Termostato, duvidas


jannedow

Recommended Posts

Boa noite, já tenho aquários á alguns anos e sempre gostei muito deste nosso hobbi! Tenho uma duvida em relação ao funcionamento dos termostatos!

 

Tenho o meu termostato programado para estar na temperatura de 27º +/-, sempre pensei que eles se ligavam consoante fosse necessário, no entanto nestes últimos dias de mais frio fui ver e a temperatura estava na casa dos 25º, tive q aumentar o termostato para estar nos 27, tive que meter valores marcados na casa dos 31º. Confirmei com mais termómetros e todos mostravam a mesma temperatura, por isso posso excluir erro de leitura! Alguém me pode explicar?

 

Já agora, como sei se o meu termostato pode ser submergido? Tenho um Tetra de 100w e tem a informação que diz "mínimo", a agua devera estar no mínimo ate esse ponto (logo podia passar desse ponto) ou a tem que estar no mínimo esse ponto fora de agua? Estão a entender a diferença de interpretações?

 

Actualmente tenho agua para lá desse ponto, há perigo?

 

Para completar:

Tenho um aquario de 60 Litros

 

Obrigado

Editado por jannedow
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato pode estar programado para 27 e a agua esta a 25 porque esta um frio de rachar, e o termostato nao consegue aquecer a agua por causa disso.

Um termostato quando está ligado funciona sempre com a mesma potencia, só que quando a água atinge a temperatura estabelecida este desliga-se .

 

se estiver muito frio é complicado.....

 

Penso que a água pode passar acima do minimo, nao pode é estar abaixo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela experiencia que tenho, a temperatura na escala dos termostatos nao é para ter em conta...o ideal é usares um termometro dentro do aquario e acertares aos poucos a temperatura do termostato. Coloca o termostato perto da saida do filtro para auxiliar a distribuição da temperatura por todo o aquario.

Quanto a submersão do mesmo, como esta no termostato, é a altura minima de agua. Os termostatos vendidos pelas lojas para aquarios tem de trabalhar com agua pelo menos por essa marca pois senao podem avariar por sobreaquecimento. Os mesmos estao preparados para trabalhar totalmente submergidos embora dê jeito, para uma questão de rebulação, ficar o topo de fora. Assim consegues ajustar a temperatura sem teres de molhar as maos.

 

Cumprimentos e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive de comprar mais um. O meu aqua de 120l tem um rena de 150w mas ultimamente com o frio que está ele não estava a conseguir manter pelo que tive de comprar outro da fluval de 50w para trabalhar em paralelo. Mesmo assim... lol o maximo que estou a conseguir é 25/26º e esta noite deve ter batido nos 23 quando o prentendido é 28. Arre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.