Agua esta Fria o que fazer?


kily

Recommended Posts

Boas, é o seguinte, acabei de comprar 4 escalares e tenho-os ali para os colocar no aqua. O problema é que quando cheguei para minha surpresa notei que a agua esta a cerca de 23º quando eu sempre a tive a 28º. Não entendo o que se passa... será do frio que se tem feito sentir? Eu notei que a casa hoje esta bem mais fria que o normal, mas será suficiente para me baixar a temperatura ao ponto de o termoestato não conseguir recuperar?

É que não sei o que fazer e tenho medo que os escalares sintam a diferença ja que eles estavam num aqua a 27º.

Agradeço a atenção. Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será possivel o termoestato estar parcialmente fundido?

 

Boas o mais certo é mesmo o termostato nao estar a conseguir aquecer suficientemente a água...

 

quer seja por causa do frio ou por perda de eficácia do mesmo, com os anos eles vão ficando "cansados"... mas se só notaste agora deve mesmo ser por causa do frio... põe mais quente e vê o q acontece... se não resultar o melhor é comprares um e de preferencia maior para nao teres problemas de incapacidade do termostato perante baixas temperaturas ambiente...

 

quantos litros tem o aqua?

quantos watt o termostato?

qual a temperatura da divisao onde está o aquario?

Editado por ecteixeira
yagobal-WIKIbanner.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma aqua de 120litros e o termoestato é de 150w. Portanto não deve ser falta de capacidade... Até pq é um termo da rena, acho que é fiavel!

Recentemente eu mudei-o para uma zona mais escondida entre folhas de plantas (mas tb nada demasiado denso), será que isso pode afectar a eficacia dele? Mesmo assim é estranho. Por isso pensei que poderia estar parcialmente fundido (não sei se isso é possivel).

Mas e agora o que faço com os escalares? Eu coloquei-os na mesma no aqua dentro do saco para ver se se ambientam... É um negro (que tento procurei) e 2 prata. Não os quero perder... Ha tempos que ando a preparar o aqua para os receber nas melhores condições e ambiente, e no fim acontece isto.

Acham que eles aguentam? A temp anda está um pouco abaixo dos 23º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura da sala eu presumo que ande perto dos 14 ou 15 graus hoje. Talvez ate menos, mas acho incrivel pq ja tive a sala assim antes e nunca aconteceu isto com a excepção de uma vez que a moça desligou o termoestato sem querer!

Acho que vou buscar um aquecedor e vira-lo para o aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se continuar a baixar vai a torneira e mete agua quente para a temperatura subir... e mete o termostato ao pé do filtro para que o filtro ajude a espalhar melhor a temperatura...

 

O filtro é um Eheim ecopro de 600l/h, adaptei-lhe uma flauta (diy) na saida por causa da movimentação da agua. Entre o filtro e o termoestato tenho o sistema de co2 da nutrafin... creio que deve ter uns 8 cm de distancia. Acho que ta bem ou não?

Será que posso dar uma injecção de água quente ou mata-me os peixes a choque termico?

-

Obrigado pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim eu fiz isso com os meus para aumentar a temperatura e não fez mal nenhum estão bem de saúde mas se os teus peixes são caros mais vale não tentares ou entao vai tirando 1 litro e mete um litro quente passado um bocado faz o mesmo para subir mas devagar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é o seguinte, acabei de comprar 4 escalares e tenho-os ali para os colocar no aqua. O problema é que quando cheguei para minha surpresa notei que a agua esta a cerca de 23º quando eu sempre a tive a 28º. Não entendo o que se passa... será do frio que se tem feito sentir? Eu notei que a casa hoje esta bem mais fria que o normal, mas será suficiente para me baixar a temperatura ao ponto de o termoestato não conseguir recuperar?

É que não sei o que fazer e tenho medo que os escalares sintam a diferença ja que eles estavam num aqua a 27º.

Agradeço a atenção. Cumps

 

e capaz pois meu termostato ta a 28 graus mas a agua ta 24/25/26 graus num aquario de 9 litros mas experimenta meter uma lanterna de 40 watts sobe logo eu fiz e subiu ate 27 graus

Editado por joaoairosa

Visite meu Blog sobre AQUARIOFILIA

 

Visita e vê tudo o que aprendi neste mundo maravilhoso.

 

;p Sempre numa Chillin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete um segundo termoestato!

Eu tive o mesmo problema no inicio do inverno no meu aqua de 200lt e tive que comprar um segundo termostato.Só asim consegui resolver o problema.

