Neritina natalensis


Pescas

Recommended Posts

Boas companheiros, no meu aquario principal (Lyra) tinha 4 caracois, 3 Neritina natalensis e uma ampulária, num espaço de menos de 48 horas as Neritina natalensis apareceram todas 'aparentemente' mortas... deixaram de estar "coladas" e ficaram à deriva das condições aquaticas, ate aqui nao achei muito estranho, pois notava que nem sempre estavam no mesmo sitio... mas afinal elas mudavam de sitio porque os peixes, principalmente os Bótia começavam a picar nelas, possivelmente para as tentarem comer, nao sei... 2 dias depois e depois de varias tentativas de colocaçao das neritinas junto a vidros para ver se elas "ressuscitavam" dei o beneficio da duvida e retirei-as desse aquario e mudei-as para outro aquario onde só tenho alevins, para nao estarem a ser picadas constantemente... notei que nesse troca elas nao deitam nenhum tipo de cheiro desagradavel, apenas aquele cheiro a... a aquario sei lá, o cheiro normal da agua das plantas.. enfim... continuam as 3 paradas no aqua-maternidade... terei algum peixe assassino de Neritina natalensis??

Tenho os valores todos normais, faço tratamento de calcio semanalmente, alguém já passou por algo semelhante??

 

Obrigado

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhuma dica?? ;)

Continuam a nao deitar nenhum tipo de cheiro desagradavel... e uma delas (a unica) que estava agarrada ao vidro, mudou ligeiramente de local, nao sei se por autoria propria ou se levou algum "empurraozinho", visto esta ser a unica que ainda está no aqua dos adultos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom este tópico de facto nao despertou interesse em nenhum membro, algumas leituras e tal, mas nada de comentarios. Mas mesmo assim vou partilhar o que aconteceu nas ultimas horas, pois no futuro pode haver alguem com este dilema e fica aqui o meu testemunho para nao se apanhado de surpresa.

 

Para quem leu o topico ate aqui, a actualizaçao é a seguinte:

 

depois de terem aparecidos as 3 neritinas aparentemente mortas e todas juntas num plantado de 90 litros, fui deixando passar os dias a ver se "ressuscitavam", os botias nao as largavam, pois ficavam viradas ao contrario e estavam sempre a pica-las, decidi muda-las para um aquario mais pequeno onde só tenho alvins, e das 2 neritinas a que possivelemente se mexeu durante uns dias foi possivelmente 1 ou 2 milimetros para um dos lados, mas pode ter tido a ver com outros factores. Decidi entao deitar as outras 2 imoveis para o "lixo" :D nao consegui decifrar se deitavam mau cheiro de nao, nunca cheirei neritinas mortas... isto foi à 2 dias, e hoje foi o prazo maximo que dei a mim mesmo para ver se a outra restante se mexia ou nao, qual o meu espanto que hoje de manha vejo a bicha colada a um vidro a caminhar... :mrgreen: :D fiquei completamente à roleta... nao estava à espera...

 

Apesar das buscas que fiz e dos pedidos de ajuda que lancei, só posso concluir que as neritinas devem, por alguma razao desconhecida, passar por um estado de hibernação ou algo similar...

 

Fica o testemunho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora vi o tópico.Mais uns dias e não terias neretinas é que os bótias comem caracóis,algumas pessoas até os comparam para acabar com os caracóis praga :) no teu caso penso que as outras 2 que morreram foi devido a terem sido gravemente feridas pelos bótia e não resistiram e essa ficou ferida mas com o tempo conseguiu curar-se.É a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste que as outras Neritinas poderiam estar tao vivas como essa?

É que os caracois quando morrem deitam um cheiro horrivelmente horrivel.

 

E caracois com os Botia Palhaço é para esquecer.

E nao stresses se o pessoal nao te responder logo, temos que ter paciencia. =D

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste que as outras Neritinas poderiam estar tao vivas como essa?

É que os caracois quando morrem deitam um cheiro horrivelmente horrivel.

 

E caracois com os Botia Palhaço é para esquecer.

E nao stresses se o pessoal nao te responder logo, temos que ter paciencia. =D

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora vi o tópico.Mais uns dias e não terias neretinas é que os bótias comem caracóis,algumas pessoas até os comparam para acabar com os caracóis praga :D no teu caso penso que as outras 2 que morreram foi devido a terem sido gravemente feridas pelos bótia e não resistiram e essa ficou ferida mas com o tempo conseguiu curar-se.É a minha opinião.

 

Boas Jorge, tenho 3 bótias, um palhaço e duas yo-yo, o palhaço é praticamente do tamanho de uma neritina, nunca o vi a atacar o que quer que fosse, aliás tenho caracóis pequenos daqueles normais, e o palhaço passa por eles com alguma indiferença... nao sei... os yo-yo's, coitados, só olham para a vida deles, também nunca os vi a atacar o que quer que fosse... eles os 3 apenas começaram a "picar" as neritinas quando elas estavam viradas do avesso, e possivelemente veriam aí comida fácil, nao sei... como estavam imóveis...

Também não vi sinais de feridas, mas é possivel.

 

Já pensaste que as outras Neritinas poderiam estar tao vivas como essa?

É que os caracois quando morrem deitam um cheiro horrivelmente horrivel.

 

E caracois com os Botia Palhaço é para esquecer.

E nao stresses se o pessoal nao te responder logo, temos que ter paciencia. =D

 

 

Boas metaleiro, sim já me chibatei sobre isso de as outras poderem estar vivas, mas agora é tarde, pesquisei muito, perguntei muito e não encontrei respostas para este fenómeno.

A sobrivivente não está muito boa, pois move-se muito pouco durante o dia, e está sozinha num aquario só com alvins.

Não stresso se não me responderem :laugh: como calculas, este não me parece um fenómeco tipico, capice? ;) Apenas procurei ajuda, para ver se alguém já tinha passado por isto. Pelo menos fica o meu testemunho para quem passar por isto.

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tive um estafermo dum bótia palhaço que acabei por oferecer ao irmão do membro rpgb ...

 

Não só me limpou uma praga de caracóis como se divertia, armado em 'sacana', a chupar red cherry através de uma divisória em acrílico com buracos finíssimos ... aquilo só visto.

 

Agora mantém, segundo me contam, a sua dose de loucura com muitas tropelias no aqua onde está, mas sem os petiscos :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas companheiros, no meu aquario principal (Lyra) tinha 4 caracois, 3 Neritina natalensis e uma ampulária, num espaço de menos de 48 horas as Neritina natalensis apareceram todas 'aparentemente' mortas... deixaram de estar "coladas" e ficaram à deriva das condições aquaticas, ate aqui nao achei muito estranho, pois notava que nem sempre estavam no mesmo sitio... mas afinal elas mudavam de sitio porque os peixes, principalmente os Bótia começavam a picar nelas, possivelmente para as tentarem comer, nao sei... 2 dias depois e depois de varias tentativas de colocaçao das neritinas junto a vidros para ver se elas "ressuscitavam" dei o beneficio da duvida e retirei-as desse aquario e mudei-as para outro aquario onde só tenho alevins, para nao estarem a ser picadas constantemente... notei que nesse troca elas nao deitam nenhum tipo de cheiro desagradavel, apenas aquele cheiro a... a aquario sei lá, o cheiro normal da agua das plantas.. enfim... continuam as 3 paradas no aqua-maternidade... terei algum peixe assassino de Neritina natalensis??

Tenho os valores todos normais, faço tratamento de calcio semanalmente, alguém já passou por algo semelhante??

 

Obrigado

 

 

Olá,

 

Não costumo vir muito aqui ao site pois não tenho tempo para isso, no entanto hoje passei por aqui para ver novidades.

Eu tive o mesmo problema que descreveste e acabei por atirá-las fora tal e qual como fizeste. Contudo sobrou uma... a qual neste momento não se meche nem um milimetro há mais de um mês....Como não deita nenhum tipo de odor, vou deixá-la ficar a ver no que dá. Não cheira a nada por isso penso que será possivel algum tipo de hibernação ou algo do género, não sei. Possivelmente estou a dizer um autentico disparate mas não faço a minima ideia. É certo é que ela não se meche nem por nada. Vou aguardar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto de facto é um comportamento estranho.

Na passada 6ª feira fui do novo à loja onde costumo comprar as neritinas, e trouxe mais duas, para reforçar a minha equipa de limpeza, depois de 10 a 15 minutos já andavam a trabalhar no aquario. Pensei, ok, tudo voltou ao normal... mas não! Na manha de sábado as neritinas estavam paradas a meio do aquario, onde permanecem até agora... não deitam cheiro.. presumo que estejam vivas... :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto de facto é um comportamento estranho.

Na passada 6ª feira fui do novo à loja onde costumo comprar as neritinas, e trouxe mais duas, para reforçar a minha equipa de limpeza, depois de 10 a 15 minutos já andavam a trabalhar no aquario. Pensei, ok, tudo voltou ao normal... mas não! Na manha de sábado as neritinas estavam paradas a meio do aquario, onde permanecem até agora... não deitam cheiro.. presumo que estejam vivas... :)

 

 

Vim a casa neste fim de semana. Cheguei e fiz mais uma tpa, como sempre agarrei na neritina e cheirei-a... Tal não foi o meu espanto assim que a virei para baixo, pura e simplesmente o caracol caiu de dentro da casca.... Estava morta, no entanto nunca cheirou mal....

 

Fiquei tão espantada e triste ao mesmo tempo, mas também já era de estranhar pois já não se mexia há mais de um mês.

Mas o que mais me impressionou foi o facto de nunca ter cheirado mal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

boas.

tou aqui pela mesma razão. nao tenho boitas.mas as minhas neritinas 2 ja a 2dias que nao se mexem.e pararam de mexer no dia em que fiz tpa.Qd fiz tpa reparei que desceu uns 2grau e o ph mudou ligeiramente pouco entre 0,2 e 0,5.esta +- nos 7/6,8

Sera que foi da temperatura ter baixado ou a mudança de ph? alguem sabe?

Virei um ao contrario para ver se mexia e nada só reparei que passado algum tempo vi 1a antena a mexer mais nd.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

tou aqui pela mesma razão. nao tenho boitas.mas as minhas neritinas 2 ja a 2dias que nao se mexem.e pararam de mexer no dia em que fiz tpa.Qd fiz tpa reparei que desceu uns 2grau e o ph mudou ligeiramente pouco entre 0,2 e 0,5.esta +- nos 7/6,8

Sera que foi da temperatura ter baixado ou a mudança de ph? alguem sabe?

Virei um ao contrario para ver se mexia e nada só reparei que passado algum tempo vi 1a antena a mexer mais nd.

 

As neritinas requerem ph > 7 e águas duras. Temperaturas de pelo menos 22 até 28 graus. Nunca tive problemas com as minhas. Para estarem imóveis e morrerem, alguma coisa não deve estar bem ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais