Ajuda urgente!


Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

 

Desc o titulo do topico mas tou um pouco assustado com uma situação que me esta a acontecer, e preciso de ajuda.

Hoje de tarde fui a Jardiland com a indicação de ser um bom local para amantes da aquariofilia. Para embelezar o meu aqua-terrario decidi comprar uma planta aquatica.

Após falar com o entendido ele sugeriu-me uma planta que era indicada para ter com tartarugas. Quando cheguei a casa fiquei todo entusiasmado e decidi colocar a planta no aquario. Qual não foi o meu espanto quando vi uma das tartarugas a comer vorazmente a planta. A minha duvida é? A planta não lhes fará mal? Além de que a planta custou 7€, e para as tart. não a comerem tenho que estar de plantão e tiralas de lá sempre que lhes apetece morder mais um bocado...

Já viram a minha vida???

Sugestões por favor.

 

gallery_30822_1089_66391.jpg

 

Obrigado

Editado por college
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é no que dá comprar coisas que não se adaptam ao setup do animal que temos.

As tartarugas aquaticas são omnivoras, ou seja comem tudo o que se lhes põe, incluindo plantas.

 

Já algum dia viste um aquario de tartarugas com plantas?

nunca te perguntaste porque será.

 

Agora se a planta faz ou não bem à tartaruga, não te podemos ajudar sem o nome científico da planta.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é no que dá comprar coisas que não se adaptam ao setup do animal que temos.

As tartarugas aquaticas são omnivoras, ou seja comem tudo o que se lhes põe, incluindo plantas.

 

Já algum dia viste um aquario de tartarugas com plantas?

nunca te perguntaste porque será.

 

Agora se a planta faz ou não bem à tartaruga, não te podemos ajudar sem o nome científico da planta.

 

Sabes José Pedro, tenho visto alguns, pa não dizer muitos, aqua-terrarios com várias plantas dentro de varios tipos. Como sou novato nisto aconselho me bastante antes de fazer seja o que for pa não prejudicar as bichas. Agora uma coisa e certa se numa casa como a Jardiland quem vende não sabe aconselhar e muito mau. Vou tentar saber o nome da planta. Até lá vou po-la no meu lago.

 

Obrigado qualquer das maneiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lojas por terras lusas, não estão ainda preparadas para darem as melhores informações acerca da correcta manutenção de répteis.

Só agora começamos a saber o que é manter répteis em cativeiro, por isso é muito comum que erros destes aconteçam. Aliás, na minha opinião não devemos culpabilizar as lojas pela má informação. eu defendo que um cliente se deve informar o elhor que puder antes de comprar um animal e só depois quando puder dar todas as condições ao animal, aí sim, partir para a compra.

 

Já agora...

Que iluminação tem na sua tartaruga e qual o setup do aquario onde ela está?

Que alimento lhe dá?

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lojas por terras lusas, não estão ainda preparadas para darem as melhores informações acerca da correcta manutenção de répteis.

Só agora começamos a saber o que é manter répteis em cativeiro, por isso é muito comum que erros destes aconteçam. Aliás, na minha opinião não devemos culpabilizar as lojas pela má informação. eu defendo que um cliente se deve informar o elhor que puder antes de comprar um animal e só depois quando puder dar todas as condições ao animal, aí sim, partir para a compra.

 

Já agora...

Que iluminação tem na sua tartaruga e qual o setup do aquario onde ela está?

Que alimento lhe dá?

 

Eu sei que todos nós deveriamos estar o mais informados possivel. Eu tento ao maximo recolher informação que me possa ser util, e ajudar a criar e manter um habitat para as tarta. Como trabalho num ramo em que se não souber o produto que tenho não o vendo pura e simplesmente. Daí axar que quem esta atras de um balcão deve saber o que vende ou então não se prenuncia.

 

Em relação a luz, por enquanto so tenho uma lampada flurescente normal, gallery_30822_1089_58884.jpg

mas ando atraz de uma iluminaria. O que tenho visto e tudo muito caro, pelo que ando a procura de algo em segunda mão ou então uma boa promoção. Quanto a lampada o que axo aconselhavel e uma Repti glo 5.0. O aquaterrario esta numa marquise toda em vidro e apanha sol praticamente todo o dia.

O alimento são Sticks e Cammarus.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se usar uma lâmpada das economicas 5.0 pode perfeitamente usar esse foco.