 

Cumps,

 

MS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era preferivel teres dois termostatos de 75W que apenas esse de 150W... mas compra um baratinho de 50W ou 100W, até te fica de reserva para caso o principal avarie :flick_tongue:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meter água quente não me parece nada boa opção,é bem capaz do choque térmico ser pior que os 23º.Para já eu diria para aumentares a temperatura no termostato,nem que seja até ao máximo.Eu tenho um de 100W num aqua de 90L e ele não consegue subir acima de 24º embora o tenha a 32º.O termo já deve estar "cansado",mas é de fraca marca também.Na sala em que está bem fria tenho um da Jagger e não tenho qualquer problema há mais de 2 anos.Mas se tens os escalares a ambientarem-se não te esqueças é de não os ter demasiado tempo no saco para evitar mais stresses.Caso a temperatura não suba com a mudança na temperatura do termostato o melhor é comprares outro para ajudar esse.Mas não aconselho em nada meteres água quente para o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na "onda" de frio antes desta (lá para dezembro do ano passado) tambem tive de comprar outro termostato para o meu aquario. Ora entao a sala com 12ºC o que lá estava "borrava-se" todo e nao dava mais. Comprei um 2º e coloquei na outra ponta do aquario. Funciona na perfeição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E também penso que agua aquecida pelo esquentador tem presença de cobre, o que em alguns peixes pode fazer mal e aos camarões é fatal. Essa agua também vem sem co2, o que pode originar um choque de ph e consequentemente a sua subida.

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas... Eu coloquei um aquecedor daqueles de resistencias em frente ao vidro do aqua na esperança que aqueça. lol

 

 

 

Viva,

 

tem cuidado com o aquecedor não vá o vidro do aquário estalar com calor a mais.

 

Será que não faltou a luz temporariamente e por isso a temperatura ter baixado e ainda não ter tido tempo de recuperar?

 

Espero que consigas resolver isso e salvar os escalares.

 

Cumprimentos,

Jorge Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tem cuidado com o aquecedor não vá o vidro do aquário estalar com calor a mais.

 

Será que não faltou a luz temporariamente e por isso a temperatura ter baixado e ainda não ter tido tempo de recuperar?

 

Espero que consigas resolver isso e salvar os escalares.

 

Cumprimentos,

O problema é mesmo a temperatura ambiente! Quanto ao estalar o vidro teria q ser um choque termico brutal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando a temperatura exterior é mais baixa..as trocas termicas dão-se mais rapidamente e a água arrefece..(acho que é qualquer coisa deste genero) Também tive de pôr os meus termoestatos no maximo para conseguir atingir 25 26 graus, e tenho esferovite por baixo e por trás ... É o que dá morar junto a uma serra..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando a temperatura exterior é mais baixa..as trocas termicas dão-se mais rapidamente e a água arrefece..(acho que é qualquer coisa deste genero) Também tive de pôr os meus termoestatos no maximo para conseguir atingir 25 26 graus, e tenho esferovite por baixo e por trás ... É o que dá morar junto a uma serra..

 

Não se pode ter tudo, respira-se ar puro, mas rapa-se frio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o melhor mesmo é comprares outro termo, e meteres na outra ponta do aquário como já foi referido. Quanto a agua aquecida no esquentador sempre o fiz, principalmente no inverno, regulo +/- a temperatura entre os 28\30 graus e vou metendo condicionador... e os meus discus nunca se queixaram nem mesmo os camaroes...! Até já ouvi que é muito melhor pk pelo simples facto de a agua passar pelo esquentador a altas temperaturas elimina muitas bactérias presentes na agua... não sei se isto se verifica, mas julgo ter lido isto em algum sitio...

 

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos... mais uma vez obrigado pelas respostas! Concordo com todos vcs. Meter água quente não seria a melhor opção, mas infelizmente tive mesmo de recorrer a essa tecnica hoje de manha para salvar os outros escalares apos ter verificado que um dos escalares negros não aguentou. O aquecedor tal como afirmaram aí em cima eu tive de desligar com receio que estalasse o vidro e hoje a temperatura estava igual, perto dos 22º.

Presumo que deve ter havido alguma falha de electricidade enquanto estava no trabalho e depois o termoestato não conseguiu recuperar devido ao frio que se tem feito sentir.

Como tal, hoje, tive de recorrer a uma injecção parcial de água quente com uma solução de acondicionador. Fiz isso aos poucos, 4l hora a hora, até atingir os 26 graus e um aquecedor de resistencias apontado inicialmente para o vidro (pouco tempo, so para eliminar a ponte termica) e depois para a caixa de água que me subiu mais um grau, portanto, para os 27º actuais que espero que se mantenham! De seguida reforcei com vitaminas para lhes aumentar as auto-defesas.

Neste momento os peixes parecem-me mt bem, sem problema algum, bastante mais activos e alimentaram-se muito bem com artemia e flocos!

A registar... até ao momento, uma perda de um escalar negro devido ao frio. ;), mas visto que o resultado poderia ter sido muito pior e pela reacção deles neste momento, até que estou aliviado.

-

Lembrei-me que dentro de agua as temperaturas tb variam muito com as correntes quentes e frias, então tive o cuidado de colocar a água quente junto à flauta lentamente para que esta se misturasse mais rapidamente e forma-se uma especie de corrente quente. Creio mesmo que isso me salvou os outros peixes. Os cardinais e os tetras aquentaram mt bem, para minha surpresa.

Abrçs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.