Montagem de um novo aquário para Apistogrammas


Recommended Posts

Boas!

 

E como prometido, o novo aquário só para os Trifasciata já está montado!

Quero deixar aqui as fotos da montagem do meu novo aquário, bem como a explicação do porquê de ter usado certos materiais bem como espécies vivas.

 

O aquário é inspirado nos biótopos dos ciclídeos anões, mais propriamente apistogrammas, dos rios da América do Sul. E embora, este habitats sejam um pouco despidos de vida vegetal, eu preferi não ser fiel aos mesmos e acrescentar flora de outros continentes que dessem um ar mais vivo, ou simplesmente verde, ao aquário para os Apistogrammas, daí não se tratando de uma aquário biótopo.

 

Vou deixar o Setup seguido das fotografias que fui tirando no desenrolar da montagem e a devida explicação das minhas escolhas.

 

Setup:

 

Aquário: 80*40*40cm (128L)

Iluminação: 2x55W pll (55W 7200k + 55W BLUE)

Filtragem: Eheim Classic 2215

 

Decoração: Raíz, côco, folhas secas, papel de fundo preto

Substracto: Areia de sílica

 

CO2: Garrafa JBL BioCO2 100

Fertilizantes: JBL 7 Boulettes e JBL Ferrotabs

 

Flora: Vesicularia dubyana; Vesicularia montagnei; Fissidens spp.; Microsorum pteropus; Microsorum pteropus "Windelov", Anubia barteri; Blyxa japonica; Echinodorus tenellus; Glossostigma elatinoides; Vallisneria nana; Echinodorus bleheri; Rotala wallichi; Nymphaea lotus 'green'

Fauna: Apistogramma Trifasciata; Otocinclus sp.; Neocaridina heteropoda 'Red'; Dáfnia

 

 

dsc00143nl4.jpg

Para mim, um aquário com as medidas de 80x40x40 é um aquário com as medidas ideais para Apistogrammas porque é espaçoso não só devido aos 80cm de comprimento mas mais devido aos 40cm de largura que fazem uma diferença enorme das medidas standart 80x30. Este aquário apenas tem 40 cm de altura porque esta não é tão importante para os Apistogrammas, uma vez que, o caudal de agua do seu habitat não costuma ter mais 50cm de altura.

A razão maioritária que me levou a escolher estas medidas foi a ideia de manter a quadrilha de Apistogrammas Trifasciata, que num aquário de 60x40 já se ia tornar bastante apertado.

 

Colocação do Hardscape

dsc00146uv7.jpg

Este tronco foi comprado muito tempo antes de eu ter o aquário porque vi-o numa loja e imaginei logo onde o iria colocar e com quem o iria mergulhar :lol:

O tronco é parte de uma raiz de videira e escolhi o porque é uma das mais conhecidas características do biótopo da maior parte de apistogrammas, troncos enraizados ou ramificados. E está posicionado de forma a deixar o layout uma postura triangular, desde do canto inferior esquerdo até ao centro.

 

Introdução do substrato

dsc00147kg5.jpg

 

dsc00148zj5.jpg

 

dsc00154uu2.jpg

O substrato que escolhi deve apenas a 3 razões: Fino, branco e inerte!

Queria um substrato bastante fino e de cor branca não só devido a ser o mais encontrado nos biótopos dos apistogrammas em geral, mas também devido à estética. E queria ainda um substrato inerte para este não interferir com os parâmetros da água.

 

Início da colocação das plantas

dsc00157nu6.jpg

Como expliquei no início do tópico, decidi juntar certas plantas que não fazem parte do biótopo dos ciclídeos anões para poder tornar o aquário mais verde. Eu quis montar um aquário simples com um tronco coberto de musgo de Java e musgo Christmas e alguns pés de fetos de Java, utilizando linha para atar as plantas, e incluir certas plantas como a Echinodorus Bleheri ou a Lotus que fazem parte do habitat destes peixes. A ideia de deixar a Lotus e a Rotala wallichi por trás do tronco é para deixar a Lotus libertar as suas folhas até à superfície (que acontece nos habitats dos apistogrammas) e deixar um aglomerado da Rotala a crescer a frente da Lotus, tapando a entrada do filtro e o aquecimento.

