Mariscada da Meia-Noite


PIRANHA

Recommended Posts

Aquário :

Cubo com 50*50*50

 

Filtragem:

Eheim Bioball

 

Iluminação:

Calha Aquapor com 2 lampâdas PLL com 36 wtts de 6500ºK cada uma(com alteração de T8 14 W para PLL made by Sergio Caneca)

 

Aquecimento:

Tetratec 100 W

 

Substrato:

Florapol JBL

 

Flora:

Musgo Java

Hygrophila polysperma

Anubias nana

Cryptocoryne

Rotala rotundifolia

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes

 

Fauna:

1 Casal de Cambarellus Patzcuarensis "orange"

10 Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red'

Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue

Neocaridina heteropoda var. red

Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white

Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. yellow

Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. green

 

Fotos

img1032bo3.th.jpg

img1030jo1.th.jpg

img1029jd0.th.jpg

img1026wm3.th.jpg

img1022gq6.th.jpg

img1023ow4.th.jpg

img1024wh3.th.jpg

img1027bw6.th.jpg

 

Deixem os vossos comentários, mas não sejam mauzinhos porque o aquário ainda só tem 1 mês de existência, fruto de uma ideia surgida à noite que resultou numa noite em claro.

Editado por PIRANHA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout até está agradável.Vais ter é problemas com o filtro que te irá aspirar os pequenos.O titulo podia era ser salganhada de meia noite.Vais ter ai cruzamentos que nunca mais acabam :) só peca por isso o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente, também me parece que vai haver mariscada mas é de meia-noite, pelos CPOs.

 

O aquário parece-me ter um bom ambiente para os invertebrados. Tem espaços abertos para eles poderem ser observados e se alimentarem em condições e tem refúgios que podem usar quando se sentem ameaçados ou quando mudam o exosqueleto.

 

Em termos de medidas, eu diria que esses 50cm de altura são um exagero. Para além de não aproveitares toda a sua litragem, uma vez que o aquário não está cheio, acho que poderias ter usado esses cms a mais para proporcionar mais espaço horizontal que é o que eles realmente apreciam. 30cms de altura seriam mais que suficientes.

 

O filtro interno não é de todo aconselhado pois, para além de se sujar com frequência e a sua eficiência em termos de caudal reduzir drásticamente, não é o filtro mais apropriado para proporcionar uma boa filtragem biológica. Um filtro externo, tipo canister, seria o mais aconselhado. Depois há o problema dos camarões recém-nascidos serem aspirados...

 

A biocompatibilidade entre as espécies... Tens CPOs com camarões anões. Enquanto os segundos são pacíficos entre si e com outras espécies, os CPOs são agressivos entre si e com outras espécies, o que quer dizer que os camarões estarão constantemente em stress porque os CPOs vão tentar apanhá-los e se os apanham, há mariscada de meia-noite. Há uma coisa que joga a favor desta mariscada que é o facto dos CPOs serem animais bastante activos, estando em constante movimento por todo o aquário, principalmente os machos. As fêmeas, ao ovarem, tendem a ser mais sedentárias, definindo um território para darem à luz. Tudo o que entrar nesse território durante o período de incubação não é bem-vindo, inclusivé o macho. Depois há também o factor " crossbreading" entre as espécies de camarões. Os zhangjiajiensis var. blue vão cruzar com os zhangjiajiensis var. white ( logo aí, a tendência é para a tua colónia de Blue Pearl ir à vida, ficando apenas com camarões brancos/transparentes a longo prazo), com os heteropoda var. red, yellow e green ( ou seja, o que chamas de zhangjiajiensis no caso dos yellow e green é, na verdade, heteropoda).

 

Resumindo e em termos de reprodução, vais ficar com uma salada de camarões que a longo prazo será praticamente impossível dizer o que realmente tens no aquário, quando os indivíduos das colónias inicias e da 1ª/2ª geração tiverem morrido mas não sem antes terem " espalhado a semente"... Enquanto vais a tempo, sugiro que repenses o que queres manter nesse aquário e faças as alterações necessárias.

 

 

De resto, parece-me bem.

 

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout até está agradável.Vais ter é problemas com o filtro que te irá aspirar os pequenos.O titulo podia era ser salganhada de meia noite.Vais ter ai cruzamentos que nunca mais acabam :roflroll2: só peca por isso o aquário.

 

Boas

 

Em relação ao filtro, sim eu sei.

Mas é o unico que tenho no momento.

