casal mandarins com crias ??!


Paulo Rui Silva

Recommended Posts

Boas a todos,

à uns dias atras, o meu casal de mandarins (Synchiropus stellatus)começou com umas danças um boacado estranhas paravam lado a lado e começavam (um de cada vez) a levantar a barbatana dorsal e ficaram ambos com umas cores muito intensas mudando mesmo a zona por baixo para um laranja espectacular e passavam largos minutos nakilo...passado um ou dois dias a femea desapareceu fui dar com ela dentro de uma caixa de filtro que o meu aqua tem, retirei-a de novo para o aqua...qual não é o meu espanto quando fui espreitar pra dentro da caixa

tenho centenas de alevins a nadar todos contentes (eles e eu )

Será possivel ?? n sei se serão filhotes dos mandarins (Synchiropus stellatus) !?!? mas de algum são

 

já alguem reproduzio esta especie ?? que devo fazer agora ??

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fotos dessas maravilhas não se arranjam?

 

Não percebo nada de mandarins, por isso não poderei ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fotos dessas maravilhas não se arranjam?

 

Não percebo nada de mandarins, por isso não poderei ajudar.

 

já tentei tirar, mas o sitio onde se encontram é de dificil acesso e eles são minusculos (so têm 3 diazitos, acho...) vou tentando ate conseguir alguma foto que se perceba...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a reprodução dessa especie em cativeiro é muito dificil .. mas é possivel ... eles como tu citas te fizeram um ritual de acazalamento ... os alevins sem duvida sao deles ;) .

Agora o que fazer com eles é um pouco dificil dado que nao se esperava essa situaçao :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao percebo nada desses peixes , mas nao deve ser muito diferente dos outros ... dependendo do tamanho dos alevins, se forem muito pequenos a alimentaçao é infusorios ( acho que é assim que se escreve ), acho que ha a venda nas casas da especialidade, ou maiorzinhos começa por artemia recem eclodida... se tiverem com outros peixes que os possam comer é tirar os alevins ou os outros. no caso de mudar os alevins para outro aqua , ter as mesmas condiçoes e a mesma agua.

 

penso nao estar a dizer nenhum disparate ... se estiver, alguem que me corrija.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Paulo sempre bom ler novidades dessas.

 

Não vai ser facil teres sucesso mas vale sempre a experiencia e tentar, com artemia recem nascida e ver se eles comem um pouco, com fitoplancon era bom experimentares tambem.

 

Já agora poderias por o setup do aquario bem como as condições de agua e algumas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Paulo sempre bom ler novidades dessas.

 

Não vai ser facil teres sucesso mas vale sempre a experiencia e tentar, com artemia recem nascida e ver se eles comem um pouco, com fitoplancon era bom experimentares tambem.

 

Já agora poderias por o setup do aquario bem como as condições de agua e algumas fotos

 

Boas Hugo,

Sei que não será nada facil mas como estão isolados na caixa do aquario pode ser que se salvem pelo menos dos outros... já os estou a alimentar com microplancton e já estão mais cresciditos...não notei que tivessem diminuido (quantidade)....

aqui vai o meu setup :

SETUP:

AQUARIO - 200x60x60 c/ Overflow

SUMP - 115x35x40 Scalare

REFUGIO - 120x30x45

ILUMINAÇÃO - 3x HQI 150w 2x T5 54w 4x Moonlights SilverSun

ESCUMADOR - ATI BM 250

REACTOR KALK - DIY com deposito 50L

OSMOSE - Aquatissot 3 estagios

CIRCULAÇÃO - 4 SUN SUN 5000 + 1 EHEIM 2000 + 1 NOVA 2000

AQUECIMENTO - 1x 300w

REFRIGERAÇÃO - 3x ventoinhas AKI

RETORNO - SICCE 4000L

CONTROLADORES - PH - TEMPERATURA - ORP - SALINIDADE

UV - SERA 1x 24w

ROCHA - 70KG viva + 20 kg morta (já viva)

AREÃO - misto 75kg

TOTAL AGUA - cerca de 1.100 L agua natural (Nazare)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom!! tens ai um aquario com potencial depois eu passo para o topico do setup/foto e videos, para se poder ver.

 

A alimentação em avelins deves ter em conta que comem em poucas horas tipo de 2 em 2 horas, o que deixa pouca margens para nos aquarofilista o seu sucesso, mas visto que não tem tido baixas era continuar com o microplanton, e tentando a artemia recem nascida.

 

Paulo se tiveres sucesso com a criação eu querro dois :girlhitboy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom!! tens ai um aquario com potencial depois eu passo para o topico do setup/foto e videos, para se poder ver.

 

A alimentação em avelins deves ter em conta que comem em poucas horas tipo de 2 em 2 horas, o que deixa pouca margens para nos aquarofilista o seu sucesso, mas visto que não tem tido baixas era continuar com o microplanton, e tentando a artemia recem nascida.

 

Paulo se tiveres sucesso com a criação eu querro dois :girlhitboy:

Ola Paulo,

 

Não tens umas fotos do teju aqua?

 

Abraço.

 

PC

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Paulo,

 

Não tens umas fotos do teju aqua?

 

Abraço.

 

PC

 

Excelente e parabéns se tiveres dominio do inglês, este site tem alguma informação...

http://www.marinebreeder.org/

 

Eu não vou dar conselhos, segue os teus instintos, já que já fizestes mais que muitos de nós... pode ser uma questão de sorte...mas como dizia o outro a sorte pertence aos audazes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom!! tens ai um aquario com potencial depois eu passo para o topico do setup/foto e videos, para se poder ver.

 

A alimentação em avelins deves ter em conta que comem em poucas horas tipo de 2 em 2 horas, o que deixa pouca margens para nos aquarofilista o seu sucesso, mas visto que não tem tido baixas era continuar com o microplanton, e tentando a artemia recem nascida.

 

Paulo se tiveres sucesso com a criação eu querro dois :rolleyes:

 

A ideia é essa, mas ainda estou muito longe :eusathink: ok, obrigado !

 

tento alimentar vària vezes ao dia com alguma quantidade, uma vez que estão dentro da caixa de filtro, quando alimento desligo a bomba para que a comida não seja sugada de imediato...hoje vou ver se consigo arranjar artemia uma vez que so estou a alimentar com microplancton e poderá não ser suficiente :coffee:

 

ok, e se sobreviverem todos ate te arranjo mais... banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente e parabéns se tiveres dominio do inglês, este site tem alguma informação...

http://www.marinebreeder.org/

 

Eu não vou dar conselhos, segue os teus instintos, já que já fizestes mais que muitos de nós... pode ser uma questão de sorte...mas como dizia o outro a sorte pertence aos audazes....

 

 

Oi Vitor,

obrigado, parece ser bastante interessante...logo já vou passar á leitura... :coffee:

 

todos os conselhos são bem vindos, apesar de achar que isto dos aquas quanto mais simples e despreokupado melhor...isto foi um (acidente) precisamente na altura em que o aqua está um pouco mais (abandonado) por falta de tempo...e ja não é a primeira vez que isto me acontece, quando ando sempre em cima dos aquarios é pior, quando deixo as coisas seguirem o caminho acontecem surpresas desta... :eusathink:

 

obrigado e um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

além de novidades, esperam-se fotos.

 

Abraço

 

Boas,

infelizmente ainda não consegui foto, pelo que consigo espreitar a "ninhada" tem diminuido pois ja vejo muito menos alevins... :D

Assim que conseguir fotografar coloco aqui...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
atao rapaz e como vai a criaçao....?

como vai a comida?

em que sitio da nazare apanhas a agua?

 

Boas,

a criação ta um bocado mal...a ultima vez que os consegui ver eram muito menos. Agora a unica zona por onde conseguia espreitar ficou tapada com coralina e ja não os vejo.

Continuo a dar a mesma comida pode ser que um dia destes saiam de lá ja crescidinhos... :computer003:

Costumo ir á zona da lota e aproveito pra comprar peixe :techi:

Ès de que zona de Leiria ?

 

Abraço

Editado por Paulo Rui Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meia -legua,

e lá nao tem oleo , gasoleo dos barcos?

 

 

este mundo é pequeno... ;) eu sou dos Parceiros embora esteja a viver na Pocariça... :shock:

ate hoje nunca tive problemas...inclusive o melhor aqua de salgados da nossa zona e arredores :unsure: tb vai la comigo e tem um aqua brutal (Paulo J. Oliveira)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...