 

Enchimento do aquário

dsc00158vg7.jpg

No enchimento do aquário podia ter utilizado garrafões de água já com pH baixo para facilitar o pH final do aquário mas aproveitei a água dos outros aquários para o deixar já meio ciclado.

 

dsc00161qj9.jpg

E embora um filtro interno com fluxo de cerca de 3 vezes o volume do aquario chegue, o filtro que escolhi, Eheim classic 2215, foi o usado porque queria uma filtragem eficiente para ter uma água o mais limpa e este filtro, não ocupa espaço como os internos e tem uma filtragem bem mais rigorosa.

Usei ainda na entrada do filtro um esponja que incapacita qualquer animal de pequeno porte, como é o exemplo dos red cherry ou das dáfnias, de ser absorvido pelo filtro. Tirei também a "rolha" da saída do filtro para não agitar demasiado a água.

 

Tudo ligado

dsc00170gw2.jpg

Quanto à iluminação, usei 2 lâmpadas de 55W para tentar corresponder às necessidades das plantas mais sensíveis. Num aquário para apistogrammas a luz fornecida não precisa de ser muita, no seu biótopo, a luz que estes recebem é pouca devido às plantas que cobrem a tona de água e à "espessura" da água que deixa pouca luz passar, apenas nas zonas mais baixas livres de plantas é que a luz do sol é mais incidente, não sendo portanto a quantidade de luz muito importante para estes peixes, apenas não deve ser exagerada.

 

Plantas

dsc00173md8.jpg

 

dsc00174mv6.jpg

Utilizei JBL 7 Boulettes junto às raizes das plantas para lhes dar algum conforto a nível de fertilizantes base, uma vez que o substrato que utilizei é inerte e não fornece qualquer tipo de nutrientes às plantas. Utilizo ainda o JBL Ferrotabs para fornecer às plantas mais um complemento de fertilizantes que não encontram se não lhes for administrado nenhum destes compostos ferteis.

 

CO2

dsc00175mr2.jpg

Para ajudar o desenvolvimento das plantas e ainda baixar mais um pouco o pH do aquário instalei uma garrafa de JBL BioCO2 100 ligada a um difusor que liberta CO2 na água.

A presença de CO2 na água do aquário não vai prejudicar os apistogrammas, uma vez que a água do habitat destes peixes é pobre em oxigénio devido à matéria orgânica em decomposição no leito dos rios, que é o caso das folhas secas.

 

Geral

dsc00176xw1.jpg

Quanto à fauna do aquário, este foi montado a pensar nos meus Apistogrammas Trifasciata, que eu considero dos apitos mais bonitos que já vi! Um macho e 3 fêmeas vão ser os principais peixes do aquário, apenas otocinclus lhes vão fazer companhia porque eu não queria peixes que oferecessem rivalidade tipo territorialidade com estes apistogrammas, que era o caso dos ancistrus no aquário onde eles ainda estão, sendo portanto os otos. os únicos peixes que vão acompanhar os Trifasciata, por serem pacíficos, bons comedores de algas e a meu ver, bastante bonitos! Sendo também peixes que podem ser encontrados em habitats de certos apistogrammas.

 

Os red cherry e as dáfnias, os primeiros são Asiáticos pelo que não podem ser encontrados no habitat destes peixes, vão ser introduzidos como que para simularem o alimento vivo do biótopos dos ciclídeos anões, que podem formar uma colónia permanente capaz de alimentar os futuros habitantes. Os red cherries foram introduzidos porque não tinha sitio onde os colocar e como também têm lugares suficientes para se esconderem, como a camada de folhas secas, estão protegidos dos apistogrammas.

 

Fica a faltar as folhas secas sobre a areia branca, vou tentar arranjá-las ainda esta semana, depois modifico o tópico com fotografias actualizadas!

 

Os apistos ainda não foram mudados para este aquário.

 

Espero que gostem desta montagem!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Muito bom o teu tópico. Mais um para os favoritos.

 

Manter essas plantas não vai ser nada fácil com esse substrato, mas conto ver o evoluir desse Aqua.

 

Os Apistos vão ficar muito bem aconchegados, espero que tenham muita descendência.

Não te esqueças de ir actualizando.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem

 

gostei

 

simples mas bonito.

 

é péna é ser areia de sílica.