Nos cruzamentos, eu sei dos riscos. Mas isto tudo começou com a descoberta de red´s no filtro exterior de outro aquário.

Resolvi coloca-los no cubo. No que resultou curisiodade e gosto pelos invertebrados. Eu sei que tenho uma granda confusão de especies, mas o meu principal objectivo é procriar Crystal Reds e CPO. ( ou melhor tentar)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que o André já disse tudo, aproveita e corrige os nomes dos yellows e greens.

 

Se não te importas com o crossbreeding, tudo bem, mas não vendas nem dês camarões desse aquário (pelo menos sem avisar a pessoa, apesar de achar que isto não chega pq depois as pessoas que os recebem podem não ter esse cuidado e colocarem à venda essa mistura).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente, também me parece que vai haver mariscada mas é de meia-noite, pelos CPOs.

 

O aquário parece-me ter um bom ambiente para os invertebrados. Tem espaços abertos para eles poderem ser observados e se alimentarem em condições e tem refúgios que podem usar quando se sentem ameaçados ou quando mudam o exosqueleto.

 

Em termos de medidas, eu diria que esses 50cm de altura são um exagero. Para além de não aproveitares toda a sua litragem, uma vez que o aquário não está cheio, acho que poderias ter usado esses cms a mais para proporcionar mais espaço horizontal que é o que eles realmente apreciam. 30cms de altura seriam mais que suficientes.

 

O filtro interno não é de todo aconselhado pois, para além de se sujar com frequência e a sua eficiência em termos de caudal reduzir drásticamente, não é o filtro mais apropriado para proporcionar uma boa filtragem biológica. Um filtro externo, tipo canister, seria o mais aconselhado. Depois há o problema dos camarões recém-nascidos serem aspirados...

 

A biocompatibilidade entre as espécies... Tens CPOs com camarões anões. Enquanto os segundos são pacíficos entre si e com outras espécies, os CPOs são agressivos entre si e com outras espécies, o que quer dizer que os camarões estarão constantemente em stress porque os CPOs vão tentar apanhá-los e se os apanham, há mariscada de meia-noite. Há uma coisa que joga a favor desta mariscada que é o facto dos CPOs serem animais bastante activos, estando em constante movimento por todo o aquário, principalmente os machos. As fêmeas, ao ovarem, tendem a ser mais sedentárias, definindo um território para darem à luz. Tudo o que entrar nesse território durante o período de incubação não é bem-vindo, inclusivé o macho. Depois há também o factor " crossbreading" entre as espécies de camarões. Os zhangjiajiensis var. blue vão cruzar com os zhangjiajiensis var. white ( logo aí, a tendência é para a tua colónia de Blue Pearl ir à vida, ficando apenas com camarões brancos/transparentes a longo prazo), com os heteropoda var. red, yellow e green ( ou seja, o que chamas de zhangjiajiensis no caso dos yellow e green é, na verdade, heteropoda).

 

Resumindo e em termos de reprodução, vais ficar com uma salada de camarões que a longo prazo será praticamente impossível dizer o que realmente tens no aquário, quando os indivíduos das colónias inicias e da 1ª/2ª geração tiverem morrido mas não sem antes terem " espalhado a semente"... Enquanto vais a tempo, sugiro que repenses o que queres manter nesse aquário e faças as alterações necessárias.

 

De resto, parece-me bem.

 

André

 

Boas

O aquário é um pouco grande de altura por isso não o enchi por completo, mas é o que tenho e resolvi aproveita-lo.

O filtro tem substrato e esponja, não é o ideal mas é uma questão de usar os recursos disponiveis sem investimento.

Em relação à Mariscada, eu sei que ter mais tarde uma granda confusão de especies e no decorrer no tempo , irei ter só uma variante.

Se calhar, vou começar em vender os reds.

 

Obrigado pelos esclarecimentos dos CPO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já foi tudo dito e quem melhor que o André para te aconselhar, realmente está porreirinho o aquário, apesar da altura não ser aproveitada, mas esteticamente não está mau. Força nisso e não demores muito a pensar pois as espécies que aí tens começam a criar que é um instante.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O aquário é um pouco grande de altura por isso não o enchi por completo, mas é o que tenho e resolvi aproveita-lo.

O filtro tem substrato e esponja, não é o ideal mas é uma questão de usar os recursos disponiveis sem investimento.

Em relação à Mariscada, eu sei que ter mais tarde uma granda confusão de especies e no decorrer no tempo , irei ter só uma variante.

Se calhar, vou começar em vender os reds.

 

Obrigado pelos esclarecimentos dos CPO.

 

errado, não vais ter só uma variante, só vais ter híbridos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

errado, não vais ter só uma variante, só vais ter híbridos

 

Olá,

O que querias dizer é que vai ter uma salganhada certo?

 

Pq se cruzarem Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue com Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white não nascem híbridos.

 

Se cruzarem Neocaridina heteropoda var. red, com Neocaridina ... var. yellow ou com Neocaridina ... var. green tb não nascem híbridos.

 

E mesmo entre estes todos não há certezas de hibridação, mas certezas de misturas e perca da Variante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

O que querias dizer é que vai ter uma salganhada certo?

 

Pq se cruzarem Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue com Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white não nascem híbridos.

 

exacto, nao sao hibridos, apenas se estraga as linhagens mas nada de preocupante, ate porque é assim que se criam novas variantes para depois serem apuradas

 

Se cruzarem Neocaridina heteropoda var. red, com Neocaridina ... var. yellow ou com Neocaridina ... var. green tb não nascem híbridos.

 

o mesmo que disse para os "pearl"

 

E mesmo entre estes todos não há certezas de hibridação, mas certezas de misturas e perca da Variante.

errado, se cruzam e se são de especies diferentes, nascem hibridos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mesmo entre estes todos não há certezas de hibridação, mas certezas de misturas e perca da Variante.

 

errado, se cruzam e se são de especies diferentes, nascem hibridos

 

 

Não sei até que ponto isso será assim tão linear, é preciso não esquecermos que Neocaridina cf. zhangjiajiensis e Neocaridina heteropoda cruzam entre si, deixando descendência fértil, aliado ao facto do cf. nos zhangjiajiensis ser muito importante, mas tu sabes isto melhor que eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei até que ponto isso será assim tão linear, é preciso não esquecermos que Neocaridina cf. zhangjiajiensis e Neocaridina heteropoda cruzam entre si, deixando descendência fértil, aliado ao facto do cf. nos zhangjiajiensis ser muito importante, mas tu sabes isto melhor que eu.

 

Concordo com isto!

Não se pode generalizar quando dizemos que espécies diferentes dão obrigatoriamente híbridos e é por isso que quem identificou as espécies, teve o cuidado de colocar a abreviatura cf. de modo a salvaguardar a ideia de que é possível haver descendência fértil em cruzamentos de espécies " aparantemente" diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Concordo com isto!

Não se pode generalizar quando dizemos que espécies diferentes dão obrigatoriamente híbridos e é por isso que quem identificou as espécies, teve o cuidado de colocar a abreviatura cf. de modo a salvaguardar a ideia de que é possível haver descendência fértil em cruzamentos de espécies " aparantemente" diferentes.

 

desculpa fazer um trocadilho André, mas acho que no teu comentário acabas por estar a incentivar a cometer um "aparente" erro, se as coisas não são garantidas e á partida serão como estão descritas, para quê arriscar????

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas a todos

Queria perguntar se alguém sabe o que são estes organismos que estão a morar no aquário sem pagar renda.

Serão nefastos para o habitat ?

 

Fotos:

 

Pareçem autênticas cobras, mas não liguem porque são fotos macro. Eles têm apenas 10 mm de comprimento e 1 mm de largura.

IMG_1394.jpg

 

IMG_1403.jpg

Editado por PIRANHA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

Aqui vão mais fotos do meu Casal de Sesarma Bidens e CPO´s e também do resto da mariscada.

 

IMG_1745.jpg

 

IMG_1744.jpg

 

IMG_1747.jpg

 

IMG_1788.jpg

 

IMG_1799.jpg

 

IMG_1806.jpg

 

IMG_1836.jpg

 

IMG_1818.jpg

 

Um abraço a todos

Editado por PIRANHA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, que tal se tão a portar o meninos?não tens conflitos ai dentro?Entre CPO's e camarões e CPO's e sesarmas?

Quando poderes montra uma foto de panorâmica geral, para ver como ta isso agora :D

 

Boa sorte :D

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei eu sei, está uma misturadela de raças .

Agora já está e não posso fazer nada ......

 

Até agora ainda não tive problemas com maus feitios, todos estão-se a dar bem . Acho eu !!!

Pelo menos até agora não tive nenhum dano colateral .

 

Assim que tiver o aquário como eu quero, eu coloco uma panorâmica.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Que grande mariscada,a tua fauna é mesmo espetacular e esses caranguejos nem se falam!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais