Nova Montagem


RCP

Recommended Posts

Nome: Monte da Lua

 

Tamanho: 120x50x65 (60 uteis) 340L

 

Movel: Diy

 

Filtro: Eheim Professional II 2028

 

Térmostato: Jägger 300W

 

Ilmuninação: 4x T5 54W HO DiY (4200-6400-6500-8000) por esta ordem de trás para a frente. Ligadas 11h por dia, mas só estão ligadas em simultaneo 6h por dia.

 

Substrato: No fundo 5L de Tropica "plant substrat", por cima substrato Ada Aquasoil Malasya.

 

Fertilização: 25ml de JBL Ferropol liquido por semana e adição de Co2 caseiro durante o periodo de iluminação.

 

Hardscape: Raízes Red Moor Wood

 

Flora: Hygrophila polysperma; Hygrophila polysperma ‘Rosanervig’; Hemianthus micranthemoides; Anubias barteri var. barteri; Anubias barteri var. nana; Echinodorus bleheri (bleherae); Microsorum pteropus; Heteranthera Zosterifolia (HZ).

 

Fauna: Ainda não tem.

 

Estou desde o inicio a adoptar uma técnica que aprendi na conferência do Sr. Tom Barr. Esta consiste em montar o Hardscape, plantar as plantas e colocar água apenas ao nível necessário para tapar as raízes, deste modo o arranque das plantas é muito positivo e evitamos os horriveis surtos de algas até á ciclagem estar completa devido ao normal excesso de nutrientes na coluna de água, derivado ao substrato fértil.

Eu optei por após uma semana com a água ao nível das raizes encher até 25% da capacidade e como nõa verifiquei nenhum vestígio de algas fui enchendo sempre a 25% semana a semana. Na altura de encher totalmente fiz uma TPA de cerca de 90%.

 

Se faltar alguma coisa: venham as perguntas....por enquanto ficam as fotos.

 

Ainda vazio

gallery_15222_1058_168907.jpg

 

Com 7 dias e apenas 25% água e iluminação

gallery_15222_1058_121993.jpg

 

Com 3 semanas e actualizado

gallery_15222_1058_64183.jpg

 

Pearling

gallery_15222_1058_230637.jpg

 

Aproveito para agradecer a todos aqueles que participam de forma activa neste forum, porque durante 2 anos esta foi a minha fonte de estudo até me sentir preparado para fazer uma montagem destas.

Editado por RCP

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

RCP está mesmo muito bonito o conjunto.

Parabéns.

 

Sobraram alguma fotos do processo de montagem desse móvel, e o Aqua também é DIY?

 

Gostei bastante do Aqua, quero ver essa evolução.

Prepara-te é para 'levares' na cabeça por enterrares as Anubias, diz que isso não se faz...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Prepara-te é para 'levares' na cabeça por enterrares as Anubias, diz que isso não se faz..."

Eu sei, mas não estão enterradas, o rizoma não está tapado apenas as raizes.

 

"ja pensaste que fauna colocar?"

Em principio alguns casais de Apistogramas, Ramirezis, talvez uns escalares, corydoras e mais para a frente talvez uns discos, vamos ver como corre...

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está com muito bom aspecto o teu aquário, só alterava uma coisa era a substituição do feto de Java por outro tipo de planta e tentava fazer umas moitas, abraço e vai postando a evolução.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nome: Monte da Lua

 

Com 3 semanas e actualizado

gallery_15222_1058_64183.jpg

 

Viva,

 

 

Tens aí um aqua com dimensões à maneira....

 

Penso que no lado esquerdo ainda tens pedras no tronco para este não flutuar!???

 

No lado esquerdo colocava a pedra maior mais atrás, onde estão os fetos e deixava estes entre, esta e a outra pedra.

 

Cpts e boa sorte neste novo projecto.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

RCP está mesmo muito bonito o conjunto.

Parabéns.

 

Sobraram alguma fotos do processo de montagem desse móvel, e o Aqua também é DIY?

 

Gostei bastante do Aqua, quero ver essa evolução.

Prepara-te é para 'levares' na cabeça por enterrares as Anubias, diz que isso não se faz...

 

 

 

Abraço

 

Babykhan podes ver as fotos do móvel neste link: http://clubeterafish.org/forum/index.php?topic=159.0 Só tens de fazer o regito, é muito rápido. O aquário preferi não arriscar e encomendei na vidromoldura(5*)

Editado por RCP

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, tantas "técnicas e mariquices! e as algas acabaram por aparecer. Não é nada de desastroso mas tenho alguns sitios com tufos de filamentosas e os vidros com alguns pontos verdes, para ajudar uma considerável quantidade de caravois que apareceram do nada....Será que podem dar umas sugestões para resolver isto.. no fds coloco umas fotos actualizadas. As plantas parece que têm o turbo ligado :fart004:

Editado por RCP

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma foto da ultima actualização (ontem). Umas trocas de plantas, uma pequena alteração no layout e alguns habitantes....

1 Chromobotia macracanthus (para ver se come os ditos caracóis)

6 Epalzeorhynchos kalopterus (flying fox)

3 Otocinclus Affinis

 

Espero comentários e opiniões..

 

gallery_15222_1058_54401.jpg

Editado por RCP

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei que não respeitas a regra urbana do 1W/L, porquê?

 

Essa regra está muito longe de ser "urbana". A iluminação está óptima... por duas razões: à medida que o volume do aquário aumenta a necessidade de potencia de iluminação por litro diminui (<1W/L), do mesmo modo que com aquarios pequenos precisas não de 1W/L mas 1,2-1,5W/L. Mas estas referencias são em termos de lâmpadas T8. Se reparares, ele usa lampadas T5, que geram muito mais luminosidade com menor consumo. É essa a segunda razão para não cumprir 1W/L.

 

O aquario está a evoluir muito bem. Não ponderas colocar algum musgo nos troncos?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

Tens um aqua fantastico .... e fizes-te bem em colocar os primeiros habitantes.

Em relação às algas .... como está a sua evoluçao ??? Estás a conseguir dar cabos das malditas algas ?

Lembra-te que é muito importante fazer uma correcta fertilizãção .... não só de micros ... mas principalmente de macros (afinal tens substrato fertil e muito provavelmente tens que acertar os valores de macros para acelerares o combate as algas.

-Já medis-te os fosfatos e nitratos ? É que sem nitratos e fosfatos as plantas começam a morrer, e as algas começam a ganhar terreno . Ausencia de nitratos e fosfatos ... e as algas atacam em força.

Outra questão :

-Já reparei que ultilizas-te o metodo do Sr. Tom Barr para fazer o arranque das plantas .... mas tambem reparo que a tua Cuba está demasiado alta ... e com o aspecto de estar pouco agarrada ao substrato (ou será impressão minha ??? ) .... e a minha pergunta vai no sentido de saber se estás satisfeito com o crescimento que a cuba está a ter.

-Outro aspecto .... apesar de teres ai varias plantas de baixa manutençao .... penso que a injecao de co2 com sistem caseiro nunm aquario deste tamanho ... tem muito pouco rendimento. Atendendo ao investimento que fizes-te neste aqua .... penso que a tua prioridade deveria ser (quando possivel ... afinal é mais uns valentes euros) ... a introdução de um sistema de botija. (que te daria uma grande ajuda no combate às algas).

Um grande Abraço :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei que não respeitas a regra urbana do 1W/L, porquê?

 

O Diogo deu uma resposta em pleno, apontou os factores cruciais na iluminação do meu aqua, estudei muito bem este capitulo antes de montar a calha..

 

 

Diogo HC Matias: "O aquario está a evoluir muito bem. Não ponderas colocar algum musgo nos troncos?"

 

Sim, estou a pensar nisso, vamos ver se as algas voltam a atacar, prefiro agora estabilizar um pouco mais o aquario e se tudo correr bem ponho musgo.

 

Canito: "Em relação às algas .... como está a sua evoluçao ??? Estás a conseguir dar cabos das malditas algas ?...."Já medis-te os fosfatos e nitratos ?"...."Cuba está demasiado alta"...."CO2...muito pouco rendimento"

 

Antes de mais Muito obrigado mais uma vez pelas plantas que me deste. Em relação ás tuas perguntas: Já não tenho algas, não eram assim muitas, por isso fiz uma TPA de 60%, coloquei a equipa de limpeza e aspirei algumas, por agora tudo ok. Ainda não fiz essas medições, vou ver se faço na 4ªfeira. Não é Cuba, é a Hemianthus micranthemoides (uma parte foi da que me deste). O CO2, fiz a mistura numa garrafa de 5 litros daquelas para agricultura com uma pega para bombear ar lá para dentro, fiz umas adaptações para mangueiras e torneira, fiz a receita a triplicar e está a funcionar muito bem. Como as plantas estão a crescer muito bem acho que é suficiente.

 

Obrigado a todos pelos comentários. Vou actualizando...

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Alguem me sabe dizer como se responde a várias pessoas na mesma resposta, é que não consigo descobrir.

 

 

Fácil.

Copias o que queres comentar e colas dentro de (quote] e (/quote] (substituindo o primeiro parêntesis curvo por um recto).

 

Mais difícil é fazer um projecto com os gráficos como os que tu utilizaste.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ... Tou esclarecido ... :discuss_gathering: ... continua com o teu excelente projecto e se tás a ter bons resultados ... força .... :character0050:

 

O CO2, fiz a mistura numa garrafa de 5 litros daquelas para agricultura com uma pega para bombear ar lá para dentro, fiz umas adaptações para mangueiras e torneira, fiz a receita a triplicar e está a funcionar muito bem. Como as plantas estão a crescer muito bem acho que é suficiente.

 

Obrigado a todos pelos comentários. Vou actualizando...

 

Bem .... grande esquema que montas-te ..... :eusathink:

Qualquer coisa que precises ... apita !!!! :tapfoot:

Abraço

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Está muito bom o aquário, parabéns.

 

 

Alguem me sabe dizer como se responde a várias pessoas na mesma resposta, é que não consigo descobrir.

 

Clikas no botão que diz QUOTE (botão azul no canto inferior direito de cada mensagem) e só no fim clikas no botão do final da pagina que diz Responder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

Entao .... novidades ????

Nunca mais destes noticias ....

Fotos ??? Como vai esse aquário ????

Abraço :bs_quesexclaim:

 

Olá, de facto não tenho vindo aqui porque tenho tido problemas com o aquário, em 5 dias 5 baixas (1 por dia) os testes indicam que está tudo bem, mas ando um bocado triste. Um casal de ramirezis lindos, duas fêmeas Kribensis (uma delas morreu no dia que fez a 1ª postura), e hoje um ottocinclus affinis.

Ainda não percebi o que se está a passar....Tens alguma ideia? Abraço

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Apesar de alguns imprevistos o aquario continua a evoluir. Acrescentei 6 escalares pequenos e Seachem Purigen no filtro ( excelente produto, recomendo) Aqui ficam umas fotos actualizadas.

gallery_15222_1058_215449.jpg

gallery_15222_1058_257394.jpg

gallery_15222_1058_44766.jpg

Editado por RCP

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

excelente essa anubia com flor :laugh: parabens.

 

pena a altura do teu aquario , teria ficado bem melhor com cuba do que a hemiantus á frente a fazer tapete.

porque nao tentas uma eleocharis parvula ??

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.