 

Há uma areia nas loja mesmo amazónica, ácho que ficáva mais bonita.

Mas não te preocupes porque mal começes a meter as folhas secas, a areia começa logo a ficar com uma cor mais escura.

 

Outra coisa, tenta esconter mais o côco, por exemplo atrás do tronco, ou então depois mete muitas folhas secas em cima do côco. Eles não gostam de estár muito expostos aos olhares alheios, ainda por cima com alevins.

Se meteres o côco mais escondido acredito que tenhas mais sucesso na criação deles.

 

de resto tás de parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus parabéns

 

Quem te viu e quem te vê! Só de pensar q há uns tempos éramos uns putos que só chateávamos os mais velhos, lol, pois é, as coisas mudam e esse teu novo projecto é um prova disso. Tu vais longe, e eu quero continuar a seguir o teu rastro, quem sabe um dia…

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem te viu e quem te vê :D

 

 

Muito bem, força nisso, tens muita areia branca para despejar :mrgreen:

 

Está um tópico excelente, parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez!

 

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários! Vou agora responder ao comentário de cada um.

 

babykhan, Obrigado! :P.gif' class='bbc_emoticon' alt=';-)' />

Eu também calculei que este substrato não era o melhor para as plantas... Por isso introduzi junto às raízes JBL 7 Boulettes, era o melhor que podia fazer com este substrato...

Tem sido complicado que os Trifasciata levem uma postura até ao fim... Pode ser que isso aconteça neste aqua...

Quanto às actualizações, vou tentar colocá las sempre que tiver novidades! No fim deste post já coloco novas fotos ;)

E como tinhas falado na manutenção das plantas, deixo aqui umas fotos que demonstram a evolução em apenas alguns dias:

 

dsc00192ui9.jpg dsc00198sd0.jpg dsc00207qm6.jpg

 

dsc00201nf2.jpg dsc00209sw8.jpg

 

dsc00199uu5.jpg dsc00206lx6.jpg

 

Obrigado baixinho! Eu escolhi esta areia porque gosto muito do seu efeito com o tronco. Ela agora também vai ficando mais amarelada e é verdade que parte dela vai ficar tapada com as folhas.

A minha ideia inicial, quanto ao côco era de deixá-lo rodeado de folhas secas com um pequeno circulo sem folhas à frente do côco para criar uma espécie de clareira, e como uma imagem vale mais do que 1000 palavras, deixo esta foto editada no paint, que mostra onde tenciono colocar as folhas:

 

dsc01176kk8.jpg

 

Vasco! Obrigado! Foi contigo que me iniciei em Aquariofilia! É verdade que evoluímos bastante desde então! E espero continuar a evoluir!

Também estou à espera do teu aquário! ;)

 

Eheheh Obrigado Hugo e não só pelo comentário... Também pelas plantinhas não é?

Aqueles 25kg com que andei rua abaixo, rua acima, sempre ficaram bem! lol

 

Obrigado Tiago (Godlike) eu espero bem que sim! No final de contas o aquário foi montado a pensar neles! Agora é só colocar as folhas, deixar estabilizar e logo os coloco!

 

E como disse mais acima, aqui deixo uma actualização:

 

dsc00202xt4.jpg

 

dsc00203ya3.jpg

 

dsc00205nn3.jpg

 

dsc00204ck0.jpg

Aqui pode se ver a esponja que impede que os seres mais pequenos como camarões e espero que, futuros alevins, não sejam sugados pelo filtro. Tal com a Lotus 'green' bowdown

 

dsc00177dq9.jpg

Nesta última foto, podem ver um dos primeiros habitantes do aquário, um red cherry fêmea.

 

Espero que esteja ao vosso gosto!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses reds estao com um encarnado muito bom mesmo tendo ereia branca estao muito vermelhos tou a achar que isso vai prometer esse aquario so nao me agrada areia branca e ciclideos americanos nao se ve muito aqui mas é so uma questao de habito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperemos que me engane, mas o vermelho dos RCS pode ir se esbatendo com o tempo, pois a introdução deles neste aquário é recente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então suponho que agora te dê geito as folhas de quercus que te prometi

certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então e actualizações? onde andam as folhas secas? É preciso levar algumas é? LOL

 

Vá posta lá fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dizes-me um dia que te dê geito com antecedência para eu as ir apanhar, e depois eu levo-tas.