O facto de estar a apanhar luz do sol na marquise não ajuda nada. O vidro filtra os UV's e não adianta de nada às suas tartarugas.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se usar uma lâmpada das economicas 5.0 pode perfeitamente usar esse foco.

O facto de estar a apanhar luz do sol na marquise não ajuda nada. O vidro filtra os UV's e não adianta de nada às suas tartarugas.

 

Ok José Pedro vou tentar encontrar uma lampada de casquilho normal mas 5.0.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.....

 

o meu aquaterrário tem plantas há muito tempo..... e ainda estão lá.....

as minhas só comem uma folhinha de vez em quando ( quando me atraso na refeição delas)

 

elas adoram escavar as raizes, penduram-se em cima das plantas etc..... e faz parte do habitat delas sim...

para nós não é agradavél, é gastar dinheiro com plantas que desaparecem em pouco tempo

 

ps- compra das mais baratinhas..... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.....

 

o meu aquaterrário tem plantas há muito tempo..... e ainda estão lá.....

as minhas só comem uma folhinha de vez em quando ( quando me atraso na refeição delas)

 

elas adoram escavar as raizes, penduram-se em cima das plantas etc..... e faz parte do habitat delas sim...

para nós não é agradavél, é gastar dinheiro com plantas que desaparecem em pouco tempo

 

ps- compra das mais baratinhas..... :lol:

 

Sim e verdade, parecem macacos pendurados nas folhas!!!

Obrigado pela dica.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez te ajude.. coloquei isto a uns meses

 

Ora viva pessoal, este é o meu primeiro post. Queria começar por dizer que admiro todos aqueles que se dão ao trabalho de recriar e manter estes aquários, muitos deles verdadeiras obras de arte.

 

Eu gosto muito de animais e plantas, mas como o tempo e os recursos são escassos, deixo-me ficar por três tartarugas. Nunca eu pensei que dessem tanto trabalho.

 

Ofereci duas a minha irmã pelos anos, e duas a minha mulher que tinha ficado com inveja. Claro, escusado será dizer que se voltou tudo contra mim. A minha mulher adora brincar e falar com elas mas que tem que limpar a porcaria, tratar do aquário, da agua, da comida, comprar filtros, luzes, rampas, SOU EU. icon_evil.gif Para além de que uma das que ofereci a minha irmã bateu a bota, e ela "gentilmente" devolveu-me a sobrevivente.

 

Tenho três tartarugas do Mississipi, duas delas Corcundas do Mississipi.

 

Este post é para todos aqueles que estão a pensar em comprar uma tartaruga ou a quem já lhes foi oferecida uma e não tem noção do que lhes espera.

 

Para começar, as tartarugas são animais muito engraçados, com carácter próprio, muito boas companhias, MAS;

 

Vivem muito tempo; cerca de 60 anos se forem bem acolhidas e tratadas animal para o resto da vida. Sejam conscientes, não as tratem mal nem as tenham se for só uma "moda".

 

Dão algum trabalho;

- dar comida regularmente (todos os dias enquanto jovens, de dois em dois dias após os 3 anos de idade). Por agora compro-lhes "salada de mariscos" que há em sacos nos congelados do jumbo (lulas, delicias, peixe, mechilhões, etc.), alface e outros legumes. Por vezes dou-lhes granulado, sobretudo quando ainda eram muito pequenas. Também lhes dou camarões secos mas é mais para goludice.

- mudar a agua regularmente, todos os dias se não houver filtro, uma a duas vezes por semana se o filtro for pequeno, um terço da agua de mais ou menos a cada duas semanas se for aquário grande com um bom filtro (neste momento tenho um aquário para 300 Litros de agua com um filtro de 250L EHEIM 2213).

- tratar a agua com produtos anti cloro, anti metais (existentes na agua da torneira), cálcio para as carapaças, liquido para que a agua dure mais tempo, e liquido que dissolva as matérias fecais (as tartarugas fazem REALMENTE MUITO cócó).

- limpar o filtro regularmente, todos os dias se dor um pequeno, a cada duas semanas se for um bom filtro externo.

- limpar a porcaria que se deposita no fundo (todos os dias com uma rede) e o areão (semanalmente com aspirador). Toca a acarretar com baldes de agua.

- Falar com elas e mima-las todos os dias, são animais e também merecem carinho.

 

Têm alguns custos;(Quanto eu gastei no primeiro ano).

