Momento preferido:

 

comer1.jpg

 

comer2.jpg

 

comer3.jpg

 

comer4.jpg

 

Todos eles antes de estarem na piscina de 700ltrs, estiveram a marinar em sal e em 54ltrs apenas, durante cerca de 3 semanas. Chegaram cá com cerca de 5-6cms.

 

Esperamos que gostem deles.

 

 

Abraços,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...foi mesmo uma venda por grosso...até o areão se foi... :drool3:

Mesmo pra quem não é apreciador de Discus como eu,tenho que dizer que são realmente muito bonitos :animal_fish: ,mas com o aqua assim...é que em vez de um aquario em casa parece um aqua pra expriencias num laboratorio. :rolleyes:

Ponham lá isso com um ar natural fáxavôr. :mrgreen:

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...foi mesmo uma venda por grosso...até o areão se foi... :laugh:

Mesmo pra quem não é apreciador de Discus como eu,tenho que dizer que são realmente muito bonitos :thumbup3: ,mas com o aqua assim...é que em vez de um aquario em casa parece um aqua pra expriencias num laboratorio. :rolleyes:

Ponham lá isso com um ar natural fáxavôr. :naughty:

Abraço.

 

 

Não consigo ver as fotos :puppydogeyes::whocares:

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupery

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

IIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDOOOOOOO

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Têm uns Discus muito bonitos Parabéns!!!

Já sabem que para terem os Discus sem muitas plantas têm de fazer mais trocas de água para não terem excesso de nitratos na água ;)

 

Força!!! Tiveram muita coragem para voltarem ao principio mas acho que foi uma decisão acertada....

 

 

1abraço

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite a todos.

 

Venho por aqui apenas para fazer uma pequena actualização dos meus peixinhos.

 

Ficam as fotos:

 

1.jpg

 

2.jpg

 

3.jpg

 

4.jpg

 

5.jpg

 

6.jpg

 

 

É claro que nunca mais esquecemos os plantados e então já andamos a fazer umas compritas.

Compramos uns basaltos e uns troncos. Falta planear muita coisa como tipo de substrato ( ada ou tropica? ), plantas (para 4*58W de luz).

O efeito desejado será uma ilha no meio do aquário com 1,20mt-1,60mt de comprimento e 50cm-60cm de altura. Fizemos uma tentativa para que possam também nos ajudar neste projecto:

 

7.jpg

 

8.jpg

 

Força nas criticas..

 

Aproveitamos para desejar boas festas.

 

Saudações,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

só tenho uma coisa a dizer: lindas solhas e boas fotos :D , acho que disse duas ;) , que espécie de plantas pensam colocar nesse novo projecto?

 

 

Cumprimentos e felicidades.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.