 

o pessoal(eu inclusivé) tá ansioso para ver isso já com um aspécto mais natural estilo amazonas...

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Olá a todos mais uma vez!

 

Já há demasiado tempo que não actualizo este tópico...

 

Vou primeiro responder àqueles que deixaram comentários e depois passo à actualização :laugh:

 

Obrigado Dominik! Os apistogrammas é uma questão de gosto pessoal, cada um tem as suas preferências, eu sou aficcionado pelos ciclídeos anões :laugh:

 

Hugo, os red cherry fêmeas tem mantido o vermelho vivos que costumam apresentar, os machos têm apresentado a sua cor vermelha mais esbatida mas penso que o normal... Vamos ver se com o tempo também as fêmeas passam a ter uma cor menos forte...

 

Baixinho, como já te disse há algum tempo por outro meio, sempre consegui arranjar as folhas secas, não tendo sido necessário teres que as ir apanhar! Mas volto a agradecer te.

 

E HugoDias, Obrigado! As fotos dos apistogrammas ainda não tenho pois estes ainda não foram mudados para aqui, mas assim o farei em breve help

 

Agora vamos às tais actualizações. Vou começar por actualizar o setup visto que houve alterações:

 

Setup:

 

Aquário: 80*40*40cm (128L)

Iluminação: 2x55W pll (55W 7200k + 55W BLUE) (6500K)

Aquecimento: Jager 100W

Filtragem: Eheim Classic 2215

 

Decoração: Raíz, côco, folhas secas, papel de fundo preto

Substracto: Areia de sílica

 

CO2: Garrafa JBL BioCO2 100

Fertilizantes: JBL 7 Boulettes e JBL Ferrotabs

 

Flora: Vesicularia dubyana; Vesicularia montagnei; Fissidens spp.; Microsorum pteropus; Microsorum pteropus "Windelov", Anubia barteri; Blyxa japonica; Echinodorus tenellus; Glossostigma elatinoides; Vallisneria nana; Echinodorus bleheri; Rotala wallichi; Nymphaea lotus 'green' + Echinodorus quadricostatus + Cryptocoryne sp.

Fauna: Apistogramma Trifasciata; Otocinclus sp.; Neocaridina heteropoda 'Red'; Dáfnia

 

Geral:

dsc00558.jpg

A iluminação do aquário foi toda substituída porque não estava a trabalhar nas melhores condições tendo levado casquilhos, balastros e lâmpadas novas.

O aquecimento ainda não foi substituído mas já estará a funcionar nas próximas fotos que postar. Troquei o porque não confio naquele que tinha, sendo o novo de uma marca de confiança e de melhor potência.

Podia ter utilizado um termostato de menor potência para um aquário com esta litragem mas termostatos mais potentes ficam menos tempo ligados pois alcançam a temperatura desejada mais rapidamente.

 

Lado esquerdo:

dsc00605.jpg

A Rotala wallichi foi retirada porque não pegava nem despegava. Ficava com aquele tom arrosado mas era muito pouco o que crescia não tendo formado aquilo que tinha idealizado.

Foi ainda acrecentada Echinodorus quadricostatus e uma Cryptocoryne. A primeira porque gostei do efeito que vi num outro aquário e quis experimentar neste para formar um de tapete alto naquelas zonas e a segunda que não sei que espécie é, achei ue se enquadrava bem no meio das folhas secas, dando alguma vida aquele lado tão morto ;) como se pode ver em baixo

 

Lado direito:

dsc00607.jpg

 

Vista lateral direita:

dsc00576q.jpg

 

Centro:

dsc00569o.jpg

 

Evolução de algumas plantas:

dsc00568z.jpg dsc00573p.jpg dsc00577.jpg

 

O côco já coberto com as folhas secas:

dsc00571g.jpg

 

Assim que tiver mais alterações, posto outras fotos!

 

Espero que tenham gostado!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui está a prova em como nao é preciso grandes plantas grandes aquaros e grandes troncos ,para fazer esta maravilha,está espectacular ,a simplicidade faz dele talvez o aquario mais boniyto que ja vi no forum parabens :bs_quesexclaim:8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esprimenta não teres tantas folhas agarradas aos ramos, elas rasas, junto ao areão fiam mais bonitas e fica mais natural...