- muitos litros de agua... (ver tamanho dos aquários nas fotos.

- primeiros aquários e rampas +- 80€ (ao principio uma pessoa nunca quer gastar muito a compra o mais barato e o mais pequeno... aquilo cresce).

- primeiros filtros e aquecedores +-60€ (ninguém pensa que uma "alcagoita" daquelas virá a necessitar de um filtro de 200€).

- comidas, +- 40€ (aquilo come de tudo, até já lhes dei um resto de bacalhau-a-braz... (adoraram mas desaconselho, tive que trocar a agua passado umas horas, ficou porca e cheia de gordura).

- liquidos protectores e acondicionadores +- 60€ (depende dos liquidos, uns duram mais que outros, vendem-se nas grandes superfícies).

- calcio +- 30€

- Aquario 360 L com movel 220€ (algo para durar e para elas nadarem a vontade)

- Filtro externo EHEIM 2213 +-80€, (foi dos mais baratos, variam muito de preço, em media andam nos 200€ já com varios tipos de filtragens) Foi a melhor compra que fiz, quase nao perco tempo a limpar nem a trocar agua e demora 10min a cada duas semanas na banheira para limpar.

- Areão, saca de 25kg +- 10€.

- Redes esponjas e limpa vidros +- 20€

- Lampada de aquecimento de de UVs +- 45€ (as tartarugas precisam de apanhar sol para absorverem calcio e vitaminas para nao ficarem deformadas ou apanharem doenças. O problema que tinha ao principio com a luz directa do sol era que a agua ficava verde, tive que tapar os vidros com papeis de fundo (ver fotos). Para além de que muitos têm o aquario no interior da casa).

- economizadores de energia +-7€ (ligados as tomadas, ligam as luzes a determinadas horas programadas).

- Aspirador eléctrico com bomba e cascata que filtra a areia repõe a agua no aquário +- 40€ (existem os sifões manuais a 3€ mas sinceramente, no que diz respeito a tartarugas, não servem para nada, agua muito suja, gastam muita agua, aspiram pouco e molham tudo a volta do aquário).

 

Portanto, fazendo as contas por alto e sem contar com o consumo da agua, gastei perto de 685€ no primeiro ano. Claro que uma vês o aquário, o filtro e os restos dos assessórios comprados, a despesa anual desce consideravelmente. +- 130€ anuais (sem contar com algum efeito, assessório ou brinquedo para o aquário).

 

 

As malandras com alguns meses

 

 

 

 

O meu segundo aquario, o primeiro tinha sido um de 30€ numa loja de animais... tornam-se rapidamente pequenos.

 

 

 

A grande compra, um aquario a sério com filtro a sério.

 

 

Com aquecimento, calorzinho tão bom... passam horas nisto

 

 

Nadar a vontade, exercício físico fazem-lhes bem.

 

 

 

 

Apanham luz do dia

 

 

 

Com luzes UV

 

 

Com termostato e termómetro, a temperatura sempre entre os 20 e os 30º, por vezes no inverno é preciso deitar baldes de agua quente.

 

 

Vivem felizes, gordas e anafadas....

 

 

 

Espero que gostem e que sirva de orientação para os novatos,

 

 

Atentamente,

 

João Rodrigues

 

 

Boa tarde pessoal!

 

Desc o titulo do topico mas tou um pouco assustado com uma situação que me esta a acontecer, e preciso de ajuda.

Hoje de tarde fui a Jardiland com a indicação de ser um bom local para amantes da aquariofilia. Para embelezar o meu aqua-terrario decidi comprar uma planta aquatica.

Após falar com o entendido ele sugeriu-me uma planta que era indicada para ter com tartarugas. Quando cheguei a casa fiquei todo entusiasmado e decidi colocar a planta no aquario. Qual não foi o meu espanto quando vi uma das tartarugas a comer vorazmente a planta. A minha duvida é? A planta não lhes fará mal? Além de que a planta custou 7€, e para as tart. não a comerem tenho que estar de plantão e tiralas de lá sempre que lhes apetece morder mais um bocado...

Já viram a minha vida???

Sugestões por favor.

 

gallery_30822_1089_66391.jpg

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas.

 

Vou ser rapido.

1- Já vi muitos aquarios de tartarugas plantados(eu proprio tenciono fazer um).

2- Lampadas de incandescencia podem causar problemas oculares as tartarugas.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.