 

mas té a ficar um mimo...

parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá pessoal!

 

Já há muito tempo que não dizia nada... Que irresponsável...

 

Bem, até a mim me faz impressão ver estas fotos porque o aqua já está bem mais "crescido", vou responder aos comentários e de seguido deixo as actualizações.

 

Muito obrigado Miguel, pela palavras tão gratificantes e motivantes! Mas vais ver que se procurares melhor, encontras uns quantos bem melhores!

 

Hugo muito obrigado também! Mas quem sou eu para te ajudar a montar aquas? Quem me dera ter os anos que tens disto :bs_quesexclaim:

 

E Baixinho, acredito que fique mais natural! Porque nos habitats da América do Sul o substrato é composto maioritariamente por folhas grandes secas, só que lá há uma camada tal de folhas que como algumas ficam sobrepostas ás outras, acaba por haver aquilo que eu tentei fazer com os ramos, que é dar volume à camada de folhas secas. Eu prefiro assim, com os ramos para dar volume, dando algum equilíbrio ao lado direito do aquário, mas também se pode por apenas uma camada de folhas, ficando uma camada rasa como disseste. E obrigado!

 

Vou então passar às actualizações:

 

Geral:

dsc00745c.jpg

 

Lado esquerdo:

dsc00740c.jpg

 

Vista lateral esquerda:

dsc00742k.jpg

 

A Lotus:

dsc00741h.jpg

 

Pearling:

dsc00655w.jpg

 

dsc00652r.jpg

 

Acho que é bastante visível a evolução das plantas, especialmente no musgo, mas esta evolução tem o tempo contado porque o substrato que escolhi, a areia de sílica não é tão inerte como eu pensava ser... Estabilizando me o pH em 7, o que pode ser bom para certos aquário, mas não para este.

 

A ideia é substituir esta areia de sílica por areia de rio de construção que já me vai dar mais espaço de manobra para um pH ácido que é penso ser necessário para os meus apistogrammas.

 

Já pensei em algumas modificações, por exemplo os red cherries vão sair, sujam muito e já são tantos que tenho pena da chacina que ia ser...

A areia vai ser mais amarelada por ser a do rio, vou colocar substrato fértil para ajudar nas plantas, especialemente na blyxa que já está muito fraca e quero acrescentar ao lado esquerdo Cryptocoryne willisii e eleocharis parvula, retirando a e.quadricostatus.

 

Todas as sugestões serão bem-vindas!

 

Espero que tenham gostado!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante (como já te tinha dito), e acho que com a substituição da sílica pela areia do rio ainda vai ficar melhor.

 

A Lotus quando começar a crescer e ficar com as folhas ao cimo da água fica um espectáculo e vai fazer também umas sombras para os apistos.

 

Bem só faltou mesmo foi uma fotografia dos 'artistas', os trifasciata!

 

Fico a acompanhar atentamente a evolução deste aquário.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Está muito bem, para mim um dos melhores dedicado aos apistos, achei o musgo um pouco amarelo ou é impressão minha?

 

Como vais fazer alterações (e bem feitas a meu ver) se quiseres um pouco de flame moss avisa.

 

deixo aqui uma sequência para se ter uma ideia da maturação do aquário.

 

dsc00202xt4.jpg

dsc00558.jpg

dsc00745c.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • 7 meses depois...
Escolheste folhas de carvalho por alguma razão em especial ou foi aleatório?

 

Boas,

 

A folha de carvalho é a mais usado nos aquários de apistos! Para além de não se decompor tanto como a de amendoeira, tem muitos micro-organismos, torna a água mais mole e cria um habitat muito bom para os apistos!! Simula um bocado o meio natural deles e eles adoram isso ;)

 

 

JPP, em relação ao teu aquário... gosto do hardscape e das plantas no geral!! Não gosto é tanto do substrato. Acho que a areia de sílica não se adapta ao que tu pretendes e à medida que o tempo vai passando, esta fica tipo "cimento", o que não é la muito bom para as plantas....

 

 

É só a minha opinião, boa sorte com isso ;)

Ex Membro Luís Romão.

 

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

 

Um Abraço, Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais